A construção dos terminais de cargas e passageiros do aeroporto de São Gonçalo do Amarante está prevista para começar no início de março e depende apenas da aprovação do financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), estimado em R$ 580 milhões - 80% do valor da obra, avaliada em R$ 650 milhões.
Em audiência pública realizada na tarde de ontem o superintendente do Consórcio Inframérica, Ibernon Gomes, apresentou a ordem de serviço emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que aprovou o pré-projeto apresentado pelo consórcio.
Ibernon Gomes confirmou que o aeroporto de São Gonçalo do Amarante estará pronto e em pleno funcionamento em 2014 para atender a demanda da Copa do Mundo.
Ibernon Gomes confirmou que o aeroporto de São Gonçalo do Amarante estará pronto e em pleno funcionamento em 2014 para atender a demanda da Copa do Mundo.
"Estamos trabalhando para isso", disse. Ele explicou que em março deve começar a construção das fundações dos terminais de cargas e passageiros e que o material que será utilizado na construção ainda não foi definido. "Essa é uma definição de engenharia que aindaestá sendo avaliada, mas certamente a opção será pelo material que dê mais agilidade à obra", afirmou.
O teatro municipal de São Gonçalo do Amarante ficou lotado para a apresentação do projeto do aeroporto. Dezenas de moradores do município tiveram a oportunidade de visualizar como ficará o aeroporto após a conclusão das obras.
O teatro municipal de São Gonçalo do Amarante ficou lotado para a apresentação do projeto do aeroporto. Dezenas de moradores do município tiveram a oportunidade de visualizar como ficará o aeroporto após a conclusão das obras.
"Essa foi a primeira vez que apresentaram o projeto com essas imagens para a gente. Vai ficar maravilhoso, é o início de um novo tempo para São Gonçalo do Amarante. Esse aeroporto vai trazer muito desenvolvimento para a nossa cidade", disse Fátima Silva, 54, moradora da comunidade Rio da Prata.
Projeto
De acordo com o pré-projeto, o edifício do terminal de passageiros do aeroporto terá três andares, sendo o térreo para o fluxo de desembarque, o primeiro andar para o fluxo de embarque, e os pisos intermediários para a instalação de escritórios, áreas técnicas e circulações verticais de acesso aos pavimentos operacionais.
Projeto
De acordo com o pré-projeto, o edifício do terminal de passageiros do aeroporto terá três andares, sendo o térreo para o fluxo de desembarque, o primeiro andar para o fluxo de embarque, e os pisos intermediários para a instalação de escritórios, áreas técnicas e circulações verticais de acesso aos pavimentos operacionais.
O prédio terá ao todo 40 mil metros quadrados de área construídae capacidade de atender 6,2 milhões de passageiros por ano. "Para se ter uma ideia o Aeroporto Augusto Severo atendeu em 2011 a demanda de 2,5 milhões de passageiros, ou seja, nós vamos triplicar a capacidade de passageiros por ano no Rio Grande do Norte", disse Ibernon.
O terminal de passageiros terá ainda 45 balcões de check-in convencionais e 10 quiosques de auto-atendimento para o embarque; cinco esteiras de restituição de bagagens; oito pontes de embarque com capacidade para receber qualquer aeronave; e um setor comercial que visa atender às necessidades dos passageiros e irá incluir lojas de artesanato da região, praça de alimentação, cafés, bares, livrarias, quiosques e serviços de atendimento ao turista, agências, transporte etc.
O terminal de passageiros terá ainda 45 balcões de check-in convencionais e 10 quiosques de auto-atendimento para o embarque; cinco esteiras de restituição de bagagens; oito pontes de embarque com capacidade para receber qualquer aeronave; e um setor comercial que visa atender às necessidades dos passageiros e irá incluir lojas de artesanato da região, praça de alimentação, cafés, bares, livrarias, quiosques e serviços de atendimento ao turista, agências, transporte etc.
O estacionamento de veículos será implantado em etapas de acordo com a evolução da demanda, com uma capacidade inicial de 1.500 vagas.
Já o terminal de cargas terá um edifício de estocagem e operações de importação e exportação composto de áreas de serviços e escritórios, comárea de 2,8 mil m² e capacidade de processamento de 10 mil toneladas por ano. O terminal será subdividido em três setores: Área de Importações, Área de Exportações e Área de Carga Doméstica.
Já o terminal de cargas terá um edifício de estocagem e operações de importação e exportação composto de áreas de serviços e escritórios, comárea de 2,8 mil m² e capacidade de processamento de 10 mil toneladas por ano. O terminal será subdividido em três setores: Área de Importações, Área de Exportações e Área de Carga Doméstica.
Fonte: Dn Online
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