sábado, 3 de setembro de 2011

Eleitores têm até 9 de maio de 2012 para transferir domícilio eleitoral

Prazo também vale para aqueles que vão tirar o título pela primeira vez e os que precisam regularizar situação com a Justiça Eleitoral.


Os eleitores que pretendem transferir o seu domicílio eleitoral têm até o dia 9 de maio de 2012 para fazer o pedido junto ao cartório eleitoral da cidade onde está residindo. O prazo também vale para aqueles que vão obter o título pela primeira vez e os que precisam regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral.

Em Natal, a transferência pode ser feita na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) ou nas Centrais do Cidadão do Alecrim, Cidade Alta, Via Direta, Praia Shopping e Shopping Estação na zona Norte. A exigência é para aquelas pessoas que mudaram de município e, portanto, têm que transferir o título para a nova localidade onde estão habitando.

Para a transferência, o eleitor precisa morar há, no mínimo, três meses na nova residência e já tenha completado um ano de sua inscrição ou última transferência. A documentação necessária é a seguinte: documento de identificação com foto (carteira de habilitação não serve para quem vai tirar o título pela primeira vez), comprovante de residência com o endereço do lugar onde se que votar e, se for homem, comprovante de alistamento militar ou de dispensa de serviço para quem tem entre 18 e 45 anos.

O TRE-RN alerta que, mesmo faltando muito tempo ainda para o encerramento do prazo, é aconselhável que o eleitoral procure regularizar a sua situação com antecedência para evitar filas e problemas de última hora.

A inscrição eleitoral e o voto são obrigatórios para os jovens com mais de 18 anos. Para analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos incompletos e maiores de 70, o voto é facultativo.

 
Fonte: Nominuto.com
Sábado, 03/09/2011 às 17h49

Nova Cruz é a líder em casos de AIDS na Região Agreste. Santo Antônio é a 5ª colocada.


Segundo a  Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) em relação ao número de infectados pelo vírus HIV no Rio Grande do Norte são ao todo  3.708 casos. A Sesap divulgou o Boletim Epidemiológico anual apresentado  pelo Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais da secretaria, e   de 2000 a 2010, o número de casos de Aids notificados aumentou mais de 50%.

Foram diagnosticados 2.723 casos de AIDS em adultos no Rio Grande do Norte nos últimos dez anos, de Janeiro de 2000 a Dezembro de 2010. O RN  encontra-se em 21º lugar em número de casos de AIDS em Adultos no Brasil. O primeiro caso de AIDS no Estado foi diagnosticado em 1983.

No Agreste Potiguar, municípios pertencentes a  I  Regional de Saúde (27 municípios), segundo o relatório  divugado, o número na região é  de 187  casos de AIDS diagnosticados  entre  os anos, de  2000  a  2010. O município com o maior número de AIDS  no Agreste,  é Nova Cruz/RN, com 20 casos notificados. Em Várzea/RN  foram registrados 6 casos de AIDS (1 em 2001) (1 em 2004), (1 em 2005), (1 em 2006) (1 em 2008), e o último em  2009.   CLIQUE AQUI e tenha acesso ao relatório geral de todo o RN.

Distribuição de casos de AIDS em Adultos na 1ª Região de Saúde - Agreste Potiguar, diagnosticados entre os anos de 2000 a 2010

Nova Cruz – 20
Goianinha  – 19
São José de Mipibu  – 19
Canguaretama – 18
Santo Antonio - 15
Nísia Floresta– 10
Espírito Santo - 8
Monte Alegre – 7
Pssa e Fica – 7
Pedro Velho – 7
Baia Formosa  –6
Lagoa Salgada –6
Várzea– 6
Arês –5
Tibau do Sul – 5
Montanhas  – 4
Serra de São Bento  – 4
Vera Cruz  – 4
Jundiá  – 3
Passagem – 3
Serrinha  – 3
Brejinho  – 2
Lagoa de Pedras - 2
Senador Georgino Avelino  – 2
Lagoa d'Anta – 1
Vila Flor  – 1
Monte das Gameleiras - 0



Fonte:
  VNT online

Hilary Duff: no Brasil para lançar livro.


A cantora e atriz norte-americana Hilary Duff (23) foi clicada ao desembarcar no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Antonio Carlos Jobim, neste sábado, 3. A “pop star” veio ao país para lançar seu primeiro livro, Elixir, durante a 15 ª edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, entre os dias 1º e 11 de setembro.
No evento, a nova aventureira no “mundo das letras” irá participar da mesa Conexão Jovem, deste domingo, 4, que aproxima os autores com o público adolescente.
Elixir é o primeiro volume de uma série de livros que Hilary pretende lançar. Com 280 páginas, a obra, lançada em 2010, marca o início da carreira literária da estrela e já se tornou um best-seller nos Estados Unidos, mantendo-se durante semanas na lista dos mais vendidos do New York Times. Ela conta a história de Clea Raymond, uma fotojornalista de 17 anos cujo pai, médico, desapareceu em uma missão humanitária. Após o acidente, ela nota imagens de um jovem desconhecido em suas fotografias e, ao encontrá-lo, surge uma conexão muito forte entre os dois.
A Bienal também receberá outras estrelas da literatura como Alyson Nöel, autora da série Os Imortais e RadiantAnne Rice (69), escritora de Entrevista com Vampiro; Letícia Wierchkovski, dona da obra A Casa das Sete Mulheres;Lauren Kate, que lançará o terceiro volume da série Paixão; e entre outras.

Fonte: Caras.com
3 de Set. de 2011 às 11:21

Dilma reage às críticas de que recebeu "herança maldita" de Lula


A "herança" foi uma critica feita por parte da imprensa em meio às notícias de escândalos de corrupção que atingiram ministérios.

Imagem ilustrativa
Ao participar da abertura do 4º Congresso do PT nesta sexta-feira (2), em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff reagiu sobre que recebeu uma "herança maldita" do governo do Luiz Inácio Lula da Silva. Críticas feitas por alguns setores da imprensa ao noticiarem escândalos de corrupção que atingiram ministérios. Para a presidenta, o legado do governo Lula não é uma herança, pelo fato de ter participado dele. "Eu estou firmada sobre uma pedra muito sólida, que é a experiência de oito anos de um governo de que eu tive a honra de participar. Não é uma herança, porque eu estava lá [no governo]. Os erros e os acertos dela [da experiência] são meus erros e acertos", declarou.

Segundo Dilma, as críticas tentam invalidar conquistas do governo do PT durante os dois mandatos do presidente Lula. "Nós mudamos a lógica de crescimento do país, e este país tem a força que tem porque temos esta herança, este legado", disse. "Muitas coisas que fazemos, só foram possíveis de realizar porque temos essa experiência, dos nossos acertos e dos nossos erros. Ela é que sustenta a nossa trajetória", completou.

A presidenta da República ainda fez questão de ressaltar que não apoia a "execração pública" de pessoas suspeitas de corrupção. "Eu acredito na Justiça, e que ela não se faz com caça a bruxas, nem com colocação de pessoas à execração pública, com retirada de direitos. Principalmente, porque essas ações espetaculares acabam com a presunção de inocência".

Dilma Rousseff disse também que o grande aprendizado dela com Lula foi o da necessidade de "ouvir o coração". "Um conselho que o presidente Lula me deu é que quando as coisas estiverem difíceis, quando eu tiver de decidir, e a razão não deixar o caminho claro, que eu devo seguir o meu coração. A voz do coração é aquela que diz o que nos temos que olhar, dar valor, levar em consideração, proteger e acolher os setores mais frágeis do nosso país".

De acordo com a presidenta, a "falta de projetos" da oposição faz com que ela a critique sempre com o argumento de que não tem "traquejo político". "A oposição no Brasil, por falta de projeto, utiliza essas formas [de criticar]. Eles esquecem o fato do qual eu tenho muito orgulho, de ter, quando era muito difícil fazer política no Brasil, porque dava cadeia ou morte, eu tenho orgulho de ter feito politica no Brasil", ressaltou.

Em um tom muito mais descontraído do que o habitual, falando de improviso, a presidenta declarou ainda que, no PT, sentia-se em casa. O ex-presidente Lula, que discursou antes de Dilma Rousseff, dirigiu-se a ela em um tom tranquilizador, dizendo que, com os partidos aliados e com o PT, não há problema que não possa ser vencido por ela. "Com os aliados e com o PT não há vulcão, tempestade e furacão que não possam ser vencidos".

Fonte: Nominuto.com

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Silvio Berlusconi grampeado, fala besteiras.


Berlusconi diz que vai deixar a Itália

2 de setembro de 2011 às 15:00h
“Dentro de alguns meses vou embora deste país de m... causa-me náusea, ponto e basta”, disse o presidente da Itália em telefonema. Foto: Filippo Montefort/AFP
Silvio Berlusconi parece certo de que seus dias de premier são contados. Grampeado com a autorização da Procuradoria de Nápoles que investiga seus relacionamentos com prostitutas de vários calibres, Berlusconi diz textualmente: “Dentro de alguns meses vou embora deste país de m… causa-me náusea, ponto e basta”. A conversa, sempre recheada por palavras e expressões vulgares, dura cerca de 15 minutos e tem como interlocutor Valter Lavitola, diretor e editor do jornal Avanti, de absoluta e notória confiança do primeiro-ministro.
Os assuntos são as pendengas judiciárias de Berlusconi e suas façanhas sexuais. “O que se pode dizer a meu respeito é que f… muito, só isso”. Dia 1º, a polícia deteve o empresário Gian Paolo Tarantini e sua esposa, acusados de chantagear Berlusconi para depor a seu favor sobre as festas privadas que organiza nas suas mansões de Arcore, perto de Milão, e na Sardenha.

Fonte: Carta Capital

ISRAEL (Sozinho no deserto)



Cada vez mais Israel apresenta-se ao mundo como um ponto isolado pelas tensões no Oriente Médio. Após ver um importante aliado, Hosni Mubarak, garantidor da estabilidade da fronteira do Egito com Gaza e, consequentemente, da manutenção do bloqueio ao território palestino, ser deposto pela Primavera Árabe, a Turquia decidiu rebaixar as relações diplomáticas com o estado judeu e expulsar seu embaixador de Ancara. Gabby Levy, embaixador israelense na capital turca, recebeu a notícia quando estava em Israel e cancelou seu retorno à representação.


A razão é o conflito diplomático entre os dois países que se estende há 15 meses, quando forças especiais israelenses interceptaram barcos que compunham uma frota humanitária com o objetivo de furar o embargo a Gaza. Na operação militar, noves pessoas morreram, sendo oito cidadãos turcos e um norte-americano de origem turca.
A decisão ocorre após a divulgação do teor de um relatório produzido pela Organização das Nações Unidas (Onu) sobre a ação militar, de maio de 2010. Nas cerca de 100 páginas, o informe, assinado pelo ex-primeiro-ministro da Nova Zelândia, Geoffrey Palmer, e com colaboração do antigo presidente colombiano Alvaro Uribe, classificou de “excessiva e desproporcional” a abordagem da frota pelos israelenses. O texto afirma que há provas forenses indicando que a maioria dos mortos recebeu vários disparos, inclusiva pelas costas e à queima-roupa. As informações batem com o relatado por ativistas presentes nas embarcações, que alegaram terem presenciado uma pessoa sendo morta após se render e uma outra abatida à queima-roupa ao registrar a operação. Além do mais, a ONU concluiu que os passageiros detidos sofreram “maus-tratos físicos e intimidação” e tiveram bens “injustificadamente” apreendidos.
Com o anúncio feito pelo ministro turco do Exterior, Ahmet Davutoglu, as relações entre as duas nações foram rebaixadas à segunda secretaria diplomática – uma das mais baixas categorias. Deste modo, todos os funcionários turcos na representação em Israel com cargos superiores retornarão a Ancara, inclusive o embaixador. O mesmo vale para os funcionários israelenses. Ficam também suspensos todos os exercícios militares conjuntos entre as forças israelenses e as da Turquia. O relatório, esperado para ser divulgado ainda nesta sexta-feira, foi obtido previamente pelo The New York Times.
“O objetivo não é danificar nossa amizade, mas recolocá-la no caminho certo”, afirmou o chanceler turco. “Israel, na realidade, ignorou as chances que lhe foram dadas e o governo israelense, por outro lado, se vê acima das leis internacionais e da consciência humana”, complementou, referindo-se a exigência da Turquia de que Israel se desculpasse formalmente pela ação ilegal em águas internacionais. Jerusalém, ao longo dos últimos meses, negou-se a apresentar essas desculpas sob o argumento de que o confronto foi um ato de defesa dos soldados israelenses diante da hostilidade dos ativistas. O governo de Israel estaria disposto manifestar-se apenas lamentando o ocorrido e pelo pagamento de compensações financeiras às famílias dos mortos. A publicação do relatório da Onu foi adiada por diversas vezes na expectativa de que os dois países alcançassem um acordo, o que não aconteceu.
Para funcionários do governo de Israel, que falaram sob anonimato ao The New York Times, o anúncio da Turquia traz mais consequências políticas e simbólicas do que práticas. Isso porque os exercícios militares conjuntos decaem ano a ano desde 2009, quando a Turquia redirecionou sua política externa em direção a parceiros não tradicionais, principalmente no oriente. “Minha opinião é que não há muito a suspender nesse sentido”, disse ao diário nova-iorquino uma fonte ligada à Jerusalém.
O relatório parece ter azedado – pelo menos por um bom tempo – as relações entre Israel e o país que um dia fora seu mais importante (e único) aliado no mundo muçulmano. Entretanto, certamente o teor do relatório em muitas partes faz com que a balança penda para o lado de Jerusalém. Em primeiro lugar, o documento classificou o bloqueio ao território palestino de “legal e apropriado”, visto que “o país enfrenta uma ameaça real contra a sua segurança por parte de grupos milicianos de Gaza”. Nesse sentido, os autores concluíram que o bloqueio “é uma medida de segurança legítima para evitar que entrem armamentos por água em Gaza”. O não reconhecimento da legalidade da medida poderia inflamar declarações de outros países críticos ao embargo às vésperas de uma possível votação na Assembleia Geral da Onu pelo reconhecimento do estado da Palestina. “Eu acredito que a única coisa positivo que eles (Israel) podem tirar disso é que o documento declarou o bloqueio legal”, informa o correspondente da Al Jazira em Jerusalém, Cal Perry.
O texto também defendeu que os oficiais israelenses, ao abordarem a Flotilha da Paz, encontraram “resistência violenta e organizada de um grupo de passageiros”, o que justificaria o uso da força pelos soldados em autodefesa. Entretanto, a ocorrência de vítimas fatais é inaceitável, diz a Onu.
O ministro do Exterior da Turquia rebateu o conteúdo do relatório e disse que seu país não reconhece a legalidade do bloqueio a Gaza. Ele também informou que o governo turco tomaria todas as medidas necessárias para garantir a liberdade de navegação no Mediterrâneo Oriental, sem explicitar se isso implicaria no deslocamento de parte da frota militar turca à área. Já o primeiro-ministro Reep Tayyip Erdogan disse que o retorno do embaixador israelense a Ancara está diretamente relacionado ao fim do bloqueio a Gaza.
imagem ilustrativa

Fonte: CartaCapital       Ricardo Carvalho
2 de setembro de 2011 às 15:30h

Sindicatos devem ir à Justiça de forma isolada para fazer valer decisão sobre piso de professor, diz CNTE


Brasília - A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) orientou hoje (2) os sindicatos estaduais de professores a mover ações, de forma isolada, nos Judiciários locais para fazer valer a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgou constitucional a fixação de piso nacional para a categoria.
Sancionada em 2008, a Lei do Piso determinou que nenhum professor da rede pública com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais pode ganhar menos de R$ 950 mensais. Com a correção, o valor este ano passou para R$ 1.187. À época da aprovação da lei, cinco governadores entraram no STF questionando a constitucionalidade do piso nacional.
Para o advogado da CNTE Gustavo Ramos, a decisão do Supremo deixou em aberto diversas questões, como a validade do piso nacional para cumpre menos de 40 horas semanais e a retroatividade do piso nacional a janeiro de 2009.
No caso da carga horária, Ramos entende que a tendência do STF, se tivesse que se pronunciar sobre o assunto, seria optar pela proporcionalidade, por isso é melhor os professores resolverem a questão movendo ações em nível estadual.
Sobre a retroatividade, o advogado entende que o sistema jurídico do país aponta para esse direito, por isso recomendou que os professores se mobilizem e não deixem o movimento que estão fazendo nessa direção perder força.
Durante encontro dos professores na sede da CNTE, foi distribuído cartaz em que a categoria pede a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) anual na educação.




Fonte: Agência Brasil
02/09/2011 - 13h38
     

Serviços puxam crescimento da economia no segundo trimestre deste ano


O crescimento de 0,8% do setor de serviços foi a principal alavanca para o aumento de 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, no segundo trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior. Os principais destaques no setor foram os serviços de informação (1,9%) e intermediação financeira e seguros (1,6%). O comércio teve crescimento de 1,1% no período.

Os serviços também foram o destaque na comparação com o segundo trimestre de 2010, já que apresentaram um crescimento de 3,4%. Os serviços de informação, com aumento de 5,5%, e o comércio, com alta de 4,9%, foram as principais atividades nessa base de comparação.A indústria teve um crescimento mais moderado, de 0,2%, no segundo trimestre. O crescimento desse segmento foi puxado principalmente pela indústria extrativa, que teve alta de 2,2% no período. A produção e a distribuição de eletricidade, gás e água também teve aumento (1,5%).Já a construção civil teve um crescimento menor, de 0,5%, e a indústria de transformação ficou estável em relação ao primeiro trimestre.Na comparação com o segundo trimestre de 2010, a indústria teve um aumento mais expressivo (1,7%), com destaque para a produção e a distribuição de eletricidade, gás e água (3,4%).O destaque negativo do PIB do trimestre foi o setor de agropecuária, que registrou uma queda de 0,1% na comparação com primeiro trimestre deste ano e ficou estável em relação ao segundo trimestre de 2010.O PIB teve crescimento de 3,1% na comparação do segundo trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado, de 3,6% no acumulado do ano e de 4,7% no acumulado de 12 meses.



 Fonte: Agência Brasil

TCE condena ex-prefeitos do RN a ressarcirem valores que somam mais de 400 mil.

 A ausência de documentação comprobatória de despesas levou a Primeira Câmara do TCE a considerar irregulares várias prestações de contas na sessão desta quinta-feira (01/09). É o caso das despesas realizadas pelo ex-prefeito de Canguaretama, Jurandir Freire Marinho, referentes ao ano de 2003, consideradas irregulares com ressarcimento aos cofres do município da importância de R$ 217.884,12, devidamente atualizada.

Segundo o TCE/RN, mesmo solicitado, o ex-gestor não apresentou os documentos legitimadores de despesas públicas, deixando que o processo corresse à revelia. A atitude do ex-prefeito foi considerada uma afronta grave, pois a omissão “acarretou dano ao patrimônio público, seja sob o prisma econômico-financeiro, seja sob sua feição de moralidade”, relata em seu voto o conselheiro Carlos Thompson.

Pela decisão dos conselheiros, Jurandir Marinho ainda deverá pagar R$ 2.930,76 referentes às multas e taxas bancárias. Diante da gravidade dos fatos, os autos serão encaminhados ao Ministério Público Especial em virtude da possível existência de atos de improbidade administrativa.


Balancete do Fundef

Por motivo semelhante, o ex-prefeito do município de Grossos, Francisco das Chagas de Oliveira, deverá devolver ao erário a importância de R$ 107.905,10. A decisão foi tomada pela ausência de documentação comprobatória de despesas realizadas no balancete do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério – FUNDEF, do ano de 1999. Além disso, o corpo técnico do TCE ainda detectou a emissão de cheques sem provisão de fundos no valor total de R$ 1.200,00.

Diante das irregularidades, o ex-gestor foi multado e deverá pagar R$ 300,00 sobre cada item encontrado. Ainda deverá responder por ato de improbidade administrativa e/ou ilícitos penais junto ao Ministério Público Estadual.


Concessão irregular de diárias
Ao analisar as contas do 1º Bimestre de 2002, também do município de Grossos, dessa vez, na gestão do então prefeito João Dehon da Silva, o corpo técnico do TCE encontrou irregularidades na concessão de diárias resultando em devolução ao erário da importância de R$ 20.000.00, além da aplicação de multas.

Também pelo pagamento irregular de diárias, o ex-prefeito de Serra do Mel, Francisco Bezerra Lins Filho, deverá restituir aos cofres do município a importância de R$ 15.212,80, bem como aplicação de multa ao ordenador no percentual de 10% sobre o valor do débito.

Já o ex-prefeito de José da Penha, Abel Kayo Fontes de Oliveira, teve parte das contas do ano de 2006 consideradas irregulares, cabendo ao ordenador ressarcir ao erário o montante de R$ 17.449,05 devidamente corrigidos, referentes ao pagamento indevido de taxas/tarifas bancárias, concessão de diárias irregulares e despesas sem comprovação. A importância de R$ 19.100,00 é o que vai devolver o ex-prefeito de Apodi, José Pinheiro Bezerra, também pela concessão irregular de diárias. A irregularidade foi constatada na prestação de contas do exercício de 2007.


Apuração de responsabilidade

O ex-prefeito de Barcelona, Walter Lopes, foi multado pela Primeira Câmara de Contas do TCE no valor de R$ 54.370,00 pelo atraso na prestação de contas e Relatórios de Gestão Fiscal dos exercícios de 2006, 2007 e 2008.

Também pelo atraso nos envios de prestações de contas da Câmara Municipal de Pedra Grande, nos anos de 2005 e 2006, o Sr Manoel Belchior Bandeira foi multado em R$ 25.400,00, correspondente a 30% sobre os vencimentos dos respectivos anos. Pelo ano de 2004, pagará multa de R$ 718,00 o Sr. Francisco Moraes Ferreira. Participaram da sessão da Primeira Câmara de Contas os conselheiros Alcimar Torquato de Almeida, Adélia Sal.
 

Fonte: DN Online

02/09/2011 09:08

PT pede reforma contra corrupção e denuncia "conspiração midiática" contra o governo




Do jornal O Estado de S.Paulo, por Vera Rosa:     02 de setembro de 2011, às 05h17min

Em uma resolução política de 24 páginas, o PT não conseguiu esconder o incômodo com a chamada "faxina" promovida pelo governo da presidente Dilma Rousseff, que derrubou quatro ministros em dois meses e 12 dias. Sob o argumento de que a oposição, apoiada por uma "conspiração midiática", quer dissolver a base parlamentar do governo, o documento que guiará os debates do 4.º Congresso do PT - desta sexta-feira, 2, a domingo, 4, em Brasília - não faz rodeios. A recomendação é para o partido repelir as "manobras" para promover a "criminalização generalizada" da base aliada. 

O texto, obtido pelo Estado, diz que o núcleo de combate à corrupção reside na reforma política e do Estado. Não tece críticas à conduta de Dilma, mas faz questão de defender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, citando as medidas tomadas por ele para o "combate implacável" à corrupção. Nos bastidores, petistas temem que ações de Dilma acabem carimbando o governo Lula como "corrupto", já que todos os demitidos foram herdados da gestão passada.

O PT atribui a turbulência no governo, provocada pelas demissões na Esplanada e em repartições dos Transporte e da Agricultura, à oposição "e a seus aliados na mídia conservadora". Para a cúpula petista, é mais do que necessário discutir no Congresso o marco regulatório da comunicação social.

"A oposição, apoiada - ou dirigida - pela conspiração midiática que tentou derrubar o presidente Lula, apresenta-se agora liderando uma campanha de ‘apoio’ à presidente Dilma, para que esta faça uma "faxina" no governo", diz o texto.

Na sequencia, o documento constata que políticos "sem credibilidade", e "omissos" no combate à corrupção em seus próprios Estados, tentam agora "dissolver a base parlamentar do governo Dilma", a fim de bloquear suas iniciativas.

Com sinal verde da Executiva Nacional do PT, reunida na quinta-feira, 1º, o texto ainda poderá sofrer emendas e mudanças no Congresso petista, amanhã. O encontro, a ser aberto nesta sexta com festa por Dilma e Lula, foi convocado para reformar o estatuto do PT.

O partido faz a defesa genérica de alianças, em 2012, com siglas que apoiam o governo. As maiores polêmicas serão desidratadas, para não causar constrangimento a Dilma. O presidente do PT, Rui Falcão, disse que a luta contra os malfeitos é um compromisso "inarredável" e sem trégua. "Mas o núcleo desse combate à corrupção há de ser travado por meio de uma reforma política eleitoral e de uma reforma do Estado."

Disposto a mostrar apoio a Dilma, o PT afirma na resolução que as substituições na equipe ministerial e as disputas "naturais" no Parlamento não paralisaram os programas do governo. Mesmo assim, destaca que a dinâmica de um governo de coalizão requer da presidente a manutenção de iniciativas, "com o cuidado de não baixar a guarda".

Seis anos após o escândalo do mensalão, o PT aproveitará a segunda etapa de seu 4.º Congresso - a primeira foi no ano passado, quando oficializou a candidatura de Dilma ao Planalto - para pregar o financiamento público das campanhas. O partido diz que, para vencer a "batalha" da opinião pública, será preciso desmontar armadilhas da "espiral do cinismo", que aceita a corrupção como "inevitável".

Embora o Banco Central tenha reduzido a taxa básica de juros de 12,5% para 12% ao ano, o PT avalia que tanto a Selic como a questão do câmbio precisam se enfrentadas com "medidas mais ousadas". "O câmbio elevado é uma ameaça à economia brasileira", afirma o texto.




Fonte: Nominuto.com
 

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

MEC vai distribuir tablets para alunos de escolas públicas em 2012


O Ministtro da Educação, Fernando Haddad, divulgou nesta quinta-feira que o governo vai distribuir tablets a escolas públicas a partir do próximo ano. A informação foi confirmada durante palestra a editores de livros escolares, na 15ª Bienal do Livro. O objetivo, segundo o ministro, é universalizar o acesso dos alunos à tecnologia.
Haddad afirmou que o edital para a compra dos equipamentos será publicado ainda este ano. "Nós estamos investindo em conteúdos digitais educacionais. O MEC investiu, só no último período, R$ 70 milhões em produção de conteúdos digitais. Temos portais importantes, como o Portal do Professor e o Portal Domínio Público. São 13 mil objetos educacionais digitais disponíveis, cobrindo quase toda a grade do ensino médio e boa parte do ensino fundamental."
Segundo Haddad, o ministério está em processo de transformação. "Precisamos, agora, dar um salto, com os tablets. Mas temos que fazer isso de maneira a fortalecer a indústria, os autores, as editoras, para que não venhamos a sofrer um problema de sustentabilidade, com a questão da pirataria", disse.
Haddad não soube precisar o volume de tablets que será comprado pelo MEC, mas disse que estaria na casa das "centenas de milhares". Ele destacou que a iniciativa está sendo executada em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
"O MEC, neste ano, já publica o edital de tablets, com produção local, totalmente desonerado de impostos, com aval do Ministério da Fazenda. A ordem de grandeza do MEC é de centenas de milhares. Em 2012, já haverá uma escala razoável na distribuição de tablets", concluiu.
Fonte: terra.com