quinta-feira, 1 de maio de 2014

Novo evento cultural na cidade de Santo Antônio/RN: Lançamento do livro de Raimundo André ocorrerá simultaneamente durante exposição de artes plásticas nos dias 08 e 09 de maio

      

Mais um evento cultural acontecerá na cidade de Santo Antônio/RN. E justamente em um dia propício onde se comemora o dia do artista plástico, 08 de maio. E se estenderá ao dia 09, ou seja, dois dias. Não poderia existir data melhor, não é mesmo? E o organizador promete dois dias de apreciação estética de artes plásticas para abrilhantar a cultura da nossa cidade. E não se poderia falar desse evento sem antes e buscar nas raízes a formação dessa parte inicial das artes plásticas brasileira. E um  dos movimentos mais expressivos da arte Brasileira foi a semana de arte moderna que aconteceu em fevereiro de 1922. Anita Mafaltti, Di Cavalcanti e Vicente do Rego Monteiro estão entre os pintores que participaram do movimento. Antes de 1922 tivemos grandes artistas como: Victor Meirelles, Pedro Américo, entre outros, porém estavam ainda presos às formas européias de pinceladas.

Depois desse ano brilhante tivemos ainda dois movimentos significativos: O Pau Brasil, em 1924, e Antropofagia, em 1928, ambos contaram com a participação da artista Tarsila do Amaral. A sua famosa tela "O Abaporu" deu origem a esse segundo movimento. A partir de então as artes plásticas no Brasil tomaram grandes impulsos por todo o território nacional. Influenciados pelos movimentos modernistas uma geração de ilustres pintores surgem como: Alfredo Volpi, Clóvis, Cândido Portinari, Iberê Camargo, Ismael Néry, entre muitos outros.

Hoje em dia muitos artistas plásticos das grandes cidades e do interior do Brasil receberam e ainda recebem influências desses movimentos “libertadores”: Futurismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo, Expressionismo e Impressionismo. Esses direcionaram, de fato, os caminhos da arte a partir de então. Seguindo os caminhos da pintura abstrata e realista e seguindo pela mesma trilha, o artista plástico e escritor Raimundo André, de Santo Antônio RN, lança o seu livro acompanhado de exposições de suas principais obras, justamente no dia do artista plástico (08 de maio). Vale a pena conferir!


Por: Claudianor D. Bento



E o próprio artista é quem convida a todos os amantes da arte a comparecerem ao grandioso evento:

O artista plástico Raimundo André convida a todos para  a  comemoração  do Dia do Artista Plástico. Nos dias 08 e 09 de maio de 2014. Na ocasião lançará seu livro de artes  Memórias de Vidas

No Tempo e Espaço;  Através das Artes.

Local: Casa da Cultura (homenageada: Consuêlo Chaves de Lima) e Grêmio Lítero Recreativo de Santo  Antônio RN. (homenageado: José Serafim filho, primeiro fundador do Grêmio). Programação:
              

Quinta-feira 08 de maio

09:00 - Abertura: Banda Municipal
10:00 - Palestra: Tema: Educação e Arte.
Convidados: -Wani Pereira, Museu /UFRN).
- Paulo Augusto; Jornalista/Natal.
- Dr. Milton Duarte e  Prof. Josefa (Tia Dedé).
15:00 - Grupo Pastoril Redenção.       
16:00 - Boi de Reis – Mestre Jaime, Redenção.
19:30 - Cantoria de viola: Com Luiz Maurício,
Agenor Alexandre entre outros.

Sexta-feira 09 de maio

9 :00 - Abertura: Banda de Música do Ideal;     
10:00 - Palestra: Tema: Turismo e Arte.
Convidados:  Daliana Cascudo/ Natal.
- Abimael Silva, Editor / Natal.
- Professora Sueli Santo Antônio/RN
15:00 - Boi de Reis de Cajazeiras Mestre Tião,
Antônio Soares da Gaita Rabeca: João Pedro.
18:00 - Encerramento: Forró
Apresentador:  Riva Júnior FM 98/Natal-RN. Coordenadora Geral: Socorro de Nicolau, Apresentação Geral: Raimundo Fortunato,
Coordenador Literário: Gélson Luís Pessoa, Coordenador de Serviço Geral: Charles Torquato,
Coordenadora de Artes Plástica: Sandra Lumore, Coordenadora de Artesanato: Margarida
Coordenador de divulgação: R. André, Coordenador do Torneio de xadrez: Murilo,
Coordenador de Sonorização: Ivanilson do Som, Mediador das Palestras: Josemar de Xexéu
Coordenador de Objetos Antigos: Levi Mascena, Coordenador de Literatura de Cordel:


Programação enviada por Gelson e Francisco de Assis

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Erosão é pior do que a elevação do mar, para as cidades costeiras

Erosão é ameaça maior para cidades costeiras do que elevação do mar, dizem cientistas.


Em algumas partes do globo, o solo está cedendo dez vezes mais rápido que a elevação do nível da água. As causas geralmente estão relacionadas a intervenções humanas na natureza.
Décadas de extração de água fizeram, por exemplo, o solo da cidade de Tóquio ceder dois metros antes da prática ser abolida.
Discursando na Assembleia geral do Sindicato Europeu de Geociência, pesquisadores disseram que outras cidades devem seguir o exemplo japonês.

Abaixo do nível do mar

Gilles Erkens, do Instituto de Pesquisas Deltares (IPD), em Utrecht, na Holanda disse que partes de Jakarta, na Indonésia, Ho Chi Minh, no Vietnã, Bangcoc, na Tailândia, e uma série de outras cidades costeiras podem chegar a patamares abaixo do nível do mar ao menos que medidas sejam tomadas.
"A erosão do solo e a elevação do nível do mar estão ocorrendo ao mesmo tempo e contribuindo para um problema em comum: inundações cada vez mais graves", disse Erkens à BBC.
O grupo de cientistas do IPD analisou as soluções criadas por essas cidades para o problema e identificou as melhores iniciativas,Clique publicadas em um relatório.
"A melhor solução é também a mais rigorosa: parar de extrair água potável do subsolo. Mas, é claro, estas cidades precisarão de novas fontes de água potável. Tóquio fez isso, e a erosão praticamente parou. Veneza, na Itália, também fez isso."

Extração de água

A cidade italiana registrou uma intensa erosão no último século por causa da constante extração de água do subsolo.
Quando isso parou, a erosão foi interrompida, segundo análises feitas nos anos 2000.
Clique Um estudo do pesquisador Pietro Teatini, da Universidade de Padova, mostrou que a erosão agora está restrita a certas áreas e associada a determinadas práticas.
"Quando um edifício é reformado, seu peso aumenta. Isso pode fazer o solo ceder até cinco milímetros por ano", afirma Teatini.
A intensidade da erosão depende de quão compacto é o solo abaixo dos edifícios, de acordo com a pesquisa.

Erosão natural

Como todas as cidades Veneza ainda tem que lidar com a erosão natural do solo.
Processos geológico fazem o solo da cidade ceder cerca de um milímetro por ano. Mas, de forma geral, o impacto gerado por intervenções humanas é maior do que a erosão natural.
Agora, cientistas têm uma ferramenta poderosa para analisar essa questão. Um equipamento conhecido como Interferometric Synthetic Aperture Radar sobrepõe imagens de satélite captadas ao longo do tempo para identificar as deformações do solo.
O banco de imagens tem registros feitos a partir dos anos 1990.

Enquanto isso, a Agência Espacial Européia acaba de lançar um novo satélite para ajudar neste tipo de estudo.



Fonte: BBC Brasil
Imagem ilustrativa