sábado, 22 de outubro de 2011

Filho de Tiririca, Tirulipa quer ser vereador em Fortaleza


"Eu sei o que faz um vereador", diz ele. "A arte circence precisa ter um representante", defende o palhaço-filho



O Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Fortaleza aposta em Everson Silva, de 26 anos, filho do deputado federal Everaldo Silva (PR-SP), o palhaço Tiririca, para ser o “puxador de votos” da sigla em 2012. Tirulipa, como é conhecido o filho do deputado eleito por São Paulo com a maior votação do Brasil nas eleições de 2010, conta com o pai para ajudar na campanha – mas não na propaganda eleitoral gratuita.
Everson se filiou ao partido do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), há menos de um mês. Antes ele foi assediado pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB) e pelo Partido da República (PR), mas acabou sendo persuadido pelo amigo e deputado federal Domingos Neto (PSB-CE) – parlamentar de primeiro mandato, eleito com maior número de votos no Ceará, e filho do vice-governador do Ceará, Domingos Filho (PMDB).
O humorista é uma das apostas da sigla em Fortaleza para saltar da atual bancada de apenas dois vereadores para dez depois das eleições municipais de 2012. A expectativa do amigo Domingos Neto é que Everson siga os passos do pai que arrebatou uma enxurrada de votos em São Paulo e seja também um “puxador de votos” na capital cearense. O aspirante a político, contudo, é cauteloso. “Eu estou querendo entrar. Se eu conseguir entrar, está de bom tamanho. Mas se vier essa ruma de votos que estão pensando que pode ser que eu consiga, melhor ainda”, afirma.
Ele lembra ainda que mesmo Tiririca não acreditava que seria eleito. “Meu pai imaginava que nem ia entrar. Isso é relativo, mas eles apostam na popularidade que tenho aqui por ser filho".
Campanha
Everson atua como o palhaço Tirulipa na Rede Record e em seu próprio circo. Apesar de não tentar parecer engraçado a todo instante, ele não vê como fugir do humor na campanha. Até porque a fórmula já se mostrou eficaz. “Não vou fugir das minhas origens. Tem que ter seriedade, mas eu sou humorista, sou filho de palhaço. Tem que ter o meu jeito". Mas, diferente do pai que admitira não saber o que faz um vereador, ele afirma: "Eu sei o que faz um vereador. Quero incentivar o circo-escola, o teatro itinerante, cinemas da praça, entreter o jovem para não entrar nas drogas. Além de defender a arte circense, que precisa ter um representante”.

Tirulipa só não vai poder contar com o pai ao lado na foto do tradicional santinho e na campanha de rádio e TV. É que o PR – partido Tiririca – faz oposição ao governo de Cid. . "Não vou poder contar com ele na propaganda eleitoral, mas vou contar com ele no corpo a corpo, na rua, no que ele puder me ajudar", pondera.


Fonte: IG.COM

Ao romper, Robinson critica influência de Carlos Augusto

Aldair DantasRobinson Faria anuncia, ao lado de José Dias, Gesane Marinho e Fábio Faria, o rompimento político com o governoRobinson Faria anuncia, ao lado de José Dias, Gesane Marinho e Fábio Faria, o rompimento político com o governo

Aldemar Freire, Maria da Guia Dantas e Anna Ruth Dantas

O vice-governador Robinson Faria (PSD) anunciou ontem o rompimento com o grupo político da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) após se dizer "humilhado, usado e descartado", sobretudo por quem disse ser "o casal que comanda o Estado". O ex-deputado Carlos Augusto Rosado (DEM) foi o alvo potencial das críticas externadas durante coletiva à imprensa. Robinson o acusou de ter uma influência no governo tão substancial que ultrapassa os limites da esfera política e chega à administração. "Quando eu deixei a interinidade do Executivo, a governadora Rosalba Ciarlini foi procurada pelo secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, para me renomear à frente da Semarh [Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos],  ela respondeu que fosse falar com Carlos Augusto", externou. O ex-deputado foi procurado por três ocasiões, mas não houve resposta. O episódio foi a ponte para o rompimento definitivo. Mas Robinson garante que não foi o único motivador. 

Ao lado do deputado federal Fábio Faria e dos estaduais José Dias e Gesane Marinho, todos do PSD, Robinson Faria fez um relato do período em que rompeu com o grupo de Wilma de Faria (PSB) e optou por aderir à aliança com o Democratas, segundo ele depois de muita "sedução" e após ter sido preterido pelo grupo do PSB no período em que almejava ser candidato ao Governo do Estado, em 2010. O anúncio de rompimento se deu dez meses após iniciada a atual administração estadual, mas os indícios de afastamento já datavam dos primeiros meses de gestão.

Segundo o próprio Robinson, o as divergências tiveram início ainda no início do ano, quando a governadora visitara as enchentes do Vale do Açu. O vice-governador se ressentiu de ter sido esquecido, ainda que fosse à época o titular da pasta responsável pelas obras hídricas para contenção de enchentes, que era Semarh.  Robinson não mencionou sobre o conflito gerado quando da votação na Assembleia do empréstimo junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), cujo rol de beneficiados excluiu a Semarh, e o qual gerou uma quebra de braço no âmbito da AL.

Ele assinalou que os indícios culminaram mesmo em desavença pública quando da formalização do PSD. "Fizeram uma força-tarefa para matar o partido", disse. E completou: "começou uma verdadeira indústria de intrigas e alianças que foram formadas para  isolar o nosso grupo. Eu não podia dar um passo que era motivo de intriga. Eu não podia dar uma palavra, conceder uma entrevista que era uma afronta ao governo". Robinson Faria denunciou que prefeitos simpáticos a migrarem ao PSD foram pressionados a desistir, sob pena de serem tratados como adversários da administração estadual. O vice-governador externou ainda um particular do deputado Gustavo Carvalho (parlamentar que em poucos dias anunciou a ida e a desistência de migração na nova legenda), que chamado por Carlos Augusto Rosado teria sido aconselhado a permanecer no PSB. "O primeiro-damo passou a tratar nosso grupo como adversário. Esse episódio Gustavo Carvalho confidenciou a Fábio [Faria, deputado federal, filho de Robinson]".

O ápice da discórdia é apontado pelo vice-governador como sendo o período da interinidade em que esteve à frente do Executivo.  Ele disse que não fez movimentações externas ao script adotado pelo governo. Mesmo assim, destacou, teria sofrido represálias pelas visitas que fez a obras e ao pavilhão da penitenciária de Alcaçus e também pelas intermediação a frente das categorias do funcionalismo sedentas por reajustes salariais. "Fiz o que devia. Estou com a consciência tranquila". O tom de ressentimento e de melancolia não tiraram do vice-governador a altivez na hora de passar em cheque o apoio, segundo ele determinante para a eleição de Rosalba. "Só dos meus deputados trouxemos 300 mil votos. Essa eleição se deu por causa desse grupo que eu liderava. Agora querem jogar fora", lamentou ele.


Deputados prometem independência 

Os deputados estaduais do PSD, Gesane Marinho e José Dias, e o deputado federal Fábio Faria são cautelosos ao afirmarem que o rompimento de Robinson Faria com a governadora não os deixa na oposição, mas sim com uma postura de "independência". O parlamentar federal chegou a afirmar, durante a entrevista coletiva, que na próxima semana buscará a presidente Dilma Rousseff para relatar todo ocorrido na política do Rio Grande do Norte. "O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, presidente do nosso partido (o PSD), diariamente acompanha os fatos da política do Rio Grande do Norte. E na próxima semana eu me reunirei com a presidente Dilma Rousseff para explicar tudo que ocorreu na política do nosso Estado", disse Fábio Faria. Ele observou que se manterá defendendo os projetos do desenvolvimento potiguar. "Esse é um desligamento político com o grupo da governadora. Participamos efetivamente da eleição, passamos de altamente assediados para, praticamente, humilhados, sem conseguir marcar uma audiência. Tinha que mover barreiras para marcar uma audiência de 30 minutos. Esse é um desligamento político, mas continuamos ligados ao Estado do Rio Grande do Norte", disse o deputado, ressaltando que o "PSD hoje está muito próximo da presidente Dilma Rousseff". "A minha atuação sempre será em prol do Rio Grande do Norte. Na Copa do Mundo tive uma participação muito ativa", destacou. Ele disse que sai do grupo da governadora Rosalba não com rancor ou ódio. "Não saio com rancor, apenas triste", completou. "Prestamos solidariedade ao vice-governador Robinson Faria. Não concordamos com o tratamento dispensado ao presidente do nosso partido (Robinson Faria). Até porque fomos fundamentais na eleição do ano passado, fomos parceiros e esperávamos que a parceria fosse duradoura, que pudesse ir aos quatro anos do mandato", avaliou a deputada Gesane Marinho. Ela disse que não será oposição ao Governo estadual, mas de "independência". "Passo a ter uma postura independente. Eu e o deputado José Dias seremos vigilantes, mas jamais sendo contra o Estado do Rio Grande do Norte", destacou.



Fonte: Tribuna do Norte


Brasileiro deixa sertão do Ceará para subir ponto mais alto de cada continente

Foto: Arquivo pessoal



A Serra das Matas, no município de Monsenhor Tabosa, a 241 quilômetros de Fortaleza, abriga um complexo de montanhas com altitude de cerca de mil metros. Lá fica o Pico da Serra do Olho D'água, com 1.129 metros de altura, o segundo ponto mais do Ceará. Essa é a paisagem do Sertão Central cearense que povoou a infância e a adolescência de Rosier Alexandre, de 42 anos. Quando ainda pequeno, arregimentava amigos para enfrentar trilhas rumo ao topo dessas montanhas. Naquelas aventuras improvisadas, começou a praticar o esporte que mudaria sua vida e o tornaria um cearense internacional.
A primeira vez que Rosier ouviu falar em montanhismo foi em 1985, já em Fortaleza, em uma livraria, lendo publicações que, na época, não tinha dinheiro para comprar. “Eu passei a sonhar em conhecer pessoalmente um desses guerreiros que eu tanto admirava e anos depois comecei a considerar a possibilidade de eu mesmo fazer as minhas expedições, vivenciar grandes experiências”, relembra. Somente em 2004, na Argentina, no Monte Cerro Vallecitos (5.500m), ele levou a cabo o que se tornou uma paixão: escalar montanhas geladas.
A partir daí, o cearense não parou mais. Veio Aconcágua (6.962m) também na Argentina, Huayna Potosi (6.088m) na Bolívia e Ojos del Salado (6.893m), no Chile. Em 2010, Rosier deu início a um projeto audacioso executado por apenas 200 pessoas em todo mundo: escalar a montanha mais alta de cada continente do planeta Com o cume do Aconcágua ganho, ele partiu para o McKinley (6.194m) no Alasca, Kilimanjaro (5.895m), na Tanzânia, e em agosto deste ano chegou ao topo do Monte Elbrus (5.642m), na Rússia.
A trajetória

Rosier conta com patrocínios para realizar suas expedições, mas ainda hoje precisa bancar parte dos custos. O montanhismo é uma paixão que, se não rende dinheiro em si, ajudou ele a se tornar melhor na atividade que pagas as contas. Rosier tem uma agência de turismo, uma empresa de consultoria empresarial e também dá palestras motivacionais por todo o País. “Uma das coisas que gosto muito é do planejamento para a expedição, a fase estratégica, a análise de alternativas, as soluções que encontro para cada desafio, isso me ensina muito”.

“Apesar de ter nascido numa casinha de taipa na zona rural, em plena caatinga sertaneja, na pobreza extrema, consegui conquistar uma vida digna e mostrar a importância do planejamento na vida de uma pessoa. Não podemos escolher onde nascer, mas podemos escolher onde e como viver”, prega ele.
Próximo desafio
Rosier já iniciou a preparação para o próximo desafio. Em janeiro ele vai encarar Vinson (4.897m), o maior ponto da Antártida. “Lá não tem nenhuma estrutura de apoio. A expedição tem que ter plena autonomia, o que exige um planejamento infinitamente mais complexo que todas as expedições anteriores que já fiz”, explica.
O montanhista cearense vai enfrentar a nova empreitada, que deve durar entre 12 e 16 dias, na companhia de um grupo americano e de uma carga 60 quilos, com equipamentos e suprimentos. Em uma expedição como essa, ele chega a perder oito quilos. “Estou intensificando os treinamentos físicos. Sou acompanhado por um médico e dois educadores físicos. Paralelo a estes treinamentos, planejo todos os detalhes de equipamentos e alimentação e ainda cuido da parte burocrática, o que toma muito tempo”.
Maiores apuros
      Foto: Arquivo pessoal
“O maior desafio é o que está por vir”, filosofa Rosier quando questionado qual foi o maior sufoco que já passou praticando montanhismo. Entretanto, ele tem uma longa lista de situaçõesde perigo. “Em McKinley, no Alasca, fiquei dez dias preso em um acampamento em meio a fortes nevascas sem conseguir ir para o acampamento seguinte, isso foi muito duro”.

Na expedição mais recente, em agosto deste ano, passou por outro apuro, dessa vez na Rússia, ao escalar o Monte Elbrus, a maior montanha da Europa. A face sul da montanha estava fechada pelo governo russo porque havia sequestradores atacando os montanhistas. “Lá também peguei nevascas e tempestades. Mas o pior foi que meu guia russo abandonou o grupo. Para completar, eu havia contratado o serviço de telefonia por satélite e a empresa russa não cumpriu o contrato e fiquei dez dias sem ter notícias ou dar notícias para a minha família. Foi o cume mais suado”.
Em janeiro de 2005, quando Rosier realizou a primeira expedição para o Aconcágua, ele presenciou uma tragédia. “Vi quatro mortes e um dos mortos era um brasileiro que eu havia conhecido dias antes e feito uma boa amizade. Ainda fiquei dois dias cuidando de sua esposa que, apesar das fortes queimaduras do gelo, sobreviveu”. 

Fonte: IG.COM


Atenção motoristas! Trânsito muda na avenida Maria Lacerda em Parnamirim/Natal.

Os veículos que seguem pela BR-101, não mais poderão entrar para N. Parnamirim pela Maria Lacerda
A partir do dia 7 de novembro o trânsito dos veículos que acessam o bairro de Nova Parnamirim pela rodovia federal BR-101, no sentido Parnamirim-Natal,  vai passar por modificações, sendo a principal delas o fechamento da entrada de acesso para a rua Maria Dolores e avenida Maria Lacerda Montenegro. Esse fluxo de carros (BR 101 para N. Parnamirim), ocorrendo exclusivamente pela avenida Abel Cabral.
O secretário municipal de Trânsito e Transporte, Antonio Batista Barros, explicou que a medida visa acabar com os engarramentos que ocorrem, principalmente, em horários de pico, durante o meio-dia e final da tarde, na saída do expediente e volta das pessoas para as suas casas.

Antonio Batista Barros informa que com o fechamento do acesso à rua Maria Dolores a partir da BR-101, o trânsito continuará fluindo para os veículos que vêm da avenida Maria Lacerda e pegam a rótula onde fica o semáforo em frente ao conjunto residencial Cidade Satélite e seguem no sentido Natal-Parnamirim.Quanto aos veículos oriundos da Maria Lacerda Montenegro e que tentam voltar para Natal, eles continuarão entrando à direita para pegar a BR-101. "Agora, nós só estamos preparando a sinalização", avisa Barros, que diz já ter o aval do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para implementar essas modificações no trânsito de acesso à Nova Parnamirim, que vão perdurar enquanto não sair a construção de um viaduto e as obras das marginais. Ele ainda explicou que os veículos que entrarem pela avenida Abel Cabral, poderão pegar à direita na rua Arnaldo Barbalho Simonetti e no primeiro posto de revenda de combustível, para terem acesso, de novo, à avenida Maria Lacerda Montenegro. No encontro dessas duas vias, continuou o secretário, será colocado um sinal de dois tempos para que os veículos também possam fazer inversão para a rua Maria Dolores, ou, então, seguirem em frente pela avenida Maria Lacerda Montenegro.Barros informou que na próxima semana será feita uma campanha educativa e de orientação aos usuários  com a distribuição de um panfleto explicativo e um croqui (desenho) das mudanças que ocorrerão no trânsito no começo do bairro de Nova Parnamirim. "Depois do dia 7, continuaremos mais uma semana com a campanha de orientação aos motoristas", finalizou.O Assessor de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal no RN, inspetor Everaldo Morais, disse que essas mudanças previstas para o trânsito no acesso à Nova Parnamirim, já era uma proposta da instituição. "Nisso aí há uma possibilidade de redução do congestionamento e de pequenas colisões, na nossa visão deverá melhorar o transito com a intervenção que está se pensando fazer ali", afirmou ele.



Fonte: Tribuna do Norte

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Vice-governador anuncia desligamento do Governo


Robinson Faria disse que se sentiu humilhado por Rosalba e seu marido no período em que esteve no Governo.


Por Tiago medeiros

Acompanhado pelos deputados estaduais Gesane Marinho e José Dias, e do seu filho, o deputado federal Fábio Faria, o vice-governador Robinson Faria (PSD) anunciou, em entrevista coletiva, no final da tarde desta sexta-feira (21), seu rompimento com o Governo Rosalba.

Faria revelou detalhes do seu relacionamento com o grupo da Governadora e disse está se desligando por lealdade política. “O grupo do senador José Agripino e da Governadora Rosalba me assediou ainda quando meus filhos estavam na UTI. Sem eu pedir, Carlos Augusto Rosado, me propôs ser o candidato de Rosalba ao Senado em 2014, caso aceitasse ser vice dela. Após a eleição Carlos Augusto foi a minha casa e me disse que reconhecia que sua mulher era Governadora do Estado por causa do meu apoio. Porém a partir da posse passei a sentir um esfriamento. Eu ia despachar com a Governadora sobre assuntos políticos e ela me falava para ir despachar com o marido dela. Eu cheguei a passar três meses tentando falar com ele, mas não fui recebido”. Segundo o vice-governador, montaram uma “rede de intrigas” contra ele no Governo Rosalba. “O que queriam eram os meus espaços no Governo. Foi montado tudo isso por pessoas que logo vão mostrar quem são”, disse. Mas que se desligava do grupo sem ódio nem rancor, mesmo após considerar ter sido humilhado pela Governadora e seu marido “Se eu fosse sintetizar o sentimento que está na minha alma, diria que fui usado e descartado” pontuou. O chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes também entregou sua carta de exoneração do cargo.



Fonte: Nominuto.com



O símbolo perene do nosso atraso

As regiões Norte e Nordeste apresentam os piores índices. Foto: Ovídio Carvalho/ON/D.A. PRESS
Numa primeira leitura, o Atlas de Saneamento 2011, divulgado na quarta-feira 19 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresenta um cenário otimista. Entre 2000 e 2008, houve aumento no número de municípios cobertos por saneamento básico em todo o País, fruto da reestruturação dos investimentos no setor a partir de 2003. A rede de distribuição de água, o manejo de resíduos sólidos (coleta e disposição de lixo) e o manejo de águas pluviais (controle de enchentes), por exemplo, existem pelo menos parcialmente em mais de 95% das cidades. Apesar dos dados positivos, o Brasil ainda está longe de disponibilizar para a totalidade da população um serviço sanitário estruturado e digno.
Em primeiro lugar, os números do IBGE mostram que o País engatinha em relação à coleta e tratamento de esgoto. Dos 5,5 mil municípios, pouco mais de 3 mil contam com rede coletora, o equivalente a 55,2% do total. Quando o assunto é tratamento do esgotamento, os números encolhem: 68,8% do total coletado passa por estações de tratamento, sendo o restante despejado em locais inapropriados, como córregos e rios. De acordo com o professor Léo Heller, do departamento de Engenharia Sanitária da UFMG, esse dado pode ser contestado. “O número dificilmente reflete a realidade, uma vez que a base de dados é montada em cima da informação declaratória que o próprio gestor da rede de esgoto (companhias estaduais e municipais ou mesmo empresas privadas) repassa para o IBGE”.
Além do mais, o estudo não leva em conta a abrangência da prestação do serviço, colocando no mesmo balaio as cidades que universalizaram essa infraestrutura e as que a disponibilizam apenas para alguns bairros. Por isso, o dado que melhor reflete a realidade brasileira é o de número de domicílios atendidos pela rede de esgoto, no caso 45,7%. “O déficit maior do Brasil ainda é o esgotamento sanitário, tanto em áreas urbanas quanto rurais”, explica Ana Lúcia Britto, pesquisadora do Observatório das Metrópoles e professora do programa de pós-graduação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional UFRJ.
Os mapas do atlas também evidenciam fortes contrastes regionais no atendimento sanitário brasileiro. A rede coletora de esgoto do Norte, por exemplo, apesar de ter quase dobrado a quantidade de cidades assistidas, permanece a menor do País: apenas 13% dos municípios têm a infraestrutura. No Nordeste, esse índice é de 45% e, no Sudeste, de mais de 95%. Especialistas apontam diversas razões para as deficiências brasileiras na área de esgotamento. Desde a década de 70, quando houve uma primeira tentativa de organizar sob a tutela federal os investimentos no setor, as obras priorizaram a expansão da rede de abastecimento de água. “É até compreensível, visto o enorme déficit que havia no Brasil naquela época. Mas hoje entendemos que o trabalho em saneamento precisa ser integrado, água e esgoto, até porque a família que passa a ter acesso à água gera mais esgoto”, diz Ana Lúcia. Além do mais, a construção e operação de sistemas de esgoto tende a ser mais cara. A própria Copasa, lembra Heller, companhia responsável pelo saneamento em Minas Gerais, possuí 600 sistemas de água e 200 de esgoto. “Há oito anos, os sistemas de esgoto eram menos de 30”.
A pesquisadora do Observatório das Metrópoles destaca ainda outras deficiências brasileiras, que precisam ser contrapostas às principais conclusões do Atlas do IBGE para uma análise crítica da realidade nacional. Embora esteja presente em praticamente todos os municípios, uma grande quantidade de residências convive com abastecimento de água intermitente, ou seja, com prolongados períodos de interrupção. Segundo dados de 2007 do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade de Água para Consumo Humano (Sisagua), aproximadamente 3,2 milhões de domicílios sofrem com intermitência pelo menos uma vez por mês. Ana Lúcia aponta uma das razões da ampliação do acesso não ter sido acompanhada pela qualidade. “Embora tenha havido um aumento substancial de investimentos a partir do primeiro mandato do presidente Lula, muito dinheiro vai para a expansão do sistema de distribuição e pouco segue para a qualificação dos gestores a cargo da rede, o que melhoraria a qualidade do fornecimento”.
A crítica é compartilhada por Heller. “O dinheiro é muito direcionado para construir obras. Só que é preciso também pensar na operação do sistema, na capacitação dos profissionais e na qualidade da água oferecida”.
Os dois especialistas esperam que haja mais enfoque na gestão dos recursos empregados com a efetivação do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), elaborado no início deste ano e atualmente em análise na Casa Civil. O plano faz parte do esforço de reestruturação dos gastos no setor iniciado ainda no primeiro mandato petista, quando foram criados o Ministério das Cidades e a Secretaria Nacional de Saneamento Básico, vinculada à pasta. A partir do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estabelecido em 2007, o aumento de aportes na área é expressivo. A quantidade de recursos não onerosos desembolsada saltou de 1,7 bilhão em 2006 para 2,9 bilhões (2007), 3,5 bilhões (2008) e 3,5 bilhões (2009).
O Plansab prevê, entre outras coisas, que a liberação de recursos pelo governo federal esteja condicionada a elaboração, por parte das prefeituras, de planos municipais que orientem os projetos municipais em saneamento. Apenas 12% das cidades brasileiras contam com esse tipo de legislação atualmente.
Uma vez em vigor, o plano traçará metas a serem alcançadas nos próximos 20 anos para uma universalização estruturada de saneamento básico no Brasil. Para tanto, será necessária uma quantia na ordem de 420 bilhões de reais, sendo 250 bilhões provenientes de inversões da esfera federal. O restante deverá vir de aportes estaduais, municipais, da iniciativa privada e de órgãos internacionais de concessão de crédito, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A gerente de projeto do IBGE, Adma Figueiredo, reconhece que, a despeito dos avanços, persistem as disparidades regionais e problemas como a pouca abrangência das rede coletoras nas cidades. Entretanto, ela espera que os próximos estudos do instituto mostrem resultados positivos mais contundentes, uma vez que passarão a englobar o período posterior a 2008, quando o dinheiro injetado via PAC foi mais expressivo. “De qualquer forma, muito do que precisa ser feito é de uma agenda do século XIX”.
Ricardo Carvalho       21 de outubro de 2011 às 13:11h
Fonte: Carta Capital


Conexão África-Brasil é tema de mostra

"Reposteiro", obra que faz parte da mostra
Divulgação/caixa cultural
Cerca de 75 peças compõe a exposição, que fica em cartaz até novembro

Esculturas, gravuras, máscaras típicas, objetos e tecidos compõem a mostra “Onde Somos África?”, que a Caixa Cultural inaugura neste sábado, dia 22, em São Paulo.

Cerca de 75 peças fazem parte da exposição, com entrada gratuita, montada a partir do acervo do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.

Traçar um panorama iconográfico da história africana – aqui representada pelas culturas Yorubá, Baulê, Senufo, Dogon, Bambara, Fon, Dan e Bobo-Fang – e identificar sua influência na formação da identidade brasileira é o objetivo do projeto, que segue em cartaz até o fim de novembro.

Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro

Embora tenha sido criado oficialmente em 13 de janeiro de 1937, o  tem a origem de seu acervo em 1808, com a vinda de D. João VI de Portugal para o Brasil. 

Esse conjunto de obras, mais tarde enriquecido pela coleção de peças reunidas por Joachin Lebreton, formaria a mais importante pinacoteca da época no país.

Ao longo do século 19 e início do século 20, outras obras entrariam para o acervo. 


Fonte: Band.Com

Nasa e Japão divulgam mais completo mapa topográfico da Terra em 3D

Imagem ilustrativa

Imagens detalhadas de montanhas, lagos e rios foram feitas com equipamento japonês a bordo de satélite americano.

BBC Brasil

A Nasa e o governo japonês divulgaram esta semana o mais completo mapa topográfico da Terra em 3D.
As imagens detalhadas de montanhas, vales, lagos, rios e mares foram feitas com o instrumento japonês Aster (Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer), a bordo do satélite Terra, da Nasa.
A câmera do Aster registra imagens que vão do espectro visível até o infravermelho.
O efeito tridimensional é criado através da sobreposição de imagens levemente diferentes em duas dimensões.
O projeto já mapeou 99% da massa terrestre, de 83 graus de latitude norte a 83 graus de latitude sul, usando informações como temperatura da superfície, reflectância e elevação.


Fonte: IG.COM

Mais dinheiro para os Municípios em 2012. Será?

Deputado Arlindo Chinaglia defende o relatório preliminar
Brasília (AE) - O relator do Orçamento Geral da União (OGU) de 2012, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), apresentou ontem seu relatório preliminar na Comissão Mista de Orçamento (CMO) propondo a criação de um novo tipo de emenda para tentar beneficiar diretamente municípios com até 50 mil habitantes. Os recursos, de R$ 2,2 bilhões, serão destinados justamente no ano em que os eleitores vão as urnas para escolher os prefeitos e vereadores. A ideia precisa ainda ser aprovada pela comissão, o que pode acontecer na próxima semana. O presidente do colegiado, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), já manifestou apoio.

A proposta do petista é que a destinação dos recursos seja decidida por meio de assembleias realizadas em cada cidade com coordenação das prefeituras e das câmaras municipais. Se não for realizada uma audiência e comunicado à comissão o resultado até o dia 23 de novembro, o dinheiro daquela cidade será carimbado para a área da saúde. Essa sistemática é semelhante ao modelo de orçamento participativo que é defendido pelo PT e aplicado em algumas administrações do partido.

Os recursos serão divididos tendo em relação o número de habitantes. As cidades com até 5 mil moradores receberão R$ 300 mil. As com até 10 mil habitantes, R$ 400 mil, as de até 20 mil, R$ 500 mil, e as cidades de até 50 mil habitantes terão R$ 600 mil. Segundo Chinaglia, serão 4.953 municípios beneficiados que, juntos, têm uma população de 65 milhões de habitantes.O petista nega que o fato de 2012 ser um ano eleitoral possa desvirtuar a ideia. "Não posso transformar a eleição num problema. Se um prefeito está mal avaliado, você acha que R$ 300 mil vai mudar isso?", questiona. Ele destacou ainda que, ao destinar recursos para todos os municípios, não há possibilidade de se privilegiar aliados do governo federal. Questionado se o prefeito ou outros políticos das cidades não poderão se declarar "dono" da obra feita com o recurso, Chinaglia minimizou. "Se eu for trabalhar em cima do vício, não consigo fazer nada", comentou.A ideia apresentada por Chinaglia foi a forma encontrada por ele para tentar segurar o desejo dos parlamentares de aumentar suas emendas individuais. Seu parecer preliminar mantém em R$ 13 milhões os recursos que cada deputado e senador pode destinar do Orçamento. Com isso, o montante de emendas parlamentares continuará em R$ 7,7 bilhões.O relator alterou ainda outro ponto de seu parecer. Para dar mais flexibilidade aos dez relatores setoriais, que analisam os recursos de cada área do governo, ele ampliou de R$ 1,8 bilhão para R$ 6,1 bilhões o montante que poderá ser incluído nesta fase. Com isso, as emendas de bancadas estaduais e de comissões cresceram em igual proporção. Chinaglia restringiu, porém, o remanejamento de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento de 15% para 10% e dos demais investimentos de 30% para 20%.A comissão de Orçamento aprovou na quarta-feira o relatório de receita feito pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO) aumentando em R$ 26,1 milhões a receita líquida para o próximo ano. Com as mudanças sugeridas até agora pelo relator geral restarão R$ 11,2 bilhões para atender a diversas demandas. 



Fonte: Tribuna do Norte

Copa 2014: Natal assistirá a quatro partidas


A Fifa finalmente acabou com as especulações e anunciou ontem que Natal receberá quatro jogos da primeira fase da Copa de 2014. Além disso, a capital potiguar terá uma partida do grupo do Brasil e um embate com a participação de um cabeça-de-chave da competição. São Paulo será mesmo a sede da abertura do Mundial. Ao divulgar o calendário oficial das partidas, em evento realizado em Zurique, na Suíça, a entidade confirmou que o novo estádio do Corinthians, o Itaquerão, receberá o jogo inaugural. E, como já era previsto, o Maracanã, no Rio, foi escolhido como palco da final do campeonato, assim como aconteceu em 1950.

Ronaldo se juntou ao presidente do Corínthians, a políticos e trabalhadores do Itaquerão para festeja anúncio da abertura em São Paulo 


A Fifa também definiu ontem todos os horários dos jogos da Copa. Na primeira fase, serão quatro horários diferentes: 13 horas, 16 horas, 19 horas e 22 horas (sempre no horário de Brasília). Como Natal só recebe jogos na primeira fase e a entidade já sinalizou que nas regiões mais quentes os jogos serão à noite, a capital potiguar deverá ter partidas às 19h e 22h.Nas oitavas e nas quartas de final, serão às 13 horas e às 17 horas. Nas semifinais e na disputa do terceiro lugar, às 17 horas. E a grande final, no dia 13 de julho, acontecerá às 16 horas.Ao todo, foram elaboradas 57 versões da tabela dos jogos da Copa para chegar ao desenho definitivo. E, pela programação divulgada pela Fifa, a seleção brasileira irá atuar em São Paulo, Fortaleza e Brasília na primeira fase da competição. Depois, se for confirmando o favoritismo, o Brasil jogaria em  Belo Horizonte, nas oitavas de final, em Fortaleza, nas quartas de final, novamente em Belo Horizonte, na semifinal, e no Rio, na final.Passado mais um importante estágio na organização do Mundial de 2014, as 12 cidades-sede trabalham agora para que os estádios fiquem prontos dentro do prazo prometido e as obras de infraestrutura sejam realizadas. Enquanto isso, a Fifa se concentra nas negociações com o governo brasileiro para acertar os detalhes da Lei Geral da Copa, que já foi enviada ao Congresso Nacional e tem provocado um certo atrito entre a entidade e o Palácio do Planalto.DISPUTADesde que o Brasil foi definido como a sede da Copa de 2014, há cerca quatro anos, começou uma disputa nos bastidores pelo direito de receber a abertura - mesmo porque, a final esteve sempre reservada ao Rio. Essa batalha ganhou força quando São Paulo, a escolha natural para o jogo inaugural, passou a enfrentar problemas com seu estádio. Belo Horizonte, Brasília e Salvador também se candidataram, sonhando com o privilégio de abrir o Mundial.São Paulo, no entanto, conseguiu resolver a questão do estádio, descartando o Morumbi e escolhendo o Itaquerão, que já começou a ser construído pelo Corinthians.Os caminhos da Seleção BrasileiraA Seleção Brasileira já conhece a sua trajetória na Copa do Mundo de 2014. Cabeça-de-chave do Grupo A, fará a abertura da Copa que 64 anos depois volta a ser disputada no país. O jogo será às 17 horas do dia 12 de junho, em São Paulo, no estádio do Corinthians, em Itaquera. O segundo jogo da Seleção será no dia 17 de junho, em Fortaleza, no Castelão. O terceiro jogo será no dia 23 de junho, em Brasília. Os horários determinados para os jogos da fase de classificação são 13, 16, 19 e 22 horas.Caso se classifique em primeiro lugar no grupo, a trajetória da Seleção Brasileira também está traçada: nas oitavas-de-final, jogará no dia 28 de junho, no Mineirão, em Belo Horizonte. Os horários das oitavas serão 13 e 17 horas. Passando para as 4ªs, o Brasil jogará no dia 4 de julho, em Fortaleza, no Castelão. Os horários das quartas serão igualmente às 13 e 17 horas O Brasil, caso chegue às semifinais, disputará seu jogo no dia 8 de julho, às 17 horas, no Mineirão, em Belo Horizonte. A final da Copa do Mundo de 2014 será realizada no dia 13 de julho, no Maracanã, às 16 h.Caso se classifique em segundo, o caminho da Seleção Brasileira será o seguinte: nas oitavas, jogará no dia 29 de junho, em Fortaleza. Nas quartas, no dia 5 de julho, em Salvador, e nas semifinais, no dia 9 de julho, às 17 horas, em São Paulo.


Fonte: Tribuna do Norte

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sequência Astronômica ( 04 postagens )




Nasa/Associated Press
Terra vista do espaço durante a noite possui focos iluminados; foto foi tirada pela tripulação da estação espacial
Terra vista do espaço durante a noite possui focos iluminados; foto foi tirada pela tripulação da estação espacial


Focos de luzes iluminam o planeta Terra à noite; veja foto acima.

A Nasa (agência espacial americana) divulgou nesta quinta-feira (19) uma imagem que mostra como a Terra é vista à noite, com focos de luzes que iluminam o planeta.
Tirada pelos astronautas que estão na ISS (Estação Espacial Internacional), a foto mostra a região centro-oeste dos Estados Unidos.



Fonte:Uol.Com

Nasa detecta chuva de cometas em um sistema vizinho ao nosso

O telescópio espacial Spitzer detectou uma chuva de cometas em um sistema similar ao que teria sido o Sistema Solar há milhões de anos, no período conhecido como o "intenso bombardeio tardio", que possivelmente deu à Terra água e outros ingredientes vitais para a vida.


A Nasa (agência espacial americana) informou em comunicado que esta descoberta poderia ajudar a entender melhor como foi a chuva de cometas e objetos gelados que caíram do Sistema Solar exterior, batendo nos planetas interiores e deixando grandes quantidades de pó e outros elementos que causaram, por exemplo, as crateras da Lua.
JPL-Caltech/Handout/Nasa/Reuters
Ilustração mostra chuva de cometas ao redor de uma estrela que se encontra em um sistema vizinho ao nosso
Ilustração mostra chuva de cometas ao redor de uma estrela que se encontra em um sistema vizinho ao nosso
"Acreditamos ter uma evidência direta de um intenso bombardeio tardio, no sistema estelar próximo Eta Corvi", assinalou Carey Lisse, do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, em Laurel (Maryland).
O que o Spitzer detectou consiste em uma nuvem de poeira ao redor de uma estrela brilhante próxima chamada Eta Corvi, que coincide com o conteúdo de um cometa gigante destruído.
Esta poeira se encontra perto suficiente da estrela para se acreditar que houve uma colisão entre um planeta e um ou vários cometas.
Os pesquisadores indicam que o sistema Eta Corvi, que tem aproximadamente 1 bilhão de anos, tem a idade adequada para produzir uma tempestade como essa.
Os astrônomos usaram os detectores de infravermelho do Spitzer para analisar a luz que procede do pó ao redor do Eta Corvi, nos quais encontraram sinais químicos de gelo de água, matéria orgânica, e rocha, o que significa que provém de um cometa gigante.
As características da poeira também se assemelham ao meteorito Almahata Sitta, que deixou cair fragmentos na Terra em 2008, no Sudão.
Os especialistas indicam que as semelhanças entre o meteorito e o objeto destruído que rodeia o Eta Corvi implica um lugar comum de origem.
O Sistema Solar tem uma região similar de asteroides, conhecido como Cinto de Kuiper, onde flutuam os restos de matéria gelada e rochosa que ficaram após a formação dos planetas há 4,5 bilhões de anos.
"Acreditamos que devemos estudar o sistema Eta Corvi em detalhe para aprender mais sobre a chuva de cometas e outros objetos que poderiam ter iniciado a vida em nosso planeta", assinalou Lisse.


Fonte: Uol.Com