sábado, 9 de junho de 2012

Jornalista e escritor Ivan Lessa morre aos 77 anos


Um dos colaboradores do jornal "O Pasquim", o jornalista e escritor Iva Lessa morreu nessa sexta-feira em Londres, cidade onde era radicado desde 1978. Filho do escritor Orígenes Lessa e bisneto do gramático Julio Cézar Ribeiro Vaugham, Ivan Pinheiro Themudo Lessa nasceu em 9 de maio de 1935, em São Paulo.
Escritor morreu em Londres | Foto: Divulgação
Escritor morreu em Londres nesta sexta-feira | Foto: Divulgação
No jornal "O Pasquim", do qual foi também editor, Ivan assinou as seções Gip-Gip-Nheco-Nheco, Fotonovelas e "Os Diários de Londres", escritos em "parceria" com seu heterônimo Edélsio Tavares.
Ao lado do cartunista Jaguar, Lessa criou o ratinho Sig, de Sigmund Freud, baseado na anedota que dizia que se "Deus criou o Sexo, Freud criara a sacanagem". O personagem se tornou símbolo de "O Pasquim".
Em sua carreira como escritor Lessa publicou "Garotos da Fuzarca" (1986), "Ivan Vê o undo" (1999) e "O Luar e a Rainha" (2005). O autor escrevia crônicas semanais para a BBC Brasil.
Homenagem a Chico
O jornalista definiu como "genial" a homenagem prestada pelo jornal O DIA ao humorista Chico Anysio após sua morte. Para ele, a capa do jornal deveria entrar para a lista de 10 melhores primeiras páginas na história do jornalismo.


O Dia Online
As informações são do IG 

5 aplicativos para rastrear um smartphone com GPS



Veja como descobrir a localização de um dispositivo móvel em caso de perda ou roubo


A vida das pessoas que precisavam encontrar rapidamente endereços em locais desconhecidos ficou mais fácil com a chegada do GPS. Depois da integração da tecnologia nos celulares, novas possibilidade de uso desta tecnologia de rastreamento por satélite surgiram, entre elas redes sociais, aplicativos para atividades físicas e geolocalização de fotos.
No entanto, uma possibilidade extremamente útil ainda é desconhecida de muita gente. No caso de perda ou roubo do dispositivo móvel, é possível usar aplicativos para determinar seu paradeiro. Estes aplicativos devem ser instalados nos smartphones e tablets e precisam de uma conexão com a internet (Wi-Fi ou 3G). Assim, poderão enviar informações constantes sobre a localização atual do aparelho.

Apesar de úteis, estes aplicativos têm limitações, como a necessidade de estar sincronizado com, no mínimo, três satélites. Isso pode ser difícil quando o aparelho está em locais fechados. Outro problema é a duração da bateria do aparelho, que tendem a durar menos quando o GPS está funcionando.
Geralmente, os aplicativos podem rodar em modo oculto. Este recurso é útil ao rastrear os filhos, mas também para não levantar suspeitas no ladrão que furtou seu celular. 

Confira abaixo os cinco aplicativos selecionados pelo iG para rastrear smartphones:
Buddyway
A grande vantagem do Buddyway é que ele funciona em múltiplas plataformas. O aplicativo roda em aparelhos com Windows Phone, Android, iOS, Symbian (S60) ou Java. Sua interface fácil de usar.
Fora o rastreamento, o Buddyway também pode ser usado como ótimo organizador de viagens. Ele ajuda a compartilhar fotos automaticamente seus amigos, já com o local exato onde foram tiradas vinculado ao arquivo.
Instamapper
O Instamapper é uma solução para usuários de iPhone, Android ou BlackBerry. Donos de iPhone, no entanto, não conseguirão rodá-lo de forma oculta. O Instamapper permite registrar informações colhidas por até 30 dias ou até 100 mil pontos de localização por dispositivo.
Find My Phone
Para o usuários de iPad, iPhone e iPod Touch, o Find My Phone é uma ótima opção. O aplicativo funciona integrado com o MobileMe e iCloud, o serviço de backup em nuvem da Apple. Após instalá-lo no aparelho, basta acessar sua conta de um dos dois serviços para ser informado sobre a localização do aparelho.
Where's My Droid
Como o próprio nome já indica, este aplicativo é voltado para os usuários de dispositivos com o sistema operacional Android, do Google. Além do rastreamento, há um alarme sonoro com uma mensagem pré-configurada que pode ser ativado por meio do envio de uma mensagem de texto (SMS).
3DTracking Free
Desta lista, o 3DTracking Free é o mais objetivo e não conta com recursos extras. Faça o registro, instale o aplicativo e acompanhe pelo site a localização do aparelho através da integração do serviço com o Google Maps. O 3Dtracking Free é oferecido somente para aparelhos que rodam Windows Mobile ou Symbian.
Como ativar o serviço de rastreamento
De maneira geral a maioria dos aplicativos de rastreamento de aparelhos por meio de GPS são instalados da seguinte maneira:
  1. 1. Acesse o site do serviço de rastreamento por GPS;

  2. 2. Clique no local indicado para novos registros;

  3. 3. Preencha o formulário com usuário e senha. Se for solicitado o IMEI ou número serial tecle *#06# no seu smartphone;

  4. 4. Acesse seu e-mail para confirmar o registro. Siga as instruções contidas no e-mail para instalar o aplicativo no dispositivo móvel. Geralmente, basta digitar no navegador do aparelho o endereço da página de web para baixar o arquivo ou localizá-lo na loja de aplicativos;

  5. 5. Confirme se a conexão está habilitada no dispositivo móvel, rode o aplicativo de rastreamento e espere até o GPS estar sincronizado com os satélites para que o serviço seja ativado;

  6. 6. Faça o login na página da internet do serviço pelo computador e acompanhe a localização do aparelho.

Professor-robô: Cientistas criam professor-robô que detecta quando estudante está distraído em aula online

Pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, criaram um professor-robô capaz de prender a atenção de estudantes em aulas online. A invenção foi revelada pela revista inglesa “New Scientist”.

De acordo com a publicação, o equipamento detecta quando o aluno está distraído (ou mesmo dormindo) e usa “truques” para mantê-lo concentrado. Os pesquisadores programaram o robô para contar uma história a um grupo de alunos. Depois, os questionou sobre o que lembravam.
Durante a história, o robô aumentou a voz ou usou gestos (da mesma forma que um “professor humano” faria) para conquistar novamente a atenção dos estudantes, caso percebesse, por meio de monitores, que eles estavam se dispersando. Outros dois grupos foram formados, mas sem o monitoramento de atenção.
Os alunos que estavam sendo “reconquistados” pelo robô conseguiram recontar a história muito melhor: de 14 questões, acertaram nove. Os outros, que não tiveram esse “estímulo”, acertaram pouco mais de seis.
A ideia, diz Andrew Ng, diretor do laboratório de inteligência artificial da Universidade de Stanford, na Califórnia, pode ter "implicações significativas na educação". "A perspectiva de medir automaticamente o engajamento do estudante para criar um professor mais interativo é muito excitante", disse.



(Com informações da New Scientist e do Good.com)uol bol.com

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Eleições 2012: Convenções partidárias começam domingo(10)



A partir de domingo (10), os partidos poderão realizar suas convenções para definir coligações e escolher os candidatos a prefeito e a vereadores nas eleições de 2012.
De acordo com a lei eleitoral, as convenções devem ser feitas até o dia 30 de junho.
A lei estabelece também que, a partir das convenções, nenhuma emissora de rádio ou canal de TV pode transmitir "programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção".
A legislação permite que os pré-candidatos façam campanha entre os filiados dos partidos até 15 dias antes da convenção.
Ele pode usar faixas e cartazes em lugares próximos de onde vai acontecer a convenção. No entanto, é proibido o uso de rádio, televisão e outdoor.



Folha.Com

Senac-RN abre novas vagas para cursos gratuitos



No mês de julho, o Senac/RN disponibiliza mais de 360 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes, por meio do Programa Senac Gratuidade (PSG). As inscrições começam na próxima segunda-feira (11) e seguem até o dia 18, por meio do site www.rn.senac.br/psg.

As capacitações contemplam áreas como comércio, comunicação, gestão e negócios, imagem pessoal e saúde. Os municípios beneficiados nesta fase são Natal, Assú, Macaíba, Mossoró. Veja aqui o quadro de vagas.

O PSG tem o objetivo de promover a inclusão social por meio da oferta de vagas gratuitas para a população de baixa renda em cursos de Formação Inicial e Nível Técnico. Somente nos meses de abril a junho, mais de 1.300 novos alunos iniciaram cursos no Senac, a partir dos benefícios do Programa. Até dezembro, o PSG ofertará cerca de 4.800 bolsas de estudos integrais no Rio Grande do Norte.

Processo Seletivo
A seleção dos candidatos ocorre de acordo com a ordem da inscrição efetuada no site do Senac, observando-se também os critérios definidos pela Política do PSG: possuir renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos federais e atender aos requisitos exigidos pelo curso escolhido, que variam de acordo com a modalidade escolhida.
 
Logo após a realização da inscrição, os candidatos com as melhores classificações serão convocados, através de publicação de listas no site da instituição, para apresentação dos documentos comprobatórios de renda e requisitos do curso pelo qual optou. Serão realizadas convocações ao longo o período de inscrição, até o preenchimento de todas as vagas.
 
Os processos seletivos para cursos inseridos no PSG são lançados mensalmente. Os candidatos que não forem contemplados na atual seleção, poderão se inscrever novamente nas próximas etapas.



Fonte: Dn Online

Governo do RN paga primeira parcela do 13º no dia 18 de junho



Por determinação da governadora do RN, Rosalba Ciarlini, os servidores estaduais ativos, inativos e pensionistas do Rio Grande do Norte terão o pagamento da primeira parcela do 13º salário transferido para suas contas no próximo dia 18 de junho.

"A determinação já foi para a Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças que fez o provisionamento do 13º e manteve o esforço nos ajustes das finanças do Estado permitindo o cumprimento desta antecipação da parcela do 13º salário", disse a governadora Rosalba Ciarlini na manhã desta sexta-feira (08).

Serão aproximadamente R$ 145 milhões pagos aos servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário, correspondendo a 40% do valor do 13º salário. "São mais recursos que circulam na economia do nosso Estado neste período de véspera dos festejos juninos e das férias escolares do meio do ano", salientou Rosalba Ciarlini.

Já os vencimentos relativos ao mês de junho serão pagos nos dias 28 e 29. Os primeiros a receber são os servidores com matrículas de 0 a 5. No segundo dia recebem os servidores com matrículas de 6 a 9.






Fonte: Nominuto.Com

Governo Federal anuncia 15 milhões para UPAs e UBS do Rio Grande do Norte




O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (6) a seleção de projetos para construção e ampliação de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os benefícios vão contemplar 125 unidades de saúde potiguares. Serão repassados recursos federais para a construção de uma nova UPAs e para ampliação de outras duas. Para as UBS, serão ampliados 122 postos. Ao todo, serão investidos R$ 15,1 milhões, sendo R$ 4,2 milhões para as UPAs e R$ 12,1 para as UBS. Os recursos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

"Esses novos serviços para a população representam o compromisso do Governo Federal em aumentar o acesso, com qualidade, dos cidadãos aos serviços do SUS (Sistema Único de Saúde). As UPAs e UBS estão inseridas nas redes prioritárias do Ministério da Saúde, que buscam desafogar os atendimentos nas emergências e ampliar a assistência especializada", destaca o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Reforço à atenção básica - Os recursos liberados pelo Ministério da Saúde serão usados para ampliação de 5.459 unidades básicas em 2265 cidades brasileiras. A medida faz parte do programa Saúde Mais Perto de Você, que está aprimorando os serviços de atenção básica do SUS.
As Unidades Básicas de Saúde são locais onde o cidadão pode receber atendimentos básicos e gratuitos em pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem, odontologia e outros atendimentos essenciais. As Unidades Básicas de Saúde resolvem 80% dos problemas de saúde da população do território que ela é responsável e promovem hábitos saudáveis de vida.

Apoio às emergências - Responsáveis por prestar atendimento de média complexidade, como vítimas de acidentes e problemas cardíacos, as UPAs contribuem para desafogar as urgências dos hospitais do SUS e reduzir o tempo de espera por atendimento.

Nas localidades em que estão em pleno atendimento, as unidades dão conta de atender, sem necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar, 97% dos pacientes que as procuram.

As UPAS 24h estão inseridas na rede Saúde Toda Hora, que está reorganizando o atendimento de urgência e emergência dos hospitais do SUS. A rede integra, além dos hospitais, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192), que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação. Nas unidades, os pacientes são avaliados de acordo com uma classificação de risco, podendo ser liberados ou permanecer em observação por até 24 horas, ou se necessário, serão removidos para um hospital de referência.



Fonte: Agência Saúde

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Caern vai analisar a qualidade da água de SANTO ANTÔNIO e mais 43 municípios




Essa pesquisa será feita no mês de junho. Vão ser examinados aspectos físico-químicos, bacteriológicos e hidrobiológicos.



No mês de junho, serão analisadas 200 amostras de água que serão colhidas em 44 cidades atendidas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Vão ser examinados aspectos físico-químicos, bacteriológicos e hidrobiológicos da água de três tipos do líquido: a bruta, filtrada e tratada.


Os municípios que terão as suas águas analisadas pela companhia são: Arês, Baía Formosa, Boa Saúde, Bom Jesus, Campo Redondo, Canguaretama, Barra de Cunhaú, Piriqui, Coronel Ezequiel, Espírito Santo, Goianinha, Jaçanã, Japi, Jundiá, Lagoa D'anta, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Lages Pintadas, Montanhas, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Nísia Floresta, Campo de Santana, Pirangi do Sul, Nova Cruz, Parnamirim, Passa e Fica, Passagem, Pedro Velho, Cuité, Santo Antônio, São Bento do Trairi, São José de Campestre, São José de Mipibu, Senador Eloi de Souza, Senador Georgino Avelino, Carnaúba, Serra Caiada, Serra de São Bento, Serrinha, Sítio Novo, Tangará, Tibau do Sul, Pipa, Várzea, Vera Cruz, Cobé e Vila Flor.

O Laboratório Central examina água distribuída em cada área atendida por uma regional da Caern. As regionais fazem essa análise mensalmente, de modo a aferir com regularidade como a água está chegando às torneiras das famílias, hospitais, creches e escolas, entre outras instituições. Em maio, o Laboratório Central fez o recolhimento de pelo menos 130 amostras dos 35 municípios e quatro distritos atendidos pela Regional Pau dos Ferros da Caern.



Fonte: Nominuto.Com


quarta-feira, 6 de junho de 2012

TCE condena ex-prefeitos e prefeitos ao ressarcimento aos cofres públicos!




O Tribunal de Contas do Estado condenou dois ex-prefeitos a ressarcir aos cofres municipais mais de R$ 980 mil, em decorrência de irregularidades relacionadas à prestação de contas do Fundeb, Fundef e FPM (Fundo de Participação do Município). O sr. Manoel Gomes Teixeira, então prefeito de Espírito Santo, teve o balancete do Fundef - exercício de 2003 - considerado irregular e o voto do plenário foi pela restituição de R$ 663.042,77, referente às despesas realizadas e não comprovadas. O voto foi relatado pelo conselheiro Cláudio José Freire Emerenciano, na sessão da Primeira Câmara de Contas.
O segundo processo foi da prefeitura de São José do Campestre, sob a responsabilidade do sr. José André de Mendonça. Em vista da ausência de prestação de contas das despesas efetuadas com recursos do Fundeb e do FPM no período de 21 de maio a 21 de agosto de 2009, a prestação de contas foi considerada irregular, sendo o voto pela restituição aos cofres públicos da quantia de R$ 317.741,94, resultante do somatório de R$ 210.422,89 desaparecidos da conta bancária vinculada ao Fundeb e R$ 107.319,05, que, inexplicavelmente, fora usurpado da conta reservada ao recurso do FPM. O conselheiro votou ainda pela imediata representação ao Ministério Público Comum, em virtude de suposto cometimento de atos de improbidade administrativa e ilícitos penais.
Cláudio Emerenciano relatou processo da Câmara Municipal de Pedra Grande de prestação de contas referente ao exercício de 2006, sob a responsabilidade do sr. Manoel Belchior Bandeira. O voto foi pela irregularidade, com restituição de R$ 44.473,00, decorrente da não comprovação de despesas efetuadas.
O conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes relatou os seguintes processos: da Prefeitura de Santana do Matos,  prestação de contas referente ao exercício de 2009, sob a Responsabilidade do sr. Francisco de Assis Silva. O voto foi pela cominação de sanção administrativa, na forma de multa na proporção de 30% do valor do subsídio anual do gestor na época, correspondente a R$ 36.720,00, por ter infligido as normas que determinam a comprovação da publicação do Relatório de Gestão Fiscal. Da Prefeitura de São Vicente, prestação de contas relativas ao exercício de 2005, sob a responsabilidade do sr. Josifran Lins de Medeiros. As contas foram consideradas irregulares e o voto foi pelo ressarcimento de R$ 23.100,00, decorrente de concessão de diárias e realização de dispêndio sem destinação específica, acrescido de multas e juros.
Da Prefeitura de Jandaíra, prestação de contas referente ao exercício de 2009 a cargo do sr. Fabio Magno S. Pinho Marinho. O voto foi pela irregularidade, com multa de R$ 28.800,00 por atraso no envio do relatório da Gestão Fiscal. Processo da Prefeitura de Severiano Melo com prestação de contas referente ao exercício de 2008, a cargo do sr. Silvestre Monteiro Martins. O voto pela irregularidade implicou em multa de R$ 21.600,00 e da Prefeitura de Campo Grande, processo de prestação de contas referente ao exercício de 2009, a cargo de José Edilberto de Almeida. O voto foi pela aplicação de multa de R$ 28.800,00 por ter infligido as normas. Ambos infligiram as normas que determinam a comprovação da publicação do Relatório de Gestão Fiscal e o não envio da documentação ao TCE no prazo legal.
A conselheira Adélia Sales relatou o seguinte processo: da prefeitura de São Bento, prestação de contas referente ao 1º bimestre de 2002, a cargo de Aldemir Elias de Morais. O voto foi pela irregularidade, determinando-se a restituição de R$ 23.008,80 ante a não comprovação de despesas.

Fonte: TCE               via canguaretamaemchamas.blogspot

Prefeitura de Santo Antônio/RN começa a regularizar terrenos para programa habitacional



A Prefeitura de Santo Antonio iniciou os trabalhos de regularização dos terrenos dos candidatos a beneficiários do Programa Nacional de Habitação Urbana - PNHU, Minha Casa, Minha Vida - MCMV. Os trabalhos consta de verificação e medição dos terrenos, como também do ponto geográfico através do GPS. Uma equipe de funcionários da Secretaria de Assistência Social (habitação) e da Secretaria de Tributação está visitando os terrenos para fazer um dos procedimentos e enquadrar os candidatos a beneficiários nos critérios do Programa.


"O município de Santo Antonio foi contemplado com 50 UH através do PNHU, isso significa que o município está apto, agora os beneficiários precisam também está apto para receber a UH. Como muitos candidatos tem apenas um recibo de compra e venda do terreno, a Prefeitura, através do prefeito Drº Gilson Geraldo, vai financiar a regularização dos terrenos junto ao cartório, emitindo também uma certidão de área e limite, informa o coordenador municipal de Habitação, Flávio Luiz".


O prefeito Dr. Gilson Geraldo, através da secretaria de Assistência Social, setor Habitação, esta desenvolvendo um grande trabalho para melhorar a vida dos cidadãos santoantoniense. Procurando cada vez mais conseguir benefícios para desenvolver e fazer a cidade crescer. 






Fonte: SMAS 

terça-feira, 5 de junho de 2012

Aquecimento pode causar prejuízo anual de US$ 100 bilhões na América Latina


 Imagem Ilustrativa(veja.com)

Levantamento do BID alerta que países precisam adotar medidas para tentar conter danos decorrentes das mudanças climáticas

Os países da América Latina e o Caribe enfrentarão prejuízos anuais de US$ 100 bilhões (cerca de R$ 203 bilhões) até 2050 caso não adotem medidas para tentar conter os danos em decorrência do aquecimento global. O alarme vem de um levantamento feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em conjunto com a Comissão Econômica da América Latina e o Caribe (Cepal) e a World Wildlife Fund (WWF), que será apresentado nesta terça-feira em Washington e no dia 20 na Rio+20, no Rio de Janeiro.

De acordo com Walter Vergara, chefe da unidade de energia sustentável e mudança climática do BID, os impactos físicos podem ser reduzidos com investimentos em adaptação. Ele cita que os problemas de perda de capacidade dos reservatórios hidrelétricos no Brasil, por exemplo, podem ser compensados com ações de reflorestamento.

"Uma medida de adaptação muito simples para o Brasil é trabalhar em bacias altas, acima dos reservatórios, fazer reflorestamento e conservar os bosques para que eles consigam reter a água e diminuir o impacto físico da perda de energia. Assim você consegue diminuir a velocidade de escoamento das águas e aumentar o armazenamento no solo", explicou Vergara.
O aumento do nível do mar também é outro impacto importante do aquecimento global. Para isso, o relatório aponta a necessidade de planejamento de infraestrutura urbana e também a construção de barreiras físicas.

O relatório ainda aponta os prejuízos nas lavouras agrícolas na América Tropical, Brasil, Bolívia e norte da Argentina em decorrência das condições climáticas. "Nas áreas onde era possível plantar soja, por exemplo, será necessário encontrar sementes que consigam se adaptar às mudanças de temperatura."

Veja a cobertura completa sobre a conferência Rio+20, que acontece em junho
Segundo Vergara, o relatório ainda faz os cálculos do custo financeiro associado à diminuição rápida de emissões de gases na América Latina. "A gente calcula que será necessário investir outros US$ 110 bilhões por ano para reduzir as emissões do estágio de hoje para 2 toneladas per capita para o ano 2050. Essa é a única forma para que o planeta não esquente mais do que 2ºC neste século", finalizou. 



Fonte: IG.COM

TCE cobra de câmaras análises de contas de 68 municípios



Tribunal quer cópias das atas de julgamento, acompanhadas das correspondentes atas das sessões, para que não reste dúvida se apreciações de fato ocorreram.

O presidente da Primeira Câmara do Tribunal de Contas, conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes, está cobrando dos presidentes das Câmaras Municipais a remessa de cópias das atas de julgamento, acompanhadas das correspondentes atas das sessões, relativas às Contas Anuais do Município que tenham recebido parecer prévio do TCE e tenham sido submetidas a julgamento da respectiva Casa Legislativa, concernente aos exercícios de 2000 a 2010. O conselheiro informou que a cobrança se deve à falta de atendimento por partes de 68 Câmaras Municipais. Ele alerta que o Órgão de Contas estabeleceu um prazo de 10 dias, a partir do recebimento do comunicado enviado pelo Tribunal, na data de 27 de fevereiro de 2012, para a remessa da documentação. Entretanto, 68 Câmara Municipais estão devedoras de documentos ou com atas de alguns exercícios pendentes. Diante da inadimplência, foi concedido um novo prazo improrrogável de cinco diaspara o envio dos documentos requisitados. O prazo começa a ser contado a partir do recebimento do ofício, remetido na manhã da sexta-feira 01 de junho. Carlos Thompson esclarece ainda que no caso de o Poder Legislativo persistir inerte, sem remeter a documentação, o TCE irá comunicar a omissão ao Ministério Público Estadual, bem como ao Ministério Público Eleitoral para adoção das providências cabíveis no âmbito de suas competências.

Relação das Câmaras Municipais que estão inadimplentes ou faltando documentação: 

1.Antônio Martins 2.Areia Branca 3.Assu 4.Baía Formosa 5.Barcelona 6.Bento Fernandes 7.Boa Saúde 8.Bodó 9.Bom Jesus 10.Campo Grande 11.Caraúbas 12.Carnaubais 13.Coronel Ezequiel 14.Coronel João Pessoa 15.Doutor Severiano 16.Encanto 17.Equador 18.Felipe Guerra 19.Galinhos 20.Grossos 21.Guamaré 22.Ipanguaçú 23.Itajá 24.Jaçanã 25.Jandaíra 26.Janduis 27.João Câmara 28.Lagoa Dantas 29.Lagoa de Pedras 30.Lajes Pintada 31.Luís Gomes 32.Macaíba 33.Major Sales 34.Martins 35.Maxaranguape 36.Montanhas 37.Mossoró 38.Paraná 39.Paraú 40.Parnamirim 41.Passagem 42.Patú 43.Pedra Preta 44.Pendências 45.Poço Branco 46.Porto do Mangue 47.Pureza 48.Rio do Fogo 49.Santa Maria 50.São Bento do Norte 51.São Bento do Trairí 52.São José de Campestre 53.São José do Seridó 54.São Miguel 55.São Miguel do Gostoso 56.Senador Eloi de Souza 57.Serra Caiada 58.Serra de São Bento 59.Serra Negra do Norte 60.Serrinha 61.Severiano Melo 62.Tibau 63.Tibau do Sul 64.Touros 65.Várzea 66.Vera Cruz 67.Viçosa 68.Vila Flor.

(Por Dinarte Assunçã)



Copiado do blog santoantoniominhacidade


Confira a história do alemão que encontrou 500 contos de fadas medievais


Imagem ilustrativa

Esqueça as historinhas açucaradas dos irmãos Grimm. A essência dos contos de fadas medievais foi coletada por um burocrata alemão que só agora ganha reconhecimento

Paula Tebyriçá, de Frankfurt | 23/05/2012
O escritor russo León Tolstói escreveu que para ser universal era preciso saber cantar sua aldeia. Durante toda a vida, Franz Xaver von Schönwerth fez isso em seu tempo livre. O resultado, um calhamaço de 30 mil páginas manuscritas, reúne anotações sobre a vida cotidiana da região de Oberpfalz, no sudeste da Alemanha, perto da atual República Tcheca, onde ele nasceu - e espetaculares 500 contos de fadas (alguns conhecidos, mas em versões diferentes, outros totalmente inéditos). O trabalho de Von Schönwerth, considerado um dos maiores folcloristas da Alemanha, só agora começou a ser resgatado. "O legado dele é uma fonte sem igual. Ele nos permite uma visão única na vida da Alemanha no meio do século 19", diz Manuel Trummer, professor da Universidade de Regensburg e especialista em Von Schönwerth. "A quantidade e a densidade dos manuscritos são únicos e apresentam uma universalidade que os fazem importantes não apenas para a Alemanha."

O modus operandi do folclorista era até singelo. Enquanto estava em Munique, onde viveu a maior parte do tempo por causa de suas obrigações na corte de Maximiliano 2º, de quem foi secretário-geral e conselheiro, convidava pessoas originárias da Oberpfalz para um café e escutava suas histórias. Essas pessoas geralmente não tinham altos cargos ou riqueza. Pelo contrário, eram da classe mais baixa. Ele também desenvolveu um questionário, que sempre repetia para seus entrevistados. Em 1860 e 1861, passou temporadas em Oberpfalz fazendo o trabalho de pesquisa no local - conversando com pessoas, transcrevendo o que lhe era contado, fazendo perguntas sobre diversos temas. Em seus relatos, há uma visão direta, metódica e quase sem interferência sobre o trabalho, a comida, as roupas, os passatempos, os ditados, as histórias e os contos de fadas que andavam de boca em boca na população de sua região.

Em 1857, publicou o primeiro volume da série Aus der Oberpfalz - Sitten und Sagen (De Oberpfalz - Maneiras e Histórias). Em 1858 e 1859, publicou o segundo e o terceiro volume da série, obras-primas da pesquisa folclórica. Apesar de grandes elogios do rei Maximiliano 2º e até dos irmãos Grimm, os livros foram um retumbante fracasso de vendas. Von Schönwerth continuou pesquisando e escrevendo o que ouvia e observava, mas depois de sua morte, em 1886, seu trabalho e seu nome caíram no esquecimento.

Os manuscritos de Von Schönwerth estão no Arquivo Histórico de Regensburg. Um acervo gigantesco que, aliás, nem sequer foi lido por completo - a Universidade de Regenburg é responsável por esse difícil trabalho. Mesmo assim, volta e meia algum pesquisador dá de cara com um tesouro. Como Erika Eichenseer, curadora de cultura da região de Oberpfalz, que pesquisando os manuscritos achou os tais 500 contos de fada inéditos.

O material recolhido pelo folclorista é onde se pode ver a universalidade da qual Trummer fala. Inúmeros contos começam com o clássico "era uma vez...". Outros são versões diferentes de contos de fada conhecidos, como João e Maria e Cinderela. Aqui a comparação com os irmãos Jacob e Wilhelm Grimm é inevitável. Os Grimm também eram grandes folcloristas e pesquisadores do século 19 e tornaram-se mundialmente famosos. Por que Von Schönwerth acabou esquecido? Trummer tenta explicar: "Ele ficou talvez aprisionado na regionalidade. Suas grandes obras têm no título o nome da região da Oberpfalz. Possivelmente deve ter surgido um preconceito geral, achando que ele era relevante só para essa região". Outra razão, talvez ainda mais importante, nas palavras de Trummer: "Von Schönwerth não editou suas histórias ou seus contos de fadas como os irmãos Grimm. Os Grimm tinham o ímpeto político de ajudar na formação de uma identidade alemã na época e, por isso, cortaram partes eróticas, noções de tempo e lugar, costumes locais. Eles fizeram uma grande edição dos textos, pois queriam transformar histórias populares em contos literários".

Os contos coletados por Von Schönwerth não tratam apenas de príncipes e princesas e nem sempre têm um final feliz. Falam de ofensas e crimes contra a natureza, de vagabundos astutos que tentam sempre levar vantagem, de animais, frequentemente protagonistas de histórias mágicas. Há também farsas engraçadas, nas quais dá para ter uma perfeita ideia da situação em que eram contadas. Von Schönwerth agia como um cientista. Simplesmente reproduzia os contos tal como os escutava, sem mexer e editar os relatos. "Os contos de fada de Von Schönwerth têm um frescor maior. Não são tão artificiais como os dos irmãos Grimm", afirma a pesquisadora Erika Eichenseer.

Originalmente, contos de fadas não eram apenas histórias infantis. Na Idade Média, não havia distinção entre crianças, adolescentes e adultos - todos dividiam o mesmo espaço, inclusive aquele dedicado a contar e ouvir histórias. A função dos contos, de acordo com o professor brasileiro Edmílson Martins Rodrigues, era unir a comunidade e transmitir valores (mas não a moral da história): não se desvie do caminho, obedeça os mais velhos, não dê atenção a estranhos. O mundo dos contos de fadas só mudou no século 18, quando começa a existir a distinção entre a infância e a idade adulta - quem se vale disso são escritores como Charles Perrault, Hans Christian Andersen e, claro, os irmãos Grimm, que não têm pudor em adaptar as histórias ao gosto popular.

O trabalho na Universidade de Regensburg pode ajudar a trazer novas luzes para um tempo quase esquecido, que repousa nos manuscritos de Von Schönwerth. Vale notar que o sucessor (e filho) de Maximiliano 2º foi Ludwig 2º, o homem que construiu o famoso castelo de Neuschwanstein no topo de uma montanha - e inspirou, décadas depois, Walt Disney, quando o animador buscava uma morada para Cinderela. A Baviera de Ludwig trouxe os contos de fadas para a vida real.

A doninha

Uma doninha, branca como a neve, corria por um campo. Uns meninos e uns cachorros que passavam por perto viram o animal e começaram a atazaná-lo. A pobre doninha não sabia mais para onde ir. Uma menina, que também passava pelo local, pegou o bichinho e protegeu-o em seu colo. A única coisa que ela tinha consigo era um ovo, que ofereceu à doninha. O animalzinho comeu e saiu correndo, deixando apenas a casca do ovo, tão pesada quanto a prata. E a casca tinha mesmo virado prata.
A menina passou a levar um ovo para a doninha todas as manhãs e, no dia seguinte, lá estava a casca transformada em prata. Ela ficou cada vez mais rica e ganhou vários admiradores, mas não queria saber de nenhum daqueles meninos, que quase tinham matado a doninha. Numa manhã de Páscoa, a menina levou para a doninha um ovo abençoado e o bicho deu uma mordida. Houve uma explosão e no lugar do ovo surgiu um lindo castelo. A menina desmaiou. Quando acordou, estava no castelo com um jovem príncipe ao lado. A menina o tinha libertado da maldição de ser uma doninha e agora os dois iriam se casar.


As três filhas do rei

Era uma vez 3 princesas que foram sequestradas por uma bruxa velha e feia, que as aprisionou em uma caverna e começou a ensiná-las a sua magia. Um dia, um príncipe se perdeu e chegou à caverna. Pediu abrigo e foi bem recebido, mas logo percebeu que havia algo errado. Em um momento de distração da bruxa, a mais nova das princesas contou ao príncipe que o intuito da velha era matá-lo e combinaram uma fuga. Assim que percebeu que os dois haviam fugido, a bruxa mandou a princesa mais velha atrás deles. Usando a magia que aprendeu, a princesinha fujona enganou a irmã, que voltou para a caverna. A bruxa mandou, então, a irmã do meio, que também foi enganada. Assim, a própria feiticeira foi atrás do casal. A moça pediu ao príncipe sua espada: ela se transformaria em um lago e ele em um pato, que não deveria sair de maneira alguma do meio do lago. A velha encontrou o lago e tentou de todas as formas atrair o pato para a margem, mas ele ficou onde estava. A bruxa, então, bebeu toda a água do lago. Nesse momento, a princesa pegou a espada e cortou a barriga da bruxa, que morreu. A princesa e o príncipe se casaram e foram muito felizes.

Folhas de cinzas

A moça maltratada pela madrasta que tinha de fazer todo o trabalho de casa sempre pedia para ir à missa aos domingos, mas a madrasta não deixava. Em vez de fada madrinha, foi uma fonte de água encantada que vestiu a moça com um lindo vestido para ela ir (escondida) à igreja. Na pressa de voltar logo para casa e não ser vista pela madrasta e pelas irmãs más, ela perdeu um sapatinho. O príncipe, que a tinha visto e se apaixonado perdidamente, vai com o sapatinho de casa em casa pelo reino. Na casa de Cinderela, as irmãs tentam experimentar o sapatinho. A primeira chega a cortar o calcanhar para o sapatinho caber. A segunda, corta os dedões, mas o príncipe acaba achando sua amada. Para o casamento, o pai de Cinderela é convidado - a madrasta e as irmãs tinham se enforcado de tanta inveja.




Saiba mais


Livro
Aus Der Oberpfalz: Sitten Und Sagen, Franz Xaver von Schönwerth, Contumax, 2010, US$ 19,48 (em alemão)








Extraído do: Guiadoestudante.abril.com

Câmara Municipal debate poder de investigação do MP



 Imagem Ilustrativa

Na tarde desta segunda-feira (04), a Câmara Municipal de Natal realizou audiência pública para debater o poder investigatório do Ministério Público. A proposição foi do vereador George Câmara (PCdoB). O objetivo da audiência foi discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 37/2011, que tramita na Câmara Federal, que extingue o poder investigatório criminal do MP, tornando-o exclusivo das Polícias Civil e Federal.

O procurador Geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Manoel Onofre Neto destacou o papel do MP nas investigações. “O MP não quer investigar sozinho, não queremos exclusividade. Queremos o fortalecimento da Polícia Civil e da Polícia Federal. Ajuizamos diversas ações para que o Governo viabilize o funcionamento das delegacias. O Ministério Público é detentor da ação e quer participar ativamente da investigação, para trazer bons resultados para a sociedade brasileira”, disse Onofre Neto.

A PEC 37, de autoria do deputado federal Lourival Mendes (PTdoB/MA), acrescenta o parágrafo 10 ao art. 144, da Constituição Federal, torna exclusiva a competência para a investigação criminal das polícias federal e civis dos Estados e do Distrito Federal.

Para o presidente da Associação do Ministério Público (AMPERN), promotor Eudo Rodrigues Leite, a PEC 37/2011 é uma temeridade a democracia. “Esta PEC tenta impedir que o Ministério Público investigue. O que está em jogo é que essa emenda representa um sério risco a democracia brasileira, pois na prática vai impedir que qualquer outra instituição investigue crimes. Isso é um risco ao Estado Democrático de Direito. Quanto mais instituições que possam realizar investigações, melhor”, defendeu

O procurador da república do Ministério Público da União, Fernando Rocha, enfatizou que a emenda constitucional é uma ação corporativista e não busca o bem estar da sociedade. “O corporativismo está na essência desta PEC. Não há instância jurídica para medida desta emenda constitucional. Hoje não apenas o Mistério Público realiza investigações, os tribunais de contas também e outros mais”, destacou.

A presidente da Associação dos Magistrados do RN (AMARN), juíza Hadja Rayanne, também se posicionou contrária a PEC 37/2011.

O propositor da audiência pública, vereador George Câmara, defendeu a independência do MP, TCE e demais órgãos que possam realizar investigações criminais. “Vamos apresentar uma moção de repúdio a esta PEC. Amanhã vamos dar entrada num requerimento para apresentar em plenário. Esse assunto não pode ser tratado de forma passiva, deve ser debatido de forma contínua. Este é um assunto de interesse desta casa. Não podemos perder uma arma de combate de a corrupção”



Fonte: Dn Online

segunda-feira, 4 de junho de 2012

RN: Ministério do Desenvolvimento Agrário entrega 26 retroescavadeiras para municípios do Rio Grande do Norte



O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, entregou, nesta segunda-feira, dia 4, o total de 26 retroescavadeiras para atender aos municípios do Rio Grande do Norte mais afetados pela falta de estrutura de suas estradas vicinais, que ligam a zona rural à urbana. Cada máquina será encaminhada a uma cidade diferente. A entrega foi feita, às 10h, no município de  Parnamirim, pertencente à Região Metropolitana de Natal,  capital do estado. O investimento total do MDA para a aquisição das máquinas foi de aproximadamente R$ 4,5 milhões. A doação dos equipamentos integra as ações do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). Na ocasião será divulgado um acordo de cooperação com o governo local para a implementação da Rede Brasil Rural e, também, um mutirão de documentação para as trabalhadoras rurais.
De acordo com o delegado federal do MDA no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa Sobrinho, as retroescavadeiras farão a diferença na vida dos agricultores familiares dos 26 municípios beneficiados. “As nossas estradas precisam de recuperação constantemente e as máquinas vão suprir essas necessidades. Vão garantir o transporte dos alimentos e produtos cultivados pelos agricultores familiares por meio do melhoramento da malha municipal de acesso à zona rural”, afirma.
Como no caso do agricultor rural Antônio Josenilton de Castro, 47 anos, que mora com a esposa e os quatros filhos em um sítio no município de Upanema. O sustento da família vem todo da comercialização dos grãos, legumes, frutas e animais criados em sua propriedade, que possui uma área de trabalho de cinco hectares.
Para vender os produtos, ele percorre 24 quilômetros até a feira do município. O caminho tem nove quilômetros asfaltados e 15 quilômetros de estrada de chão, que pioram nos tempos da seca e da chuva. “O que eu faria em 15 minutos, demoro meia hora. Quando a gente chega atrasado não consegue vender tudo na feira e, às vezes, os produtos estragam. O pessoal só compra de quem chega primeiro”, conta. O agricultor acredita que o cenário irá mudar com as retroescavadeiras. “Quando temos condições, chegamos mais rápido”, acrescenta.
No município de Encanto, a 420 quilômetros da capital potiguar, a máquina doada pelo MDA vai dar infraestrutura à metade da população. “Nosso município é bem dividido, 50% dos habitantes vivem na zona urbana e 50%, na rural. A retroescavadeira vai possibilitar ao agricultor familiar se estruturar para que não sofra tanto na próxima seca”, conta o prefeito de Encanto, Alberone Néri de Oliveira Lima.
Além de melhorar a infraestrutura das estradas, as prefeituras utilizarão os equipamentos para construir barragens e poços. Esses recursos irão captar e armazenar a água das próximas chuvas, que serão usadas pelas famílias rurais quando o período da seca chegar. “O próprio material retirado das estradas vicinais será utilizado na construção das barragens e dos poços amazônicos”, informa Alberone Lima, que seguirá o plano de ação desenvolvido pela prefeitura de Encanto para atender os agricultores.
Antes da entrega das máquinas, a delegacia do MDA, em parceria com a unidade regional da Controladoria-Geral da União do Rio Grande do Norte, promoveu um curso sobre a gestão do uso dos equipamentos e o controle social com os 26 prefeitos das cidades contempladas. Com duração de oito horas, a orientação ocorreu no dia 22 de março.
Já o treinamento dos 52 técnicos – dois para cada município – que irão operar as máquinas, foi realizado nos dias 11 e 12 de maio, em Natal. Em breve, os operadores participarão de outra capacitação. Dessa vez, o curso terá como  foco o uso das máquinas na construção das barragens submersas, que serão usadas para amenizar os efeitos da estiagem no período da seca. A iniciativa foi formalizada com o MDA e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do estado. 

Contemplados:
Território da Cidadania do Vale Açu – Mossoró
Baraúna, Grossos, Ipanguaçu, Itajá, Pendências, Serra do Mel
Território da Cidadania do Sertão dó Apodi
Apodi, Olho D'água dos Borges, Upanema
Território da Cidadania do Mato Grande
Caiçara do Norte, João Câmara, Pedra Grande, Pureza, São Bento do Norte, São Miguel do Gostoso ,Touros
Território da Cidadania do Potengi
Ielmo Marinho
Território da Cidadania do Seridó
Jucurutu, Lagoa Nova, Santana do Matos
Território da Cidadania do Alto Oeste
Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Lucrecia, Rafael Fernandes


Fonte: Femurn