sábado, 28 de janeiro de 2012

Partido Comunista de Cuba se reúne para definir mudanças na economia do país


Brasília – Os 811 dirigentes do Partido Comunista de Cuba se reúnem hoje (28) e amanhã, em Havana, na 1ª Conferência Nacional do ano. O objetivo é aprofundar os debates sobre as mudanças na economia interna. O presidente cubano, Raúl Castro, defende o que chama de “mudança de mentalidade”. Foi a alternativa encontrada por ele para tentar driblar as dificuldades causadas por quase 50 anos de embargo econômico imposto pelos Estados Unidos.
Nos últimos dois anos, o governo Raúl Castro adotou uma série de medidas que abrem a economia do país, como o estímulo à demissão voluntária dos funcionários públicos, liberação de compra de automóveis e imóveis, além de permissão para atividades autônomas.
Às vésperas da 1ª Conferência Nacional, o presidente cubano enviou sua mensagem ao país: “Ou mudamos ou vamos desperdiçar os esforços de gerações inteiras”. Segundo ele, a única força política no país deve “mudar de mentalidade” ao denunciar a corrupção, a burocracia e a inércia, bem como retificar os “erros” do passado.
Também estará em debate a ampliação dos mandatos dos líderes partidários de dois anos para cinco. A mudança favorece, por exemplo, Raúl Castro que está com 80 anos e é o presidente da República, do Conselho de Ministros e primeiro-secretário do Partido Comunista cubano.
A média de idade elevada entre os dirigentes políticos em Cuba é um dos fatos que preocupa Raúl Castro. Dos 15 membros do comitê político, eleito em abril de 2011, apenas três têm menos de 65 anos. O Partido Comunista de Cuba tem mais de 800 mil integrantes. É a única força política do país com pouco mais de 11 milhões de habitantes.
Na segunda-feira (30), a presidenta Dilma Rousseff e uma comitiva de ministros seguem para Havana, em Cuba, onde ficam até terça-feira. O objetivo da visita, segundo assessores que organizam a viagem, é intensificar as parcerias entre Cuba e Brasil e apoiar as mudanças em curso no país.



Fonte: Agência Brasil
 

Nasa descobre 26 planetas fora do Sistema Solar


São Paulo - A Nasa anunciou a descoberta de 26 planetas fora do Sistema Solar. Eles pertencem a 11 sistemas planetários diferentes, encontrados pela sonda Kepler.
Os planetas encontrados têm tamanhos variados. Alguns são maiores do que Júpiter, enquanto outros têm um raio um pouco maior do que a Terra. É provável que observações futuras consigam revelar se os 15 menores contêm núcleo rochoso como o da Terra.
Atualmente, mais de 700 exoplanetas já são conhecidos. Essa contagem teve início em 1995, quando foi encontrado o primeiro planeta a girar ao redor de uma estrela diferente do Sol.
Portanto, a descoberta praticamente triplica o número de estrelas conhecidas com mais de um planeta em sua órbita e dobra o número de exoplanetas já confirmados somente pela missão Kepler, iniciada em março de 2009, que acompanha mais de 150 mil estrelas e detecta a existência de um planeta a partir de uma diminuição do seu brilho, indicador de que o corpo está em sua órbita e passa na frente do astro.
Kepler é a primeira missão da Nasa capaz de observar corpos do tamanho da Terra na chamada zona habitável ao redor de uma estrela. Por isso, o objetivo da sonda é encontrar planetas do tamanho da Terra em zona habitável das órbitas das estrelas.
A descoberta também foi publicada na revista científica Astrophysical Journal.



Fonte: Infoabril.com

Trechos de Pirangi e Balneário de Pium estão impróprios para banho


Foram encontrados altos índices de coliformes fecais, prejudicando as condições de balneabilidade.



A praia de Pirangi do Norte, nas proximidades da APURN, e a praia fluvial, o balneário do Rio Pium, em Parnamirim, de acordo com o último boletim de balneabilidade, Nº 04/2012, divulgado hoje (27) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) apresentaram altos índices de coliformes fecais, inviabilizando as áreas para os banhistas.

Os índices de coliformes fecais encontrados na água das praias nas duas localidades estão acima do que é recomendado pela resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Conama. As amostras foram coletadas nessa quinta-feira (26) em 48 praias de todo o litoral norte-rio-grandense, se estendendo de Tibau até Baía Formosa.

O estudo faz parte do programa que analisa semanalmente amostras da água das praias e orienta, por meio de placas, os banhistas e veranistas que frequentam as praias do litoral potiguar em “própria” (verde) e “imprópria” (vermelha). A classificação desta semana pode ser considerada válida até a emissão do próximo boletim, prevista para o dia 03 de fevereiro.

Além do Idema e do IFRN, estão envolvidas no Programa Água Azul a Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado, o Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).





Fonte: Nominuto.Com

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Fitch rebaixa nota de cinco países da zona do euro


Itália, Bélgica, Espanha, Chipre e Eslovênia tiveram notas de crédito de longo prazo rebaixadas; Irlanda teve rating confirmado


A agência de classificação de risco Fitch rebaixou as notas de crédito de longo prazo de cinco países da zona do euro e confirmou o rating de um nesta sexta-feira. Os ratings estavam em observação com perspectiva negativa desde 16 de dezembro.
A Fitch decidiu rebaixar as notas de Bélgica, Chipre, Itália, Eslovênia e Espanha e colocou todas sob perspectiva negativa, e confirmou a nota da Irlanda, mas também com perspectiva negativa.
A Bélgica teve a nota de longo prazo reduzida de AA+ para AA, enquanto o Chipre saiu de BBB para BBB-. A Itália perdeu dois graus, de A+ para A-, o que significa uma baixa expectativa de risco de crédito e capacidade de honrar os compromissos alta. A Eslovênia e a Espanha foram rebaixadas de AA- para A.
Já a Irlanda teve a nota BBB+ confirmada, o que indica boa qualidade de crédito, com capacidade para pagamento dos compromissos adequada. O país se situa na categoria mais baixa dos ratings de grau de investimento.
A perspectiva negativa nos ratings significa 50% de chance de haver novo rebaixamento em um horizonte de dois anos.
Segundo a agência, no Chipre e na Irlanda a perda de acesso ao mercado já foi demonstrada por suas necessidades de apoio bilateral, o que se reflete em seus baixos ratings de graus de investimento.A Fitch também indicou que os rebaixamentos de Chipre, Eslovênia, Itália e Espanha refletem as preocupações relacionadas ao setor bancário nos dois primeiros países, um aumento adverso no crescimento diferencial de juros e dinâmica da dívida pública na Itália e uma piora fiscal e econômica na Espanha.
 Leia:
  





Fonte:Portal IG.COM

Turistas holandeses no agreste do RN.

Acesso para as cidades de Serra de São Bento e Monte das Gameleiras
Com o objetivo de promover os atrativos de Serra de São Bento e Monte das Gameleiras internacionalmente, o casal Lorena e Junior Gurgel, através da Pousada Pedra Grande, receberá nos próximos dias um grupo de turistas holandeses que se hospedará na Vila Rural Holandesa. O objetivo? conhecer um pedacinho da Holanda em pleno nordeste brasileiro em uma terra de clima ameno.
A iniciativa do casal é considerada como pioneira e a Pousada Pedra Grande servirá como uma vitrine de destinos onde o turista d eoutros países são estimulados a encontrar sugestões que lhes agradem, frente à enorme variedade de destinos que existem no Rio Grande do Norte, principalmente no litoral.
Hoje, o Rio Grande do Norte recebe semanalmente dois vôos charters da Holanda. A cada terça e sexta-feira, 180 passageiros desembarcam em terras potiguares.
Para Júnior Gurgel a tarefa mais difícil já foi feita que é trazer o turista nacional que é mais exigente. "Trazer o turista internacional será mais fácil pois todo o nosso estado é encantador", afirma Júnior.


Fonte: Blogdaserra

UERN divulga concorrência para Vestibular 2012


A Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE/UERN) divulga a concorrência do Processo Seletivo Vocacionado 2012 (PSV 2012) que oferta 2.472 vagas nos cursos de graduação da UERN. As provas do PSV 2012 serão realizadas nos dias 4 e 5 de março.

Clique aqui e confira a concorrência
 
O curso com maior concorrência continua sendo Medicina, com 128,30 candidatos por vaga, já entre os cotistas a concorrência é de 32 candidatos por vaga. Na concorrência geral, o segundo mais concorrido é o de Direito, do Campus de Natal com média de 48,35, seguido pelo curso de Odontologia do Campus Caicó com 44,6. Entre os cotistas essa concorrência cai para 18,9 e 25,7, referentes respectivamente aos cursos de Direito (Natal) e Odontologia (Caicó).

Nesta sexta-feira, dia 27, a Comperve irá disponibilizar a lista com a relação dos candidatos cotistas com inscrição confirmada, contendo a escola em que o candidato concluiu o Ensino Médio, a cidade e estado. O Objetivo é fazer com que a lista sendo pública qualquer pessoa pode verificar as informações relativas à escola onde o candidato afirmou haver concluído os estudos. Caso exista divergência, as pessoas poderão identificar e denunciar à COMPERVE sobre uma possível tentativa de fraude ao Sistema de Cotas.



Fonte: Dn Online

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Municípios têm novas regras para prestação de contas ao FNDE


Novas regras para prestação de contas de programas federais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) entram em vigor em 2012. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que a partir desse ano, será obrigatório o uso do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC).
  • Confira aqui a Resolução do FNDE
Segundo a Portaria 2, de 18 de janeiro de 2012, o sistema estará em funcionamento a partir do dia 02 de fevereiro. Os Municípios terão cem dias a mais nos atuais prazos para o envio da prestação de contas.

O FNDE informará a todos os gestores municipais e demais interessados os procedimentos necessários para a obtenção de senha pessoal e intransferível, destinada ao acesso ao SiGPC e à habilitação de corpo técnico de apoio.

As prestações de contas, que exigem parecer dos conselhos, também estarão contempladas na nova regra, cuja documentação será disponibilizada no SiGPC. Os conselheiros, devidamente habilitados, promoverão a análise, emissão de parecer e a remessa das prestações de contas ao FNDE, também por meio do sistema.



Fonte: Femurn

Expedição na Amazônia do Suriname descobre 46 novas espécies


A Conservação Internacional anunciou nesta quarta-feira a descoberta de 46 novas espécies na floresta amazônica do Suriname. Elas ainda precisam ser confirmadas cientificamente.


A expedição a locais remotos perto do vilarejo Kwamalasamutu catalogou no total 1.300 seres vivos.

A diversidade abrangeu de plantas, peixes, répteis e anfíbios, pássaros, formigas, cigarras, libélulas, besouros e mamíferos.
O estudo coletivo envolveu 53 cientistas, membros do povo indígena Tiriyó e estudantes.
A pesquisa está publica no boletim "Bulletin of Biological Assessment", que pertence à própria Conservação Internacional.

Veja galeria de fotos

Fonte: Folha.uol.com

Três prédios desabam no centro do Rio de Janeiro


Foto: Arte iG:  Mapa mostra local do desabamento

Três prédios, sendo um com 10 andares, outro com 18 pavimentos e um sobrado localizado entre os dois com quatro andares, desabaram por volta das 20h30 desta quarta-feira (25) na Rua Treze de Maio, no centro do Rio de Janeiro. As informações foram repassadas pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Seis pessoas feridas foram resgatadas dos escombros com vida. Cinco delas foram levadas para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro, e duas receberam alta. Uma delas estava dentro de um elevador no momento do desabamento. A sexta vítima procurou socorro por conta própria no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, zona norte, e também já foi liberada.
Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Defesa Civil estão no local procurando por 21 desaparecidos. O desabamento dos prédios levantou uma espessa nuvem de poeira que cobriu diversos carros estacionados na região.
Os três prédios que desabaram ficavam perto do Theatro Municipal. No edifício de 18 pavimentos, funcionavam salas comerciais e, no térreo, havia uma agência bancária. Envie nos comentários abaixo informações sobre o desabamento.
O operador de refrigeração Nelson Gomes, de 38 anos, estava no 10º andar de um dos edifícios com outras dez pessoas quando ouviu um forte barulho. "Desci as escadas correndo, desesperado. Quando saí do edifício, ele desabou. Escapei por um triz. Foi obra de Deus", disse.

Foto: Marcos de Paula/ Agência Estado: Bombeiros trabalham em meio aos escombros à procura de vítimas


Fonte: IG.Com

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Primeira edição do Natal em Ação de 2012 começa segunda-feira



A programação da primeira edição do projeto “Natal em Ação” neste ano começa na próxima segunda-feira, dia 30, no bairro de Felipe Camarão. Até o dia 9 de fevereiro, todas as secretarias municipais voltam suas atividades para os problemas identificados na região. Nesta tarde, representantes das secretarias e do Exército – parceiro nas ações – se reuniram no salão nobre da Prefeitura para discutir detalhes da programação. O “Natal em Ação” é um projeto de largo alcance e que tem contando com a aprovação dos natalenses.

Esta primeira edição do ano de 2012 terá a parceria do Exército, com a participação de soldados da força tarefa que está em treinamento para a missão no Haiti. Junto com a Secretaria Municipal de Educação, eles vão trabalhar na recuperação do CMEI Zilda Arns. Pela Secretaria de Saúde, o trabalho dos soldados do Exército será na recuperação das Unidades de Saúde II e III de Felipe Camarão. Com a Semopi, farão a recuperação da malha viária do bairro.

Durante a programação, até o dia 9, equipes atuarão no recolhimento de lixo em terrenos baldios, varrição e caiação de meio-fio (Urbana), recuperação da iluminação pública (Semsur), revitalização das sinalizações verticais e horizontais (Semob).

Também estão previstas ações preventivas de enfrentamento ao trabalho infantil e ao crack e outras drogas, executadas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).

No dia 9, encerrando a edição, haverá atendimentos nas áreas de saúde, assistência social, esporte, lazer e cultura, destacando a presença de grupos culturais da própria comunidade, em palco armado em frente à Escola Municipal Veríssimo de Melo. Segundo o coordenador do Natal em Ação, Luís Antônio de Albuquerque Lopes, o atendimento de saúde será nas unidades II e III de Felipe Camarão.



Fonte: Dn Online

O Santo Graal

Imagem: arquivoufo

Ao longo da história do cristianismo, a veneração por relíquias sagradas foi uma das mais corriqueiras demonstrações de fé vinculadas ao catolicismo. Esse tipo de experiência de fé visava reforçar materialmente a crença na história de vida dos santos e de Jesus Cristo. Por isso, principalmente a partir da Idade Média, as relíquias se transformaram em alvo da adoração e da constituição de várias lendas que descreviam os grandes poderes destes artefatos sagrados.

Em meio a tantas relíquias, o Santo Graal tem um significado especial, pois se trata de um suposto objeto utilizado por Cristo durante a Última Ceia. Ao longo do tempo, as interpretações e simbologias em cima desse objeto sagrado ganharam novas versões que, inclusive, inspiraram a narrativa do best-seller “O Código da Vinci”. Contudo, os estudos sobre o cristianismo primitivo em pouco contribuem para que essa crença se transformasse em realidade.

No primeiro século, os valores cristãos eram populares entre pessoas de origem humilde e que não tinham condições de ostentar nenhum tipo de luxo material maior. Por isso, caso o Santo Graal realmente existisse, não poderíamos imaginá-lo como um utensílio sofisticado e valioso. Além disso, os próprios relatos sobre a Última Ceia contidos nos evangelhos bíblicos não fazem nenhuma menção especial a qualquer objeto utilizado na última celebração entre Cristo e seus apóstolos.

No entanto, com o passar dos séculos, outros textos considerados sagrados foram responsáveis por articular a lenda que se criou em torno do Santo Graal. Em um desses textos, também conhecidos como evangelhos apócrifos, encontramos a menção de um cristão que, durante o julgamento e a crucificação de Cristo, teve o cuidado de zelar por utensílios supostamente utilizados pelo líder messiânico. Dessa maneira, estariam nesses relatos a origem do mito sobre o copo da Última Ceia, o Santo Graal.

Um dos responsáveis por dar continuidade ao mito do Graal foi um poeta medieval francês chamado Chrétien de Troyes. Em um de seus poemas épicos, Troyes contava a história de Percival, um camponês que se juntou aos cavaleiros do Rei Arthur e se lançou ao mundo em busca de aventuras. A certa altura da história, o cavaleiro Percival se depara resignadamente com uma procissão onde alguns cristãos carregavam valiosas relíquias, sendo uma delas “um graal”.

A história, que não teve prosseguimento pela morte de seu autor, diz em suas partes finais que o Graal avistado pelo cavaleiro tinha o poder de evitar várias intempéries. Apesar de mal explicada, a história do poeta francês foi importante para que o caráter divino do Graal fosse posteriormente explorado por outros escritores. Segundo alguns estudiosos, o termo “graal”, primeiramente utilizado por Troyes, faz referência a um tipo de prato raso, e não ao cálice que costuma simbolizar a famosa relíquia.

Algumas décadas após a morte de Troyes, a história por ele iniciada foi retomada por vários autores que reinventaram os destinos de Percival e o valor daquele graal. Em meio às reinvenções, os cavaleiros do rei Arthur perseguiriam o Santo Graal com o objetivo de curar e instruir o lendário rei Arthur. Entre os cavaleiros estava o puro Galahad, que ao encontrar a relíquia descobre importantes revelações sobre o mundo.

Na Idade Moderna, as famosas histórias do Santo Graal e das demais relíquias do mundo medieval se depararam com as críticas do movimento protestante. A crença e a compra das relíquias eram atacadas como um tipo de atividade contrária a outras mais importantes práticas cristãs. Contudo, a lenda conseguiu sobreviver ao longo do tempo e, no século XIX, foi relacionada com a Ordem dos Cavaleiros Templários, ordem religiosa criada no século XII com a missão de proteger a cidade de Jerusalém.

Essa interpretação histórica foi fundada a partir da leitura de um poema alemão intitulado como “Parzival”. Nessa obra, o graal é descrito como uma pedra protegida por um grupo de guerreiros chamados de “templeisen”. Anos depois, saberiam que esses indícios que ligavam o graal aos templários era fruto de uma interpretação errônea dos termos encontrados no poema alemão. Contudo, essa vinculação foi tomada como verdade durante um bom tempo.

No final do século XIX, em meio ao “boom” das descobertas arqueológicas, um grupo de pesquisadores resolveu imitar o fictício Percival, e assim saíram em busca do Santo Graal. Com o início da empreitada, vários “graais” foram encontrados e posteriormente desmascarados. No entanto, a lenda do graal ganhou um novo fôlego com o surgimento de grupos esotéricos que compreendiam o Santo Graal como um conjunto de textos sagrados de profunda importância religiosa.

A última e mais famosa versão sobre esse mito tenta levantar indícios pelos quais o Santo Graal, na verdade, faria uma truncada menção à expressão “sangue real”. Com base em tal premissa, acreditariam que o sangue real supõe a existência de uma linhagem de descendentes de Jesus Cristo que, segundo outras supostas fontes documentais, teria deixado herdeiros a partir de sua união com Maria Madalena. E assim, a lenda do graal cresce com novas, acalentadoras e instigantes promessas.


Rainer Sousa
Fonte: Brasil Escola

iPads da Apple pode ser produzido do Brasil: Foxconn recebe isenção para produzir tablets no Brasil

Imagem Ilustrativa

A taiwanesa Foxconn, que fabrica os iPads da Apple, recebeu do governo federal os benefícios fiscais para produzir tablets no Brasil.
Segundo a portaria interministerial 34 publicada nesta quarta-feira no "Diário Oficial da União", a empresa terá direito aos benefícios previstos no decreto 5.906 de setembro de 2006.
A determinação prevê isenção ou redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), PIS e Cofins para empresas que invistam em atividades de pesquisa e desenvolvimento de produtos de tecnologia.
Segundo a portaria de hoje, a regra valerá para tablets com telas sensíveis ao toque, sem teclado e com peso inferior a 750 gramas.
Também estão incluídos na medida os acessórios, cabos, fontes de alimentação e manuais de operação que são relativos aos tablets.
A expectativa é que a Foxconn comece a produzir os aparelhos --principalmente os iPads, da Apple-- na fábrica em Jundiaí, interior paulista.
Entre 2010 e 2011, a Foxconn investiu R$ 300 milhões para a construção de sua terceira fábrica no município, destinada aos aparelhos da Apple, em uma planta prevista para 1.400 funcionários.
Apesar dos constantes comentários do ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, sobre o início da fabricação para o fim de 2011, a empresa ainda não produziu nenhum iPad.



Fonte: Folha.Com

Cientistas criam 'pipa' que gera energia



A  pipa da Makani Power faz movimentos circulares como a ponta da hélice de turbinas convencionais.


Voando em trajetória circular a até 600 metros de altura, os equipamentos que funcionam como pipas atingem velocidades de 240 km/h.
A empresa Makani Power espera poder vender a tecnologia em 2015.

Fonte: BBC Brasil

Ministro anuncia mudança nas diretorias do Dnocs




O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, afirmou ontem que haverá mudanças nas diretorias do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Ele destacou que, sobre o caso específico de Elias Fernandes Neto, que é diretor-geral do Dnocs, vai conversar com o vice-presidente Michel Temer e com líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, para argumentar que a substituição é a melhor solução. "A posição do ministério é de promover mudanças em todos os quadros de dirigentes desses órgãos. Essas alterações devem sair até o início de fevereiro", afirmou.

Ontem, o portal do jornal O Globo destacou que a saída de Elias é dada como certa no Palácio do Planalto. Mas ainda estava em diálogo uma tentativa de um acordo com o PMDB, para evitar desgaste na base aliada. "Vou fazer as negociações políticas com o PMDB. Pretendemos manter o espaço do partido, mas as mudanças são necessárias agora", disse o ministro, em entrevista veiculada pelo Jornal Nacional.

A reportagem do portal de O Globo informou que Henrique Eduardo Alves reagiu à possibilidade de nova substituição no Dnocs. Para ele, não há motivos para a mudança, já que as supostas irregularidades apontadas no relatório da Controladoria Geral da União no Dnocs foram esclarecidas pelo ministro da Integração Nacional. "Vão tirar o Elias por quê? Eu não vou nem discutir isso. Esse relatório da CGU não é uma posição final. A Controladoria é um órgão opinativo. Já tem uma resposta encaminhada pelo ministro Fernando Bezerra com os esclarecimentos. Quem decide se há irregularidade ou não é o TCU (Tribunal de Constas da União). Não era para nem mesmo o Albert Gradvhol ter saído. Agora, o Elias tem que sair por causa disso? É um absurdo", disse Henrique Eduardo, numa referência à demissão de Gradvohl, da diretoria administrativa.

No início da noite, o Ministério da Integração emitiu uma nota oficial sobre as futuras decisões. "O Ministério da Integração Nacional reafirma a posição de renovar os quadros das empresas vinculadas à pasta. Este processo de mudança se iniciou no final do ano passado. A reestruturação visa aperfeiçoar práticas de gestão do ministério e de suas vinculadas", destacou a nota.

No Dnocs, o engenheiro Fernando Ciarlini assumiu a diretoria de infraestrutura e o economista Vitor de Souza Leão, profissional de carreira da Controladoria Geral da União (CGU), a administrativo-financeira, no lugar de Albert Gradvhol. A solenidade para posse de Vitor de Souza foi ontem, em Fortaleza, onde está localizada a sede do órgão.

"Ressalta-se que novos nomes para a composição dos quadros das vinculadas serão anunciados até o início de fevereiro. As alterações deverão ser feitas após as devidas avaliações", acrescentou a nota. Enquanto isso, o PPS anunciou que vai solicitar investigação no Dnocs.

Elias Fernandes nega irregularidades 

O diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes, emitiu uma nota oficial na qual nega qualquer irregularidade na gestão do órgão. Segundo ele, a complementação salarial, chamada Vantagem de Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI), nos percentuais de 70% e 100% do vencimento básico de níveis médio e superior, foi estabelecida por decreto lei. Segundo o relatório da Controladoria Geral da União esse benefício levou a desvio de quase R$ 120 milhões.

"Foi implementada através de Decreto-Lei nº 2.438, de 1988, não tendo o Dnocs governança sobre a implantação da política salarial dos seus servidores e instado o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão a se posicionar acerca do tema", escreveu o diretor geral na nota.

Ao explicar os convênios firmados pelo Dnocs com as prefeituras do Rio Grande do Norte, Elias Fernandes disse que a responsabilidade pela execução das obras é totalmente dos prefeitos. Ele destacou que as negociações somam R$ 12 milhões. O valor contradiz o apontado pelo relatório da CGU que apontou R$ 14,7 milhões como tendo sido recebidos por 37 prefeituras potiguares. 

Para Elias Fernandes não há que "se falar" em desvio já que todo processo está sendo apurado pelo Ministério da Integração Nacional. "Não há de se falar em desvios, pois as providências já tomadas foram comunicadas ao Ministério da Integração Nacional, à Controladoria Geral da União e ao Tribunal de Contas da União para as devidas análises e julgamento", escreveu na nota oficial.

O diretor geral do Dnocs explicou ainda a obra da Barragem de Congonhas, citada no relatório da CGU. Segundo ele, a construção, no valor de R$ 160 milhões, está paralisada devido a problemas no licenciamento ambiental. "O contrato com o consórcio que iria construir a obra foi rescindido por este diretor geral, com publicação pelo Diário Oficial da União em 29 de dezembro de 2011", completou. 

Suspeitas 

O jornal O Globo publicou uma reportagem na edição de ontem na qual aponta supostas irregularidades de R$ 312 milhões no Dnocs e direcionamento de verbas de Defesa Civil para o Rio Grande do Norte. As supostas irregularidades foram levantadas,  segundo a reportagem, em auditoria da Controladoria Geral da União.  A CGU também teria constatado "concentração significativa" de convênios. O relatório CGU destacou que os municípios do RN receberam tratamento diferenciado. Dos 47 convênios firmados pelo órgão, 37 foram com prefeituras do Rio Grande do Norte, que contrataram R$ 14,7 milhões.



Fonte: Tribuna do Norte

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Governo boliviano anuncia nacionalização de petroleira argentina


Morales ameaçou estatizar mais empresas do setor petroleiro

La Paz, 24 Jan 2012 (AFP) -O governo boliviano anunciou a nacionalização nesta terça-feira das ações da petroleira argentina Pan American Energy (PAE) em favor da estatal YPFB-Chaco por não cumprir seu compromisso de investimento no bloco Caipipendi (ao sul).
"O Decreto Supremo trata da cessão obrigatória da Panamerican Energy (PAE) à YPFB-Chaco e esta fará a avaliação de quanto são os investimentos executados até a data para chegar a uma conciliação final", explicou o novo ministro de Hidrocarbonetos, Juan José Sosa.
A disposição aprovada na primeira sessão do novo gabinete que tomou posse na segunda-feira argumenta que a medida foi adotada porque a Pan American Energy não cumpriu a porcentagem de investimento com a qual tinha se comprometido para elevar a produção de gás destinada à exportação.
"A porcentagem que a PAE tinha que aportar não foi cumprida, por isso, foi feita a cessão obrigatória do contrato", afirmou o ministro Sosa.
Os contratos de operação assinados em 2006 estabelecem que no desenvolvimento do bloco de gás Caipipendi participavam as empresas Repsol com 37,5%, British Gas com 37,5% e Pan American Energy, com 25%. O investimento total se aproximava dos 1,6 bilhão de dólares.
"A participação da PAE está sendo transferida para a YPFB-Chaco, que é uma subsidiária da petroleira estatal YPFB", completou Sosa.
O ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, disse que "a recuperação de ações" tem o propósito de que "o Estado se envolva na extração de gás".
Segundo dados da estatal YPFB, o bloco Caipipendi produz 3 milhões de metros cúbicos diários de gás (MMmcd) e se espera que com os investimentos programados esse volume possa aumentar em 6 MMmcd, para totalizar uma produção de 9 MMmcd.
Em 2010, a PAE recorreu à arbitragem internacional pela nacionalização de seu pacote acionário na empresa Chaco.



Fonte: Terra.Com