terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Maior erupção solar desde 2005 pode perturbar comunicações por satélite



A maior erupção solar registrada desde 2005 começou a se fazer sentir na Terra, bombardeando o planeta com partículas magnéticas que podem perturbar as comunicações via satélite, anunciaram autoridades americanas na última segunda-feira (23).
A erupção, que ocorreu no domingo perto do centro do sol, projetará partículas de prótons para a Terra até a quarta-feira (25), advertiu a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).
"A própria erupção em si não tem nada de espetacular, mas ejetou ao espaço uma massa coronal (nuvem de plasma de intenso campo magnético) a uma velocidade fenomenal de 6,4 milhões de km/h", disse à AFP Doug Biesecker, físico do Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA.
A tempestade geomagnética provocada pelo Sol é a mais forte desde 2005, mas foi classificada como de categoria 3 em uma escala que vai até 5, afirmou. Por isto, é considerada "forte", mas não "grave".
Segundo o site da NOAA na internet, um evento de categoria 3 pode causar alterações nos sistemas informáticos dos satélites, bem como nas comunicações por rádio nos pólos. A navegação aérea e as plataformas petrolíferas também podem ser afetadas nestas regiões.
"Não esperamos um grande impacto com um evento deste tipo", disse Biesecker.
Os moradores de Europa e Ásia também poderão aproveitar a noite de terça-feira para admirar a aurora boreal, acrescentou.


Fonte: Uol.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário