sexta-feira, 21 de março de 2014

IFRN lança edital para 940 vagas em cursos de pós-graduação a distância

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) lançou o edital para os cursos superiores de pós-graduação na modalidade a distância (EAD). Os candidatos aprovados irão ingressar no segundo semestre letivo de 2014.
Foram abertas 940 vagas distribuídas em cursos de 8 polos de apoio presencial em Caraúbas, Guamaré, Grossos, Marcelino Vieira, Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Cuíte de Mamanguape, na Paraíba.

Os cursos são Ensino de Língua Portuguesa, Matemática numa Abordagem Transdisciplinar, Gestão Pública, Ensino da Matemática no Ensino Médio, Literatura e Ensino, Ensino de Ciências e Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido

As inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema Gestor de Concursos (http://ingresso.ifrn.edu.br) a partir das 14h do dia 8 de abril e seguem até as 22h de 27 de abril. O candidato que não tem acesso à internet poderá fazer a sua inscrição nos polos de apoio presencial, em dias úteis, nos horários de funcionamento de acordo com o Anexo I do Edital.
O preenchimento das vagas, por polo e curso, dar-se-á através de processo classificatório e eliminatório, e será realizado por meio de análise do currículo acadêmico e do histórico acadêmico do curso de graduação dos candidatos inscritos, observando-se, neste, o Índice de Rendimento Acadêmico (I.R.A.) ou Coeficiente de Rendimento (C.R.). A nota final do candidato será a soma do I.R.A ou C.R. (com valor normalizado de 0 a 100 pontos) com a pontuação obtida na análise do currículo acadêmico.
O resultado parcial do Processo Seletivo será divulgado no dia 3 de junho de 2014, no sítio do IFRN. Caberá recurso à Comissão de Seleção contra a análise de currículo acadêmico, no dia seguinte ao da publicação do resultado parcial.  No dia 10 de junho de 2014 será divulgado o resultado final.

As inscrições  no site (http://ingresso.ifrn.edu.br) a partir das 14h do dia 8 de abril e seguem até as 22h de 27 de abril.

Vagas

Polo de Apoio Presencial de Caraúbas:
Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido (30 vagas)
Gestão Pública (30 vagas)
Literatura e Ensino (40 vagas)
Ensino de Língua Portuguesa e Matemática numa Abordagem Transdisciplinar (40 vagas)

Polo de Apoio Presencial de Cuité de Mamanguape:
Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido (30 vagas)
Literatura e Ensino (30 vagas)
Ensino de Língua Portuguesa e Matemática numa Abordagem Transdisciplinar (30 vagas)

Polo de Apoio Presencial de Guamaré:
Gestão Pública (30 vagas)

Polo de Apoio Presencial de Grossos:
Literatura e Ensino (25 vagas)
Ensino de Língua Portuguesa e Matemática numa Abordagem Transdisciplinar (25 vagas)
Ensino de Ciências (25 vagas)
Ensino de Matemática no Ensino Médio (25 vagas)

Polo de Apoio Presencial de Marcelino Vieira:
Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido (30 vagas)
Literatura e Ensino (30 vagas)

Polo de Apoio Presencial de Natal:
Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido (50 vagas)
Literatura e Ensino (50 vagas)
Ensino de Língua Portuguesa e Matemática numa Abordagem Transdisciplinar (50 vagas)
Ensino de Ciências (30 vagas)
Ensino de Matemática no Ensino Médio (30 vagas)

Polo de Apoio Presencial de Parnamirim:
Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido (40 vagas)
Literatura e Ensino (50 vagas)
Ensino de Língua Portuguesa e Matemática numa Abordagem Transdisciplinar (40 vagas)
Ensino de Matemática no Ensino Médio (30 vagas)

Polo de Apoio Presencial de São Gonçalo do Amarante:
Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido (30 vagas)
Literatura e Ensino (30 vagas)
Ensino de Língua Portuguesa e Matemática numa Abordagem Transdisciplinar (30 vagas)
Ensino de Ciências (30 vagas)

Ensino de Matemática no Ensino Médio (30 vagas)




Fonte: G1 RN

Imagem ilustrativa

quinta-feira, 20 de março de 2014

DIGITALIZAÇÃO DA ALMA - Claudianor D. Bento


Digitalização da alma
(Duas caras)

Se na digitalização da tua sublime face a “verdade” se avistasse
por onde da estampa da imagem vibra a alegria angelical.
Se por acaso por detrás dessa visão, em suma, principal
entre os pixels visíveis a admirável alma também se mostrasse.

Em que a humildade e a virtude que dizes ter, e a tua moral...
Tudo isso, de relance, por entre os muitos pixels se revelassem.
Mesmo que por pouco tempo à tua consciência chegassem,
verias a verdade que de fato marca esse teu inspirador ideal.

Perceberias que nem tudo nesse teu imenso circo idolatrado
onde vives sob máscaras num mundo de fingimento idealizado
e expondo essas verdades, agora, diante dessa digital ironia.

Tu! Um ser vaidoso e confiante, surpreendido ficarias
ao perceber que tudo o que, a tempos, ostentavas e dizias
não passava de pura falsidade, arrogância e hipocrisia.


Claudianor D. Bento – dezembro de 2011

segunda-feira, 17 de março de 2014

Analfabetismo no Brasil não tem tido a redução esperada e possíveis razões serão abordadas em audiência pública no Senado Federal

     As razões pelas quais o analfabetismo não tem tido a redução esperada no Brasil serão abordadas durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal. O debate ocorre na manhã desta segunda-feira, 17 de março, e vai tratar da persistência do analfabetismo em uma parcela significativa de jovens e adultos.

Um relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que aponta o Brasil como oitavo país do mundo em número de analfabetos entre jovens e adultos foi mencionado no requerimento que solicitou a audiência. Além disso, também foram citados estudos que mostram: entre 1993 e 2003 houve redução de 200 mil analfabetos por ano. Já entre os anos de 2003 e 2013 a redução foi de apenas 70 mil por ano.

De acordo com o senador que propôs o debate, Cristovam Buarque (PDT-DF), o governo federal trata o assunto com descaso, como um problema menor, sem importância.





Da Agência CNM, com informações da Agência Senado

Nota:

Enquanto os governos preferirem investir em quantidade ao invés de qualidade será sempre assim. Se formam milhares de professores todos os anos, e será que a maioria realmente sai preparado para ser um bom professor? Será que a maioria não pensa exclusivamente nas possíveis melhoras do salário? A verdade dói na consciência daqueles que se encaixam nesse perfil e a natural resposta são jogar culpas e farpas para todos os lados. Uma pena!!
Os professores das escolas particulares, apesar de ganhar menos, se esforçam muito mais, mesmo aqueles que ensinam em escolas públicas e particulares, ao mesmo tempo, muitas vezes prestam melhores serviços nas particulares, mesmo ganhando menos. Aí se encontra um dos problemas da escola pública; A falta de gestão daqueles que comandam o grande barco da educação pública no Brasil. Falta o timoneiro!

Ou uma coisa ou outra, não sabemos de fato o que realmente acontece no nosso Brasil; outro fato é que a cada ano que se passa, apesar das quantidades de professores e alunos que terminam os seus respectivos cursos os números de analfabetos, semianalfabetos ou sem a real instrução para o seu devido curso "concluído", poderíamos dizer que nessas realidades de números positivos em relação à melhorias na nossa educação, em partes, não correspondem aos fatos.


Como exemplo deveríamos seguir os modelos de países como: Coreia do Sul, EUA, Inglaterra, entre outros; e só assim daqui a vinte anos começaríamos a colher os doces frutos adocicados com a verdadeira educação.