sábado, 3 de agosto de 2013

RN tem 37 cidades selecionadas no Mais Médicos

A lista de municípios selecionados para receberem os profissionais brasileiros inscritos no Programa Mais Médicos, do Governo Federal, foi divulgada pelo Ministério da Saúde. Neste primeiro mês de inscrições, 17 cidades potiguares foram selecionadas e 37 vagas preenchidas no Rio Grande do Norte. O número corresponde a 12,9% da demanda e capacidade de 286 vagas apresentadas pelo Estado. No total, 101 municípios se inscreveram.
Do total de vagas, 21 estão nas periferias da capital e região metropolitana e 16 em cidades de maior vulnerabilidade social do interior. Natal foi a cidade que mais preencheu vagas com 16 médicos, em seguida está Macaíba na região metropolitana com cinco médicos, e Touros no Litoral Norte, com dois.
Os demais 14 municípios contemplados receberão um profissional cada, são eles: Alexandria , Arês, Bom Jesus, Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado, Serra Caiada , Olho D'água do Borges, Pedro Avelino , Monte Alegre , Ielmo Marinho, Santana do Matos , Riacho da Cruz , Santa Maria  e Porto do Mangue .
Os profissionais selecionados nesta estapa têm até este sábado (3), às 16h, para homologar a participação no Mais Médicos. Na próxima segunda-feira (5), a lista final com os médicos e cidades será publicada no site do Ministério da Saúde. A próxima chamada começa no dia 15 de agosto.
No Brasil, 1.753 médicos foram direcionados a 626 municípios. Dos postos a serem ocupados, 51,3% estão em regiões carentes do interior e 48,6% nas periferias de capitais e regiões metropolitanas.


Fonte: ne10.uol.com

Santo Antônio/RN: Juiz determina designação imediata de Defensor Público em Santo Antônio/RN

O Juiz de Direito da Comarca de Santo Antônio, Ederson Solano Batista de Morais, deferiu pedido de liminar em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte e determinou que o Estado garanta e viabilize, de imediato, a designação de pelo menos um Defensor Público para atuar no Município, atendendo a população carente que necessita de assistência jurídica gratuita. A presença do Defensor na cidade deve ocorrer, no mínimo, em dois dias da semana, sendo um deles para atendimento e outro para participação em audiências judiciais.
A Decisão do Magistrado foi proferida no curso da ACP n° 0100503-50.2013.8.20.0128 ajuizada por representante do MP objetivando à designação de um Defensor Público para atuar especificamente na Comarca, tendo em vista que, recentemente, através de ato administrativo (Resolução n° 47-CSDP) a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte determinou a extinção do serviço de assistência jurídica integral e gratuita à população carente local, como fará também nas Comarcas onde não possui sede, tal qual Santo Antônio.
Em sua argumentação o Ministério Público chamou atenção para o grande volume de serviço demandado em referida unidade judicial, a qual exerce jurisdição sobre um universo de 47 mil habitantes, distribuídos por seis Municípios, em região “assolada por relevante índice de miséria e por patente desconforto social”. As informações foram publicadas no Jornal de Hoje.



Fonte: Blog NovaCruzOficial

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Fóssil de jacaré do período Jurássico é descoberto no Maranhão

Nas rochas do interior do Maranhão, pesquisadores da USP de Ribeirão Preto desencavaram fósseis de um dos mais antigos membros do grupo ao qual pertencem os jacarés e crocodilos de hoje.
Com cerca de 160 milhões de anos, o bicho, batizado de Batrachomimus pastosbonensis, também é importante por ser o primeiro vertebrado do país (à exceção de peixes) com restos que datam do período Jurássico, a mais famosa fase da Era dos Dinossauros, contou à Folha o coordenador da pesquisa, o paleontólogo Max Langer.
Fatores climáticos e geológicos fazem com que fósseis jurássicos sejam raros no país. Tanto é assim que, quando toparam com o crânio da criatura em maio do ano passado, Langer e seus ex-alunos Felipe Montefeltro e Marco Aurélio de França acharam que se tratava de um anfíbio dos grandes.
Explica-se: na região também há camadas geológicas de um período mais remoto, o Permiano, que terminou há 250 milhões de anos. Nessa época, anfíbios com estrutura corporal parecida com a dos jacarés atuais patrulhavam os rios maranhenses.
Desfeito o engano, os cientistas homenagearam a confusão ao batizar a espécie --Batrachomimus quer dizer "imitador de sapo", enquanto pastosbonensis se refere ao município de Pastos Bons, onde o bicho foi encontrado.
Além do crânio, os paleontólogos acharam cacos das patas e da armadura óssea do bicho. Era um animal pequeno --cerca de 1 m de comprimento-- e de focinho comprido e fino, lembrando os gaviais, bichos modernos nativos da Índia. A dentição deixa clara a predileção da criatura por uma dieta de peixes.

FAMÍLIA COMPLICADA
Isso não parece surpreendente, a não ser pelo fato de que, nessa época, os parentes remotos dos crocodilos eram, em sua maioria, bichos terrestres de pernas relativamente compridas, alguns até comendo plantas ou insetos.
O esqueleto do B. pastosbonensis, por outro lado, indica que ele não era membro dessas linhagens extintas esquisitonas (do ponto de vista moderno), mas sim do grupo dos Neosuchia, aquele ao qual pertencem os jacarés modernos. Dentro desse subgrupo, o fóssil maranhense é um dos mais antigos.
A análise feita pelos cientistas da USP sugere um parentesco com bichos que viveram na China, na Mongólia e no Uzbequistão.
É possível que os ancestrais de todos esses bichos já tivessem se dispersado pelo planeta quando havia um único supercontinente na Terra, seguindo trajetórias evolutivas separadas.
Os paleontólogos propõem outra ideia para explicar a semelhança desses protojacarés com os anfíbios grandalhões. Segundo eles, é possível que a extinção de tais anfíbios tenha deixado aberta a porteira para novos predadores semiaquáticos, o que levou alguns membros do grupo dos crocodilos a adotar a vida dentro d'água.
A descrição do bicho está na revista "Naturwissenschaften". O estudo teve apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do CNPq.



Fonte: Portal folha.uol.com

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Prazo para o envio de dados do Censo Escolar termina nesta quarta, 31

Termina hoje quarta-feira, 31 de julho, o prazo de preenchimento dos dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2013. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta os gestores para que não deixem de informar os dados da escola, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula.
A CNM havia informado sobre este prazo em outras matérias, mas reforça o fim do prazo. Para o envio das informações é preciso que o gestor acesse a página do Educacenso.
É com base no Censo Escolar que os recursos para merenda e transporte escolar são transferidos aos Municípios. A distribuição de livros, a uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica também é feita por meio dessas informações.

Acesse aqui o Educacenso


Fonte: Agência CNM