quinta-feira, 16 de agosto de 2012

MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio


O Ministério da Educação prepara um novo currículo do ensino médio em que as atuais 13 disciplinas sejam distribuídas em apenas quatro áreas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática).

A mudança prevê que alunos de escolas públicas e privadas passem a ter, em vez de aulas específicas de biologia, física e química, atividades que integrem estes conteúdos (em ciências da natureza).
A proposta deve ser fechada ainda neste ano e encaminhada para discussão no Conselho Nacional de Educação, conforme a Folha informou ontem. Se aprovada, vai se tornar diretriz para todo o país.
Editoria de arte/Folhapress
Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os alunos passarão a receber os conteúdos de forma mais integrada, o que facilita a compreensão do que é ensinado.
"O aluno não vai ter mais a dispersão de disciplinas", afirmou Mercadante ontem, em entrevista à Folha.
Outra vantagem, diz, é que os professores poderão se fixar em uma escola.
Um docente de física, em vez de ensinar a disciplina
em três colégios, por exemplo, fará parte do grupo de ciências da natureza em uma única escola.
Ainda não está definida, porém, como será a distribuição dos docentes nas áreas.
A mudança curricular é uma resposta da pasta à baixa qualidade do ensino médio, especialmente o da rede pública, que concentra 88% das matrículas do país.
Dados do ministério mostram que, em geral, alunos das públicas estão mais de três anos defasados em relação aos das particulares.
Educadores ouvidos pela reportagem afirmaram que a proposta do governo é interessante, mas a implementação é difícil, uma vez que os professores foram formados nas disciplinas específicas.
O secretário da Educação Básica do ministério, Cesar Callegari, diz que os dados do ensino médio forçam a aceleração nas mudanças, mas afirma que o processo será negociado com os Estados, responsáveis pelas escolas.
Já a formação docente, afirma, será articulada com universidades e Capes (órgão da União responsável pela área).
Uma mudança mais imediata deverá ocorrer no material didático. Na compra que deve começar neste ano, a pasta procurará também livros que trabalhem as quatro áreas do conhecimento.
Organização semelhante foi sugerida em 2009, quando o governo anunciou que mandaria verbas a escolas que alterassem seus currículos. O projeto, porém, era de caráter experimental.


Fonte: Folha.uol.com

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Teste de jato hipersônico não tripulado dos EUA falha


Aeronave não conseguiu voar seis vezes mais rápido que a velocidade do som por causa de falha no sistema de controle



O teste de um jato hipersônico feito pelos Estados Unidos na terça-feira deu errado, informou a Força Aérea do país nesta quarta-feira. A expectativa era que o avião fosse capaz de voar na velocidade Mach 6, ou seja, seis vezes mais rápido que a velocidade do som, a quase 7.400 km/h.

            A aeronave não tripulada e sem asas foi batizada de A-51A Waverider e foi lançada de um bombardeiro B-52 sobre o Oceano Pacífico. De acordo com a Força Aérea, uma falha no sistema de controle foi detectada pouco depois do lançamento.
A rede americana CNN afirmou que a aeronave caiu no Pacífico após o problema. Um relatório detalhado será divulgado em algumas semanas.
Um avião comercial capaz de voar em Mach 6 poderia ir de Londres a Nova York em menos de uma hora. Mas o objetivo dos testes do Departamento de Defesa americano é desenvolver uma nova geração de mísseis super rápidos.
Com AP


Fonte: IG.Com

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Escolas municipais da Zona Rural podem receber recursos para o abastecimento de água



As escolas municipais de educação básica, localizadas na zona rural, podem receber recursos financeiros para abastecimento de água. O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta terça-feira, 14 de agosto, a Resolução 32 que destina a verba.

De acordo com a Resolução, os recursos serão destinados para garantir o abastecimento de água em condições de qualidade para consumo e condições sanitárias favoráveis para proporcionar qualidade de vida e o adequado funcionamento das escolas do campo.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta aos gestores que os recursos serão liberados às escolas que possuam Unidade Executora Própria (UEx), tenham declarado no censo escolar 2011 a inexistência de abastecimento de água e esgotamento sanitário e que não tenham sido beneficiadas com essa assistência financeira.

Para que os recursos sejam liberados é necessária a validação do Termo de Declaração e Compromisso junto ao Sistema Integrado Monitoramento Execução e Controle (Simec), no módulo do Plano de Metas (PAR). O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibilizará os procedimentos para utilização dos recursos por meio de guia de orientações operacionais.



Fonte: Agência Brasil