sábado, 8 de dezembro de 2012

UFRN, melhor Universidade Federal do Norte/Nordeste


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se classificou como melhor universidade federal das regiões Norte e Nordeste do País no Índice Geral de Cursos (IGC), posto antes ocupado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A UFRN, que tinha se classificado em 3º lugar na avaliação anterior, conquista o 1º lugar com o conceito 3,66, equivalente à faixa 4 do Índice.

O IGC é indicador criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC), que avalia anualmente o desempenho dos cursos de graduação e das pós-graduações das instituições de ensino superior do Brasil.

O IGC considera o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) para o cálculo do conceito final de cada instituição, que varia de 1 a 5. O índice é a média ponderada do conceito obtido por todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado de cada instituição.

Neste ano, foram avaliados 30 cursos da UFRN no ENADE 2011, considerando que os cursos que possuem duas modalidades (licenciatura e bacharelado) são avaliados separadamente, contando como dois cursos. O Índice considera desde o desempenho dos estudantes até o corpo docente, proposta pedagógica, infraestrutura, entre outros.

Ao todo, 11 cursos obtiveram conceito máximo no Exame, sendo nove destes lotados no Campus Central e dois lotados no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), da cidade de Caicó. O resultado representa uma porcentagem de 40% (36,6%) do total avaliado.

Desde a criação do IGC, em 2007, a UFRN demonstra crescente aumento no cálculo do conceito final, tendo permanecido sempre na faixa 4 do Índice. Em 2007, o conceito contínuo da Universidade foi de 3,38, evoluindo para 3,66 em 2011. (A faixa 4 do IGC contempla as instituições avaliadas com conceitos entre 2,95 e 3,94).


Portal UFRN

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Exame obrigatório reprova mais da metade dos recém-formados em medicina



Dos 2.411 participantes do Exame do Cremesp, 54,5% foram reprovados. 114 tiveram suas provas invalidadas



Dentre 2.411 participantes do Exame do Cremesp, formados em escolas médicas do estado de São Paulo, 54,5% foram reprovados, pois acertaram menos de 60% da prova, ou seja, menos de 71 das 120 questões. O exame contou com a presença de 2.525 egressos das 28 escolas médicas paulistas que funcionam há mais de seis anos. Desses, 114 tiveram suas provas invalidadas. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (6).


Segundo informou o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), 2.943 recém-formados se inscreveram no exame. Desses, 71 (2,5%) não compareceram. Dos 2.872 presentes, 119 (4,2 %) tiveram suas provas invalidadas (114 de São Paulo e 5 de outros estados) - sendo que 86 boicotaram o exame, assinalando letra " b" em todas as questões, e 33 apresentaram provas com outros padrões de respostas inconsistentes.


As provas invalidadas não foram consideradas na apuração dos resultados.


Também compareceram ao exame recém-formados de 51 diferentes cursos de medicina de outros estados (347, do total de 2.872 presentes). Como irão se registrar no Cremesp e atuar no estado de São Paulo, eles também fizeram a prova. O objetivo principal do Exame do Cremesp é avaliar o ensino médico no Estado de São Paulo. Por isso, para alguns resultados, não foram considerados os participantes formados em outros estados.


A prova contou com 120 questões objetivas de múltipla escolha que abrangem problemas comuns da prática médica, de diagnóstico, tratamento e outras situações, em nove áreas básicas: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Saúde Mental, Epidemiologia, Ciências Básicas e Bioética.


Baixo desempenho em áreas básicas


O Exame do Cremesp de 2012 demonstra que há deficiências na formação dos estudantes em campos essenciais do conhecimento médico. Chamou a atenção o baixo índice de acertos em Saúde Mental (média de 41% de acertos), Saúde Pública (46,1%), Clínica Médica (53,1%) e Ginecologia (55,4%).


Escolas privadas tiveram menor média de acertos


No resultado do Exame do Cremesp de 2012, de acordo com a natureza das escolas médicas, considerando 2.753 provas válidas, verificou-se que a média (percentual de acertos da prova) foi maior entre os cursos de medicina públicos (63,74 % de acertos), quando comparados com os participantes oriundos de instituições privadas (54,38 % de acertos).


Exame obrigatório


Pela primeira vez, o Cremesp tornou o exame obrigatório. O comprovante de participação na prova no dia 11 de novembro será exigido para o registro profissional do médico no Cremesp. Mas o registro não dependerá do desempenho ou da aprovação. O resultado individual, por aluno, é confidencial.


Segundo informou o conselho, por força de lei, o Cremesp não pode condicionar o registro à aprovação em um exame. Isso exigiria uma lei federal, como a que instituiu o Exame da OAB, o que está em tramitação no Congresso Nacional.


Os inscritos que faltaram ao Exame do Cremesp no dia 11 de novembro deverão apresentar justificativa.


Encaminhamentos


Ainda de acordo com o conselho, as notas individuais serão encaminhadas confidencialmente a cada participante. As escolas médicas terão um relatório pormenorizado de desempenho de seus alunos por área do conhecimento, preservando a identidade dos formandos. Também receberão relatório sobre o Exame do Cremesp os Ministérios da Educação e da Saúde, o Conselho Federal de Medicina, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.


Audiência a estudantes


Um grupo de cerca 10 estudantes - a maioria representante de centro acadêmico de uma faculdade de medicina - esteve na sede do Cremesp, na ocasião em que eram divulgados os resultados do Exame, para saber o que iria acontecer com aqueles que boicotaram a prova, já que não estavam conseguindo obter inscrição no Conselho.


Após a coletiva, Azevedo, Luna e Ayer receberam os estudantes em audiência. O presidente do Cremesp esclareceu que as provas, que durante o processo de correção e revisão, apresentaram resultados inconsistentes, estavam sendo analisadas pela Comissão Organizadora. Ele informou que o Cremesp tem até 31 de janeiro para confirmar esses resultados.


Somente após a confirmação do resultado pela Comissão Organizadora do Exame do Cremesp, o recém-formado em medicina poderá dar entrada ao pedido de inscrição. Mas aqueles que têm urgência do registro podem formalizar um requerimento de prioridade junto ao Cremesp.



Imagem ilustrativa




Fonte:midianews.com  e  R7

Google continua a introduzir pequenas ferramentas no Google +

A Google continua a introduzir pequenas ferramentas no Google+ que permitem à plataforma diferenciar-se da concorrência, sobretudo do Twitter e do Facebook. A gigante de Mountain View anunciou a adição de uma nova funcionalidade com o nome de Comunidades.

As Comunidades permitem que os utilizadores criem grupos e, dentro destes, partilhem e discutam em tempo real os interesses que têm em comum, tanto com amigos como com estranhos. A ideia é criar espaços onde as pessoas sabem que podem ir para comentar ou saber novidades sobre um tema. As Comunidades vão estar disponíveis em quatro modalidades, duas delas públicas e duas privadas.

Nas públicas o utilizador pode criar uma comunidade em que todos podem partilhar e interagir, enquanto no outro modelo é possível definir moderadores, os únicos com capacidade para publicar, enquanto o resto dos utilizadores apenas podem interagir a partir daquele conteúdo. Os grupos públicos podem ser encontrados através de uma pesquisa dentro do Google+.

As Comunidades privadas funcionam do mesmo modo mas estão limitadas aos utilizadores que tiverem acesso ao link que vai ser gerado na altura da criação do grupo.

O novo espaço dentro do Google+ aparece de forma natural, como explica o vice-presidente da plataforma social, Brad Horowitz: "todas estas comunidades de boutiques, biohacking, conseguiram de certa maneira organizarem-se sozinhas e as pessoas encontraram-se umas às outras, apesar dos nossos "não" esforços. Com as Comunidades, o Google+ torna mais fácil cada um encontrar a sua tribo".

A empresa disse numa publicação no blogue oficial que durante as próximas 24 horas deverá ficar disponível no Google+ o botão dedicado às Comunidades.

Brad Horowitz fez ainda questão de lembrar que no Facebook toda a experiência social se baseia à volta de pessoas que se conhece na vida real, enquanto no Twitter é difícil ter uma conversa "significativa" com 140 caracteres. O objetivo deste novo lançamento é que as pessoas vivam experiências em conjunto com desconhecidos.

Será ainda curioso ver como é que estes grupos de interesses podem vir a influenciar o destaque de determinadas palavras-chave dentro do motor de busca principal.

A empresa norte-americana revelou que o Google+ tem 500 milhões de utilizadores inscritos e destes 235 milhões são ativos em serviços Google, como na Play Store, Maps e Gmail, enquanto 135 milhões são ativos dentro da plataforma social.





Com informações de TEK

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Carnatal 2012: Programação e Agenda




CARNATAL 2012

De 06 a 09 de dezembro
Quinta: Jorge e Mateus (Pirraça), Capilé (Burro Elétrico), Netinho (Bikoka), Chiclete com Banana (Nana).

Sexta: Chiclete com Banana (Nana), Asa (Cerveja e Coco), Parangolé (Swingaê), Tomate (Bicho), Claudia Leitte (Caju).

Sábado: Ivete (Cerveja e Coco), Psirico (Swingaê), Ricardo Chaves (Bicho), Chiclete (Nana), Tuca Fernandes (Balada).

Domingo: Asa (Cerveja e Coco), Ricardo Chaves (Bicho), Grafith (Swingaê).


CAMAROTE SKOL:

Quinta-feira:

Bateria da Mangueira
Mesa Doze
Banda 5%

Sexta:
Baile da Favorita
MC Sapão
MC Márcio G
DJ Tubarão
DJ Helen Sancho

Sábado:
DJ Isis Valverde
Fina Tonelada
Luzinho Nobre
Sax In The House
André Luvi


Domingo:
Ensaio do Araketu com Tatau
Arquivo Vivo
Banda Pura

Fonte: Portal carnatal.com

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Morre o grande arquiteto Oscar Niemeyer


Oscar Niemeyer, principal nome da arquitetura no Brasil, morreu por volta das 22h desta quarta (5), aos 104 anos, no Rio.
O arquiteto carioca, que completaria 105 anos em 15 de dezembro, deu entrada no hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio, em 2 de novembro, a princípio para tratar de uma desidratação, em sua terceira internação no ano. Mais tarde, porém, Niemeyer apresentou hemorragia digestiva e houve piora em sua função renal. Na terça-feira (4), uma infecção respiratória levou a uma piora no estado clínico de Niemeyer.
Em outubro, ele havia ficado duas semanas no hospital também por causa de uma desidratação. Em maio, o teve pneumonia e chegou a ficar internado na UTI. Recebeu alta depois de 16 dias. Em abril de 2011, foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino. Na ocasião, ele ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária.
Nascido no bairro de Laranjeiras, no Rio, Oscar Niemeyer se formou em arquitetura e engenharia na Escola Nacional de Belas Artes em 1934. Em seguida, trabalhou no escritório dos arquitetos Lúcio Costa e Carlos Leão, onde integrou a equipe do projeto do Ministério da Educação e Saúde.
Por indicação de Juscelino Kubitschek (1902-1976), então prefeito de Belo Horizonte, Niemeyer projetou, no início dos anos 1940, o Conjunto da Pampulha, que se tornaria uma de suas obras brasileiras mais conhecidas.
Em 1945, o arquiteto ingressou no Partido Comunista Brasileiro (PCB), entrando em contato com Luiz Carlos Prestes e outros políticos. Ao longo das décadas, travou amizades com diversos líderes socialistas ao redor do planeta, viajando constantemente à União Soviética --conjunto de países comunistas liderado pela Rússia-- e a Cuba.
Em 1947, Niemeyer fez parte da comissão de arquitetos que definiria o projeto da sede da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York. A proposta elaborada por Niemeyer com o franco-suíço Le Corbusier serviu de base para a construção do prédio, inaugurado em 1952.
Durante os anos 50, projetou obras como o edifício Copan e o parque Ibirapuera, ambos em São Paulo, além de comandar o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Novacap, responsável pela construção de Brasília.
Ao lado de Lúcio Costa, ajudou a dar forma à nova capital, concebendo edifícios como o Palácio da Alvorada e o Congresso Nacional.
Inaugurada em abril de 1960, Brasília transformou a paisagem natural do Brasil central em um dos marcos da arquitetura moderna.
Impedido de trabalhar no Brasil pela ditadura militar, Niemeyer se mudou em 1966 para Paris, onde abriu um escritório de arquitetura. Projetou a sede do Partido Comunista Francês, fez o Centro Cultural Le Havre, atualmente Le Volcan, realizou obras na Argélia, na Itália e em Portugal.
Após a anistia, retornou ao Brasil, no início dos anos 1980. No Rio, projetou os CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública, apelidados de "brizolões") e o Sambódromo, durante o primeiro governo de Leonel Brizola no Estado (1983-1987).
Em 1988, Niemeyer se tornou o primeiro brasileiro vencedor do prêmio Pritzker --o Oscar da arquitetura. Depois dele, Paulo Mendes da Rocha recebeu a honraria, em 2006. Ainda em 1988, Niemeyer elaborou o projeto do Memorial da América Latina, em São Paulo.
Nos anos 1990 e 2000, a produção de Niemeyer continou em alta, com a inauguração do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ), o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e o Auditório Ibirapuera, dentro do parque, em São Paulo.
Em 2003, exibiu sua versão de um pavilhão de exposições na tradicional galeria londrina Serpentine --que todo ano constrói um anexo temporário.
Em 2007, projetou o Centro Cultural de Avilés, sua primeira obra na Espanha, construída durante três anos ao custo de R$ 100 milhões. Inaugurado em março de 2011, o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer foi fechado após nove meses, em meio ao agravamento da crise econômica, desentendimentos entre o governo local e a administração do complexo no dia do aniversário de 104 anos de Niemeyer. Em meados de 2012, no entanto, o centro foi reaberto.
Mais de 60 anos após a realização do Conjunto da Pampulha, o arquiteto voltou a assinar um projeto de grande porte em Minas Gerais em 2010, com a inauguração da Cidade Administrativa do governo do Estado, na Grande Belo Horizonte.
Atualmente, em Santos, está em execução o projeto de Niemeyer para o museu Pelé. A previsão é que a obra seja concluída em dezembro de 2012.
Niemeyer deixa a mulher, Vera Lúcia, 67, com quem se casou em 2006. Deixa ainda quatro trinetos, 13 bisnetos e quatro netos, filhos de Anna Maria --sua única filha, morta em junho deste ano aos 82--, fruto de seu casamento com Anita Baldo, de quem ficou viúvo em 2004.



Imagens ilustrativas






Fonte: folha.uol.com



Frevo pernambucano: Novo patrimônio da humanidade escolhido pela UNESCO


Em reunião em Paris com a participação da ministra brasileira da Cultura, Marta Suplicy, a Unesco tornou nesta quarta-feira (dia 5) o frevo pernambucano patrimônio imaterial da humanidade.
A decisão de incluir o frevo como "artes do espetáculo do Carnaval de Recife e de Olinda" na lista do patrimônio imaterial da humanidade foi anunciada na 7ª sessão do comitê intergovernamental de proteção desta área da Unesco (braço da ONU para educação, ciência e cultura), formado por 24 países. O objetivo é proteger essa tradição do Nordeste brasileiro para que ela se mantenha viva.
"O frevo é uma tradição artística muito dinâmica, na qual podemos encontrar expressões que mudaram ao longo dos anos, mas que permaneceram importantes na realização do Carnaval de Recife", afirmou a Unesco. "Estimamos que a inclusão de um evento tão festivo e inclusivo pode contribuir para a criatividade da humanidade."
Marta Suplicy participou da reunião da entidade, com sede em Paris. "Essa decisão representa o reconhecimento dos progressos de nossa política de proteção do patrimônio cultural imaterial", afirmou a ministra na reunião, em um discurso em francês.
A votação foi rápida, já que nenhum dos representantes dos países-membros do comitê pediu informações complementares ou fez objeções. Após a votação, uma música frevo foi tocada durante alguns instantes.
O patrimônio imaterial da humanidade, segundo a Unesco, se refere às práticas, representações, expressões e conhecimentos transmitidos por várias gerações e que representam o sentimento de identidade de uma comunidade. Ele é considerado "imaterial" porque sua existência e transmissão dependem da vontade humana, diz a entidade da ONU. "O patrimônio imaterial é vital para manter a diversidade cultural no mundo globalizado", afirma a Unesco.
Tango e gastronomia
O tango argentino e a gastronomia francesa são algumas das tradições já inscritas na lista da Unesco do patrimônio cultural imaterial da humanidade. No ano passado, o Yaokwa, ritual da tribo indígena brasileira Enawene Nawe, do sul da Amazônia, integrou a lista do patrimônio imaterial da Unesco que necessita de proteção urgente (outra classificação realizada nessa categoria), devido ao desmatamento e às atividades de mineração na região.
Até o final do ano passado, a lista do patrimônio cultural imaterial da Unesco reunia 232 elementos, sendo 33 deles da América Latina e do Caribe. A lista está sendo ampliada nesta 7ª sessão do comitê interministerial, que vai até sexta-feira. Além do frevo do Recife, também foram incluídas na lista cinco expressões culturais de países como Argélia, Armênia, Áustria e Bolívia.

Imagens ilustrativas



Fonte: Portal ig.com

TCE-RN: Nova presidência para o biênio 2013/2014


Paulo Roberto e Thompson Fernandes eleitos presidente e vice do TCE

O Tribunal de Contas do Estado já conta com a equipe gestora para o biênio 2013/2014. Em eleição realizada na sessão do Pleno de terça-feira, 4, pela manhã, foram eleitos para a presidência e vice-presidência, respectivamente,  os conselheiros Paulo Roberto Chaves Alves e Carlos Thompson Costa Fernandes. A solenidade de posse está marcada para o próximo dia 28 de dezembro.

Na mesma sessão, presidida pelo conselheiro Tarcísio Costa, foram eleitos os componentes da 1ª e 2ª Câmaras de Contas. A 1ª Câmara será presidida pela conselheira Adélia Sales e contará como membro o conselheiro Carlos Thompson. A 2ª Câmara terá à frente o conselheiro Tarcisio Costa e como membro o conselheiro Renato Costa Dias.

Foram eleitos ainda para a Corregedoria, o conselheiro Tarcísio Costa; Ouvidoria, Renato Costa Dias e direção da Escola de Contas, conselheira Adélia Sales. A votação foi acompanhada pelo procurador geral do Ministério Público de Contas, Thiago Guterres e pelos auditores Paulo Montenegro e Cláudio Emerenciano.

No final da eleição, Paulo Roberto solicitou a palavra para agradecer a todos pela confiança em seu nome, delegando a ele a presidência do TCE pela segunda vez. O seu primeiro mandato foi marcado por profundas mudanças no Tribunal, com a implantação do Planejamento Estratégico, Ouvidoria e desenvolvimento do setor de informática, entre outras ações.

Formado em Ciências Econômicas pela UFRN, Paulo Roberto exerceu várias funções na iniciativa privada e área pública, tais como diretor da Telern, assessor do Senado Federal e secretário de Estado da Secretaria do Trabalho e Ação Social. No TCE, ainda exerceu a presidência das 1ª e 2ª Câmaras de Contas.






Fonte: Femurn

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

CRUTAC/UFRN: Médico potiguar envia carta ao jornal “Estado” sobre a criação pioneira do CRUTAC na UFRN


O médico potiguar Alexandre Aquino de Andrade, que reside em São Paulo, diante do artigo do ex-ministro Adib Jateneque propõe a criação no Brasil de programa universitário semelhante ao CRUTAC (Centro Rural Universitário de Ação Comunitária), implantado na Universidade Federal do RN (UFRN) em 1966, pelo então Reitor-fundador Onofre Lopes, enviou a carta abaixo ao jornal “Estado de São Paulo” para publicação no espaço de leitores.

Eis a carta do Dr. Alexandre Aquino de Andrade:

“Na Edição de 3.12.12  lemos “Uma proposta” do Prof. Jatene , figura de grande credibilidade pela valorização que deu a Medicina Brasileira.
Só que sua proposta é muito semelhante ao projeto criado pelo Prof. Dr. Onofre Lopes , reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com o nome de : PROJETO CRUTAC ( Centro Rural Universitário de Treinamento Avançado das Comunidades ) que obrigava o aluno ao terminar o último ano da faculdade a fazer um treinamento obrigatório em Hospitais e Centros comunitários do interior do Rio Grande do Norte .
“Caso não tivesse o treinamento ficaria impedido de receber o diploma .
“O CRUTAC foi criado em 02 de agosto de 1966 . A proposta do Prof. Jatene não seria “Uma nova proposta ” e sim uma adaptação do projeto que deu certo , criado pelo dr. Onofre .
Alexandre Andrade
Rua João Álvares Soares 1330 apto.81
Fone 999753591 – São Paulo (SP)
CARTA AO FORUM DOS LEITORES



Fonte: Blog Ney Lopes
Via Blog campestre cidadão

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Fábrica de trens será instalada no Rio


Rio de Janeiro- Uma fábrica provisória de trens da empresa francesa Alstom será construída em Deodoro, na zona oeste da capital fluminense. O custo da obra será  R$ 300 milhões. No local serão montados 20 trens comprados pela concessionária  Supervia e deve impulsionar a recuperação da indústria ferroviária no estado. A avaliação foi feita hoje (3) pelo secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes.

“O Rio esperava há décadas a recuperação de sua indústria ferroviária. O estado já foi um dos maiores em fabricação e conservação de trens e tinha perdido essa condição”, disse  Julio Lopes. A expectativa é que a fábrica monte os 20 trens, com a perspectiva de também construir os veículos leves sobre trilhos (VLTs), além de composições para o metrô para a capital fluminense.

A unidade fabril será instalada em um terreno da Supervia, de 32 mil metros quadrados, em Deodoro, com a previsão de gerar no primeiro semestre de 2013 cerca de 70 empregos diretos. Na etapa da construção dos trens, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), serão 50 empregos diretos e 150 indiretos.

A antecipação da compra de 20 dos 80 novos carros previstos para serem entregues  no período entre 2016 e 2020, na concessão que vai até 2048, está dentro da meta de investir no sistema R$ 2,4 bilhões no período, sendo, metade, contrapartida do governo estadual. O foco são eventos que o Rio receberá nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014.

O presidente da Supervia, Carlos José Cunha, disse que, ao contrário de empresas chinesas que construíram os trens entregues este ano, a Alstom ofereceu ganho de tecnologia e  tem duas fábricas no país, em São Paulo. “Os trens chineses que estão chegando são maravilhosos, mas temos dificuldade enorme de acompanhar a fabricação e a manutenção”, disse.

Durante o anúncio da compra dos trens, Lopes disse que a antecipação da compra não acarretará aumento do preço das passagens. “O que deverá ocorrer nas passagens, em um futuro próximo, é a mera correção prevista em contrato”, disse, sem informar o percentual.

No evento, Lopes também comentou o aumento de preços de R$ 5 bilhões para R$ 7,5 bilhões nas obras da Linha 4 do Metrô no Rio, entre a zona sul e a zona oeste, e disse que o reajuste reflete  acréscimos no projeto original, como a inclusão da estação na Gávea, na zona sul.

Com foco na Copa do Mundo de 2014, o secretário anunciou para os próximos dias a licitação de uma estação de intermodal no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. “Vamos ter trem, metrô e ônibus integrados, em uma estação totalmente reformulada permitindo que os usuários tenham um outro padrão de conforto e mobilidade  que será iniciado pelo  Maracanã”, disse.



Fonte: Agência Brasil

Imposto de Renda: 500 mil contribuintes devem cair na malha fina em 2013




Os contribuintes pessoa física com problemas na declaração do Imposto de Renda que não corrigiram o erro até o momento provavelmente estarão na malha fina. A consulta ao último lote deverá ser liberada na próxima sexta-feira (7), salvo problemas técnicos, e na relação de restituições não constará o nome de quem não fez a retificação. 

O começo do processamento das declarações, até a última sexta-feira(30), estava previsto para este fim de semana e, portanto, não há mais tempo hábil para inclusão dos retardatários.

Aproximadamente 500 mil contribuintes deverão cair na malha fina em 2013. De acordo com estimativas da Receita Federal, todos os anos, 2% do total de declarantes terminam pegos pelo "leão", ou seja, caem na malha fina. A nova projeção levou em consideração o volume total de declarações entregues em 2012, que ficou em aproximadamente 25 milhões. “Quem ainda não fez a retificação ou deixou para a última hora, não tem condições de ser incluído no próximo lote de forma alguma. Agora, só no primeiro lote residual, a ser pago em janeiro”, disse o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.

Segundo Adir, são liberados todos os anos sete lotes regulares de restituições, sendo o último em dezembro. Os contribuintes que não são incluídos nesses lotes, à medida que corrigem as declarações, passam a ser listados em lotes residuais. “Que não recebeu até agora a restituição e entregou a declaração no prazo, certamente está retido em malha. Por isso. é importante olhar o extrato da declaração do Imposto de Renda. Muitas vezes, o contribuinte não olha e termina não fazendo a autorregularização, já que a pendência geralmente está indicada no extrato”, explicou.

O acesso ao extrato da declaração do Imposto de Renda está disponível no 
Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). É necessário usar o código de acesso gerado na própria página da Receita, mediante a inclusão do número do recibo das duas últimas declarações, ou com o uso do certificado digital emitido por autoridade habilitada. 

Caso o contribuinte encontre algum erro, a regularização poderá ser feita, na maioria dos casos, por meio do próprio e-CAC, sem necessidade de o contribuinte dirigir-se a uma unidade da Receita Federal em restituições. O último lote foi o de novembro, com 468.001 contribuintes e restituições num total de R$ 1.437.871.318, 41.

As restituições começaram a ser liberadas em junho, em um lote que incluiu 1.844.881 contribuintes, com valor total de R$ 2.401.114.895,49. Em julho, foram liberados R$ 2.528.054.568,18 para 2.433.190 contribuintes; em agosto, R$ 2.134.522.506,69 para 2.286.395 pessoas; e em setembro, R$ 1.732.209.238,81 para 1.928.25 contribuintes. Em outubro, 1.542.538 declarantes dividiram R$ 1.437.871,318,41 em restituições. O último lote foi o de novembro, com 468.001 contribuintes e restituições num lotal de R$ 944.176.333,93.



Fonte: Portal nominuto.com

domingo, 2 de dezembro de 2012

Caern investe na aquisição de 540 bombas para melhorar abastecimento nos municípios


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte(Caern) está adquirindo 540 conjuntos de bombas, dentro de um arrojado programa de aquisição desse tipo de equipamento, no qual a Companhia vai investir, com recursos próprios, cerca de R$ 4 milhões. O diretor Administrativo da Companhia, JailtonTinôco, informa que 147 conjuntos foram licitados, com 83 já entregues à Caern e que outros lotes estão sendo adquiridos junto aos fabricantes, para em seguida serem destinados às regionais, para utilização imediata nos sistemas de distribuição de água e coleta e tratamento de esgotos sanitários.

“Esta ação também reforça o setor de manutenção e operação, que passará a dispor de uma maior quantidade de bombas reservas e a Caern está trabalhando com a expectativa de receber todas as bombas até o final de fevereiro próximo”, adianta o diretor.

“Com a aquisição das bombas, a Caern vai evitar, ou com certeza diminuir sensivelmente, em algumas áreas, o transtorno de falta de água causado à população em decorrência de problema no equipamento”, lembra o diretor Técnico da Caern, Ricardo Varela. Ele adianta que a Companhia vai ter condições de garantir o fornecimento de água de forma contínua, haja vista que a produção de água não será interrompida por ocasião de pane na bomba, que será imediatamente substituída, durante o conserto do equipamento danificado.

EQUIPAMENTOS E POÇOS

Pelos levantamentos realizados pela Caern, 118 bombas serão destinadas às duas regionais que atendem a Natal, a Natal Sul e Natal Norte. Mais 182 serão encaminhados à Regional Litoral Sul, que atende às praias de Natal até à fronteira com a Paraíba e à região Agreste. A Regional Caicó vai receber 37 motobombas e outras 32 unidades serão repassadas à Regional sediada em Assu.

Para a Regional Pau dos Ferros, que atende ao Alto Oeste, 50 conjuntos vão ser enviados, enquanto que a Regional Mossoró terá mais 33 bombas para garantir o fornecimento de água naquela área. Além de reforçar todas as regionais, a Caern vai manter um bom estoque de bombas reservas, inclusive 64 conjuntos do tipo “coringa”, que se adaptam à capacidade de produção de todos os poços em operação.

Atualmente, a companhia estadual de saneamento opera 343 poços no Estado, sendo 107 somente em Natal, mantendo 76 poços na Zona Sul e 31 poços na Zona Norte, incluindo algumas cidades da área metropolitana. Em Mossoró e cidades adjacentes, a Caern trabalha com 37 poços e em Caicó e cidades próximas, a empresa tem instalados 10 poços.

Em Assu e cidades próximas 19 poços produzem água de boa qualidade, enquanto que em Pau dos Ferros e área urbana dos municípios próximos, são sete poços. No litoral, Norte e Sul, cidades e praias, existem 163 poços para captação de água.



Fonte:Femurn