sábado, 13 de outubro de 2012

Prometheus: Sinopse de "Prometheus", o prólogo de "Alien"

"deuses engenheiros"
"O visionário cineasta Ridley Scott retorna ao gênero que ele ajudou a definir, criando um épico de ficção científica original nos cantos mais perigosos do universo. O filme leva uma equipe de cientistas e exploradores a uma jornada que testará seus limites físicos e mentais e os largará em um mundo distante, onde eles descobrirão as respostas para nossos dilemas mais profundos e para o maior mistério da vida."



O mito grego de Prometeu acorrentado. Por roubar o fogo dos deuses e da para os homens, foi condenado a ter o fígado eternamente devorado pelas aves de rapina.





Prometheus - sinopse


2089. Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) e Charlie Holloway (Logan Marshall-Green) são exploradores que encontram a mesma pintura em várias cavernas na Terra. Com base nisto, eles desenvolvem uma teoria em que a pintura aponta para um lugar específico do universo, que teria alguma relação com o início da vida no planeta. A dupla convence um milionário, Peter Weyland (Guy Pearce), a bancar uma cara expedição interestelar para investigar o assunto. Desta forma, Elizabeth e Charlie entram para a tripulação da nave Prometheus, composta pelo robô David (Michael Fassbender), a diretora Meredith Vickers (Charlize Theron), o capitão Janek (Idris Elba), entre outros. Todos, com exceção de David, hibernam em sono criogênico até que a nave chegue ao objetivo, o que acontece em 2093. Encantados com a descoberta de um novo mundo e a possibilidade de revelarem o segredo da origem da vida na Terra, Elizabeth e Charlie não percebem que o local é também bastante perigoso.(adoro cinema)

Escavações arqueológicas na África revelam artefatos alienígenas que mostram que os humanos foram geneticamente criados por uma avançada raça alienígena, os `space jockeys`. Esses `deuses aliens` terraformaram a Terra para torná-la habitável para suas criações humanas. Entre os achados da escavação, há coordenadas para chegar ao planeta dos deuses aliens, Paraíso.
Meses depois, a Weyland Corp. lança a espaçonave Prometheus para fazer o primeiro contato. Graças a velocidade acima da luz, em alguns anos a Prometheus chega ao sistema Zeta Riticuli. Os humanos são recebidos por seus criadores, depois transportados além no espaço para um mundo assustador e, ao mesmo tempo, fascinante. Os deuses alienígenas estão orgulhosos de suas `crianças`, a sua primeira criação que alcança tal nível de inteligência.


Como recompensa, eles dividem pedaços de sua espetacular biotecnologia com os humanos. Mas para um membro da Prometheus isso não é suficiente. Em um ato ardiloso, ele rouba o biocódigo-fonte que permite a terraformação de planetas, uma tecnologia que está na origem de todo o poder dos deuses e que poderia igualar os humanos aos seus criadores.



Os deuses aliens podem ser cientistas, mas são também conquistadores cruéis e destruidores de planetas, que não aceitarão os humanos como iguais. Eles lançam sobre a equipe humana em fuga sua favorita arma biológica, uma criatura usada para `limpar` mundos antes da colonização. Mas algo dá errado no processo e os humanos conseguem voltar a arma contra seus criadores, dando à luz uma linhagem maior, mais malvada e mais esperta dessas criaturas. Criaturas que serão a perdição do Paraíso. O que sobrou da equipe da Prometheus consegue escapar do amaldiçoado planeta.

No seu encalço, um sobrevivente dos deuses aliens, a bordo de uma muito familiar espaçonave, tem uma última missão: levar a ira dos deuses à Terra."


O filme é dirigido por Riddley Scott, que também exerceu a função o original, e conta com um sólido elenco, composto por Noomi Rapace, Michael Fassbender, Idris Elba, Sean Harris, Kate Dickie, Charlize Theron, Logan Marshall-Green, Guy Pearce, Benedict Wong, Emun Elliott e Ben Foster.


(mundopopcinema)



Prometheus

Prometheus, o início da história dos Aliens, em suas primeiras cenas mostra a nave que trouxe um dos “engenheiros” até o planeta Terra, com mais ou menos DOIS metros de altura bebendo um líquido que decompõe suas células até restar apenas seu DNA que se reconstrói formando toda a vida na Terra, ou seja, nós somos suas criaturas!!
Um grupo de arqueólogos descobre um mapa que indica de onde estes “criadores” vieram e um rico e idoso homem na esperança de encontrar a “deus” e descobrir como se tornar imortal patrocina a expedição galáctica. Em êxtase a nave leva todo o grupo que dorme por anos enquanto o cyborg David mantém as funções em ordem e se prepara para falar com os “novos deuses” aprendendo todas as antigas formas de dialetos conhecidos da raça humana.
Ao encontrar o local com a configuração exata descrita nos vários desenhos pré-históricos a nave começa a acordar a tripulação que desce e começam as descobertas, na verdade o local é um tipo de base produtora de armas biológicas onde os engenheiros deuses produzem um tipo de gosma que modifica e evolui alguns seres e “corrói” outros, dentre as mutações surge uma pupa gigante. Um dos criadores (“deus” engenheiro) é encontrado vivo, em profundo sono criogênico, ao acordar, fica ciente de que os humanos roubaram o segredo de suas criações biológicas de terraformação. Em uma tentativa de comunicação que não teve êxito, são todos destruídos por esse engenheiro, menos o robô David e  Elizabeth Shaw que é salva pela sua criação, que é mais forte do que esse deus engenheiro. David e  Elizabeth Shaw preferem não voltar à terra e prosseguem em frente a procura dos “criadores da raça humana”. (Adapt. do quartogeek)





UFC Rio 3: Anderson Silva e Bonnar se aproximam durante a pesagem da principal luta

Getty Images

O Rio de Janeiro se tornou a capital do UFC no Brasil. Neste sábado à noite, a cidade voltará a sediar o evento pela terceira vez e consolidará a imagem de principal destino do Ultimate no país. O curioso é que o show quase foi cancelado, mas agora contará com a presença de ninguém menos do que o melhor lutador do mundo, Anderson Silva, em duelo contra o “durão” Stephan Bonnar.

Nenhuma outra cidade além de Las Vegas recebeu tantas edições do UFC como Rio de Janeiro. Em 14 meses, o torneio realizou três eventos na Arena HSBC e quase montou outro no estádio do Engenhão, três meses atrás.
“Sempre voltamos e sempre vamos voltar ao Rio. Nossos cards sempre lotam por aqui. O Rio de Janeiro está se tornando uma nova Las Vegas para nós. Os torcedores entendem do esporte e são muito apaixonados”, comentou o diretor de desenvolvimento internacional da entidade, Marshall Zelaznik.
A princípio, o evento deste sábado contaria com José Aldo e Frankie Edgar na luta principal. Mas um acidente de moto afastou o campeão dos penas do show, assim como Rampage Jackson também foi cortado por lesão.

Com o evento sob ameaça de ser cancelado, a diretoria foi obrigada a convidar Anderson Silva para a luta com apenas um mês de antecedência. Mesmo longe do auge da forma física, o Aranha aceitou o confronto entre os meio-pesados e agora voltará a protagonizar o UFC Rio – ele também foi a estrela do primeiro evento na cidade, quando nocauteou Yushin Okami no primeiro round em 2011.
Mas o evento deste sábado à noite não contará apenas com Anderson Silva como estrela. O veterano Rodrigo Minotauro fará seu retorno ao octógono depois da derrota para Frank Mir em dezembro, quando teve o braço quebrado pelo rival americano.
Neste sábado, o ex-campeão dos pesados tentará reeditar a performance do primeiro UFC Rio. Na ocasião, ele surpreendeu o favorito Brendan Schaub com uma bela apresentação até conseguir o nocaute logo no primeiro round.
Outro duelo destaque do card principal acontece entre a sensação brasileira Erick Silva e o veterano Jon Fitch. Já Glover Teixeira e Fábio Maldonado vão realizar o confronto verde-amarelo mais aguardado da noite, entre os meio-pesados.

O UFC Rio 3 está marcado para este sábado, na Arena HSBC. O card preliminar começará às 20h, enquanto o card principal será disputado às 23h. O evento protagonizado por Anderson Silva e Stephan Bonnar contará com transmissão por pay-per-view do canal Combate. A Rede Globo também transmitirá o show a partir das 0h40.
Confira todas as lutas do UFC Rio:
Card principal
Anderson Silva (BRA) x Stephan Bonnar (EUA)
Rodrigo Minotauro (BRA) x Dave Herman (EUA)
Glover Teixeira (BRA) x Fábio Maldonado (BRA
Jon Fitch (EUA) x Erick Silva (BRA)
Phil Davis (EUA) x Wagner Prado (BRA)
Demian Maia (BRA) x Rick Story (EUA)
Card preliminar
Rony Jason (BRA) x Sam Sicilia (EUA)
Gleison Tibau (BRA) x Francisco Massaranduba (BRA)
Diego Brandão (BRA) x Joey Gambino (EUA)
Serginho Moraes (BRA) x Reneé Forte (BRA)
Luiz Cané (BRA) x Chris Camozzi (EUA)
Cristiano Marcello (BRA) x Reza Madadi (SUE)



Fonte: IG.COM

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Curiosity encontra em Marte rocha similar às da Terra


Os pontos assinalam os locais em que o laser do robô marciano alvejou a rocha em formato de pirâmide, para que seus componentes fossem analisados por um espectrômetro.[Imagem: NASA/JPL-Caltech/MSSS]
Pirâmide de Marte
A primeira rocha que o robô Curiosity analisou em Marte trouxe surpresas.
A rocha em formato de pirâmide foi encontrada há cerca de três semanas, e logo ficou conhecida como a "pirâmide de Marte".
Os cientistas resolveram dar uma olhada nela mais atraídos pelo seu aspecto curioso do que por qualquer interesse científico que ela pudesse revelar.
Mas a análise trouxe surpresas, revelando uma composição muito mais variada do que a indicada pelas missões anteriores aMarte.
A rocha, agora batizada de "Jake Matijevic", em homenagem a um engenheiro da NASA, tem uma composição similar à de algumas rochas encontradas no interior da Terra.
Rocha ígnea
Na Terra, rochas com composição similar à pirâmide marciana normalmente vêm de processos no manto do planeta, abaixo da crosta, a partir da cristalização de magma relativamente rico em água, a uma pressão elevada.
"Esta rocha tem uma composição química muito parecida com um tipo de rocha ígnea pouco comum, mas bem conhecida, encontrada em muitas áreas vulcânicas na Terra," disse Edward Stolper, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech).
Curiosity encontra em Marte rocha similar às da Terra
Este gráfico mostra um dos resultados da análise da Câmera Química, que analisou 14 pontos da rocha alvejadas pelo laser do Curiosity. Os sinais são compatíveis com vários tipos de rocha terrestre, como feldspato, olivina e ilmenita (mineral de titânio). [Imagem: NASA/JPL-Caltech/LANL/IRAP]
"Com apenas uma rocha marciana desse tipo é difícil saber se o processo envolvido é o mesmo [que na Terra], mas esse é um ponto de partida razoável para começarmos a pensar em sua origem," disse o pesquisador.
A Jake Matijevic foi examinada pela Câmera Química (ChemCam) do Curiosity, e tornou-se a primeira a ser analisada pelo instrumento APXS, um espectrômetro de raios X.


Fonte:Inovaçãotecnologica.com.br

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Dinossauros não podem ser "ressuscitados" através do seu DNA, diz estudo


O DNA não sobrevive mais de 6,8 milhões de anos e por isso é "altamente improvável" a extração de material genético dos dinossauros.


Cientistas australianos descobriram que o DNA não sobrevive mais de 6,8 milhões de anos e por isso é "altamente improvável" a extração de material genético dos dinossauros, que desapareceram há 65 milhões de anos, informou nesta quinta-feira a imprensa local.

"Estivemos permanentemente afligidos pelo mito criado por 'Parque dos Dinossauros' desde o início de 1990", disse ao diário "Sydney Morning Herald" Mike Bunce, um dos participantes desta pesquisa.

O filme de Steven Spielberg avivou a crença de que o DNA dos dinossauros poderia ser extraído de mosquitos preservados em âmbar durante milhões de anos. Depois, os cromossomos desses grandes répteis da Era Mesozoica seriam reconstruídos para então reproduzi-los.

Para conhecer a viabilidade do experimento, Bunce e seu colega Morten Allentoft decidiram estudar o período de sobrevivência do DNA a partir dos restos de 158 moas, uma espécie de aves gigantes já extinta.

A partir dessa experiência, os pesquisadores descobriram que o DNA sobrevive em fragmentos ósseos por "apenas" 6,8 milhões de anos se for conservado a uma temperatura de -5ºC.

No entanto, o cientista australiano disse que é provável que se possa extrair uma quantidade significativa de DNA de restos fósseis com cerca de 1 milhão de anos conservados em ambientes gélidos e "fazer algo com eles".

Ainda assim, existem outras dificuldades para extrair o DNA de insetos conservados em âmbar, já que eles tendem a desintegrar-se devido a seu estado de decomposição e o DNA costuma estar contaminado e incompleto.


Fonte: Notícias uol.com

Candidatos ameaçados por ficha-suja usam brecha e elegem parentes


Um grupo de candidatos a prefeito ameaçados pela Lei da Ficha Limpa usou uma brecha na legislação para chegar ao poder. Eles renunciaram às vésperas das eleições e colocaram como substitutos filho, filha, mulher, neto, irmão, irmã, pai, sobrinho e até uma cunhada.
A estratégia da renúncia seguida de substituição, permitida pelas regras eleitorais, foi adotada por 157 candidatos a prefeito com registros indeferidos pela Justiça.
Desses, ao menos 68 escalaram familiares. O plano deu certo para 33 deles (48%), que venceram a disputa.
Todos esses que renunciaram estavam tecnicamente barrados pela Justiça Eleitoral, mas poderiam disputar a eleição, caso recorressem.
Nenhum, porém, arriscou levar o caso ao TSE ou ao Supremo Tribunal Federal.
De acordo com Ophir Cavalcante, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a transferência de candidatura para familiares "como se fosse uma capitania hereditária" é uma tentativa de burlar a legislação eleitoral. Para ele, essa atitude pode embasar a impugnação das candidaturas.
Essas trocas de candidato ocorreram na semana da eleição e, em alguns casos, não houve tempo nem para mudar os registros das urnas.
Um exemplo desse ocorreu em Iepê, em São Paulo.
Na véspera da eleição, o candidato local do PSC, que teve as contas de uma gestão anterior rejeitadas e por isso foi considerado ficha-suja pela Justiça Eleitoral, escalou sua mulher como substituta.
Rosa diz que o marido atuará na administração. "Com certeza, mas não com cargos, porque isso é proibido."
Faiad defende a substituição: "Não somos estelionatários eleitorais. Durante toda a campanha avisamos aos eleitores para votar em dona Rosa, caso eu não conseguisse o registro da candidatura".
O caso de "Rosa do Faiad" no registro da candidatura é uma estratégia geral dos fichas-sujas pelo país.
Exemplos: Daniel Queiroz, do PMDB de Beberibe (CE), renunciou e ajudou a eleger "Michele do Daniel"; Saulo Pinto, do PTB de Padre Paraíso (MG), saiu da disputa e deu lugar a "Neia do Saulo"; a exemplo de André Gallo, de Paraíso (SP), com "Sílvia do André Gallo".



Fonte: Folha.uol.com