quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Prolongamento da Prudente de Morais será entregue sem acessos para a BR-101



A única obra de mobilidade urbana que já saiu do papel em Natal está cada vez mais perto de ser entregue à população, mas ainda sem estar completa. A previsão do Governo do Estado é de que até o fim deste mês o prolongamento da avenida Prefeito Omar O`Grady esteja finalmente liberada, após mais de três anos de obras. A parte da avenida entre os dois túneis nas passagens das avenidas sobre as ruas Rio Tamanduateí e dos Pintassilgos, em Cidade Satélite, é a única que está realmente em obras. Operários da IM Comércio e Terraplanagem Ltda, responsável pela construção dos túneis que custaram pouco mais de R$ 11 milhões aos cofres governamentais, estão prestes a finalizar o segundo túnel.

A pista, no entanto, será posta ao uso dos veículos sem estar devidamente finalizada. O "calo" da obra fica por conta da ligação da avenida com a BR-101 na altura do bairro de Emaús, em Parnamirim, onde termina o prolongamento. Assim, uma das principais funções para que o prolongamento foi executado - desafogar o fluxo de trânsito da BR no sentido Parnamirim-Natal e ligar a capital com o Aeroporto Internacional Augusto Severo - ficaria parcialmente prejudicada. O complexo viário responsável por este serviço ainda não saiu do papel, mesmo com a iminência do prolongamento ser aberto para o tráfego.

A obra que seria do Governo do Estado e estaria incluída no orçamento geral da obra, como registra as edições de 4 de janeiro deste ano e de 26 de outubro de 2011 do Diário de Natal, teria passado para a superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), segundo informações do próprio Departamento de Estradas de Rodagem do RN (DER-RN). "Ainda está feito a compatibilização do projeto junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), pela obra envolver uma estrada federal. Os recursos, no entanto, já estão assegurados", afirmou à época Demétrio Torres, diretor do DER-RN A reportagem tentou contato com o DNIT, mas não obteve sucesso.

Quem visita o local pode facilmente constatar asfuturas dificuldades, caso os acessos não sejam feitos. "Vai ser mais uma obra que vão entregar pela metade. Quero ver onde vai passar tanto carro nessas ruas daqui", afirmou Miguel Carvalho, comerciante da região.

Na outra "ponta" da obra, a situação está um pouco melhor. O túnel da rua Rio Tamanduateí, iniciado no fim do ano passado, encontra-se liberado para o tráfego de veículos, por exemplo. Mas, os acessos para quem está na rua e deseja entrar no prolongamento da Omar O`Grady ainda não foram feitos. Tudo ainda está no mais puro barro batido. Ao longo da própria marginal do que será oficialmente uma avenida dentro de algumas semanas é possível ver blocos de concreto e manilhas que ainda serão postas para complementar o serviço.

O segundo túnel, que faz a passagem da rua dos Pintassilgos por sob a avenida Omar O`Grady, ainda está em obras e, logicamente, com o trânsito bloqueado na área. Dezenas de trabalhadores finalizam o serviço previsto para ser entregue dentro de, no máximo, 25 dias, segundo as previsões do DER-RN confirmadas pela assessoria de imprensa do órgão. Ainda de acordo com o setor de comunicação do DER-RN, o governo não possui uma data precisa para que a obra de que custou, no total, cerca de R$ 65 milhões seja entregue à população, mas confirma este mês como limite, até pela razão do contrato com a IM Comércio e Terraplanagem Ltda ter agosto como data final. 

Fonte: DN Online

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Governo estimula uso racional dos recursos florestais da Caatinga



O manejo sustentável constitui um dos principais mecanismos para o uso econômico dos recursos semiáridos

O Ceará possui 92% de sua área localizada no bioma Caatinga, cuja principal característica é a riqueza, tanto de espécies vegetais quanto animais. "Diferente do que muita gente pensa, é um bioma extremamente rico", afirma João Paulo Sotero, gerente de Capacitação e Fomento do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), completando que merece atenção especial devido à riqueza biológica e ao grande número de pessoas que ali vivem.


Com quase 500 anos de ocupação, o bioma conserva metade de sua área Foto: Cid Barbosa

Apesar de sofrer processo de degradação desde a época Colonial, o "bioma Caatinga conserva metade de sua área original", observa, atribuindo ao seu poder de autorregeneração.

O uso do manejo sustentável pode tirar proveito dessa característica própria da Caatinga, tornando-se o denominador comum entre o uso e conservação dessa floresta. Basta que seja feito bom uso, é possível o seu aproveitamento, sem deixar de ser o que já foi um dia, pondera. Para João Paulo Sotero, manejo sustentável consiste em trabalhar a vegetação extraindo dela a sua riqueza e fazendo com que consiga se recuperar.

Aos poucos, agricultores familiares, assentados e industriais que fazem uso de um dos principais produtos da floresta, a lenha, estão se conscientizando sobre a importância da execução dos planos de manejos. O tema ambiental está presente em todas as esferas da sociedade, fato que não existia há cinco anos, observa.

Comportamento

Hoje, o trabalho de manejo sustentável é feito com os agricultores da reforma agrária. Eles escolhem uma área, fazem, em seguida, um inventário ou diagnóstico para identificar quais os potenciais da região. Depois, é a vez da elaboração do Plano de Manejo Sustentável, sendo apresentado ao órgão Florestal do Estado, explica.

O Plano consiste, ainda, na elaboração de um ciclo de 15 anos. Ou seja, 15 espaços, cada ano corresponde a um desses intervalos a ser usado. O nome técnico é talhão, esclarece João Paulo Sotero, completando que ao fim do último ano, o primeiro lote está regenerado. Trata-se de tecnologia testada há mais de 30 anos, tendo como base a auto-capacidade de recuperação da floresta. "A técnica estimula essa regeneração", argumenta.

Principal fonte

A lenha é o principal produto tirado da Caatinga, servindo para suprir a demanda de energia para alimentar os polos gesseiro de Pernambuco e ceramista do Ceará. A lenha cearense também abastece Pernambuco.

João Paulo Sotero explica que o SFB está atuando no polo ceramista, localizado no município de Russas, no Vale do Jaguaribe. No último dia 11, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF) e o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC) lançaram duas chamadas de projetos. O objetivo é contribuir para a sustentabilidade da cadeia da lenha e do carvão no Nordeste.

Estima-se que cerca de 30% da matriz energética da região é formada por esses dois produtos florestais, oriundos da Caatinga, daí ser importante a implantação de projetos de manejos florestais.

Neste ano, até agora, o FNDF lançou nove chamadas, dentre as quais, seis para o Nordeste, justamente para atender à demanda da Caatinga. Na chamada atual, explica que o Ceará não foi contemplado, justificando ter sido beneficiado na primeira.

As regiões beneficiadas foram do Sertão Central e a Noroeste, sendo 12 assentamentos da Reforma Agrária com projetos de assistência técnica e manejo florestal. Foram realizadas duas chamadas para capacitação, estruturação de escolas profissionalizantes técnicas e de extensão rural. Além de chamadas para prestar assistência técnica para empresas que usam muita lenha da Caatinga, em Russas existem pequenas e médias empresas que usam esse recurso natural. "É importante estimular o manejo florestal sustentável e trabalhar a eficiência energética. Em outras palavras, "menos lenha e mais produção".

Apoio inicial

As duas novas chamadas são referentes à assistência técnica para promoção do manejo sustentável e uso sustentável dos recursos naturais em regiões dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. "Nosso apoio inicial é orientando como otimizar o uso da lenha".

Conforme a lei que cria o Fundo, só podem participar das chamadas, que acontecem em duas etapas, instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos. Assim, assentados e agricultores e fabricantes participam por meio de associações. Não é feita transferência de recursos nessa primeira etapa, apenas após a análise para a qualificação da demanda feita.

Na segunda fase, caracterizada pela abertura de uma licitação, é feita a contratação da instituição que vai ser responsável pela prestação do serviço de assistência técnica.

O Governo Federal oferece algumas linhas de financiamento através do Fundo Clima, via empréstimo não reembolsável ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para empresas usarem novas tecnologias.

FIQUE POR DENTRO
Ceará investe em manejo sustentável

A preocupação com a Caatinga, bioma prioritário do Ceará, faz com que as atenções das políticas de uso sustentável tenham como foco o bioma. Das 12 chamadas realizadas pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento Florestal (FNDF) gerido pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), seis foram para o Nordeste.

Na chamada atual, o Ceará não foi incluído, como explica Renata Pinheiro, técnica ambiental da Assessoria de Projetos Especiais do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiental (Conpam). Esclarece que, no fim do ano passado, foi assinado acordo para a execução de dois projetos oriundos de chamadas do FNDF.

Os projetos são para a realização de manejo florestal, na região do Baixo Jaguaribe e de qualidade energética com empresas de cerâmica. "O Conpam é o executor", diz, informando que os recursos são do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (CEF). O convênio foi assinado em maio, incluindo capacitação e execução em assentamentos rurais.

IRACEMA SALES


Fonte: Diário do Nordeste

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Prefeitura de Santo Antonio abre inscrições para o Pronatec


A prefeitura de Santo Antonio através da Secretaria Municipal de Assistência Social, abriu nesta segunda-feira, dia 6, as inscrições para o Programa Nacional de Acesse ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC. 

Os interessados deve procurar a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, levando xerox do Documento de Identidade, CPF, comprovante de residencia e o número do NIS - Número de Identificação  Social (ou cartão do Bolsa Família). Para fazer inscrição basta ter idade minima de 16 anos e ser beneficiário (a) do Bolsa Família. Serão oferecidas 20 vagas por curso que são esses:

Costureiro Industrial do Vestuário (tecido, malha) - carga horária: 200 h

Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão - carga horária: 300 h 

Operador de Computação - carga horária: 160 h 

Mecânico de Manutenção de Máguina de Costura - carga horária: 200 h 

Pedreiro de Alvenaria - carga horária: 160 h 

Pintor de Obras - carga horária: 160 h 

Modelista de Roupas - carga horária: 160 h

Riscador, Enfestador e Cortador de Roupas - carga horária: 160 h 

Costureiro Industrial do Vestuário em Lingerie  - carga horária: 160 h 

Costureiro na Confecção em Bolsa de Tecido  - carga horária: 160 h

Costureiro Industrial do Vestuário com Customização  - carga horária: 160 h 

Mecânico de Manutenção em Refrigeração e Climatização Doméstica  -
 carga horária: 160 h  

Os curso terão inicio ainda este mês de agosto, em data ser definida. Se não preencher as vagas com os beneficiários do Bolsa Família, os que não tem cadúnico, poderão fazer sua inscrição, mas só depois que terminar as inscrição para os beneficiários. O SENAI fará toda assessoria na capacitação e realização dos cursos em Santo Antonio. Os horários dos cursos ainda serão definidos, sendo que o curso terá uma duração de 4 horas por dia.



Fonte: SMAS

domingo, 5 de agosto de 2012

Hotmail: Microsoft abandona marca após 16 anos; relembre


Serviço de e-mail da Microsoft foi criado há 16 anos
Foto: Divulgação
A Microsoft anunciou na última terça-feira que abandonaria a marca de um dos serviços de e-mail pioneiros na internet: o Hotmail. Ele foi substituído pelo Outlook e visualmente reformulado, em uma tentativa de reverter as perdas no mercado ocasionadas principalmente pelo crescimento do Gmail, do Google.
O Hotmail nasceu em 4 de julho de 1996, criado por uma startup fundada por Sabeer Bhatia e Jack Smith no Vale do Silício. Foi um dos primeiros serviços a oferecer e-mail gratuito baseado na web. Aos 16 anos, o Hotmail se despede com 36% do mercado e o posto de maior serviço de e-mails do mundo, com 324 milhões de usuários, segundo o comScore. Porém, tem perdido usuários rapidamente desde o lançamento do Gmail, que alcançou 31% do mercado em junho. O Yahoo! Mail se mantém praticamente estável com 32% dos usuários.
Nascido "HoTMaiL", para enfatizar em seu nome que usava HTML na interface do usuário na web, o serviço se tornou popular muito rapidamente, gerando o interesse de uma gigante da tecnologia, a Microsoft. O serviço de e-mails foi comprado pela empresa de Redmond no final de 1997, em um negócio estimado em US$ 400 milhões.

Falhas de segurança
O Hotmail passou por graves falhas de segurança em sua história. Em 1999, quando o serviço tinha 50 milhões de usuários, um grupo hacker divulgou uma brecha de segurança que deixava exposta qualquer conta de e-mail. Com uma linha simples de código, qualquer conta podia ser acessada com a senha "eh". Na época, a revistaWired destacou que o caso foi o incidente de segurança mais difundido na história da web.
Uma outra falha grave de segurança aconteceu em 2001, quando descobriu-se que as mensagens de qualquer usuário poderiam ser lidas com a simples alteração da URL das mensagens. Diversos sites publicaram tutoriais ensinando como explorar a brecha, deixando a privacidade dos usuários vulnerável em agosto daquele ano.

Chegada do Gmail
O Hotmail surgiu em 1996 com 2 MB de capacidade e assim permaneceu até 2004, quando o Google lançou o Gmail, que oferecia, à época, 1 GB. Tido inicialmente como uma das piadas de 1º de abril da gigante das buscas, o Gmail mexeu com as estruturas dos serviços de e-mail da época.
Bill Gates fez pouco caso do lançamento do Google. No livro In the Plex, o autor Steven Levy conta que o fundador da Microsoft achou esquisito tanta espaço de armazenamento para um webmail, e duvidou quando o jornalista contou que já havia ocupado metade da capacidade. "O que você tem lá? Filmes? Apresentações de PowerPoint? Quantas mensagens você guarda? Estou tentando entender se isso se deve à quantidade de e-mails ou ao tamanho deles", teria dito.
É claro que o serviço de e-mail da Microsoft não parou no tempo quando o assunto era armazenamento. O serviço oferece capacidade ilimitada, enquanto o Gmail está na casa dos 10 GB.

Windows Live Mail
Essa não é a primeira vez que a Microsoft abandona o nome Hotmail para o seu serviço de e-mail. Em 2005, a companhia pretendia eliminar a marca em etapas, quando começou a integrar diversos serviços sob o guarda-chuva do Windows Live, como por exemplo, e-mail e a ferramenta de mensagens instantâneas. Os desenvolvedores, porém, pediram o retorno do nome antigo.
O Hotmail não era atualizado desde então. "Muita coisa mudou nos últimos oito anos e acreditamos que seja a hora de um e-mail de cara nova", afirmou Chris Jones, o vice-presidente da divisão Windows Live da Microsoft, em um post no blog da empresa.
Desta vez, porém, parece que a mudança é para sempre. No esforço para reconquistar o crescimento, o nome Outlook, uma marca conhecida pela maior parte dos trabalhadores de escritório que utilizam o e-mail do Microsoft Office, é tão importante quanto melhorar a experiência do usuário.



Fonte: Portal Terra.Com