sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Santo Antonio - Começou de fato a construção da Vila Olímpica.


Santo Antônio - As primeiras escavações para os alicerces  de infra-estrutura  para a construção  da Vila Olímpica  de Santo Antônio, começou hoje dia 16/09. Máquinas já estão no local,  para cumprir com o  prazo de 240(duzentos e quarenta) dias para execução da obra, A construção da vila olímpica, primeira e segunda etapa, de valor  de 1.299,287,49( um milhão, duzentos e noventa e nove mil, duzentos e oitenta e sete reais e quarenta e nove centavos)  é parcelado de acordo com as medições realizadas e devidamente atestadas pela Secretaria Municipal de Transportes, Obras e Serviços Urbanos. Então, mãos a obra!


Fonte:santoantoniooficial

Estado do RN deve garantir acessibilidade em Escola.


O governo do Rio Grande do Norte terá que providenciar a conclusão das obras de acessibilidade às pessoas com deficiência na Escola Estadual Nalva Xavier de Albuquerque, no bairro Pajuçara, Zona Norte da capital. A decisão é da juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Patrícia Gondim Moreira, que determinou também a inclusão nas leis orçamentárias encaminhadas para aprovação na Assembleia Legislativa, ainda este ano, verba necessária para este fim.

Ela ordenou, também, que tal previsão orçamentária se repita em todos os anos subsequentes até a perfeita conclusão da reforma, a ser concluída no prazo máximo de dois anos. O secretário estadual de Educação, Cultura e dos Desportos será intimado para dar imediato cumprimento à decisão.Da Ação Civil PúblicaO Ministério Público Estadual abriu em 21 de junho de 2005 inquérito civil público destinado à apuração de irregularidades arquitetônicas quanto às normas de acessibilidade na instituição de ensino da rede pública estadual acima nominada.Instaurado procedimento, foi requisitada a realização de laudo técnico de acessibilidade, através do qual restou detectado que não há acesso, circulação e utilização pelas pessoas com deficiência nas referidas instalações.Diante disso, a Promotoria de Justiça buscou firmar compromisso de ajustamento de conduta com a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto (SEEC), a fim de que fosse garantida acessibilidade no local.Após acordo entre as partes, a SEEC se comprometeu a incluir, no orçamento do ano de 2007, uma previsão de recursos suficientes ao custeio das reformas na escola objeto da presente ação e também em mais outras 89 localizadas no Município do Natal, de modo a torná-las acessíveis às pessoas com os diversos tipos de deficiência.Decorridos mais de cinco anos do Termo ajustado, as irregularidades ainda não foram efetivamente sanadas, apesar das muitas tentativas feitas pelo Ministério Público de se firmar um acordo com o Estado visando à efetiva adaptação física das suas escolas.


*Fonte: TJ/RN




Fonte: Tribuna do Norte

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Governo do RN vai realizar concurso para contratar 3.500 professores.



O governo do Rio Grande do Norte deve realizar concurso para contratação de 3.500 professores efetivos em toda rede estadual de ensino até o dia 20 de novembro deste ano. O governo assumiu o compromisso nessa quarta-feira (14) perante o Ministério Público e a 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal.

Para realizar o concurso, o Estado terá que concluir o processo administrativo para contratação da empresa responsável pelo certame até o dia 12 de outubro. Pelos termos do acordo, os aprovados deverão ser nomeados  até o primeiro dia letivo do amo de 2012.

O acordo é resultado de audiência de conciliação realizada pelo juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, Cícero Martins de Macedo Filho. O objetivo é suprir os déficits de professores nas escolas estaduais e, com isso, garantir condições mínimas de educação para os alunos.

O Ministério Público Estadual quer garantir que o ano letivo de 2012 possa contar já com os novos professores.
 
Fonte: DN Online

Mia Couto, escritor moçambicano propõe leitura de Jorge Amado.



QUINTA, 15 DE SETEMBRO DE 2011, 08H13

Mia Couto, escritor moçambicano e um dos expoentes contemporâneos da literatura de língua portuguesa passou mais uma vez pela Bahia. Esteve entre nós, na primeira semana de agosto, marcando presença no VII ENECULT o cada vez mais importante Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da Universidade Federal da Bahia e que congrega estudiosos de diversos campos do conhecimento, do Brasil e do exterior, interessados nas temáticas culturais. De quebra, além das muitas entrevistas que concedeu, foi o palestrante do Conversas Plugadas, projeto da Secretaria de Cultura do Estado que acabou, nesta sua edição, compondo a programação de encerramento do XXI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, este ano realizado em Salvador.
No ENECULT, Mia, com um texto que batizou com título "O homem que casou com a Bahia", tratou da relação entre cultura e desenvolvimento. "Culturas e desenvolvimentos", consertou ele, afirmando sua compreensão de que ambas as palavras só fazem sentido se pronunciadas no plural - palavras que, como "cultura", são tão complexas que, relatou, são intraduzíveis em muitas das mais de duas dezenas de línguas nacionais faladas em Moçambique.
No Conversas Plugadas, Mia deliciou-nos com a conferência "Um Mar Vivo: como Jorge é Amado em África", propondo uma leitura africana da obra de Jorge Amado, do impacto da obra do escritor baiano na literatura africana de língua portuguesa - feliz coincidência, a fala de Mia Couto aconteceu exatamente no dia 10 de agosto, data em que Jorge Amado completaria 99 anos.
Em ambas as conferências, uma fala mansa, cuidadosa, preciosamente poética. Em ambas, Mia nos disse da sua familiaridade com a cena brasileira, da sensação de sentir-se em casa estando na Bahia. Mas nos disse, especialmente do que considera ser uma tarefa fundamental dos tempos que correm, a reabilitação da esperança.
Esperança. A ela tem se dedicado Mia no seu ofício de escritor - e de biólogo. Mia se recusa a ser um escritor de tempo integral. Continua a trabalhar como biólogo, na área da ecologia. Aliás, um casamento mais que perfeito. O biólogo ecologista, preocupado com as questões ambientais, e o escritor, atento ao fascinante e diverso universo das culturas moçambicanas que servem de alimento seminal para suas palavras-poema.
Esperança de que a compreensão da cultura ultrapasse os fatos visíveis e alcance os gestos silenciosos que dão sentido à vida das gentes. Esperança, a mesma esperança que os livros de Jorge Amado despertaram nos escritores africanos de língua portuguesa que, em luta contra o colonialismo português em África, aprenderam a ver em Jorge a possibilidade de fazer do português uma língua também deles, africanos.
Vivi em Moçambique durante 11 anos. Entre 1982 e 1993. Lá conheci Mia. Lá, ao longo destes 11 anos, quase todos marcados por uma guerra odiosa, tive o privilégio de integrar, com Mia e com muitos outros, moçambicanos e estrangeiros "cafrealizados" como eu, uma geração que bem pode ser chamada de "geração esperança".
Ficaram para trás as ilusões da revolução que amávamos tanto. Nesse sentido, somos hoje, esta geração, tomando de empréstimo a expressão com que designávamos os guerrilheiros que fizeram a Luta Armada de Libertação Nacional em Moçambique, a geração dos (novos) "velhos combatentes". Mas não abandonamos a mania de sonhar, de ter esperança.
As palavras de Mia, seus livros, nos garantem, tanto lá quanto aqui, cestos de sonhos, rios de esperança.
Khanimambo (obrigado) Mia.
Breve nota biográfica:
Mia Couto nasceu António Emilio Leite Couto a 5 de julho de 1955 na cidade da Beira, Província de Sofala, em Moçambique. Filho de uma família de emigrantes portugueses, Mia publicou os primeiros poemas no "Notícias da Beira", com 14 anos. Em 1972, deixou a Beira e partiu para Lourenço Marques, atual Maputo, para estudar Medicina. Com a independência de Moçambique, em 1975, ingressou no jornalismo. Dirigiu a Agência de Informação de Moçambique (AIM) e, posteriormente, a revista semanal "Tempo" e o jornal "Notícias". Tendo abandonado os estudos de medicina, formou-se em 1985 em Biologia pela Universidade Eduardo Mondlane. Durante a década de 1980 publicou seus primeiros trabalhos. "Raiz de Orvalho" (1983), "Vozes anoitecidas" (1986) e "Cada Homem é uma Raça" (1990), o primeiro, um livro de poesias, os dois outros, de contos. Em 1992, publicou seu primeiro romance, "Terra Sonâmbula". Na sequência publica "Estórias Abensonhadas" (1994), "A Varanda do Frangipani" (1996), "Vinte e Zinco" (1999), "Contos do Nascer da Terra" (1997), "Mar me quer" (2000), "Na Berma de Nenhuma Estrada e outros contos" (2001), "O Gato e o Escuro" (2001), "O Último Voo do Flamingo" (2000), "Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra" (2002), "O Fio das Missangas" (2004). Tendo ganho vários prêmios literários, Mia Couto é hoje um dos escritores africanos mais traduzidos e suas obras estão publicadas em mais de 20 países. No Brasil, acaba de lançar um livro de ensaios intitulado "E se Obama fosse africano? e outras interinvenções" (Companhia das Letras, 2011).

Fonte: Terra.com

SANTO ANTÔNIO: Reunião Mensal da Estratégia Saúde da Família (ESF).


Aconteceu nesta terça-feira 13 de setembro nas dependências da Câmara Municipal de Santo Antonio, a reunião mensal da Estratégia da Saúde da Família. A reunião teve inicialmente importante apresentação do grupo de Surdos que são assistidas pela fonoaudióloga Drª Tânia. Em seguida aconteceu seminário de atualização em Sífilis Congênita, ministrado pela Drª Conceição Cornetta da UFRN e Drª Ana Paula N. Costa da BENFAM. Estavam presentes, Médicos, Dentistas, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, ACDs, Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos da Vigilância Epidemiológica, Psicóloga, Coordenação da Atenção Básica e Técnicas da Secretaria Municipal de Saúde . Ainda estiveram presentes a Secretária de Saúde, Maria José (Branca) e o Prefeito Dr. Gilson. O evento foi de Grande importância e esta inserido no projeto de capacitação da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antonio.


 




Fonte: santoantoniominhacidade

Governo fecha o cerco aos carros importados.


Preocupado com a recente invasão dos carros chineses no Brasil, o governo vai anunciar nos próximos dias mudanças na cobrança do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os automóveis, com o objetivo de tornar os automóveis produzidos no País mais competitivos.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, se reúne hoje 15/09, com representantes da associação do setor, a Anfavea, e das centrais sindicais para apresentar as medidas.
Mantega e Fernando Pimentel, ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, também devem acertar hoje os últimos detalhes das medidas a serem anunciadas em breve.
Quando o governo anunciou o Plano Brasil Maior, em agosto, estava prevista uma redução do IPI para as montadoras que investissem em inovação. A medida precisava, no entanto, ser regulamentada.
O governo decidiu ampliar a abrangência dessas medidas para atender os pedidos das montadoras diante do crescimento acima das expectativas da importação de automóveis, principalmente dos chineses.
A importação de carros chineses já representa hoje 11% do mercado de automóveis no Brasil.
Enquanto isso, aumenta a quantidade de veículos produzidos no País nos pátios das montadoras. Os estoques de veículos novos atualmente acumulados no Brasil equivalem a 37 dias de vendas. O nível considerado normal está entre 28 e 30 dias, segundo a Anfavea.

Fonte: IG.COM

Irmãs da Congregação Filhas do Amor Divino serão beatificadas em Sarajevo.


Próximo dia 24 de setembro, em Sarajevo – Bósnia Herzegovina haverá a beatificação das irmãs: Berchmana Leidenix (austríaca); Krizina Bojanc (eslovena); Jula Ivanisevic (croata); Atonija Fabjan (eslovena) e Bernadete Banja (húngara), mais conhecidas como Mártires do Drina (rio da região dos Bálcãs). As irmãs serão as primeiras da congregação Filhas do Amor Divino a serem beatificadas.
Segundo a provincial superiora da congregação Filhas do Amor Divino, da região sul do Brasil, irmã Zoeli Maria Pletsch, um grupo de brasileiros seguirá para Sarajevo para acompanhar a beatificação das irmãs. “Nós, da região sul estamos indo para acompanhar a beatificação em um grupo de cinco pessoas, todas religiosas. Na congregação da região norte, além de irmãs, irá acompanhá-las alguns leigos”, explicou.
Para a superiora provincial, Zoeli Pletsch, a preparação espiritual dela para acompanhar a beatificação está sendo enorme. “Estou rezando muito e me preparando psicologicamente e espiritualmente para essa beatificação, pois as irmãs Mártires do Drina serão as primeiras em nossa congregação a tornarem-se beatas, ou seja, é uma comprovação pública de que elas viveram uma vida santa, uma vida pura. Essa beatificação será o primeiro passo para declará-las santas. É um verdadeiro testemunho a ser seguido por todos”, ressaltou.

Vida e morte

A convite do arcebispo dom Giuseppe Stadler, as Filhas do Amor Divino chegaram a Saraievo em 1882, acompanhadas da fundadora da congregação, Madre Francisca Lechner.
Em 1911, em Pale, localidade próxima a Sarajevo, abriram um convento, chamado “Casa de Maria”. De início, o objetivo era que o local fosse destinado a recuperação de doentes e repouso para as religiosas que trabalhavam no Instituto São José, em Sarajevo. Entretanto a Casa de Maria tornou-se famosa pelas obras de caridade exercidas em favor de todos os necessitados que batiam as suas portas. O local ficou conhecido como “o hospital dos pobres”.
Em 11 de dezembro de 1941, em plena Segunda Guerra Mundial, os soldados da milícia “cetnici” aprisionaram as cinco irmãs e as levaram a Gorazde, após saquear e incendiar o convento. A via sacra destas irmãs, no frio e na neve, sem vestimentas adequadas, submetidas a investigações e interrogatórios, ameaças e ofensas, passou, em primeiro lugar, por Careve Voda (Águas do Imperador) e depois por Sjetlina, onde a irmã Berchmana, com 76 anos de idade, foi morta.
As demais irmãs foram conduzidas a Gorazde. A viagem de Pale a Gorazde, através da Montanha Romanija, são 65 quilômetros e durou quatro dias e quatro noites. No dia 15 de dezembro, em Gorazde, após a tentativa de estupro, as irmãs foram assassinadas a facadas e os seus corpos jogados no rio Drina.
Para entender melhor o ocorrido, o padre Anto Bakovic escreveu um livro chamado “As Mártires do Drina” contando a sua versão da história. Padre Bakovic tinha 10 anos, à época, quando tudo aconteceu. Ele foi um dos poucos sobreviventes do massacre e a única testemunha viva do fato.

Fonte: CNBB.ORG

Formato da Via Láctea teve origem em colisão de galáxia.


Um estudo publicado na revista "Nature" desta semana afirma que colisões envolvendo uma galáxia anã tiveram papel fundamental no famoso formato de disco espiralado da Via Láctea. As informações contradizem a antiga versão que dava conta que a Via Láctea não sofreu influências ao ser "criada". De acordo com a revista, o impacto cósmico formou um fluxo de estrelas e estas foram puxadas pela Via Láctea. Pesquisadores da Universidade da Califórnia chegaram a essa conclusão por meio de simulações feitas em computador, tendo como objeto de estudo a galáxia anã de Sagitário. No modelo, dois arcos foram produzidos. Um deles ficou parecido com o anel conhecido como Monoceros, um conjunto de estrelas que envolve a Via Láctea. Segundo o grupo de pesquisa, essas circunstâncias provam que a Via Láctea pode agregar à sua formação fenômenos externos. 

Fonte: RedeTV!

Israel diz que ONU reconhecer a Palestina será "quase afronta" à instituição



Israel até tentou, mas não conseguiu convencer o Brasil a não apoiar o reconhecimento do Estado palestino na Assembleia Geral da ONU na próxima semana, admite o cônsul-geral do país em São Paulo, Ilan Sztulman.
Em entrevista à Folha, ele também criticou o fato de seus aliados na Assembleia terem o mesmo peso de qualquer outro país. "Sempre vamos ter uma minoria".

Folha - Qual a expectativa de Israel em relação à votação para o reconhecimento do Estado palestino na ONU?



Ilan Sztulman - Esse movimento palestino de levar o assunto para a ONU é algo muito ineficiente e que não toca a raiz do problema. O Estado de Israel não se opõe, em princípio, à existência de um Estado palestino, mas sim à tentativa de criá-lo com uma decisão unilateral, sem falar conosco. É como se você quisesse reconciliar um casal que decidiu que vai resolver junto o problema com uma ordem de alguém de fora da família. A única forma de resolver o conflito Israel-palestinos é com negociações diretas. Essa declaração unilateral vai violar e destruir todo o processo que fizemos até hoje: os acordos de Oslo [1993], de Camp David [2000], o Mapa do Caminho [2002]. Os resultados podem ser muito negativos.



Para Israel, muda alguma coisa a Palestina se tornar Estado membro ou não-membro da ONU?


Não, a diferença é técnica, dentro do fórum da ONU. Mas, na minha opinião, vai ser quase uma afronta para o status de instituição da ONU reconhecer um estado que terá como ministros terroristas declarados, que nem reconhecem a ONU. E depois que a ONU reconhecer? Vai mudar alguma coisa no campo? Só vai deixar os palestinos mais frustrados, porque se eles não sentarem outra vez com o governo de Israel, não vai acontecer nada.




Os palestinos alegam que a partilha da Palestina, em 1947, levou apenas à criação de Israel, e que essa é a hora de reparar isso.

Os palestinos têm uma tendência a concentrar todas as negociações e os movimentos em 40 anos atrás, e ficar discutindo quem tem ou não razão. Nós não queremos entrar nessa dinâmica. Queremos sentar --estamos em 2011, com uma realidade formada no Oriente Médio. O nosso primeiro-ministro já declarou claramente que é a favor da existência de um Estado palestino ao lado de um Estado judeu. A questão é muito pragmática: querem fazer um Estado palestino? Então vamos sentar e negociar até sair o Estado.




Se Israel não se opõe ao Estado palestino, qual o problema de que ele seja reconhecido pela ONU?

Temos alguns assuntos que são básicos e que devem ser negociados. Nós queremos ter o direito de ser reconhecidos como o Estado do povo judeu. Em segundo lugar, queremos garantir que esse Estado [palestino] não será um novo Líbano ou uma nova Gaza, e que vai ameaçar a vida dos nossos cidadãos. Em terceiro, queremos o fim do Estado de guerra com os palestinos e o fim de todas as suas demandas. Não vamos poder aceitar dentro do Estado de Israel 3 milhões ou 4 milhões de refugiados que eles dizem que querem voltar.




O que atrapalha hoje a volta à negociação?

Temos todo o interesse na paz. Mas toda a vez que chegamos em uma encruzilhada, onde líderes palestinos precisam tomar decisão, eles nunca conseguem. Nós congelamos as construções para negociar e eles não vieram. A nossa mensagem é: deixem de lado esse lance de quem é a culpa e venham sentar conosco, sem pré-condições. Não somos mais crianças de jardim de infância para ir reclamar com alguém de fora sobre o que o outro fez.




Israel tentará algum movimento de aproximação com os palestinos até a Assembleia Geral?

O Estado da Palestina está metade pronto, temos laços econômicos com eles. Eles estão construindo uma cidade inteira, Rawadi, inclusive com a ajuda de Israel. Nós temos todo interesse econômico, político [no Estado palestino], imagina o que gastamos de segurança. Nós somos vizinhos nessa terra, o nosso destino é viver juntos, porque o Estado judeu vai continuar existindo e o Estado palestino --com a ajuda de Deus e um pouco mais de esperteza dos palestinos-- também vai acontecer.




Israel tem feito campanha para evitar a votação na ONU?

Tentamos convencer os nossos amigos, inclusive o Brasil. No último ano, tivemos a visita de dois vice-primeiros-ministros, da ministra da Agricultura, do ministro do Comércio, do ministro das Finanças, do rabino-chefe de Israel. Tudo isso faz parte não de uma campanha, mas de conversas entre amigos para tentar convencê-los a mudar a opinião. Acho que não conseguimos. O governo brasileiro já reconheceu o Estado palestino e vai provavelmente apoiar [o reconhecimento na ONU].

Também temos um ponto fraco na ONU porque cada país tem um voto na Assembleia Geral --não é segundo o tamanho, a importância ou a relevância do país, como no Conselho de Segurança. Ali sempre vamos ter uma minoria. E é muito difícil convencer quem está de fora, porque quando você está longe e não tem contato com esse mundo, a sua percepção é muito diferente.



Isso ocorre com o Brasil?

Não posso dizer que tem uma percepção incorreta, porque isso é subjetivo. Mas quando veem as coisas de perto, as pessoas mudam sua perspectiva, e por isso sempre convidamos os ministros e o governo brasileiro para visitar Israel. O governo brasileiro vê o assunto palestino, o assunto iraniano de forma diferente do que nós e os nossos amigos vemos. Nós não concordamos, mas isso não quer dizer não respeitamos sua posição e seus esforços de alcançar a paz.




Qual postura vocês esperam da presidente Dilma no discurso de abertura?

A nossa expectativa é que as nossas relações continuem se aproximando cada vez mais. Reabrimos um consulado em São Paulo que estava fechado há quase oito anos, e fizemos isso no governo Lula. Nossas relações comerciais estão crescendo cada vez mais. Nos últimos meses, tivemos vários eventos que tiveram brasileiros em Israel, como a visita do Roberto Carlos, uma visita de empresários de alto nível. Temos, como todos os bons amigos, pontos em que discordamos. Mas isso não quer dizer que não somos amigos.




As recentes ações de Israel contra a Turquia e o Egito causaram um isolamento diplomático?

Não. O que está acontecendo na Turquia e no Egito são processo sociais internos, como o que ocorre na Líbia, na Síria. Não tem nada a ver conosco.




Mas as reações nesses países foram em resposta a ataques de Israel que causaram mortes em um navio de bandeira turca e de soldados egípcios.

Nós achamos que não. A comissão da ONU, que não tinha nada a ver com Israel nem com os turcos, e chegou à conclusão de que Israel tinha o direito de fazer o cerco à Gaza, porque eles estão cometendo atos terroristas contra cidadãos israelenses, e que temos o direito legal de parar a entrada de armas. Os turcos também fomentaram essa flotilha, incentivaram.


Mas o fato de nós, com nosso direito legal, pararmos esse grupo --e, infelizmente, eles atacaram e nós reagimos-- é razão para acabar com todas as relações com o país? A mesma coisa com o Egito: nós não rompemos a relação. O que aconteceu [o ataque de manifestantes contra a embaixada israelense no Cairo] foi fruto de um grupo organizado, não do governo ou do povo egípcio. Esse grupo está interessado em criar um outro Oriente Médio, não está interessado em democracia. Você tem crises entre amigos, mas depois você senta e faz as pazes.


Fonte: UOL.COM

Assistência Social realizará Audiência Pública


Audiência Publica

A Prefeitura de Santo Antônio através da Secretaria Municipal de 
Assistência Social e Cidadania realiza Audiência Pública para
criação do criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar.
O evento acontecerá próxima sexta-feira, dia16, na Escola Municipal
Maria Umbelino, a partir das 10h.



Fonte: SMAS

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Maior tempo do aluno na escola tem que ter projeto pedagógico, diz CNTE.



Brasília – Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin Leão, a proposta anunciada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, de ampliar o tempo de permanência da criança na escola precisava ser acompanhada de um projeto pedagógico sólido. Na avaliação dele, o mais adequado seria ampliar a jornada diária em vez de aumentar o número de dias letivos.
“Nós somos a favor da escola em tempo integral. Mas é preciso que você aumente esse tempo e a criança tenha efetivamente o que fazer na escola. Já tivemos experiências que não foram exitosas porque se ampliou o tempo sem uma proposta pedagógica de escola integral”, defendeu.
Atualmente a carga horária mínima para as escolas é 800 horas anuais, distribuídas em 200 dias letivos. Caso a proposta seja por esticar o calendário, Leão disse que será necessário levar em conta alguns aspectos da vida prática do professor como o período de férias.
“Em um primeiro momento, acho que o passo importante é a ampliação da jornada. Temos que saber [com o Ministério da Educação] como serão trabalhadas questões importantes para a nossa vida como o período de férias. No nosso entendimento, o período de férias pode ser de acordo com o calendário escolar, mas tem que ser contínuo e no mínimo de 30 dias”.

Fonte: Agência Brasil

TEORIA DA MEDIOCRIDADE: “Você começa a seguir alguém que considera genial e em poucos posts a pessoa se revela uma besta”.

14 de setembro de 2011 às 16:12h
"Tenho de reconhecer, sem falsa modétias, que sou assim um Eistein. Foto: Reprodução do site
Albert Einstein tenta explicar a falta de gênios nos tempos atuais. Em parte, as redes sociais são a culpadas. “Você começa a seguir alguém que considera genial e em poucos posts a pessoa se revela uma besta”, diz ele em seu blog.
Mas ressalta outros pontos: ninguém mais liga para grandes ideias. Além disso, há um “uso indiscriminado desse qualificativo”. O amor foi banalizado.
Einstein também faz um triste depoimento: ser gênio é bom só para o consumo dos outros. Confira o conteúdo completo em Blogs do Além.


 Dia desses, um artigo no New York Times me chamou a atenção. Também pudera, o texto tinha como ilustração aquela maldita foto onde apareço de língua de fora. Falo maldita porque na ocasião em que foi clicada, quis apenas estragar os instantâneos dos paparazzi que me importunavam, mostrando a língua a eles. O efeito foi o contrário. Acabei por alimentar ainda mais a imagem de gênio irreverente, distraído e não preso às convenções. Cristalizei o mito que nunca gostei de encarnar. Mas já não reclamo mais. Se isso anima as plateias, tudo bem. Com base nesse episódio, cheguei à seguinte formulação: Entretenimento é igual a mentira vezes casualidade ao quadrado. E= mC2.
Mas voltando ao artigo do NYT, nele Neal Gabler sustenta que as ideias não são mais o que eram antes. As atuais não incendeiam debates, não incitam revoluções nem alteram a maneira como vemos e pensamos o mundo. Há uma falta de gênios públicos. Gabler não acha que as mentes de hoje sejam inferiores às das gerações passadas. O problema não é de burrice. A questão é que ninguém dá a mínima para as grandes ideias. Prestamos atenção só naquelas que podem ser monetizadas. Daí o fascínio pelos empreendedores da web. Para Garber, a Era da Informação transformou todos em acumuladores de fatos e não em pensadores. Maldita internet.
Não discordo por completo do articulista. E acrescento outros aspectos. Em parte, a falta de gênios se deve às redes sociais. Você começa a seguir alguém que considera genial e em poucos postsa pessoa se revela uma besta. Não há mito que resista à proximidade e ao excesso de microfone. A exaltação aocrowdsourcing, modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet, também dilui a importância e a aparição das grandes cabeças. O problema do crowdsourcing é que ele não rende boas estátuas. Os parques não estão preparados para monumentos tão grandes. Além disso, o único gênio desses esquemas colaborativos é o cara que faz o grupo todo trabalhar de graça em seu benefício.
Outro fator que dificulta a identificação de gênios é o uso indiscriminado desse qualificativo. Chama-se de gênio o DJ de fim de semana, a segunda voz da dupla sertaneja, o sujeito que desenhou um novo furador de coco. Há até técnico de futebol, sem grande expressão, que atende pela alcunha de Geninho. O amor sofre do mesmo mal. Esse sentimento, antes elevado e raro, banalizou-se. Amam-se bolsas, cachorros, dietas e tablets. Não amo muito tudo isso.
Mas há uma questão que Glaber não considera. Ser gênio é bom só para consumo dos outros. Viver como um não é tão delicioso. Não falo só da dificuldade de se relacionar com as coisas mundanas e calçar as meias de uma mesma cor. A genialidade é uma anomalia, uma doença cujos sintomas externos enganam: fama, poder e admiração. No entanto, esse estágio, na maioria das vezes, só é alcançado depois da morte ou nos estertores da vida. Quando ela é precoce, se consume ou é consumida rapidamente. O gênio é visionário e como tal passa boa parte da sua carreira na incompreensão. As grandes mentes, em geral, são acompanhadas de obsessões, compulsões, manias e comportamento antissocial. A lista de perturbados pela sua própria genialidade é enorme. Bach, Munch, Michael Jackson, Kant, Santos-Dumont, Marlon Brando, Nietzsche, Van Gogh e Dostoievski, só para citar alguns.
Espero que o último parágrafo tenha lhe servido de consolo e faça você retornar ao Facebook aliviado e sem culpa.




Morre um grande brasileiro.


Expedito Parente

Morreu em Fortaleza cientista que inventou o biodiesel. 



Morreu nesta terça-feira, em Fortaleza, aos 70 anos, o cientista Expedito José de Sá Parente, inventor do biodiesel. Expedito Parente estava internado no Hospital São Carlos, após uma cirurgia de diverticulite (inflamação no intestino grosso) e morreu por complicações após a operação. O corpo será cremado na manhã desta quarta-feira, no cemitério Jardim Metropolitano.


Expedito Parente foi responsável pela primeira patente mundial da produção de biodiesel por meio da transesterificação, a partir de plantas oleaginosas. A tecnologia, pesquisada pelo cearense de modo pioneiro no final da década de 1970 e patenteada nos anos 1980, tardou a ser reconhecida no Brasil, tendo sido explorada no cenário internacional, o que rendeu a seu idealizador o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), do governo americano, de empresas como a Boeing e agências como a agência espacial americana (Nasa).Expedito Parente graduou-se na Escola Nacional de Química, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1965, obtendo o mestrado em Ciências da Engenharia Química no ano seguinte, também na UFRJ. Concluiu cursos de especialização em Tecnologia de Óleos Vegetais e em Engenharia de Óleos Vegetais, no Instituto de Óleos do Ministério da Agricultura, e em Tecnologia de Couros, na École Française de Tannerie, em Lyon, na França. Em 1967, Expedito Parente tornou-se professor assistente da UFC, em Fortaleza, passando a professor adjunto em 1975.Foi na UFC, no final da década de 1970, que desenvolveu o método de produção de biodiesel que viria a submeter ao Instituto nacional de Prioridade Industrial (INPI) em 1980, tendo sido garantida em 1983 a patente PI - 8007957 ("Processo de Produção de Combustíveis a partir de Frutos ou Sementes Oleaginosas"), a primeira no mundo para um processo de produção em escala industrial de biodiesel




Fonte: IG.COM

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Vila olímpica de Santo Antônio – RN. “O SONHO NÃO ACABOU”

 “ O sonho não acabou”, como disse um dia Jonh Lennon.
Ecce Homo( Êis o Homem ):  Um pertinaz na luta para recuperar a nossa Vila Olímpica


Antes tarde, do que nunca. Vale  e se encaixa bem na oportuna visita que fiz ao local onde será edificada a tão esperada Vila Olímpica. E após  anos de espera por uma área de esporte e lazer que alavancasse a nossa cidade a “ares de primeiro mundo”, a nossa comunidade de Santo Antônio - RN poderá muito em breve ver o seu sonho realizado com a construção de uma Vila Olímpica. Este espaço será muito propício para a criançada, adolescentes e até da terceira idade, enfim um complexo esportivo para que todos possam se descontrair e se divertir e que nossos atletas aproveitem bem esse espaço..
A Empresa que efetuará a construção da obra promete fazer tudo o que for preciso para entregar a Vila Olímpica pronta no menor tempo possível, com qualidade e segurança. Os equipamentos já estão chegando e já se encontra algumas máquinas e funcionários trabalhando na concretização da obra.

O Prefeito Dr. Gilson que lutou como um Gigante com várias viagens à Brasília para recuperar essa grande obra, que para muitos, já estava perdida; está se empenhando ao máximo nas necessidades da cidade de Santo Antônio  e vem com uma Nova História conquistando com o seu grande sonho,  que é ver toda a nossa gente se orgulhando  ainda mais de  nossa querida cidade.
É para você santoantoniense. Comemore o seu direito de ter o  seu próprio  lazer!

A vila contará com: Campo de futebol, pista de atletismo. Etc.
Terreno da vila olímpica, com serra da Micaela ao fundo

Assinatura para início das obras

Assinatura para início das obras

A população também compareceu

Prefeito Dr. Gilson com Secretários, Vereadores e representantes da construtora que realizará a obra.


Quem irá construir? Qual o valor?
( Construtora Enpec - Empresa Nacional de Projetos Engenharia E Comércio LTDA,

primeira e segunda etapa, no valor global de 1.299,287,49 )



Por: Claudianor D. Bento
santoantoniooficial