terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ryno, uma moto elétrica compacta com apenas uma roda.



Pedalar um monociclo sem cair requer muita habilidade. Mas e se ele tivesse motor, dispensando os pedais, será que qualquer pessoa seria capaz de andar em um? ARyno Motors aposta justamente nesta ideia. Ainda procurando parceiros para a produção e distribuição em larga escala, a empresa norte-americana lançou o projeto de uma moto elétrica compacta de uma roda só.
Ao olhar para a Ryno, é certo que a primeira impressão seja a de uma moto cortada ao meio - parece que algo está faltando. Depois de alguns segundos de observação, chega-se à conclusão de que ela não é tão estranha a ponto de não merecer a atenção de quem gosta de termos como sustentabilidade e custo-benefício, mas principalmente dos que precisam de um meio prático e não poluente de locomoção.
Segundo seu inventor, Chris Hoffman, a ideia não é dele, mas de sua filha de, Lauren (13), que viu algo parecido enquanto jogava videogame e disse “pai, olhe! Você pode construir um?”. Os primeiros desenhos datam de 2006 e vêm se desenvolvendo desde então. O vídeo demonstra o uso e explica como a invenção funciona.
Obviamente, uma motocicleta de uma roda só não tem como permanecer em pé, certo? Errado! O criador garante que é impossível cair, pois há um sistema automático de equilíbrio, guiado por um chip que “sabe” onde está o centro da Terra e compensa automaticamente qualquer variação no eixo do veículo – seja para os lados, para frente ou para trás -, fazendo com que o piloto permaneça sempre perpendicular ao solo.
Três modelos, para três tipos diferentes de aplicação, foram planejados. O primeiro é destinado ao dia-a-dia; outro foi desenhado especificamente para empresas, e o terceiro é o esportivo. A velocidade máxima é de aproximadamente 40km/h, o que é bastante para um veículo projetado para rodar curtas distâncias.
Talvez, em um futuro próximo, você possa receber sua pizza de um entregador pilotando uma, ou mesmo ir para a faculdade sentado nela. Para tanto, só falta que empresários endinheirados enxerguem um mercado para a Ryno e a considerem uma boa arma na luta contra frotas cada vez maiores de carros, além de outros monstrengos que circulam pelas ruas das metrópoles.
Assim como o “veículo de transporte pessoal” (foto), que já figura nas ruas e calçadas de diversas cidades do mundo, o protótipo da Ryno tem todas as características de um automóvel capaz de conquistar o gosto de quem precisa se deslocar em cidades cada vez mais abarrotadas de carros.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário