terça-feira, 13 de setembro de 2011

Narcisistas parecem bons, mas são péssimos chefes, diz estudo


Estudo holandês afirma que, apesar de terem facilidade em conseguir posições de liderança, os narcisistas atrapalham a comunicação.


Narcisismo - admiração de si próprio, vaidoso.


A opinião muito convencida dos narcisistas sobre eles mesmos faz com que eles não realizem bons negócios nem sejam líderes muito políticos, de acordo com novo estudo realizado pela PhD em psicologia Barbora Nevicka em parceria com a Universidade de Amsterdã.


Leia também:Ninguém me ouve no trabalhoNarcisismo: característica de líder?Traços como autoestima elevada, autoconfiança e necessidade de sempre estar no domínio das situações com frequência ajudam os narcisistas a serem bem sucedidos, mas, depois que conseguem os cargos mais altos, o egocentrismo e o autoritarismo atrapalham, explicam os cientistas.Os pesquisadores estudaram 150 pessoas que precisavam tomar decisões em grupos de três, e perceberam que o egocentrismo dos narcisistas impediu que a troca livre e criativa de idéias acontecesse, o que é uma parte crucial de um eficiente processo de tomada de decisões em grupo. CURTA A PÁGINA DO DELAS NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTERNo estudo, cada grupo precisava escolher um candidato para um emprego. Algumas informações sobre os candidatos estavam disponíveis para os três membros do grupo, enquanto outros dados eram de conhecimento de apenas um deles. Depois de feito o processo de seleção, os membros dos grupos tinham que mostrar todas as informações disponíveis sobre os candidatos e dar uma nota para a qualidade da troca de informações e para o líder. Apesar de os grupos liderados pelos indivíduos mais narcisistas terem elegido seus líderes como os mais eficientes, eles estavam incorretos. Os grupos com os “chefes” mais narcisistas invariavelmente escolhiam os piores candidatos. Leia também:"Geração N": estamos criando jovens incapazes?Relacionamento com homens narcisistas pode ser hostil e violento“Os líderes narcisistas tiveram performances muito ruins. Eles impediram a comunicação entre os membros dos grupos por causa do egocentrismo e do autoritarismo”, afirma a autora. No ambiente de trabalho, “comunicação – que nada mais é do que compartilhar informações, perspectivas e conhecimentos – é essencial para tomar boas decisões”, diz Nevicka. “Em reuniões de grupo cada pessoa traz algo novo. Esse é o benefício do trabalho em grupo.” A pesquisadora acrescenta que o resultado do estudo também pode ser aplicado para políticos.  “Os narcisistas são muito convincentes”, ela afirma. “Eles realmente são mais escolhidos como líderes. Aí está o perigo: as pessoas se enganam muito dependendo de como os outros se projetam. Você precisa perguntar: as competências realmente existem ou apenas parecem existir?”, finaliza.E mais:Teste: você está na profissão certa? Como não se deixar abater após uma demissão.




Fonte: IG.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário