quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

RESULTADO DO ENEM: CONFIRA A SUA NOTA FINAL

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 já podem acessar o resultado final das provas a partir desta quarta-feira (18). Isso porque o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu antecipar a divulgação, inicialmente prevista para esta quinta-feira (19).

No resultado do Enem , os candidatos podem saber quanto tiraram em cada uma das quatro provas do exame: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Também terão acesso à nota da redação, cujo tema foi a intolerância religiosa no Brasil.

Apesar de antecipada, a divulgação dos resultados do Enem está sendo feita com dez dias de atraso em relação à publicação das notas da edição de 2015, divulgadas no dia 8 de janeiro de 2016. A consulta dos resultados pode ser feita por meio do site do Inep.

No ano passado, os estudantes tiveram dificuldade para acessar as notas nos primeiros dias após a divulgação. Isso porque, em razão do alto número de acessos, a página ficou lenta e até chegou a sair do ar. Neste ano, é possível que o mesmo aconteça.







Fonte: ig.com

domingo, 15 de janeiro de 2017

Atualização do CPF pode ser feita pela internet a partir de 16/01/2017

A partir de amanhã (16), o contribuinte poderá atualizar o CPF pela internet. A Receita Federal oferecerá, no site do órgão, um formulário eletrônico que permite a alteração instantânea de dados como nome, endereço, telefone e título de eleitor.

Segundo a Receita, o serviço estará disponível 24 horas por dia e poderá ser usado tanto por brasileiros como por estrangeiros residentes no Brasil, independentemente da idade. O órgão estima que 191 milhões de contribuintes serão beneficiados pela ferramenta.

O novo serviço será gratuito. Atualmente, o contribuinte que deseja atualizar o CPF precisa ir a uma unidade dos Correios, da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil e deve pagar R$ 7 de tarifa de serviço.

Novo comprovante

Também amanhã, a Receita lançará os novos modelos de comprovante de inscrição e de situação cadastral no CPF, que continuarão a ser emitidos na página da Receita Federal. A principal mudança está na forma de autenticação, que será feita por meio de QR Code, tipo de código usado em dispositivos móveis.


Atualmente, os comprovantes podem ser emitidos na página da Receita na internet. No entanto, de acordo com o órgão, o serviço é pouco usado porque a autenticação exige que os dados do documento (número de inscrição, código de controle, data da emissão e hora da emissão) sejam informados na íntegra para validação. Os dados dos comprovantes CPF com o QR Code serão validados em tempo real com as informações da base de dados da Receita Federal.


O formulário eletrônico estará disponível no site  da Receita Federal.


Fonte: msn.com