sábado, 17 de dezembro de 2011

Juiz libera extração de piçarro na Área de Preservação

Alex Régis
Extração de piçarro pela mineradora instalada na APA de Jenipabu ocorre há mais de 20 anos. Idema deve conceder licença após decisão judicial

O juiz Ibanez Monteiro da Silva, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal concedeu na tarde de ontem (16) um mandado de segurança que determina que o Instituto de Defesa do Meio Ambiente (Idema) renove a licença que dá o direito à empresa J.C. de Oliveira Mineração explorar a jazida de piçarro localizada na Área de Preservação Ambiental (APA) de Jenipabu, na comunidade Campinas, município de Extremoz. 
Na decisão, o juiz entende que "a atividade mineradora exercida na área é anterior à edição da Lei nº  9.254/2009 [que criou a Zona de Conservação 4 - ZC4]. Portanto, a alteração ambiental natural decorrente do desmatamento para extração da área já havia ocorrido. A vegetação natural não existe mais nos locais escavados". O juiz alegou ainda que "não é precisa a afirmação do órgão ambiental quanto à localização da área do empreendimento na ZC4". 

As condicionantes impostas pelo Idema para a atividade da empresa no local, e que eram anunciadas como não atendidas pela mineradora, não são suficientes para impedir a concessão da licença de operação para a empresa, segundo relata a decisão judicial. As exigências ambientais, no entanto, devem ser impostas pelo órgão e  atendidas durante o período de exploração com comprovações periódicas por parte da mineradora. As demais condicionantes, relacionadas ao subsolo, estão a cargo do Departamento Nacional de Pesquisas Minerais (DNPM), uma vez que as jazidas pertencem à União.

A 32ª Promotora de Justiça, Moema de Andrade Pinheiro, assinou no dia 7 de dezembro o parecer do Ministério Público Estadual no qual alega que há ausência de interesse público primário que justifique a presença do MP no processo. Após a decisão, o gerente administrativo da empresa J.C de Oliveira Mineração, Rafael Correia de Oliveira, explicou que a empresa recorreu à Justiça por entender que a primeira licença expedida pelo Idema, em 28 de agosto,  apresentava informações incorretas. "Depois que saiu o parecer do Ministério Público, nós apresentamos uma petição informando que o Idema não atendeu nossos pedidos em liminar,  e que  expediu a licença com dados errados", comentou. 

Com a decisão, a mineradora espera que a nova licença seja expedida pelo órgão ambiental para dar prosseguimento às atividades no local. O gerente administrativo da mineradora, Rafael Correia entende que a empresa e as obras da Arena das Dunas tiveram um grande prejuízo neste período inativo. "São 35 dias que a obra de terraplanagem da Arena das Dunas está parada. Isso trouxe um prejuízo gravíssimo não só para empresa OAS [responsável pelas obras do estádio], mas pra nossa empresa também", alegou.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE tentou entrar em contato com o Secretário de Assuntos Relativos à Copa do Mundo (Secopa), Demétrio Torres, para questioná-lo se, após a licença, irá manter a parceria com a empresa no fornecimento do piçarro, mas o celular do secretário estava desligado. Em outras reportagens, Demétrio afirmou que não houve qualquer atraso na obra do estádio Arena das Dunas.

Memória

No dia 12 de novembro, a TRIBUNA DO NORTE noticiou que a Construtora OAS, responsável pela construção do estádio Arena das Dunas, suspendeu, por tempo indeterminado, o recebimento do piçarro retirado pela J.C de Oliveira Mineração. O fato ocorreu  em função da não renovação da licença - que venceu em março deste ano - pelo Idema. Com a definição da OAS, o Governo, através do Secretário Demétrio Torres anunciou a contratação de uma nova mineradora para a continuação das obras, o que não ocorreu até hoje.



Fonte: Tribuna do Norte

Aprovados na 1ª fase para o IFRN/Nova Cruz



A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN divulgou ontem (16) o resultado da prova objetiva do médio integrado.

Os candidatos podem acessar o extrato de desempenho das provas objetivas e a lista dos habilitados à correção da prova discursiva. O resultado da prova discursiva será divulgado no dia 27 de dezembro e o resultado final do processo seletivo será divulgado dia 11 de janeiro de 2012.


Vejam o resultado para o núcelo de Nova Cruz - RN


LISTA DIFERENCIADA (Escola Pública)





Fonte: site o IFRN/Professor João Maria

Após 18 anos, OMC aprova adesão da Rússia


Parlamento russo terá que ratificar adesão até 15 de junho. 
Rússia é única grande economia do mundo ainda fora da organização.


Rússia

A Organização Mundial do Comércio (OMC) deu nesta sexta-feira (16) sua segunda e final aprovação para a adesão da Rússia à instituição. O pedido do país para se tornar membro aguardou 18 anos para uma resposta.
"A conferência ministerial também concorda", afirmou o ministro do Comércio da Nigéria, Olusegun Aganga, que presidiu a oitava conferência ministerial da OMC.
A Rússia, única grande economia que ainda está fora da OMC, só poderá ser convertida em membro permanente 30 dias depois de o Parlamento russo tenha ratificado a ideia, o que deve ser feito até 15 de junho.
A ministra russa do Comércio, Elvira Nabiullina, que se encarregará de firmar o Protocolo de Adesão, disse que a sexta economia do mundo tem se preparando há muito tempo para este momento.
A Rússia apresentou sua candidatura à OMC em 1993, mas as negociações foram prolongadas devido à guerra com a Geórgia em 2008, país que vetou a entrada da Rússia até novembro deste ano.



Fonte: G1.Com

Brasília:Deputada Fátima Bezerra recebe o Prefeito Dr. Gilson no gabinete da presidencia da comissão de educação


Prefeito Dr. Gilson com a Deputada Fátima Bezerra

O Prefeito Dr. Gilson Geraldo, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas ao longo de sua administração, nunca poupou esforços no sentido de buscar parcerias para melhorar a nossa querida Santo Antonio. Mesmo tendo conseguido avanços significativos na área da educação e ser hoje referência a nível da região agreste e até do Rio Grande do Norte por ser o município que paga o melhor salário aos professores, ter adquirido dois ônibus escolares, reformado quase todas as escolas da rede municipal, distribuído fardamento, transporte escolar fechado, erradicando o pau de arara, garantido uma merenda diária e atendendo a um cardápio diversificado, de acordo com a solicitação da nutricionista, ter possibilitado que as datas comemorativas fossem realizadas nas escolas de acordo com a solicitação das mesmas, estar realizando pelo 3º ano consecutivo a formatura de todos os alunos (zona rural e urbana) nos segmentos de educação infantil, ensino fundamental I e II, procurou nesta quarta-feira(14), a deputada Fátima Bezerra, por presidenta da comissão de educação e ter uma atuação de referência nas conquistas da categoria, buscando obter melhorias para o setor educacional. A deputada Fátima Bezerra ouviu com muita atenção as solicitações do prefeito e reafirmou o seu compromisso com a educação do Rio Grande do Norte.
Aproveitando a viagem a capital federal, Dr. Gilson, também manteve audiência com os Deputados Federais, Fábio Faria(PSD RN) e Policarpo(PT DF)nosso conterrâneo e com o ministro Garibalde Filho.

Fonte: Audy Acciole

Santo Antonio terá Plano Local de Habitação e Interesse Social



A prefeitura de Santo Antônio através da secretaria de Assistência Social e dos diversos setores como Habitação, Obras e outros em parceria com Escala Engenharia estão elaborando o Plano Local de Habitação e Interesse Social – PLHIS. Dia 12, aconteceu a reunião com a equipe de acompanhamento e com Haroldo, técnico da Escala Engenharia, onde foi apresentado o produto final do Plano. A Escala enviará para Caixa Econômica todo projeto do PLHIS para aprovação e em seguida execução.


Saiba mais sobre o PLHIS
Os PLHIS são instrumentos para que os municípios possam formular estratégias para equacionar suas necessidades habitacionais presentes e futuras, de modo articulado com o Plano Nacional de Habitação-PlanHab, e com os planos estaduais. O planejamento habitacional foi previsto na nova politica nacional de habitação implementada pelo governo federal, desde 2004. A elaboração do PLHIS faz parte deste processo e é um dos requisitos para que os municípios possam aderir ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social, ao lado da existência do Conselho e do Fundo Municipal de Habitação.
Cabe aos PLHIS dimensionar a quantidade de terra necessária para enfrentar o déficit habitacional acumulando e a demanda futura, assim como planejar a localização dos empreendimentos habitacionais, condicionando a concessão de financiamento e subsídios e uma adequada inserção urbana dos projetos de Habitação de Interesse Social.
Formulados com a participação da sociedade, os PLHIS devem definir os programas prioritários a nível local, reservar as áreas bem localizadas para atender a população de baixa renda, dimensionar os recursos necessários para enfrentar o problema, identificar os instrumentos urbanísticos para a produção de HIS e propor a estrutura institucional adequada para enfrentar a questão da moradia.
Qual o objetivo do PLHIS de Santo Antônio?
· Conhecer a situação habitacional do Município;
· Oprtunizar participação da comunidade nas tomadas de decisão para solução dos problemas habitacionais;
· Possibilitar o acesso aos recursos do Fundo Nacional de Habitação, Minha Casa Minha

Vida e outra linhas de financiamento habitacional.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Concurso público de Parnamirim/RN

Localização: Parnamirin/RN
A Prefeitura de Parnamirim vai realizar concurso público para as áreas de Saúde, Trânsito, Assistência Social e Tributação. O edital foi publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Município. Das 267 vagas relacionadas no edital, 100 são para os cargos de técnico em enfermagem, 30 para enfermeiro, obstetra (14), pediatra (16), anestesiologista (11), neonatologista (09), fiscal de tributos (12),  agente de trânsito (10) entre outras vagas. 

Este é o segundo concurso realizado na gestão do prefeito Maurício Marques dos Santos. O primeiro, em 2009, para professor do ensino básico, já chamou mais de 700 aprovados.  A maioria das vagas é para a Maternidade Divino Amor e Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) de Rosa dos Ventos.
 

As inscrições estarão abertas no período de 19 de dezembro a 5 de janeiro e serão feitas via internet, através do site da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (www.funcern.br). A taxa é de R$ 80 para os cargos de nível superior e de R$ 60 no caso de nível médio.

Para todos os cargos, as provas serão objetivas com 40 questões, no sistema de múltipla escolha, e contemplam  conhecimentos de língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico, e conhecimentos específicos. Para os cargos de nível superior, além das provas objetivas, a titulação do candidato também conta pontos para a classificação.
 

Veja o Edital completo AQUI

“Tão logo seja finalizado o processo de seleção de pessoal, iniciaremos a convocação dos aprovados”, disse o prefeito Maurício Marques. Além das 267 vagas para contratação imediata, ele estima que esse número pode chegar a 400 para atender a demanda dos serviços de saúde do município. “Até o final deste ano estaremos inaugurando mais três unidades básicas de saúde no Parque das Orquídeas, Liberdade e Nova Parnamirim. Em 2012 deve entrar em funcionamento a Unidade de Pronto Atendimento de Nova Esperança.”

Pela estimativa da Secretaria Municipal de Administração, os aprovados começam a ser convocados em abril, uma vez que o prazo para publicação do resultado final é 14 de março de 2012.

SAIBA MAIS
Inscrições: 19/12/2011 a 05/01/2012
Taxa: R$ 80 nível superior
          R$ 60 nível médio
Provas:  05/02/2012
Local: a definir
Resultado Final: 14/03/2012




Concurso público Prefeitura de Parnamirim para as áreas da Saúde, Trânsito, Tributação e Assistência Social.

Comissão faz ajustes no edital do concurso público




Fonte:parnamirin.rn.gov.br

Concurso INSS 2011/2012: publicado Edital para 1875 vagas


Tão aguardado edital já saiu. Concurso INSS será organizado pela Fundação Carlos Chagas. Remuneração inicial vai de R$ 4.496,89 a R$ 9.070,93.



O edital do concurso INSS 2011/2012 já está disponibilizado, concretizando-se assim um planejamento iniciado há um bom tempo. Quem aproveitou o tempo para programar os estudos tem agora apenas que efetuar a inscrição, fazer as últimas revisões e aguardar as provas.
As inscrições começam no próximo dia 19 de dezembro de 2011, exclusivamente pelo site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br) e se encerram  às 14h do dia 11 de janeiro de 2012. Também serão disponibilizados Postos de Inscrição credenciados pela Fundação Carlos Chagas, sempre em funcionamento no período das inscrições, em dias úteis, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Lembrando que está prevista uma possível prorrogação do período de inscrições.
Todos os candidatos poderão conferir no site da Fundação se a inscrição foi devidamente confirmada, a partir de 16 de janeiro de 2012. Caso haja alguma divergência, será necessário que o interessado entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato - SAC da Fundação Carlos Chagas, pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 10h às 16h (horário de Brasília).
Cargos e vagas
Confirmando o que já estava previsto na Portaria nº 442 do MPOG, o certame será destinado ao provimento de 375 vagas no cargo de Perito Médico Previdenciário e 1.500 vagas de Técnico do Seguro Social, perfazendo um total de 1.875 postos de trabalho.
A realização do concurso INSS  está mais do que justificada: se deve ao fato de que o órgão tem necessidade evidente de atender às demandas do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX). Nas palavras do presidente Mauro Hauschild, a admissão de novos servidores irá "garantir o encurtamento das distâncias das pessoas ao INSS". A previsão para os próximos anos, portanto, é de que 720 novas agências serão inauguradas em municípios que atendam aos requisitos estipulados pelo Ministério (o principal deles é que a cidade tenha a partir de 20 mil habitantes e não contem com agência plena alguma).
Vale lembrar que às pessoas com deficiência é assegurado o direito de inscrição no Concurso, já que lhes será reservado 5% das vagas existentes ou das que surgirem ou forem criadas dentro do prazo de validade do Concurso.
Requisitos mínimos
Para disputar a uma das vagas de Técnico do Seguro Social (novo nome para o antigo cargo de Técnico Previdenciário), os candidatos devem possuir o Ensino Médio completo, enquanto que para Perito Médico Previdenciário, a exigência é que se tenha Nível Superior (em Medicina).
Atribuições de cada cargo
O Técnico do Seguro Social realiza basicamente atividades inerentes ao reconhecimento, à manutenção e à revisão de direitos concernentes aos benefícios que o INSS administra. Ele também é o servidor responsável pela execução de atividades diárias de orientação e apoio técnico relacionado às atividades fins do órgão. O Perito Medico Previdenciário, por sua vez, desenvolve atribuições relacionadas à emissão de pareceres conclusivos quanto à capacidade laboral de trabalhadores, bem como a inspeção de ambientes de trabalho, para efeitos de concessão de benefícios previdenciários.
Remuneração
A remuneração Inicial para o cargo de Técnico do Seguro Social será de composta pelo vencimento básico de R$ 532,65, mais a Gratificação de Atividade Executiva – GAE, no valor de R$ 852,24 e da Gratificação de Desempenho da Atividade do Seguro Social – GDASS, que poderá alcançar até R$ 2.808,00. Fora isso, há o auxílio alimentação no valor R$ 304,00, perfazendo um total de R$ 4.496,89.
Já a remuneração do Perito Médico Previdenciário será composta por R$ 4.536,53 de vencimento básico, acrescido de Gratificação de Desempenho de Atividade de Perícia Médica Previdenciária – GDAPMP, de até R$ 4.230,40, mais R$ 304,00 de auxílio alimentação, totalizando R$ 9.070,93.
Provas
Quem optar pelo cargo de Perito Médico Previdenciário fará Provas Objetivas e de Títulos. Já os inscritos no cargo de Técnico do Seguro Social farão apenas Provas Objetivas.
Segundo o edital, a aplicação das Provas Objetivas para o cargo de Perito Médico Previdenciário está prevista para o dia 12 de fevereiro de 2012, no período da manhã e para o cargo Técnico do Seguro Social, no período da tarde dessa mesma data.
Todos os candidatos terão conhecimento acerca da confirmação da data e de outras informações sobre horários e locais de Provas, que serão divulgadas oportunamente no Diário Oficial da União e por Edital de Convocação específico, também a ser disponibilizado no site da Fundação Carlos Chagas. Os Cartões Informativos serão encaminhados aos candidatos por correio eletrônico (e-mail) e, portanto, é necessário que as contas de e-mail dos inscritos estejam digitadas correta e completamente.

Validade do Concurso INSS

A validade do Concurso do INSS 2011/2012 é de um  ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do INSS.

Teste seus conhecimentos: Simulados Concurso INSS


Saiba mais




Fonte: Concursos no Brasil.com


quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Santo Antônio/RN: Filho reencontra mãe 40 anos depois

Igreja Matriz 


Tem coisa mais importante do que a família? Acompanhe esta história: um potiguar da cidade de Santo Antônio,foi levado pelo pai para o Rio de Janeiro, aos 04 anos de idade, e perdeu o contato com a família. Aos 45 anos, Seu Zé Filho, voltou a sua terra em busca de notícias.

Veja o que aconteceu na reportagem de Érika Zuza e Hélio Galvão.


Fonte: InterTV Cabugi - Portal In360/Blog os amigos da onça

ONG oferece 25 mil euros a quem ajudar a capturar responsáveis pelo holocausto

Auschwitz
Brasília –  A organização não governamental (ONG) responsável pelo Centro Simon Wiesenthal, cuja sede fica em Los Angeles, nos Estados Unidos, lançou hoje (15), na Alemanha, uma campanha internacional para capturar os últimos responsáveis pelo holocausto [que ocorreu durante a 2ª Guerra Mundial, de 1933 a 1945, quando judeus, ciganos e homossexuais foram as principais vítimas].
A estimativa é que existam pelo menos 40 pessoas que podem ser capturadas e estão entre os suspeitos de participação nas ações nazistas. O centro ofereceu 25 mil euros de recompensa por qualquer informação que ajude a capturar essas pessoas - implicadas nos crimes cometidos durante a guerra.
“A marcha do tempo não diminui em nada a culpa dos assassinos”, disse o diretor regional do centro, Efraim Zuroff. “A idade não deve servir de proteção para os massacres. Cada uma das vítimas merece o esforço para que sejam encontrados seus carrascos”, acrescentou ele, lembrando que os sobreviventes estão com idade avançada, mas não devem ser poupados da Justiça.
De acordo com Zuroff, a condenação em maio do ex-guarda nazista John Demjanjuk, de 91 anos, representa um precedente judicial que poderá levar a novos processos criminais. Nascido na Ucrânia, Demjanjuk foi condenado a cinco anos de prisão por um tribunal alemão por ter participado no massacre de cerca de 30 mil judeus, no período em que foi guarda do campo de concentração de Sobibor, na Polônia.
O tribunal de Munique, na Alemanha, considerou que o fato de Demjanjuk ser funcionário do campo durante a guerra bastava para o implicar nos crimes cometidos. O ex-guarda negou as acusações e ficou em liberdade enquanto esperava a decisão sobre um recurso interposto em um tribunal federal.



Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Deputados aprovam orçamento do Estado para 2012

O relator acolheu 258 emendas, sendo duas delas coletivas destinando recursos para o Tribunal de Justiça e o Ministério Público.

Por unanimidade dos 22 deputados participantes da sessão, que ainda está em andamento, foi aprovado agora há pouco o Orçamento Geral do Estado para o exercício de 2012 que estima a receita em R$ 9.395.362.000,00 e fixa as despesas em igual valor.
Em seu relatório, o deputado Raimundo Fernandes disse que as emendas de despesa são, em sua maioria, destinadas às obras de infraestrutura, prestação de serviços e alocação de recursos para instituições de reconhecido interesse público como a Liga Norte Riograndense Contra o Câncer e o Hospital Varela Santiago.

"É bom que se registre que não há espaço para que se diga que as alterações promovidas pelas emendas parlamentares inviabilizam o planejamento e a execução orçamentária. Na apreciação do Projeto de Lei do Orçamento Geral do Estado a Comissão de Finanças e Fiscalização estudou os números propostos e debateu com diversos segmentos da sociedade, acolhendo as sugestões que lhe pareceram mais adequadas à espécie, na mais absoluta transparência e responsabilidade", disse.

O relator acolheu 258 emendas, sendo duas delas coletivas destinando recursos para o Tribunal de Justiça e o Ministério Público.  As emendas individuais apresentadas pelos deputados, no valor de R$ 1,5 milhão por cada um, somam R$ 36 milhões.

Agora, os deputados iniciaram a discussão do Plano Plurianual para o quadriênio 2012-2015. Após a votação do PPA a Assembleia Legislativa inicia o seu período de recesso.



Fonte: Tribuna do Norte

Com torre torta, cidade alemã quer se tornar tão famosa quanto Pisa


A pequena Bad Frankenhausen quer transformar a torre da igreja local numa atração turística famosa no mundo todo. Para isso, terá de investir 1 milhão de euros na restauração da torre, que tem 4,5 metros de inclinação.
A pequena Bad Frankenhausen, no estado alemão da Turíngia, quer oferecer concorrência à italiana Pisa quando o assunto é torres tortas. Para isso, a câmara municipal aprovou a compra da torre da igreja evangélica local, que se inclina seis centímetros por ano e está ameaçada de ruir.

"A visão que temos é que, daqui a 10, 15 anos, quando as pessoas falarem em torres tortas no mundo, elas não vão falar apenas de Pisa, mas também de Bad Frankenhausen", declarou o prefeito Matthias Strejc à emissora alemã MDR.

A cidade de 9 mil habitantes quer agora restaurar a torre e espera que ela se torne uma atração turística. Uma reforma estimada em mais de 1 milhão de euros está prevista para começar em 2012.

A torre da igreja Oberkirche de Bad Frankenhausen, no centro da Alemanha, é mais torta que a famosa de Pisa, na Itália. A torre de Bad Frankenhausen está quase 4,5 metros fora de seu eixo, cerca de 0,5 metro a mais do que a inclinação da torre de Pisa, com praticamente a mesma altura de sua prima germânica. Apenas nos últimos dois anos, a torre alemã cedeu seis centímetros por ano.

Custosos projetos de resgate para o monumento inclinado haviam falhado até o momento. Agora, os vereadores da pequena cidade na Turíngia finalmente aprovaram a compra e a reforma com apertada maioria: nove votos a favor, sete contra e três abstenções. A aquisição da torre custará a quantia simbólica de 1 euro.

Para as primeiras medidas de segurança, a igreja evangélica disponibilizou 150 mil euros, os quais estavam programados para serem utilizados na demolição.  Além disso, a câmara municipal e um grupo de financiadores doarão 50 mil euros cada um. Para os custos adicionais, o município espera arrecadar novas doações.

"Inicialmente, a torre receberá um prazo de misericórdia", disse Strejc. Caso o dinheiro necessário não chegue, o marco de Bad Frankenhausen terá de ser demolido em 2014. O governo estadual negou apoio financeiro ao projeto.



Fonte: Uol.Com

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Manobra militar do Irã vai bloquear entrada do Golfo Pérsico

Pelo Estreito de Ormuz circulam, atualmente, um terço do petróleo mundial


O Irã anunciou nesta terça-feira que irá bloquear o Estreito de Ormuz - entrada do Golfo Pérsico e porta de saída de um terço do petróleo mundial - durante as próximas manobras navais que a Marinha do país realizar em águas internacionais usando seus navios de combate.
"Faremos manobras para fechar o Estreito de Ormuz em pouco tempo. Se o mundo quer tornar esta região insegura, nós tornaremos o mundo inseguro", disse Parviz Soruri, deputado membro da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento e um dos mais radicais parlamentares iranianos.
Recentemente, a Marinha iraniana anunciou a realização de amplas manobras, denominadas "Velayat 90", em águas internacionais, entre o Golfo Pérsico e o Mar de Omã. De acordo com o Irã, o objetivo dos exercícios militares é testar suas unidades de superfície e submarinos mais modernos, além de mísseis, outras armas e equipamentos.
Programa nuclear - A decisão iraniana é considerada uma provocação ao bloco de potências ocidentais que, liderado pelos Estados Unidos, pressiona a República Islâmica a abandonar seu polêmico programa nuclear. De acordo com um relatório das Nações Unidas, o Irã tem a intenção de fabricar armas atômicas - Teerã nega, alegando fins civis e pacíficos.
Recentemente, os EUA e a União Europeia anunciaram novas sanções políticas e econômicas ao país islâmico. O principal objetivo dos países ocidentais é sufocar o sistema financeiro iraniano.  Por suas características geopolíticas e importância econômica, o Estreito de Ormuz é um dos maiores pontos estratégicos do planeta.

(Com agência EFE)

Fonte: Veja.Com