quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Tornado de fogo: Raro tornado de fogo atinge região central da Austrália


Um tornado de fogo foi registrado nesta segunda-feira em Alice Springs, na região central da Austrália. O fenômeno, chamado de demônio de fogo, é raro.
De acordo com o cineasta Chris Tanger, que buscava locações para um novo filme, o redemoinho tinha 30 metros de altura e "soava como um avião supersônico". Ele afirma que não ventava antes do incidente.
"O tempo estava perfeito e a temperatura chegava uns 25 graus. Era um dia inteiramente previsível. Eu faço filmagens há 23 anos e nunca vi nada como aquilo".
O fenômeno do tornado de fogo é raro e dura em média dois minutos. O redemoinho é formado quando uma coluna de ar quente que sobe para a atmosfera entra em contato com fogo no solo.
No entanto, Tanger afirma que o tornado esteve ativo por pelo menos 40 minutos.
O maior fenômeno registrado do gênero aconteceu no Japão, em 1923, durando 15 minutos e causando a morte de 38 mil pessoas.

Veja o vídeo




Fonte: Folha.uol.com

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Sal e camarão do RN:Semana decisiva para o futuro das produções de sal e camarão do Rio Grande do Norte


O Congresso Nacional votará nos próximos dias 18 e 19 a Medida Provisória (MP) 571-2012, que pode interferir significativamente na economia do Rio Grande do Norte: a referida MP do Código Florestal enviada pela presidente Dilma tem artigos que inviabilizam vários setores da economia do país.

Das mais de 340 emendas propostas pelos deputados, quatro são de especial interesse do RN, pois diz respeito à proteção e desenvolvimento das culturas de sal e camarão, dois produtos de destaque da nossa economia primária, que se mantido o texto original, como consta na MP, estarão seriamente ameaçados.

"Em realidade, trata-se de mínimos, mas fundamentais ajustes à referida MP. Consideramos de crucial importância para a legalização desses setores e é fundamental esclarecer e informar sobre a pertinência das nossas reivindicações e solicitar o apoio e empenho da Bancada Federal do Rio Grande do Norte", é o pedido de Itamar Rocha, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão.

O texto que está proposto provocou manifestações de vários setores produtivos de estados do Nordeste. Há um temor de que a medida interfira no potencial produtivo das tradicionais indústrias salineira e camaroneira. A produção de sal no Rio Grande do Norte, por exemplo, representa 95% de todo o sal consumido no País.

A de camarão também merece destaque, sendo responsável por 35% do total produzido nacionalmente e, juntas, respondem pela geração de mais de 50.000 empregos diretos e indiretos. Cidades como Mossoró, Macau, Areia Branca, Nísia Floresta, Canguaretama, entre outras, dependem diretamente de tais atividades.

"As emendas do nosso pleito não suprimem textos da citada MP e sim propõem adições voltadas para proteger e atender as necessidades locais do cultivo de camarão e da produção de sal e permitir sua expansão sustentável no Rio Grande do Norte e no Nordeste", diz Orígenes Monte, presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Camarão.
Segmentos mantêm influência na economia

A importância dos setores salineiro e carcinicultor para o Estado e para a Região Nordeste, atualmente afetada por uma seca de grandes proporções, está não só no considerável potencial que detêm o RN e o Nordeste para o seu desenvolvimento sustentável, mas também no fato inusitado, tratando-se do setor primário, de que ambas as atividades não dependem de chuva para desenvolver e produzir, pois utilizam águas salobras ou salgadas em todo o ciclo produtivo.

"Está demonstrada no Rio Grande do Norte e na Região Nordeste a especial vocação do cultivo do camarão e do sal marinho para promover a inclusão social e a distribuição da riqueza no campo, especialmente por permitir a constituição da micro e pequena unidade de produção, gerando empregos para trabalhadores rurais de baixa qualificação profissional", diz Francisco Souto, presidente do Siesal.

O IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, das regiões de apicuns e salgados, locais de extrema salinidade onde é impossível o cultivo de outras culturas, é o mais baixo do Brasil. "São áreas especiais para a aquicultura e salinas. Não há outra alternativa em vista para a utilização dessas áreas. Ele é tão árido, tão salgado, que ele é praticamente um deserto, porém recebe água das marés de sizígia, que são as marés de lua grande, que só os tornam ainda mais salinos", explica Orígenes Monte.

O agronegócio de aquicultura é o maior negócio do mundo. Isso são dados da FAO/Embrapa. A produção de pescado e aquicultura é duas vezes maior que a soja, sete vezes maior que a carne e nove vezes maior que o frango. O Brasil é o maior exportador mundial de soja, o segundo maior de frango e é líder nas exportações de carne. Mas na aquicultura tem apenas 0,6 por cento da produção mundial desse segmento.

"Qualquer atividade ou empresa que não está em crescimento ela está em declínio. Se essa lei passar sem as devidas correções, nós ficaremos presos e estamos fadados a morrer. Eu não consigo enxergar aspectos negativos na exploração da carcinicultura. Só vejo impactos positivos. Na hora que temos produção, emprego e renda estamos preservando", finaliza Itamar Rocha.

A deputada Sandra Rosado é uma das autoras das emendas que beneficiam os setores de camarão e sal e tem contribuído para a aprovação na Câmara Federal, exercendo forte liderança na Câmara para aprovação.





Fonte: Jornal O Mossoroense

domingo, 16 de setembro de 2012

Comício gigante faz tremer as ruas de Santo Antonio/RN. E o povo gritava: é 55!!




O comício da Coligação “É Melhor Continuar” realizado neste sábado foi, sem dúvida, um marco na história política de Santo Antonio, o melhor, o mais bonito e mais emocionante que já houve na cidade. O grande evento aconteceu no centro da terra da Onça, a multidão juntamente com o Candidato a Prefeito Dr. Gilson Geraldo, Luciana – Vice, Vereadores e candidatos ao cargo de vereador, lideranças políticas, a exemplo do Ex. prefeito Luiz Carlos, do Presidente da Câmara Anchieta entre outros, seguiram do bairro novo em caminhada rumo a o local do evento em arrastão pelas principais ruas de Santo Antonio. A cidade parou para ver a passagem dos candidatos e do povo. Pessoas nas esquinas, em suas casas, admiravam e gritavam com energia o número 55. Essa é a força do 55! Com muitas Bandeiras ao vento, muita música e animação. O largo da Av. Lindolfo Gomes Vidal ficou repleta, dando início à grande festa. Milhares de pessoas lotaram a avenida para ouvir as palavras dos candidatos, das autoridades presentes e dos candidatos da chapa Majoritária dr. Gilson e Luciana. Pessoas carregando seus adereços, apitos, bandeiras, fizeram  do largo da Lindolfo Gomes Vidal um encontro de cor, alegria e beleza, o clima era contagiante.

A utilização de recursos multimídias abrilhantou ainda mais a festa.  No palco, as falas  das autoridades políticas do Estado, como o Vice-Governador, Robinson Faria, o deputado federal Fábio Faria e o deputado estadual Zé Dias fizeram belos discursos, enfatizando a luta e determinação de Dr. Gilson em prol das inúmeras obras trazidas para Santo Antonio.

Veja as fotos:  
























Extraído do blog de Audy