sábado, 2 de junho de 2012

Vênus passa na frente do Sol na terça-feira


Fenômeno, que só se repetirá em 2117, será observado como um pontinho sobre o Sol nos dias 5 e 6 de junho.



Na próxima semana será possível ver um ponto passando lentamente sobre o Sol, em um raro trânsito de Vênus, quando o planeta passa entre a Terra e o Sol. Um evento tão raro, que o próximo só será observado em 2117.

É um evento tão único que escolas e museus ao redor do planeta estão preparando festas para acompanhar o fenômeno e os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional também estão planejando acompanhar o evento.
O trânsito começa nesta terça-feira (dia 5, às 18h09 no horário de Brasília) a oeste do Meridiano de Greenwich e na quarta-feira (6) a leste dele. Ele vai durar seis horas e 40 minutos e será visível do oeste do Pacífico ao leste da Ásia e leste da Austrália. Mas no Brasil, ele só será visto por habitantes do extremo oeste do país, durante o pôr-do-sol.
Observadores no Canadá, Estados Unidos, México, América Central e norte da América do Sul poderão ver o começo do espetáculo antes que o sol se ponha. Europa, Ásia ocidental e central, África ocidental e o leste da Austrália pegarão o fim, depois que o Sol nascer. A Nasa está planejando disponibilizar webcasts ao vivo.


“Qualquer silhueta no Sol é interessante. Ver Vênus é algo extremamente raro”, disse à AP o astrônomo Anthony Cook do Observatório Griffith.
Houve 53 trânsitos de Vênus entre 2000 a.C e 2004, o último registrado até agora. "Uma vez que ocorre um trânsito, lhe segue outro em exatamente oito anos menos dois dias, mas depois devem passar 105 anos e meio para que aconteça outro par de trânsitos separados por oito anos", disse à EFE Bob Berman, colunista da revista "Astronomy Magazine".

Passado e futuro
No passado, o trânsito de Vênus foi avistado por astrônomos como Galileu Galilei e James Cook. Cientistas dos séculos 6 e 7 observaram os trânsitos de Mercúrio e Vênus, os dois planetas "interiores", para medir a distância da Terra ao Sol em um esforço para calcular o tamanho de nosso Sistema Solar. O explorador James Cook observou um trânsito de Vênus no Tahiti no século 18.
No entanto, embora "já tenhamos esse número calculado, os trânsitos seguem sendo úteis", explicou em comunicado Frank Hill, do Observatório Solar dos EUA (NSO).

O último trânsito de Vênus neste século "nos ajudará a calibrar os diferentes instrumentos e na caça por planetas extra-solares com atmosferas", para aprender a avaliar outros sistemas solares em nossa busca por vida no universo.
O NSO utilizará seus telescópios no Arizona, Novo México, Califórnia, Havaí, Austrália e Índia para gravar esse momento com centenas de imagens que exibirá em tempo real em seu site.
Os telescópios do NSO tentarão obter medições complementares da estrutura da atmosfera de Vênus buscando os rastros espectrais produzidos pelas emissões de gás carbônico, abundantes na atmosfera de Vênus.
Com um grande encontro em Mauna Kea (Havaí), considerado o melhor ponto do planeta para ver o fenômeno, a Nasa retransmitirá o evento ao vivo em seu site e se conectará com analistas de seus centros assim como de 148 países de todo o mundo que realizarão atividades de acompanhamento.

(Com informações da EFE e AP)


IG.COM

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Via Láctea se fundirá com sua vizinha Andrômeda


Via Láctea

Washington, 1 jun (Prensa Latina) A Via Láctea e sua vizinha Andrômeda se fundirão dando lugar a uma nova e gigantesca galaxia elíptica, evento que ocorrerá dentro de quatro bilhões de anos, indicam três estudos divulgados pelo Astrophysical Journal.
Pesquisadores da NASA assinalam que a partir desse momento mudará para sempre o aspecto do céu e, de passagem, a história de nosso Sol e seu sistema de planetas, pois milhares de estrelas serão impulsionadas para órbitas muito diferentes das atuais, ao redor do novo centro galáctico.
Esta é uma teoria que é trabalhada há bastante tempo, já que ambos sistemas se atraem um a outro por sua força de gravidade, no entanto, até o presente momento não se sabia com segurança se as duas galaxias se chocariam entre si, ou só se deslizariam bem próximas. Agora, dados muito precisos sobre o movimento de Andrômeda obtidos com o telescópio espacial Hubble, permitiram aos especialistas deduzir que a colisão frontal será um fato.
Nossos dados são estatisticamente consistentes com uma colisão frontal entre Andrômeda e a Via Láctea, assegurou Roeland van der Marel, do Instituto de Ciências do Telescópio Espacial, em Baltimore, Estados Unidos.
As simulações realizadas a partir da informação recebida do talento espacial, mostram que o Sistema Solar se deslocará e ocupará uma posição bem mais afastada do coração galáctico.


Fonte: Prensa Latina

Imagem ultravioleta registra galáxia em rota de colisão


Andrômeda é uma galáxia espiral, localizada a 3 milhões de anos-luz da Terra. Conhecida também como M31, a galáxia pode ser vista facilmente em locais escuros. Sua beleza encantadora, entretanto, esconde uma dura realidade. Andrômeda se aproxima da Via-Láctea a 480 mil km/h e ninguém sabe ao certo o que acontecerá no dia em que se tocarem.





Considerando o que se conhece sobre a interação gravitacional, acredita-se que ambas as galáxias se fundirão em uma única galáxia elíptica, aumentando ainda mais o tamanho de Andrômeda, estimado atualmente em 200 mil anos-luz de diâmetro. Segundo os cientistas, esse porte foi alcançado nos últimos bilhões de anos, após a absorção de galáxias vizinhas de menor porte.
Utilizando imagens captadas no espectro do ultravioleta pelo telescópio espacial Swift, astrônomos da Nasa retrataram a vizinha galáxia através uma série de 330 cenas individuais. As imagens foram feitas durante uma pausa na busca por explosões cósmicas distantes e revelam a imensidão da galáxia em rota de colisão com a Via-Láctea.

Canibalismo galáctico



Diversas observações feitas por telescópios espaciais mostram um halo galáctico ao redor da borda de Andrômeda. Dali parte um gigantesco feixe estelar originado provavelmente pela absorção das galáxias anãs M32 e NGC205, indicando que Andrômeda continua a atrair para seu domínio as companheiras próximas de menor porte. NGC 205 e M32 estão localizadas a cerca de 2.9 milhões de anos-luz de distância e têm aproximadamente 8 mil anos-luz de diâmetro.

Longe da iluminação das cidades, Andrômeda pode ser vista olho nu como uma tênue mancha luminosa e à medida que se aproxima da Terra a galáxia crescerá de tamanho e se parecerá como um sabre luminoso. No entanto, isso não acontecerá agora. Segundo as estimativas, as galáxias se fundirão daqui a 3 ou 5 bilhões de anos. Quando esse dia chegar, nenhum ser humano poderá testemunhar o evento, já que nem o nosso Sol existirá mais.


Foto: Empilhamento de imagens captadas pelo telescópio espacial Swift mostra a galáxia de Andrômeda no comprimento de onda do ultravioleta. Empilhamento é uma técnica usada em astrofotografia em que diversas imagens são somadas para produzir o mesmo resultado de uma única cena de longa duração. Crédit



Fonte: APOLO11.COM


Blog santoantoniooficial é o 5º Blog mais acessado de Santo Antônio/RN e o 21º na região agreste e litoral sul do RN.



Veja o RANKING atual.

1º - Os amigos da Onça - Santo Antônio- Traffic Rank: 174,593                                    1º no geral

2º - Salto na Rede - Santo Antônio - Traffic Rank: 347,388                                            4º no geral

3º - Blog Dede Camilo- Santo Antônio- Alexa Traffic Rank: 1,138,568                       14º no geral

4º - Santo Antonio Minha Cidade- Santo Antônio- Alexa Traffic Rank: 1,528,934       15º no geral

5º - Santo Antonio Oficial- Santo Antônio- Alexa Traffic Rank: 2,817,527                   21º no geral



Obrigado a todos pela confiança.

13 municípios do alto oeste, onde a estiagem (seca) é mais grave, cancelam festa junina.


A seca no alto oeste atinge altos níveis de estiagem

A seca que castiga o interior do Estado levou 13 municípios a suspender os tradicionais festejos de São João. A decisão foi tomada após deliberação de representantes da Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte – AMORN, nesta semana, em de Pau dos Ferros. 

Para os prefeitos, seria um contrassenso realizar os festejos estando as cidades sob o estado de emergência decretado em razão da seca.

Também foi levado em consideração as orientações do Procurador Chefe do Ministério Público de Contas junto ao TCE/RN, Thiago Guterres, no seminário de Gestão Pública promovida pela FEMURN, e do Procurador do Ministério Público Federal, Ronaldo Pinheiro.

Veja abaixo as prefeituras que cancelaram suas festividades: 

1. Coronel João Pessoa
2. Francisco Dantas
3. Frutuoso Gomes
4. Itaú
5. Martins
6. Messias Targino
7. Paraná
8. Pilões
9. Portalegre
10. Riacho da Cruz
11. Rodolfo Fernandes
12. Severiano Melo
13. Venha ver








Fonte: Nominuto.Com

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Selo UNICEF 2009-2012 meu Município me faz Crescer. Santo Antônio/RN



O município com apoio da prefeitura municipal e secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, promove o processo do selo Unicef que dura 36 meses, período em que o município se movimenta para traçar e alcançar metas, mobilizar a sociedade civil, desenvolver projetos em buscar dos objetivos do selo e acompanhar a situação da infância e da adolescência, por meio de indicadores e fóruns participativos.
Hoje (31) maio  no centro de convivência  Emanuela Terceira realizou-se o II fórum comunitário, com  a presença do mediador Mario, articulador Aniertony Figueiredo, pres. do CMDCA Samille Fernandes e mobilizadores Olifa Mendes, Ivone Jales e José Maria Barateiro, com presença do prefeito Gilson Geraldo, vereadores Dedé Camilo, Nélio Araújo e Detinha, ex-vereador  Audy Acciole, jovens e adolescentes, professores, funcionários públicos municipais e estaduais  e a sociedade   civil.

Com apresentações culturais e educativas:  
Assista ao vídeo


 
























Fonte: Blog do Dedé Camilo

Rio+20: Notícias



Para informações atuais clique aqui:   http://www.rio20.gov.br/

Organização diz que 176 delegações estarão no evento

A duas semanas do início da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o secretário nacional do Comitê Organizador, Laudemar Aguiar, anunciou que 102 chefes de Estado estarão presentes no evento, mas ele se recusou a anunciar os nomes das autoridades confirmadas: “Não cabe ao governo brasileiro confirmar ou não a vinda de chefes de Estado por questões de segurança. Esse papel cabe aos países e seus governos. A ONU deve montar uma lista de quais chefes vão discursar mais perto do evento”.


Segundo Aguiar, todos os países membros da ONU garantiram presença, seja por meio de chefes de Estado, ministros ou secretários. Ao todo, delegações de 176 países virão ao Rio. 



“Não é apenas o número de pessoas que mostra a grandiosidade do evento. Esse número de participação pode ser maior se somado a todos os órgãos envolvidos”, disse o secretário. Até agora, os únicos que já anunciaram a vinda à Rio+20 foram o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o novo presidente da França, Fraçois Hollande.



Dois chefes de Estado também já negaram presença: a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o primeiro ministro do Reino Unido, David Cameron.



Área 4 vezes maior



Na próxima terça-feira, o Riocentro será entregue à ONU, quando passará a ser considerado espaço oficial da organização. O local, porém, ainda não está pronto para a conferência. As instalações ainda estão em fase de construção.



Faltam concluir as rampas de acessibilidade, os escritórios das delegações, a sala de imprensa e detalhes de acabamento.  “Tem pavilhões que já estão 95% prontos, outros estão 89% acabados, mas isso não importa. O importante é que antes do início da conferência ele estará concluído. Estamos dentro do cronograma”, garantiu Aguiar.



Segundo o secretário, o Riocentro terá capacidade para receber até 38 mil pessoas por dia, que é a capacidade máxima do local.



A Rio+20 ocupará uma área quase quatro vezes maior do que a Rio-92, ocorrida há 20 anos. Apenas no Riocentro, onde será o encontro de chefes de Estado, a área ocupada será duas vezes maior do que a da conferência anterior, com cerca de 100 mil m2.





Fonte: Band.Com                Imagem:envolverde

Santo Antônio/RN:Prefeito Dr. Gilson, se fez presente na missa do Mês Mariano na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição



Muitos  fiéis compareceram a Igreja  Matriz de Nossa Senhora da Conceição nesta quarta feira, dia 30 de maio, para a tradicional noite mariano do mês dedicado a Maria. O padre, José Adelson, presídio a celebração junto aos fies e noitários: prefeito Gilson Geraldo,secretários e funcionários(prefeitura municipal),Vereadores José de Anchieta, Nélio Araújo,Dedé Camilo,Orlando Ferreira e Detinha (câmara de Vereadores), família barbalho representado por Valéria Barbalho, Audy Acciole e família.























Por Dedé Camilo

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ariano Suassuna representa Brasil no Nobel 2012

Escritor Ariano Suassuna é o Brasil no Prêmio Nobel de Literatura 2012, que será realizado em outubro, com 5 finalistas


O escritor Ariano Suassuna vai representar o Brasil no Prêmio Nobel de Literatura 2012 após anúncio divulgado nesta quarta-feira, 30. Ariano Suassuna está com 84 anos de idade e busca uma conquista inédita para a literatura nacional, o Prêmio Nobel de Literatura. O Brasil nunca levou o prêmio máximo do Nobel de Literatura. Entre os escritores brasileiros já indicados, destaques para Jorge Amado, Guimarães Rosa, Jorge de Lima, Ferreira Gullar e João Ubaldo Ribeiro. Ariano Vilar Suassuna é o nome do Brasil no evento em 2012. 

Na obra de Ariano Suassuna, destaques para "O Auto da Compadecida", "A Pedra do Reino" e "O homem da Vaca e o Poder da Fortuna". O escritor paraibano nasceu em João Pessoa no dia 16 de junho de 1927. O senador Cássio Cunha Lima falou sobre a escolha de Ariano Suassuna para representar o Brasil no Prêmio Nobel de Literatura de 2012. "A vida e a obra de Ariano Suassuna contêm expressão filosófica que transpõe as limitações temporais e de gerações, atingindo todos os públicos e transportando-se pelos mais diversos e modernos meios de comunicação". 

Você sabia que o Nobel é o mais importante prêmio de literatura do mundo. O Prêmio Nobel é o Oscar dos Livros. O primeiro Nobel da Literatura foi realizado em 1901. A cada ano, os vencedores são premiados pela Academia Sueca. Quem vence, leva o prêmio de 10 milhões de coroas suecas, cerca de 3 milhões de reais. O único escritor de língua portuguesa a levar o Prêmio Nobel de Literatura foi José Saramago, que é português. Os últimos vencedores do Prêmio Nobel de Literatura foram Tomas Tranströmer, da Suécia; Mario Vargas Llosa, do Peru; Herta Müller, da Alemanha; Jean-Marie Gustave Le Clézio, da França; e Doris Lessing, da Inglaterra. Quem leva em 2012? 

Nas redes sociais, fãs fazem torcida desde já para o representante brasileiro. "Poxa, nunca um escritor brasileiro levou o Prêmio Nobel de Literatura. Quem sabe com Ariano Suassuna, o criador de O Auto da Compadecida? Tomara que ele ganhe esse prêmio", comentou Francisco Moreira, via Facebook. "Ariano Suassuna é o Brasil no Nobel da Literatura 2012! Toda sorte pra ele", escreveu Eliza Montenegro. 




Fonte: OsPaparazzi.com

Cientistas decodificam o genoma do tomate




PARIS — Uma equipe internacional de cientistas afirmou nesta terça-feira ter decodificado o genoma do tomate, abrindo o caminho para melhorar o sabor, as propriedades nutritivas e permitir que permaneça fresco por mais tempo.
O Consórcio do Genoma do Tomate, que reúne mais de 300 pesquisadores em 14 países, comparou o tomate doméstico atual com seu parente sul-americano, o 'Solanum pimpinellifolium'.
O tomate tem 35.000 genes, mas existe apenas uma variação de 0,6% entre a variedade selvagem e a encontrada atualmente no supermercado, destacou o estudo, publicado na revista Nature.
O fruto faz parte da família 'Solanaceae', que inclui outros cultivos altamente valiosos, como a batata, a pimenta e a berinjela, assim como temperos e ervas de uso medicinal.
Uma comparação demonstrou que o tomate é apenas 8% diferente da batata, geneticamente falando.
Pesquisadores agrícolas têm se dedicado à decodificação de importantes cultivos a fim de identificar os genes que afetam o sabor, a resistência a doenças ou a habilidade de crescer em diferentes solos e climas.
Isso abre caminho para a inclusão de genes úteis em novas cepas, tanto através de engenharia genética - que encontra resistência em alguns países - ou através de hibridização tradicional.
Os cultivos anteriores que tiveram seu DNA decodificado foram o milho, o trigo, o arroz, a soja, a maçã e o morango.
"O tomate é um dos cultivos mais comuns e explorados", afirmou Francisco Camara, do Centro de Regulação de Genoma da Espanha.
"Conhecer seu genoma em detalhes nos permite, por um lado, ter uma compreensão maior da evolução de plantas vasculares (nr: com raiz, caule e folhas) graças a populações controladas, como as cultivadas, e também fornece novas ferramentas para a agricultura do futuro", acrescentou.
Os membros do consórcio são originários de Argentina, Bélgica, Grã-Bretanha, China, França, Alemanha, Índia, Israel, Itália, Japão, Coreia do Sul, Holanda, Espanha e Estados Unidos.
Só nos Estados Unidos, as vendas de tomates beiram os US$ 2 bilhões ao ano.



Fonte: AFP

SANTO ANTÔNIO/RN: II FÓRUM COMUNITÁRIO SERÁ REALIZADO NESTA QUINTA - FEIRA 31 DE MAIO NO CCI



ARTICULAÇÃO DO SELO UNICEF; A COMISSÃO PRÓ – SELO UNICEF E O CMDCA  (CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DOS ADOLESCENTES) TÊM A HONRA DE CONVIDAR TODA A POPULAÇÃO SANTOANTONIENSE, PRINCIPALMENTE AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, PARA PARTICIPAREM DO II FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF EDIÇÃO 2009 – 2012.
AGORA É HORA DE AVALIARMOS O PLANO DE AÇÃO MUNICIPAL E OS TRABALHOS REALIZADOS PELOS GRUPOS TEMÁTICOS DO EIXO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL. COMO TAMBÉM RECEBER O ILUSTRE CONVIDADO E VISITANTE – O MEDIADOR DO SELO UNICEF. 
O EVENTO ACONTECERÁ NO CCI (CENTRO DE CONVIVÊNCIA DOS IDOSOS) A PARTIR DAS 07:30 DA MANHàE CONTARÁ COM A PRESENÇA DE ALUNOS E ALUNAS DAS ESCOLAS DA CIDADE, DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS, DOS VÁRIOS INTEGRANTES DE PROGRAMAS COMO O PETI, PRÓ – JOVEM, CREAS, CRAS, VEREADORES , PREFEITO, AUTORIDADES CIVIS E RELIGIOSAS. E DE PRINCIPALEMTE VOCÊ CIDADÃO SANTOANTONIENSE.
"É SANTO ANTONIO RUMO A CONQUISTA DO SELO UNICEF EDIÇÃO 2009 - 2012"




A Articulação do Selo UNICEF a Comissão Pró - Selo Unicef e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente estão trabalhando na preparação do II Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado - Edição 2009-2012.

A realização do II Fórum é considerada a última etapa que os municípios devem cumprir na disputa do tão sonhado Selo UNICEF Município Aprovado.

O nosso evento acontecerá no próximo dia 31 de maio, a partir das 07:30 da manhã no CCI, e tem como objtivo principal informar a toda sociedade santoantoniense os avanços que obtivemos nessa gestão.

O Mundo Inteira Vai Ver O Nosso Município Com Bons Olhos.

É Santo Antonio Rumo a Conquista do Selo Unicef Edição 2009 - 2012.



Fonte: santoantoniomefazcrescer

Mitt Romney conquistou a indicação para ser o candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos




Mitt Romney conquistou a indicação para ser o candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos com uma vitória ressonante na eleição primária do Texas, na terça-feira.
Ele terá pela frente uma campanha de cinco meses para tentar convencer os eleitores a votar nele em vez do presidente democrata Barack Obama na eleição de 6 de novembro.
Apesar de a disputa já estar efetivamente decidida há semanas, Romney finalmente alcançou a marca de 1.114 delegados do partido necessária para se tornar o candidato republicano, após uma longa e inicialmente apertada disputa contra uma série de adversários mais conservadores.
Ele será nomeado formalmente como candidato do partido numa convenção dos republicanos na Flórida, no final de agosto.
Em comunicado, Romney disse que se sentia honrado por conseguir o necessário entre os 155 delegados do Texas para assegurar a indicação.
"Nosso partido se reuniu com o objetivo de colocar os fracassos dos últimos três anos e meio para trás. Não tenho ilusões sobre as dificuldades da tarefa diante de nós. Mas quaisquer que sejam os desafios à frente, vamos fazer tudo para colocar a América de volta no caminho do emprego completo e da prosperidade", disse ele.
A definição oficial da candidatura marca o início da fase mais intensa da campanha eleitoral, com duração de cinco meses, embora a campanha de Obama já venha nas últimas semanas lançando ataques contra Romney por causa do seu passado como executivo do setor financeiro.

VIRTUAL EMPATE
Republicanos e democratas estão virtualmente empatados nas pesquisas e também na arrecadação de fundos para a campanha, o que significa que haverá uma divisão bastante equitativa do espaço publicitário nas TVs (nos EUA, todos os anúncios eleitorais são pagos).
Para Romney, --que foi derrotado nas prévias republicanas de 2008, quando o candidato foi o senador John McCain-- a principal estratégia é atacar Obama pela fraca recuperação econômica dos últimos anos.
As pesquisas indicam que o eleitorado de fato acha Romney mais bem preparado do que Obama para lidar com a economia.





Fonte: Folha.Com

Governo do RN confirma nomeação de 85 novos policiais civis para o interior




O Governo do RN confirmou nessa terça-feira (29) a nomeação de 85 novos policiais aprovados no último concurso público. Serão 20 delegados, 14 escrivães e 51 agentes. A nomeação foi publicada nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial do Estado (DOE).
De acordo com o Delegado Geral da Polícia Civil, Fábio Rogério Silva, os policiais civis nomeados serão distribuídos para as delegacias regionais, reforçando a segurança no interior do Estado.  “Esse é um compromisso nosso, pois eu fui delegado regional e conheço a realidade no interior, que carece de efetivo”, disse.
Os 85 novos policiais serão distribuídos para os seguintes municípios: Parnamirim, Ceará Mirim, Extremoz, Touros, São Bento do Norte, Marcelino Vieira, Caraúbas, Campo Grande, Umarizal, Janduís, Lajes, Nísia Floresta, Arez, Goianinha, Angicos, São Miguel, Parelhas, Currais Novos, Baraúna e Açu.
A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini,  já nomeou um total de 156 policiais civis, sendo que 87 destes foram convocados na última nomeação, mas apenas 71 assumiram o cargo.
A nomeação obedece à Lei de Responsabilidade Fiscal, que prevê novas contratações nas situações pertinentes à reposição dos Quadros de Pessoal decorrente de falecimento ou aposentadoria dos servidores públicos das áreas de segurança, saúde e educação.



Fonte: Dn Online

terça-feira, 29 de maio de 2012

Estados afetados por seca e chuva receberão R$ 20,7 milhões




O governo federal liberou R$ 20,7 milhões para sete estados afetados pela seca ou pelo excesso de chuva. As portarias foram publicadas hoje (28) no Diário Oficial da União.
                                                                 
Os recursos serão empregados em ações de defesa civil nos estados do Maranhão, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Minas Gerais, Sergipe, do Piauí e Acre. A maior parcela vai para o Piauí, que receberá R$ 4.736.842 para  beneficiar as vítimas da seca. Desse total, apenas R$ 1 milhão será liberado imediatamente.

O segundo estado a receber o maior volume de recursos é o Acre, com R$ 4,2 milhões. O estado sofre com inundações, e os recursos servirão para a assistência às vítimas e o restabelecimento de serviços essenciais.

Para o Maranhão e Sergipe, foi repassada a mesma quantia. Cada um vai receber R$ 1.184.211. No Maranhão, os recursos serão empregados na recuperação de lavouras prejudicadas pela longa estiagem, notadamente as de arroz e milho. Diante da urgência na execução das ações foram antecipados R$ 296 mil. O repasse das demais parcelas está condicionado à apresentação e aprovação de plano de trabalho.

Para Sergipe também foi antecipado o montante de 296 mil, do total de R$ 1,184.211. Os recursos vão financiar medidas de emergência, como o atendimento a necessidades básicas da população e dos rebanhos afetados pela estiagem. As medidas incluem a distribuição de água potável e a manutenção de poços e barragens.

Minas Gerais e os seis estados nordestinos que sofrem com a seca já receberam na semana passada um total de R$ 60 milhões para ações emergenciais.




Fonte: Agência Brasil