sábado, 17 de março de 2012

Chevron não podem deixar o país, decide Justiça.

Pedido foi feito por medida cautelar pelo Ministério Público Federal.Capitania dos Portos identificou mancha de óleo de cerca de 1 km.




A Justiça Federal determinou, nesta sexta-feira (16), que 17 pessoas ligadas às empresas Chevron e Transocean sejam impedidas de deixar o país sem prévia autorização judicial. Entre elas está o presidente da Chevron no Brasil, George Buck. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF) através de medida cautelar.
De acordo com a decisão, é fato notório que mais uma vez "há indícios veementes de vazamento de óleo" na Bacia de Campos. As 17 pessoas impedidas de deixar o país foram indiciadas por causa do vazamento ocorrido em novembro do ano passado.
Na decisão, o juiz Vlamir Costa Magalhães diz que as pessoas apontadas na investigação são ligadas à direção de empresas exploradoras da região onde ocorreu o vazamento de 2011. Ele alerta que os investigados são estrangeiros e têm condições econômicas e motivos para deixar o país. "Não resta dúvida de que a saída destas pessoas do país, neste momento e diante do vigente quadro, geraria sério risco para a investigação dos fatos aludidos e eventual aplicação da lei penal", afirma o juiz na decisão.
Procurada pelo G1, a Chevron informou que ainda não foi comunicada oficialmente sobre a decisão da justiça.
Na quinta-feira (15), foi identificada uma mancha de óleo durante monitoramento no Campo de Frade, na Bacia de Campos. Na sexta, um inspetor naval da Capitania dos Portos do Rio realizou um sobrevoo na área do novo vazamento e identificou, segundo a Marinha, uma "tênue" mancha de óleo com cerca de 1 km. Em nota, a Marinha informou que o novo incidente foi a cerca de 130 km da costa.

Para o Ibama, a nova mancha de óleo pode ser decorrente do vazamento de 2011.

Além da Marinha, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) continuam acompanhando, de forma coordenada, o novo vazamento. Desde o dia 4 de março, a Marinha realiza sobrevoos na região e reforça o patrulhamento.

Na sexta-feira (16), o Ministério Público Federal (MPF) afirmou que vai processar criminalmente a Chevron pelo novo vazamento de óleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, na costa norte do Rio de Janeiro. Segundo o MPF, o procurador da República em Campos Eduardo Santos de Oliveira vai responsabilizar ainda todos os envolvidos. A assessoria, no entanto, não especificou quais seriam eles. A denúncia criminal deve ser protocolada na Justiça nos próximos dias.

Polêmica

Ao contrário do que afirmou o diretor de assuntos corporativos da Chevron, Rafael Jaen Williamson, de que a nova mancha de óleo não tem “relação direta” com o vazamento de novembro de 2011, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em nota, afirma que o óleo é, “provavelmente, decorrente do vazamento registrado em novembro de 2011”. Em 2011, cerca de 2,4 mil barris de petróleo vazaram na região. A Chevron pediu à Agência Nacional do Petróleo (ANP) a suspensão da produção de petróleo no Campo de Frade.
O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, informou na noite de sexta-feira (16), por meio de nota, "que quer que a Chevron comunique, oficialmente, por que contrariou o parecer técnico que determinava que a mesma fizesse um revestimento, em aço, do entorno da fissura de 1.200 metros. A empresa só fez 600 metros".
Na quinta-feira (15), Williamson afirmou que “não há nenhuma evidência de que (o novo vazamento) tem a ver com o outro acidente”. Segundo o diretor da Chevron, uma nova fissura, com cerca de 800 metros de comprimento, de onde sai o óleo, foi encontrada a três quilômetros do local do primeiro vazamento, a cerca de 1,3 mil metros de profundidade. Williamson disse que ainda não há explicações para a causa do novo vazamento.
Na nota do Ibama, o instituto esclarece que, como a Chevron não estava operando o poço, a mancha que foi detectada pela Chevron não foi originada “de um novo vazamento”, mas sim de “um afloramento de óleo”, segundo informações preliminares do órgão federal. Ainda de acordo com a nota, a Coordenação de Emergências Ambientais e a Coordenação-Geral de Petróleo e Gás do Ibama, juntamente com a ANP, estão acompanhando a ocorrência.
Nesta sexta-feira, em nota, a Chevron afirmou que não recebeu nenhuma comunicação do Ibama e que, por isso, prefere não fazer comentários. A nota diz: “Até o momento, pelos estudos já realizados, não foi possível estabelecer uma ligação entre os dois incidentes. A empresa irá realizar os novos estudos para determinar as causas do novo afloramento.”

Ministra prefere não comentar

A assessoria de comunicação do Ibama em Brasília informou, também nesta sexta, que uma equipe técnica do instituto fez um sobrevoo no local onde a nova mancha foi localizada e está analisando o que pode ter ocorrido. No Rio de Janeiro, durante uma debate sobre economia verde no evento "Rumo à Rio+20", a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que não iria comentar sobre o caso: “Não vou falar sobre a Chevron. Aqui é outro fórum: o debate é a Rio +20. A gente ainda está aguardando informações.”
A ANP confirmou que recebeu o pedido da Chevron de suspender a produção no Campo do Frade. A assessoria de imprensa da ANP informou que a agência não tem prazo para dar a resposta à petroleira americana, e que o pedido pode, sim, ser recusado. Segundo a assessoria da ANP, é preciso ver o que o contrato diz, e o que a Chevron alega para parar de produzir no Campo de Frade.

Proibição de novas perfurações

A Chevron foi proibida de perfurar novos poços no local após o acidente do ano passado. As atividades do poço existente, no entanto, tiveram continuidade. Na terça-feira (13), a ANP decidiu manter a decisão de proibir a Chevron de perfurar novos poços no local. A ANP concluiu as investigações sobre o vazamento e informou que discorda da causa apontada pela empresa norte-americana, mas não deu detalhes sobre a apuração feita.



Fonte: G1.Com

Governo do RN convoca os aprovados no Concurso Público da Educação



Confira AQUI a lista dos convocados. 


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (17) a convocação e nomeação com observância da ordem de classificação, os candidatos relacionados aprovados no concurso público da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC).
Os candidatos deverão entregar os documentos nas DIRED´s, ou fazê-lo na Coordenadoria de Administração de Pessoal e Recursos Humanos – COAPRH, da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC – Natal – Centro Administrativo, Bloco II, 1° andar, BR 101, Lagoa Nova, Natal/RN.




Com informações do canguaretamasemchamas

Exportações do Rio Grande do Norte crescem acima da média do Nordeste



As vendas do Rio Grande do Norte para o mercado internacional continuam em expansão. De janeiro a fevereiro, o valor das exportações do estado somou U$ 55,5 milhões, alta de 55,1 % em relação ao mesmo período de 2011. O bom momento do comércio exterior também continua quando feito comparativo com o Nordeste, onde o crescimento das vendas do Rio Grande do Norte ficou acima da média da região, que foi de 39,5%. No Brasil, o aumento foi ainda menor, de 7,0%.

De acordo com dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) este foi o melhor resultado para os meses de janeiro/fevereiro desde o ano de 2008 quando a crise internacional afetou o mercado produtor local. Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, a expectativa é de retomada da normalidade do crescimento das exportações e uma das principais razões deste impulso está no bom desempenho do agronegócio potiguar.

"A retomada das exportações de açúcar, da ordem de U$ 9,0 milhões, o segundo maior item da pauta externa este ano, é um indicador de expectativa de normalidade do setor sucroalcooleiro (em todo o ano de 2011 exportamos apenas U$ 9,0 milhões enquanto em 2010 foram U$ 27,6 milhões) o que refletirá positivamente na pauta comercial do RN em 2012", analisa.

O melão continua na liderança das vendas ao mercado externo com U$ 11,0 milhões e um incremento de 28,5% em relação ao ano anterior. A castanha de caju, atualmente, em terceiro no ranking estadual, também teve seu crescimento em 2012, de 21,2%, com a movimentação de U$ 8,7 milhões em exportações.

Um dos melhores desempenhos da pauta, já esperado desde o ano passado, ficou por conta do pescado. Os peixes, sendo o atum principal produto da parceria do RN com o Japão, somaram U$ 3,2 milhões e responderam por um aumento de 217,7% nesse ano.

Nas importações, os principais itens originários do exterior estão divididos em equipamentos e ou materiais/produtos inexistente no estado. O acumulado foi de aproximadamente U$ 30,8 milhões, 13,3% maior do que a dos dois primeiros meses de 2011.

A expectativa é que com o Import/RN esses números sejam ampliados e as importações em 2012 atinjam um crescimento recorde - o que representará aumento na arrecadação do ICMS do estado - além do Rio Grande do Norte se transformar em um das principais portas de entrada dos produtos importados pelo mercado brasileiro.

Parceiros - Negociando seus produtos com mais de 40 países, o Rio Grande do Norte revela uma parceria comercial bastante diversificada que alcança todos os continentes.

No primeiro bimestre deste ano, os Estados Unidos permaneceram como maiores compradores dos produtos potiguares, com U$ 13,5 milhões, crescimento de 24,3% com relação ao mesmo período do ano passado. Castanha de caju, confeitaria, pescado e cera de carnaúba estão entre os principais produtos importados pelos norte-americanos.

Com um mercado produtor cada vez mais globalizado, o estado tornou-se em fevereiro, até então, o terceiro maior parceiro comercial da Mauritânia - país do norte da África - com U$ 5,4 milhões em exportações de açúcar.


Fonte:Femurn

Kitesurf na Barra do Cunhaú/RN. Sede do Mundial de Kitesurf

Barra do Cunhaú é a sede do mundial de kitesurfe. “A gente tem uma boa estrutura próxima a beira da praia e a gente tem esse diferencial que seria fazer essas três modalidades”, diz Gaspar Nascimento Silva, presidente da associação de kitesurf do RN.  


G1/Jornal Hoje




As belezas naturais da paradisíaca Barra do Cunhaú, já bastante conhecidas pelos canguaretamenses, ganharam destaque hoje (16) na programação da Rede Globo. A praia potiguar disputou e venceu a escolha de melhor destino do quadro "Tô de folga" do Jornal Hoje com a ilha de Campeche, localizada em Santa Catarina.

O rio Cunhaú, os mangues, pousadas, além do Kitesurf, um dos maiores atrativos do lugar, foram exibidos durante a matéria. Além disso, os famosos pratos com picanha (de peixe) e camarão ganharam destaque como pontos fortes da gastronomia local. 

Fonte:canguaretamasemchamas

 Sobre os ventos da Barra

O vento constante de Barra do Cunhaú, torna a cidade um ótimo lugar para a prática do Kitesurf e do Windsurf. O velejo pode ser feito na praia ou dentro do rio, com ventos alísios de sudeste, que são mais fortes entre julho e janeiro.
Ótimo destino para treino de kitesurf, sendo uma barra de rio, onde o velejo pode ser feito totalmente no liso. Para os windsurfistas, o local também apresenta ótimas condições, como o velejo fora da barra do rio, na praia, com mar mais agitado.
Os esportes de vento, principalmente o kitesurf, estão mudando a cara da cidade com suas pipas coloridas e chamativas. É comum ver nos dias de vento e fins de semana, dezenas de pipas sobrevoando os céus de Barra do Cunhaú.
Mais e mais kitesurfistas de todo o Brasil e do mundo, têm buscado Barra do Cunhaú, como lugar para a prática do esporte, mudando assim a economia do local.

Confira abaixo um trecho do depoimento na Revista Trip, de Guilly Brandão, campeão mundial da categoria wave, :

"Onde são os melhores lugares para praticar kitesurf no Brasil? De João Pessoa para cima temos condições ideais. Existe um lugar a 15 minutos da Praia da Pipa [ Rio Grande do Norte ], chamado Barra do Cunhaú. A água é lisa e o vento é perfeito. Um dos melhores lugares."




Adaptado do: Kitesurf

sexta-feira, 16 de março de 2012

IFRN encerra inscrições para 913 vagas no Ensino Superior no domingo

 

A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN encerra neste domingo (18) as inscrições para o processo seletivo de ingresso nos cursos de Ensino Superior da instituição. São 913 vagas em diversos cursos em natal e no interior.

Clique aqui e faça sua inscrição

Para conveniados com a APELE-RN (Associação de Professores e Estudantes de Língua Espanhola do Estado do Rio Grande do Norte), foi divulgado o edital 07/2012 que oferece vagas de Educação à Distância no curso de Letras - Espanhol.

Quem não tem convênio com a associação, poderá participar da seleção referente ao edital 06/2012, que oferece ao todo 913 vagas em diversos cursos do IFRN, sendo 166 vagas para o curso de graduação em Letras-Espanhol.



Fonte: Dn Online

Um salto do Espaço com roupa espacial


Austríaco passa em teste ao pular a mais de 21 mil m de altura




O piloto de helicóptero Felix Baumgartner, 41, passou ileso no primeiro teste, na quinta-feira (15), ao pular de 21.818 metros de altura e pousar com segurança ao solo; no caso, o Novo México (EUA).
A meta do austríaco é bater o recorde de queda livre ainda neste ano, tornando-se o primeiro homem a pular a 36.576 metros, transportado por um balão. A essa distância, ele estará saltando na região da estratosfera.
A prova é importante para testar a resistência do traje especial que Baumgartner terá de usar nos próximos saltos.
Trinta e nove itens foram checados antes dele descompressurizar manualmente a cápsula que o levou às alturas, abrir a porta e se posicionar na plataforma de salto na parte externa.
O piloto caiu em queda livre a uma velocidade de 586,44 km/h durante três minutos e 43 segundos. Depois, abriu seu paraquedas a 2.404 metros acima do mar, pousando finalmente na terra, a 48 km de distância da cidade de Roswell.
O recorde atual é de 1960, quando o militar Joe Kittinger, na época com 52 anos, saltou de uma altura de 31.400 metros.
Kittinger ficou em queda livre por 4,5 minutos e atingiu a velocidade de 988 km/h --a do som é um pouco mais, com 1.200 km/h, a nível do mar.



Fonte: UOL.COM

RN Economia:Retomada do açúcar estimula exportações potiguares


A volta do açúcar à pauta de exportações do Rio Grande do Norte impulsionou um aumento de 55,1% no balanço de vendas de produtos potiguares ao mercado internacional em comparação com o mesmo período do ano passado. A alta registrada entre janeiro e fevereiro ficou acima da média do Nordeste e rendeu US$ 55,5 milhões ao RN. O desempenho é explicado ainda pelo aparecimento do estado como terceiro maior parceiro comercial da Mauritânia, país africano que segundo a Coordenadoria de Desenvolvimento Comercial da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) teve o açúcar como mercadoria em 90% de suas importações.

Tendo exportado US$ 27 milhões em 2010, o setor passou por um período de recesso nas exportações no ano passado. A participação do açúcar na balança comercial potiguar despencou para US$ 9 milhões. "Problemas na safra e no mercado interno fizeram com que o açúcar quase não tivesse exportação", analisa o coordenador de Desenvolvimento Comercial da Sedec,Otomar Lopes Cardoso Júnior.

Embora considere como pontual o expressivo aumento de 55,1%, sobretudo devido ao fator Mauritânia, Otomar Lopes crê em um resultado positivo nas exportações do RN. A estimativa do coordenador de Desenvolvimento Comercial se baseia justamente na retomada da venda de açúcar ao mercado internacional. Se não em um ritmo de 50%, a evolução pode acontecer em um patamar entre 15% e 20%. Um dos pontos que reforça as perspectivas é o melhor desempenho do melão na pauta. O produto liderou o ranking dos mais exportados em fevereiro, gerando US$ 11 milhões, um crescimento de 28,5% em relação ao mesmo mês de 2011.

O presidente do Comitê Executivo de Fitossanidade do RN (Coex), Segundo de Paula, conta que a melhora no desempenho encontra explicação no fator climático. "Como é de conhecimento de todos e foi muito divulgado tivemos muitas chuvas no ano passado entre janeiro e fevereiro", recorda. A ocorrência de muitas precipitações afetou a qualidade da fruta, e pesou nas vendas.

Segundo de Paula acrescenta que o setor vem mantendo o investimento linear desde 2008. "O aumento veio devido ao fator climático, mas o plantio continua o mesmo", explica. As exportações de melão devem continuar até abril, quando será vendido o excedente da produção. As vendas ao mercado internacional ocorrem com mais força entre outubro e março.

Outros produtos

A castanha de caju, atualmente, em terceiro no ranking estadual, também cresceu em 2012. Foram U$ 8,7 milhões e 21,2% de alta. De acordo com Otomar Lopes, os minérios também apareceram muito bem. Por último o coordenador de Desenvolvimento Comercial destacou o pescado, puxado mais uma vez pela parceria entre a empresa potiguar Atlantic Tuna e a japonesa Japan Tuna para a captura de atum. A exportação de peixes somou U$ 3,2 milhões, um crescimento de 217,7% nesse ano.

Em entrevista ao Diário de Natal/Poti do último domingo, o diretor presidente da Atlantic Tuna, Gabriel Calzavara, confirmou que deve arrendar menos embarcações em 2012. No entanto, não é possível mensurar se a mudança vai terminar por impactar nas exportações no fechamento do ano. A ideia é rentabilizar o negócio, que sentiu gargalos relacionados principalmente à falta de mão-de-obra para trabalhar com a tecnologia dos barcos orientais.

Desde o ano passado uma parceria junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senai) busca suprir essa dificuldade com a formação de pescadores preparados para embarcar nos equipamentos japoneses. 



Fonte: Dn Online

quinta-feira, 15 de março de 2012

Governo estuda aumentar desoneração da folha de pagamento e beneficiar mais setores


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (15) que o governo estuda a redução da alíquota de 1,5% da contribuição sobre o faturamento das empresas que tiverem desoneração da folha de pagamento. “Estamos discutindo a alíquota. Ano passado, fizemos alíquota de 1,5% e, agora, estamos discutindo redução dessa alíquota. Poderá ser menor que 1,5%, mas não fechamos. Só conversei com quatro setores”, disse.

Atualmente, os setores de confecção, calçados e tecnologia da informação são beneficiados com a desoneração da folha de pagamento pelo Plano Brasil Maior. Os empresários têm 1,5% tributado do faturamento em vez dos 20% do pagamento sobre a folha. Hoje, representantes dos setores de têxtil, aeroespacial, peças para automóveis e móveis estiveram reunidos com Mantega para tratar da desoneração da folha de pagamento.

Como contrapartida do benefício, o governo pede dos empresários a manutenção dos postos de trabalho e dos direitos trabalhistas. “Sempre todas essas medidas são mediante contrapartida da indústria. Quando fizemos a desoneração do IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados], sempre vem junto com contrapartida. [O empresário] Não pode demitir. Não pode reduzir direitos dos trabalhadores”, observou.

Na última sexta-feira (9), após reunião com empresários em São Paulo, Mantega revelou que havia convidado mais setores para serem beneficiados no processo de desoneração da folha. No entanto, o valor da alíquota que substituirá o pagamento do INSS está indefinido. Atualmente, em troca de 20% de pagamento sobre a folha, é cobrada alíquota de 1,5% sobre o faturamento das empresas dos setores confecção, calçados e tecnologia da informação.

Mantega ressaltou ainda que o benefício vai impactar em “desoneração completa” para o exportador brasileiro. “Isso vai dar mais competitividade para a indústria e vai desonerar totalmente a exportação brasileira, porque você está trocando alíquota de INSS, deixa de pagar 20% e paga pequena alíquota sobre o faturamento, mas aquele que exporta não paga nada. É uma desoneração completa da folha para o exportador brasileiro.”

O encargo sobre a tributação só incide sobre o faturamento do mercado interno. Segundo o ministro, as medidas objetivam dar maior competitividade ao país diante do quadro de instabilidade financeira mundial.

“Estamos negociando com a indústria a desoneração da folha, porque nós consideramos, na disputa internacional, o que os outros países estão fazendo é reduzindo o custo do trabalho, reduzindo salários, direitos dos trabalhadores etc. Não é isso que nós vamos fazer aqui, mas temos que reduzir os custos do trabalho. De que forma? Reduzindo os encargos. É por isso que a desoneração da folha é muito bem-vinda neste momento porque vai reduzir o custo da folha salarial dos setores industriais”, explicou.


Fonte:Agência Brasil 

Uso de celular na gravidez causaria problemas comportamentais

 Imagem Ilustrativa

Um estudo da Escola de Medicina de Yale publicado nesta quinta-feira lança mais um alerta sobre o uso de telefones celulares: a exposição à radiação dos aparelhos durante a gestação afetou o desenvolvimento cerebral de fetos de ratos, tendo como consequência a hiperatividade. No mesmo artigo em que divulgam seus resultados, no entanto, os cientistas adotam cautela para defender que mais estudos são necessárias para avaliar os efeitos sobre fetos humanos.

- Esta é a primeira evidência de que a exposição do feto à radiação de radiofrequência de telefones celulares de fato afeta o comportamento do adulto - disse Hugh S. Taylor, principal autor do estudo, professor e chefe da Divisão de Endocrinologia Reprodutiva e Infertilidade no Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Ciência Reprodutiva.

A pesquisa foi publicada na revista "Scientific Reports", da "Nature". Taylor e os coautores do trabalho expuseram ratos em gestação à radiação de um telefone celular mudo e no modo silencioso posicionado acima da gaiola e programado para uma chamada ativa cuja duração foi programada para o experimento. Um outro grupo de ratos, apenas para controle, foi mantido sob as mesmas condições mas com o telefone desativado.

A equipe mediu a atividade elétrica do cérebro de ratos adultos que foram expostos a radiações enquanto fetos, e conduziu uma bateria de testes psicológicos e comportamentais. Eles descobriram que os ratos que foram expostos à radiação tendiam a ser mais hiperativos e tinham mais ansiedade e capacidade de memória reduzida. Taylor atribuiu as mudanças comportamentais a um efeito durante a gravidez sobre o desenvolvimento de neurônios na região cerebral do córtex pré-frontal.

Os pesquisadores destacam que o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TADH) é uma doença associada a uma neuropatologia localizada primariamente na mesma região do cérebro e é caracterizada por falta de atenção e hiperatividade.

- Mostramos que problemas comportamentais em ratos, semelhantes a TADH, são causados pela exposição ao telefone no útero - disse Taylor. - O aumento em distúrbios comportamentais em crianças humanas pode ser, em parte, devido à exposição do feto à irradiação do telefone celular.

Taylor disse que mais pesquisas são necessárias em humanos para melhor entender o mecanismo por trás dessa descoberta e para estabelecer limites de exposição seguros durante a gravidez. No entanto, ele destaca, limitar a exposição do feto aos aparelhos parece uma medida justificada.

Tamir Aldad, outro autor do estudo, acrescentou que a gravidez de roedores dura apenas 19 dias e as crias nascem com um cérebro menos desenvolvido do que bebês humanos, o que também explica a necessidade de mais pesquisas para determinar se os riscos potenciais da exposição à radiação durante a gravidez humana são semelhantes.

- Os telefones celulares usados %u200B%u200Bneste estudo imitavam a exposição humana comum, mas um estudo futuro usará geradores de campo eletromagnético padrões para definir mais precisamente o nível de exposição - disse Aldad.


Da Agência O Globo

Google Maps pelas ruas de Santo Antônio/RN, pela manhã.


Nessa manhã  de quinta (15), circulou pelas principais ruas de Santo Antônio, um veículo do Google Maps, talvez fotografando e filmando  e que, provavelmente, as imagens deverão ficar disponíveis a futuros acessos na internet.

Governo e CGU realizam evento para discutir Transparência nesta quinta-feira


A utilização e aplicação de recursos públicos nas esferas Federal, Estadual e Municipal serão tema da I Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social (Consocial). O evento será realizado nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16), no PraiaMar Hotel, com a participação do secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria-Geral da União, Mário Vinícius Claussen Spinelli, e do controlador-Geral do RN, Francisco de Melo. O evento começa às 8h e será encerrado às 17h nos dois dias.

A Consocial/RN é fruto de encontros locais realizados em Pau dos Ferros, João Câmara, Caicó, Mossoró, Nova Cruz e, agora, Natal, que encerra a etapa estadual. A Conferência trabalha com quatro eixos temáticos: Eixo I - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; Eixo II - Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; Eixo III - A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e Eixo IV - Diretrizes para a prevenção e combate à Corrupção.

A Consocial promove a transparência e estimula a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, resultando na contribuição para um controle social mais efetivo e democrático. A Conferência Estadual foi instituída no Rio Grande do Norte por decreto no dia 10 de junho de 2011 com a finalidade de promover o acesso à informação e dados públicos, capacitação da sociedade para o controle da gestão pública e diretrizes para o combate à corrupção.

Ao final do processo da etapa estadual, 38 delegados serão escolhidos e representarão o RN na Consocial nacional, que será realizada em Brasília entre os dias 18 e 20 de maio deste ano. Na capital federal, serão apresentadas as demandas e entraves levantados ao longo da realização das etapas locais e, a partir daí, produzir um material que guiará as ações para um acompanhamento efetivo dos investimentos públicos e controle da corrupção.

Dentre os objetivos da Consocial estão a promoção, divulgação e incentivo ao debate e o desenvolvimento de novas ideias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública, fortalecer a interação entre sociedade e governo e propor medidas de prevenção à corrupção que envolva o trabalho de governo, empresas e sociedade civil.

De acordo com o controlador-geral do RN, Francisco de Melo, a Consocial reflete um importante espaço para a participação dos prefeitos e ONGs para  abrir um espaço democrático para uma efetiva contribuição e formalização das políticas públicas. "Essa Conferência é um despertar da sociedade para mostrar que ela tem o direito de participar da administração pública. O Governo e o povo devem andar juntos e fazer coisas que tragam o bem estar para a sociedade",comentou.

Dentro os conselhos de Políticas Públicas que participam da Consocial estão o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/RN), de Saúde (CES/RN), Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (Coedhuci/RN), Conselho de Alimentação Escolar do RN (CAE/RN).

Os órgãos públicos participantes são Control/RN, TCE/RN, Ministério Público do Estado (MPE), Searh/RN, Sesap/RN, Sethas/RN e Femurn.

Já a sociedade civil participa com o Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco/RN), OAB/RN, Sindjorn/RN, APAE de Natal, Associação Riograndense Pró-Idoso (ARPI), Federação dos Conselhos Comunitários e Entidades Beneficentes do RN, FIERN, FCDL/RN, Fetarn e Força Sindical do Rio Grande do Norte.

Fonte: Femurn

Professores adiam início de greve nas escolas estaduais



Em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, os professores da rede estadual de ensino decidiram adiar o início de uma greve, devido proposta oficial encaminhada pelo governo para atender aos pleitos da categoria.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN, Fátima Cardoso um dos principais entraves com o Governo seria as condições salariais oferecidas aos servidores aposentados. Uma reunião com a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho deverá ser agendada na próxima semana.

Nesta quinta e sexta-feiras os professores da rede estadual continuam aderindo a paralisação nacional e as aulas foram suspensas. O sindicato organiza protestos em escolas na Zona Norte e Centro.


Fonte: DN Online

quarta-feira, 14 de março de 2012

Passarela cai na cidade de Parnamirim/RN, na BR - 101


Ascom/Parnamirim  
Ascom/Parnamirim 
A passarela  que caiu é a mesma que  estava interditada pelo DNIT dias atrás porque um caminhão havia atingido a estrutura. Populares informaram que o incidente desta quarta se deveu ao fato de um outro caminhão ter acertado a passarela.

"Uma carreta que seguia no sentido Natal/interior atingiu a passarela e seguiu em frente. Logo em seguida toda a estrutura caiu e atingiu um outro caminhão que trafegava no sentido interior/Natal. Graças a Deus não há ninguém ferido e o único prejuízo foi desse caminhão", falou o empresário Francisco Pires, que está no local do acidente. 
Além do caminhão, uma carreta e um veículo de passeio também foram atingidos, porém com menor intensidade. Uma pessoa ficou levemente ferida.
O caminhão que atingiu a passarela carregava uma retroescavadeira e, logo após o acidente, fugiu do local. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, ele já foi localizado e está sendo conduzido para o posto da PRF em São José do Mipibú.
A PRF orienta ainda os motoristas a evitarem a BR-101, em Parnamirim. O ideal é seguir por Nova Parnamirim/Cajupiranga, pela Olavo Montenegro.
Foto: Caio Carvalho 

Foto: Thyago dos Santos 
Eduardo Monte/Via Certa Natal 






Fonte da matéria: Tribuna do Norte

Dia da Poesia tem programação especial em Natal


Na ocasião das comemorações, acontecerá a segunda edição do Concurso Poético Performático.




Homenagem, música e literatura serão os principais pratos culturais servidos em uma das datas comemorativas mais tradicionais da cidade: o Dia da Poesia.

Na noite de hoje, um dos principais nomes da contracultura das décadas 1960 e 1970, Jorge Mautner vem Natal, para fazer show juntamente com seu parceiro musical, Nelson Jacobina, na Pinacoteca do Estado - Palácio Potengi, a partir das 20h. A entrada é gratuita. Porém, antes do show, no mesmo local, a partir das 19h, o jornalista e escritor, Carlos de Souza, lançará seu mais recente livro, o romance, "Cidade dos Reis", ao preço de R$ 20.
De acordo com divulgação, Mautner e Jacobina farão um show com um repertório musical atual e também com clássicos como Maracatu Atômico, O Vampiro, Samba dos Animais, dentre outros. 

O show inclui também músicas do disco Eu Não Peço Desculpas, feito em parceria com Caetano Veloso, como "Todo Errado", "O Homem Bomba", "Morre-se Assim", "Nicanor". Será uma mostra do estilo variado de canções que refletem a maravilhosa complexidade da cultura brasileira, que se diferencia de todos os outros povos, e que José Bonifácio de Andrade e Silva referiu como sendo "amálgama", antes de ser diversidade também, é claro. Haverá também um momento poético na música "Herói das Estrelas", ocasião em que serão interpretados alguns poemas.

Na ocasião das comemorações do Dia da Poesia, a Sociedade dos Amigos do Beco da Lama (Samba) fará a segunda edição do Concurso Poético Performático, na Pinacoteca, de 18h às 20h, antes do show de Mautner e Jacobina. Os três primeiros lugares serão premiados.



Fonte: Nominuto.Com

Procon-SP suspende por três dias os sites Americanas.com, Submarino e Shoptime


O Procon-SP determinou a suspensão por 72 horas, a partir de quinta-feira (15), dos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime – as três páginas são de responsabilidade da B2W Companhia Global do Varejo. Além de ficar proibida de vender durante três dias, a empresa deverá pagar a multa de R$ 1.744.320. A decisão publicada nesta quarta (14) no Diário Diário Oficial do Estado.
A suspensão foi motivada, principalmente, por reclamações referentes ao ano de 2011 sobre entregas de produtos e também defeitos nos itens adquiridos. “Isso é um descaso, desrespeito ao consumidor. Fizemos várias tentativas chamando a empresa para o diálogo no Procon, mas o problema não foi resolvido”, explicou Paulo Arthur Góes, diretor-executivo da fundação.
Segundo nota do Procon, a empresa havia recorrido da decisão em 1º grau publicada em 10 de novembro de 2011 no "Diário Oficial".

Fonte: UOL.COM

Eleitores tem até dia 9 de maio para tirar ou transferir título

Os eleitores e futuros eleitores tem até o dia 09 de maio para requerer a transferência de domicilio ou inscrição eleitoral para as eleições de 2012.
Para votar pela primeira vez, o cidadão deverá comparecer ao órgão competente portando um documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar (em caso de eleitores do sexo masculino e maior de 18 anos).
No caso de transferência de domicílio, o eleitor deve levar o título de eleitor, documento de identificação com foto e comprovante de residência.
Para obter qualquer informação, o cidadão poderá ligar gratuitamente para o disque-eleitor, 0800 098 5000.

Fonte: Dn Online

terça-feira, 13 de março de 2012

CRAS DE SANTO ANTÔNIO: Aviso.



O CRAS DE SANTO ANTONIO, ABRE INSCRIÇÕES PARA AS NOVAS TURMAS DE CURSOS E ATIVIDADES TEMATICAS SOCIOEDUCATIVAS OFERTADAS NOS GRUPOS DE CONVIVENCIA SOCIAL NO ANO DE 2012 .

PERIODO DE INSCRIÇÕES

A PARTIR DE 13 DE MARÇO DE 2012

Local: Sede do CRAS

Horário:

9:00 ás 11:00 – manhã

14:00 ás 16:00 – tarde

De segunda a sexta-feira

Início dos cursos: 02 DE ABRIL DE 2012

O CRAS OFERTA ATUALMENTE OS SEGUINTES CURSOS E OFICINAS TEMATICAS SOCIOEDUCATIVAS:


CURSO DE PINTURA EM TECIDO - PINTURA CIDADÃ

“a família como foco de inclusão produtiva”

VAGAS: – 60

GRUPO INTEGRAÇÃO DAS FAMÍLIAS – “A família como foco de proteção, promoção e inclusão social”

Vagas: – 400

GRUPO TARDE DO SABER!

“conhecendo e descobrindo valores”

Vagas: - 50

GRUPO DE HOMENS: CIDADANIA, SAÚDE, AVANÇOS E DESAFIOS - “ orientações preventivas” zona rural e urbana

Vagas:- 50

GRUPO VIVER MAIS E MELHOR –

OBS: - Destinado as pessoas da terceira idade.

“Orgulhe-se da idade que você tem”

Vagas: - 50

PROJETO GRAVIDEZ ASSISTIDA –

“Foco principal sensibilizar, orientar sobre a importância da cidadania, saúde da mãe e do bebê”

Ob:. - Ofertado as gestantes do Projeto Gravidez Assistida - Curso Pratico de pintura em tecido intitulado ”Pintando o enxoval do meu bebê”

Critérios de inclusão: - gestantes em situação de Risco e Vulnerabilidades Sociais encaminhadas ou não das redes socioassistenciais do município.


Com informações da SMAS

segunda-feira, 12 de março de 2012

Kiribati: País corre risco de sumir do mapa.

 Para evitar que Kiribati 'suma do mapa', governo cogita mudar todo o país para Fiji

Para evitar que o arquipélago de Kiribati, no Oceano Pacífico, literalmente ‘suma do mapa’, o presidente do país, Anote Tong, está considerando deslocar toda a população para a principal ilha de Fiji, Viti Levu. Kiribati tem 103 mil habitantes.
Atol Tarawa, em Kiribati, em foto de março de 2004; elevação do nível do mar é preocupação
“Não gostaríamos de colocar todo mundo em um pedaço de terra, mas se isso se tornar absolutamente necessário, sim, podemos fazer”, Tong disse à agênciaAssociated Press. “Isso não seria uma medida para mim, pessoalmente, mas para a geração mais nova. Para eles, mudar não seria questão de escolha. Isso vai ser uma questão de sobrevivência”.
As autoridades de Kiribati estão considerando comprar uma área de 6.000 acres (24 km2) colocada à venda por um grupo religioso por cerca de US$ 9,6 milhões.  
Fiji, que tem uma população de 850 mil habitantes, fica aproximadamente 2.250 quilômetros ao sul de Kiribati. O governo local está estudando os planos do arquipélago vizinho para se manifestar oficialmente sobre o assunto.
Já o presidente de Kiribati espera a aprovação da compra pelo Parlamento do país – o que está previsto para ocorrer em abril – para discutir a mudança formalmente com as autoridades fijianas.
O governo kiribaitiano já considerou outras opções para contornar o problema, como escorar as ilhas com muros no mar ou mesmo construindo uma ilha artificial flutuante – alternativa considerada muito cara pelas autoridades locais.
O temor é que o aumento do nível do mar por conta do aquecimento global inunde todo o arquipélago, que fica cerca de 4.000 km ao sul do Havaí e tem área total de 811 km2. Quase a totalidade das ilhas de Kiribati são atóis.
Os efeitos da mudança no clima estão sendo sentidos não apenas pelos kiribatianos, mas também pelas populações de Tuvalu, Tokelau e Samoa. Alguns cientistas estimam que o mar esteja subindo cerca de dois milímetros por ano, ritmo que deve se acelerar.
À rede de TV do governo de Fiji, o presidente de Kiribati disse que se a mudança realmente ocorrer, será feita por etapas. Os primeiros a morar na nova terra seriam os mais qualificados, para que pudessem contribuir com a economia do país vizinho. O governo inclusive já lançou um programa educacional para migrantes.
“Não queremos 100.000 pessoas indo de uma vez só. As pessoas precisam encontrar emprego, não como refugiados, mas como imigrantes com conhecimento a oferecer, pessoas que têm um lugar na comunidade, que não devem ser vistas como cidadãos de segunda classe.”
Kiribati, que era conhecida como Ilhas Gilbert no período em que foi colônia britânica, tornou-se uma nação independente em 1979.


Fonte: UOL.COM