sexta-feira, 28 de junho de 2013

Derrames podem ser prevenidos com remédios combinados, sugere estudo

Um teste clínico realizado na China demonstrou que a aspirina aliada ao clopidogrel, medicamento anticoagulante, funciona melhor na prevenção contra acidente vascular cerebral (AVC). Os dados foram publicados no periódico "New England Journal of Medicine".
O estudo foi feito com 5.170 pacientes chineses que registraram pequenos AVCs. Durante três meses, metade dos pacientes foi tratada com uma combinação de aspirina e clopidogrel. A outra metade tomou apenas aspirina.
Segundo especialistas, este período de 90 dias após o registro de um AVC é considerado o mais importante para evitar outro ataque mais grave. Segundo os autores, entre 10% e 20% dos pacientes que sofreram um leve AVC pode ter outro neste prazo.
O clopidogrel é comercializado nos EUA como Plavix pelo laboratório Bristol Myers Squibb e versões genéricas estão disponíveis.

Resultados
Segundo o estudo, dos participantes que tomaram a combinação de medicamentos, apenas 8,2% sofreram outro ataque cerebral no período citado. Daqueles que ingeriram apenas a aspirina, o segundo AVC atingiu 11,7% dos pesquisados.

Se os testes forem confirmados em novos exames que estão sendo realizados nos Estados Unidos, a combinação usando clopidogrel e aspirina pode mudar o padrão de cuidados, afirmam especialistas. "Os resultados foram surpreendentes", disse Claiborne Johnston, professor de Neurologia da Universidade da Califórnia, em São Francisco, coautor do estudo.
Saiba como se prevenir
Os AVCs ocorrem quando o fornecimento de sangue para o cérebro é interrompido por um coágulo ou um vaso rompido. Segundo a Federação Mundial do Coração, cerca de 15 milhões de pessoas sofrem AVCs em todo o mundo, que deixam quase seis milhões de mortos e cinco milhões de incapacitados permanentes.


Arte Bem Estar AVC (Foto: Arte/G1)

terça-feira, 25 de junho de 2013

UERN: UERN abre 470 vagas em cursos de capacitação para servidores do Estado

A Universidade Estadual do Rio Grande de Norte (UERN) e a Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH) firmaram convênio com o objetivo oferecer cursos de graduação e pós-graduação aos servidores do Estado através da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo. No total 470 vagas serão abertas.a

O convênio possibilitará a realização de cursos de graduação em Tecnologia em Gestão Pública e pós-graduação latu sensu, em nível de especialização. O estado entende que os servidores precisam aprimorar seus conhecimentos técnicos e administrativos para aperfeiçoar a prestação de serviços nas repartições públicas do Rio Grande do Norte.

Segundo a diretora geral da Escola do Governo, Tânia Leiros, o clima é de comemoração e desafio pelo inicio de uma parceria que vai gerar muitos dividendos para o RN. “Esse convênio torna possível que um órgão do Estado preste serviço de capacitação a outro. O RN utilizava outras instituições de ensino, até mesmo de outros Estados, mas hoje a UERN passa a fazer esse papel e vai elevar o nível de qualidade dos serviços públicos”, comentou Tânia Leiros.




Fonte: TN

Gaudi: famoso arquiteto catalão

o Google fez outra homenagem em sua página inicial de busca, ao relembrar o 161º aniversário do arquiteto catalão Antoni Gaudí.


O desenho não é formado pela palavra “Google”, mas por imagens com as cores da empresa. Os desenhos são uma compilação de célebres obras do arquiteto, como a Casa Milà e o Parque Güell. Os dois projetos foram construídos em Barcelona, capital da Catalunha. A região é considerada uma comunidade autônoma dentro do território espanhol.
Gaudí ganhou reconhecimento por trabalhar com projetos que fugiam das tradições da época, tornando-se um dos expoentes de um movimento artístico próprio, batizado como modernismo catalão. Sua arte combina a tradição gótica com elementos próprios da cultura espanhola.

Localizada em Barcelona, a igreja da Sagrada Família é considerada a obra-prima do arquiteto. Com 18 torres e diversos portais detalhadamente trabalhados, o projeto foi assumido por Gaudí em 1883, consumindo seus esforços até o ano de sua morte, em 1926.


A construção da igreja foi suspensa em 1936, por conta da Guerra Civil espanhola. Após esse período, diferentes arquitetos tomaram a responsabilidade de concluir o projeto. Mesmo assim, a Sagrada Família só deverá ser totalmente finalizada em 2026, ano do centenário da morte de Gaudí.



Informação: info,com


Obs:

Em uma cidade conhecida mundialmente por sua fascinante arquitetura, Antoni Gaudí rouba o show. Ele liderou o criativo movimento arquitetônico Modernista, também conhecido como Art Nouveau Catalão. Este estilo, que contribuiu muito para a peculiar identidade estética de Barcelona, é caracterizado pelas curvas, cores, experimentações, influências góticas e muita decoração, principalmente com formas inspiradas na natureza - plantas, árvores, frutas, vegetais, etc.