terça-feira, 25 de junho de 2013

Gaudi: famoso arquiteto catalão

o Google fez outra homenagem em sua página inicial de busca, ao relembrar o 161º aniversário do arquiteto catalão Antoni Gaudí.


O desenho não é formado pela palavra “Google”, mas por imagens com as cores da empresa. Os desenhos são uma compilação de célebres obras do arquiteto, como a Casa Milà e o Parque Güell. Os dois projetos foram construídos em Barcelona, capital da Catalunha. A região é considerada uma comunidade autônoma dentro do território espanhol.
Gaudí ganhou reconhecimento por trabalhar com projetos que fugiam das tradições da época, tornando-se um dos expoentes de um movimento artístico próprio, batizado como modernismo catalão. Sua arte combina a tradição gótica com elementos próprios da cultura espanhola.

Localizada em Barcelona, a igreja da Sagrada Família é considerada a obra-prima do arquiteto. Com 18 torres e diversos portais detalhadamente trabalhados, o projeto foi assumido por Gaudí em 1883, consumindo seus esforços até o ano de sua morte, em 1926.


A construção da igreja foi suspensa em 1936, por conta da Guerra Civil espanhola. Após esse período, diferentes arquitetos tomaram a responsabilidade de concluir o projeto. Mesmo assim, a Sagrada Família só deverá ser totalmente finalizada em 2026, ano do centenário da morte de Gaudí.



Informação: info,com


Obs:

Em uma cidade conhecida mundialmente por sua fascinante arquitetura, Antoni Gaudí rouba o show. Ele liderou o criativo movimento arquitetônico Modernista, também conhecido como Art Nouveau Catalão. Este estilo, que contribuiu muito para a peculiar identidade estética de Barcelona, é caracterizado pelas curvas, cores, experimentações, influências góticas e muita decoração, principalmente com formas inspiradas na natureza - plantas, árvores, frutas, vegetais, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário