sábado, 29 de dezembro de 2012

As novas regras ortográficas são adiadas para 2016


O governo brasileiro adiou por mais três anos o início da obrigatoriedade do uso do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O acordo que visa padronizar as regras ortográficas foi assinado em 1990 com outros países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Com o adiamento, as novas regras, que se tornariam obrigatórias daqui a quatro dias, só poderão ser cobradas a partir de 1º de janeiro de 2016. O novo prazo consta em decreto presidencial publicado hoje (28), no Diário Oficial da União.
No início do mês, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) já havia antecipado que o governo federal adiaria a entrada em vigor do acordo. Na ocasião, o senador, membro da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, disse acreditar que o ideal seria elaborar um outro acordo, com maior participação da sociedade, e que só passasse a valer a partir de 2018.
Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe assinaram o acordo ortográfico em 1990. Na época, o Timor-Leste, que hoje faz parte da CPLP, ainda não era uma nação independente. O país só aderiu ao acordo em 2004, após tornar-se independente.
Cada país deve ratificar o documento assinado e definir os prazos para a entrada em vigor do novo acordo.
Em Portugal, a reforma foi ratificada e promulgada em 2008 e as novas regras entraram em vigor em maio de 2009, com a previsão de se tornarem obrigatórias em seis anos a partir dessa data. No Brasil, o acordo foi ratificado em setembro de 2008 e as novas regras já estão em uso, embora em caráter não obrigatório, desde 1º de janeiro de 2009.
O acordo também já foi ratificado por Cabo Verde (2006), São Tomé e Príncipe (2006), Guiné-Bissau (2009) e Timor Leste (2009). Moçambique e Angola ainda não ratificaram o documento.


Fonte: Educaterra

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em São José do Campestre, RN


Bandidos invadiram a cidade de São José do Campestre e promoveram madrugada de horror aos populares daquela cidade, localizada a 96 km de Natal. Cerca de 15(quinze) homens fortemente armados e diversas motocicletas, simultaneamente saíram disparando por toda cidade após explodirem a agência do Banco do Brasil.

As primeiras informações dão conta que a explosão acabou com toda a agência, além de ter causado prejuízos as edificações dos vizinhos.

Imagens de como ficou os caixas e a parte interna da agência do BB em Campestre/RN
Imagem do banco por dentro/Fotos: blog Professor Joel
Imagem do banco por dentro/Fotos: blog Professor Joel
Imagem do banco por dentro/Fotos: blog Professor Joel


Fotos: O Paralelo

Fonte: Extraída do blog campestrecidadao

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

MEC divulga resultado do Enem 2012

Brasília – O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (28) o resultado final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Os participantes podem acessar os resultados individuais, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no 

Com o resultado do exame, os candidatos poderão disputar 129.279 vagas, em 3.751 cursos superiores por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na primeira edição de 2013, 101 instituições públicas de educação superior selecionarão estudantes por meio do sistema.
As universidades têm autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de aproveitamento do exame como processo seletivo: como fase única, com o sistema de seleção unificada; como primeira fase; combinado com o vestibular da instituição; como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.
Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferentes para as provas do Enem 2012. Dessa forma, quando o candidato se inscrever para curso em que a instituição adotou outros critérios para determinada prova do Enem 2012, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota, que será informada ao candidato.
De acordo com o MEC, é possível que o candidato tenha notas diferentes para cursos diferentes, já que as instituições participantes do Sisu podem atribuir pesos diferentes ou bônus nas provas do Enem 2012. Dessa forma, a nota do candidato pode variar de acordo com os parâmetros definidos pela instituição.
O processo seletivo do Sisu é feito em uma única etapa de inscrição e não terá vagas para cursos a distância. O candidato deve escolher até duas opções entre as vagas oferecidas pelas instituições.
O estudante interessado também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.
Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao final dessa etapa, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus).
O processo seletivo terá duas chamadas. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente para a primeira opção.
O candidato que não conseguir nota para se matricular na primeira opção e for selecionado na segunda continuará concorrendo, na chamada seguinte, à primeira opção. Assim, se na chamada subsequente o candidato já matriculado na segunda opção for selecionado para a primeira (por desistência de candidatos selecionados, por exemplo), a matrícula na vaga da primeira opção implicará o cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.
Depois das chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu divulgará para as instituições participantes uma lista de espera, que será usada para preencher as vagas não ocupadas. Nesse caso, o candidato deve acessar o seu boletim, na página do sistema, e manifestar o interesse. Podem participar da lista, os candidatos não selecionados nas chamadas regulares e aqueles selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula.
A novidade deste ano está na oferta de vagas específicas para políticas de ações afirmativas no Sisu. Todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu terão vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas.
Dessa forma, durante as duas chamadas do Sisu, o candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção. O sistema selecionará, dentre eles, os que tiveram as melhores notas no Enem de 2012.
O sistema também faculta às instituições distribuir bônus como forma de ação afirmativa. A instituição atribui uma “pontuação extra” (bônus), a ser acrescida à nota obtida no Enem pelo candidato. Nesses casos, o candidato beneficiado concorre com todos os demais inscritos em ampla concorrência.

pesquisar as vagas oferecidas

Confira o cronograma do Sisu:
07/01 a 11/01 - Período de inscrições
14/01 - Resultado da primeira chamada
18/01 a 22/01 - Matrícula da primeira chamada
28/01 - Resultado da segunda chamada
28/01 a 08/02 - Prazo para participar da Lista de Espera
01/02 a 05/02 - Matrícula da segunda chamada
18/02 - Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições



Fonte: Agência Frasil

Envio de e-mails com configuração antiga será encerrado em 2013; saiba corrigir

Internautas que utilizam configurações antigas em programas de leitura e envio de e-mails, como o Outlook, Windows Mail, Apple Mail ou aqueles instalados no celular, podem não conseguir enviar mensagens a partir de 2013. O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) pretende reduzir o volume de spam gerado no país e, por esta razão, solicitou o fim de envios de mensagens sem autenticação, ou seja, sem que o usuário tenha de fornecer login e senha, em todo o território nacional.
A restrição será aplicada para os programas configurados para enviar mensagens (SMTP) pela "porta 25" do computador. Quem usa programas configurados com a "porta 587" ou acessa seus e-mails pelo site do provedor (webmail) não será afetado.

 

Entenda a mudança

  • Arte/UOL
Para que o envio de mensagens não seja interrompido, é preciso alterar configurações do programa de e-mail, modificando a porta de envio 25 para o valor 587, associado ao padrão SMTPS (protocolo seguro para envio de mensagens). 
Gerência da Porta 25
 
O encerramento da porta 25 é uma recomendação do CGI para por fim a um método de envio de mensagens não solicitadas, os ‘spams’, que se aproveita de conexões não autenticadas.
A mudança foi sugerida em acordo com a Anatel, a Associação Brasileira de Internet (Abranet, que reúne provedores e outras prestadoras de serviço na rede) e o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).
Segundo Eduardo Nager, presidente da Abranet, os provedores estão preparados para a mudança há muito tempo, recomendando a utilização de conexões seguras e configurações atualizadas. Para Nager, a grande mudança em 1º de janeiro se dará na parte de acesso físico, a cargo das operadoras de telecomunicações.
Eduardo Levy, diretor executivo do SindiTelebrasil, informou que o prazo para fechamento da porta 25 é o dia 31 de dezembro, acordado entre as suas filiadas, que incluem Oi, Telefônica, GVT e Embratel, além da TIM.  As operadoras Oi - responsável por Oi Velox e Oi Velox 3G - e Telefonica - que vende os serviços Vivo Speedy e Vivo 3G - informaram que já seguem as recomendações do CGI.
Apesar de o fechamento ficar a cargo das operadoras, a notifição aos usuários ficou sob responsabilidade dos provedores de e-mails. Os usuários dos e-mails UOL e BOL recebem comunicados regulares sobre as novas configurações desde 2010.
Além de reduzir o volume de spam enviado pelo Brasil (atualmente o sétimo país no ranking de origem de spams, segundo a empresa de segurança Sophos, e quinto, de acordo com levantamento da Kaspersky Labs), a utilização de conexões seguras pelas portas 587 ou 465 desafoga a conexão dos usuários afetados, seus provedores de acesso e dos serviços de e-mail.
Mais do que isso, a medida ajuda a aumentar a confiabilidade dos serviços de e-mails, ajuda nos esforços para criação de filtros cada vez melhores e pode tirar sites brasileiros de listas internacionais para bloqueio de mensagens indesejadas, segundo Nager.


Leia mais sobre a Gerência da Porta 25 no site do CGI


Fonte: UOL.COM/Tecnologia

Candidatos inscritos no Enem tiveram acesso às notas da redação

Candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 puderam acessar às notas da redação a partir da tarde de ontem (27) no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pela aplicação da prova.

A consulta pode foi feita no site www.sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem, pela segunda opção que pedia o número de inscrição e a senha. De acordo com Ministério da Educação (MEC), o acesso durou alguns minutos, no processo de homologação das notas no sistema do Inep. Quem estava logado com seu CPF no site da instituição pode ter acesso à nota de sua redação. Não houve acesso às notas das demais provas e nem de outros candidatos.

Segundo a pasta, não houve vazamento de informação e as notas serão oficialmente divulgadas amanhã, 28, conforme previsão inicial.

Agência Brasil

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

RN: Deputados aprovam reestruturação da carreira de auditor e votam nesta quinta duas mensagens

Aprovada à unanimidade pelos 18 deputados presentes na sessão extraordinária (21) desta manhã a convocação do governo do Estado para deliberação da pauta enviada pelo Executivo com as mensagens 063, 064 e 066. O presidente da Casa, deputado Ricardo Motta (PMN), informou que a sessão será na próxima quarta-feira (26), em horário regimental.

Antes de votar a convocação, os parlamentares se pronunciaram acerca do teor das mensagens, principalmente a 064, onde o governo solicita o remanejamento de saldos remanescentes das emendas parlamentares para abertura de créditos, a fim de cobrir despesas com pessoal e encargos sociais.

O líder governista na Casa, deputado Getúlio Rego (DEM), disse que está confiante e que o governo está dialogando com a oposição e que “A hora é de pensar no bem do Estado, no bem da população, porque o Executivo ainda enfrenta dificuldades financeiras e está empenhado no bem da população”.

Os deputados que se pronunciaram fizeram questão de esclarecer que as emendas parlamentares são feitas em benefícios de entidades filantrópicas e para os municípios, destinando recursos para obras em diversas áreas, como estradas, saúde, aquisição de ambulâncias, construção e equipamentos de unidades de saúde, casas populares, abastecimento de água, compra de viaturas para delegacias, entre muitas outras em prol de todos os municípios do RN.

O deputado Fernando Mineiro (PT) disse que embora não concorde, pois entende que o governo tem condições de fazer frente a esses R$ 16 milhões que faltam para completar a folha de pagamento de pessoal sem usar o saldo das emendas, já adiantou que votará a favor para que depois a Assembleia não seja acusada de ter prejudicado os servidores.




Fonte: Femurn

Brasil Carinhoso acelera redução da pobreza extrema, diz Ipea

O número de pessoas em situação de pobreza extrema, ou seja, com renda de até R$ 70 por mês, poderia representar menos de 1% da população brasileira, se o Programa Brasil Carinhoso tivesse sido implementado no ano passado. O cálculo é resultado de uma simulação divulgada nesta quarta-feira (26), em Brasília, por pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).


Atualmente, as famílias vivendo em situação de pobreza extrema representam 3,4% dos mais de 190 milhões de brasileiros. Pelas contas do Ipea, sem os benefícios de complemento de renda pagos pelo Programa Bolsa Família, essa taxa seria superior a 5%.

Rafael Guerreiro Osório, pesquisador do instituto, explicou que o possível “salto de efetividade” do programa — que objetiva a erradicação da pobreza extrema — é explicado pelas mudanças no cálculo do benefício. Mesmo recebendo recursos do Bolsa Família, muitas famílias não tinham renda própria ou os rendimentos eram tão baixos que, apesar da transferência do valor, seus integrantes não conseguiam chegar aos R$ 70 mensais.

— A introdução do Programa Brasil Carinhoso em 2012 alterou o desenho de benefícios e considera famílias que não chegariam à linha mínima de renda e calcula quanto falta.

Leia mais notícias de Brasil

Segundo Osório argumenta, “não é possível calcular o benefício apenas por família, tem que considerar a renda per capita para ser efetivo”.

Brasil Carinhoso

O programa foi lançado em 14 de maio passado pela presidente Dilma Rousseff, com um pacote de medidas para tirar da miséria crianças até seis anos de idade e previsão de investimentos de R$ 10 bilhões até 2014.

Como o foco do Brasil Carinhoso está voltado para as famílias que não conseguiriam elevar suas rendas mesmo com as transferências calculadas pela composição familiar, o valor dos benefícios passou a considerar a diferença entre a renda com os repasses tradicionais do programa e a faixa mínima definida como de extrema pobreza (R$ 70 per capita, mensais).

O pesquisador destacou que as contas que apontam uma redução da taxa da extrema pobreza no País são resultados de simulações.

— Não é uma previsão de futuro. Não podemos afirmar que a taxa será de menos de 1%, mas, com certeza, podemos afirmar que a redução de pobreza, pela mudança do desenho de benefícios, será bem maior do que a que seria obtida com os desenhos anteriores.

Regras

Desde a criação do Bolsa Família, as regras de concessão de benefícios e os reajuste de valores já foram alteradas várias vezes. As mudanças mais significativas, segundo analistas sociais, foram a extensão dos cálculos para jovens de 16 e 17 anos, em 2007, e a ampliação do número de crianças consideradas para o cálculo do repasse, que passou de três para cinco em 2011.

Na avaliação dos pesquisadores do Ipea, a ampliação da participação de famílias com crianças e jovens na distribuição dos benefícios sinaliza um novo modelo de política social. De acordo com estas avaliações, os investimentos sociais que, durante a década de 1990, estavam voltados para a população idosa, passam a se concentrar nas crianças e jovens.

Marcelo Neri, presidente do Ipea, destaca a taxa de pobreza das pessoas mais jovens.

— Olhando qualquer indicador social, a taxa de pobreza infantil é superior à das outras linhas, mesmo quando se considera a renda doméstica dividida igualmente entre as pessoas de uma família.

Para Neri, a política social brasileira “ainda é mais curativa e pouco preventiva”, mas os indicadores têm sinalizado mudanças nos últimos dez anos.

— Os indicadores ainda mostram que as crianças estão em uma liga inferior, mas há sinais de que este gap [palavra inglesa que significa lacuna, nesse caso, a diferença entre as faixas etárias] está diminuindo e o Brasil Carinhoso é um diferencial.



Agência Brasil

Fim do excelente Blog canguaretamaemchamas

Fonte: Blog canguaretamaemchamas
 
Os administradores do blogsite www.canguaretamaemchamas.com.br informam aos nossos leitores e aos demais que estaremos encerrando nossos trabalhos virtuais.
Queremos agradecer profundamente a todos os internautas, em especial aos canguaretamenses, que fielmente e carinhosamente vieram nos acompanhando ao longo desta jornada.
Foram mais de trezentos e trinta e nove mil e cento e cinquenta e  cinco acessos (339.155) em menos de dois anos de existência. Estivemos vivos e chamegantes em todos os continentes do planeta. Fomos mais adiante, pois adentramos nossas chamas nos corações do povo de nossa amada cidade.
Nos mantivemos voltados à difusão da informação em caráter social e cultural, como também vigilantes em torno da execução dos serviços públicos e da transparência política em todo o RN. Nossa missão sempre foi transmitir informações com veracidade e imparcialidade à todos os nosso leitores.
Somos gratos a Deus pela inspiração, permissão, direção e proteção em cada detalhe do nosso trabalho e reconhecidamente parabenizamos nosso leitores por terem sido nosso combustível principal no dia a dia, em cada momento e a todo segundo em que coexistiu o blogsite CANGUARETAMA EM CHAMAS.
Nem sempre foram flores, mas ao objetivar o acesso da informação aos nossos concidadãos, nos fortalecemos e nos motivamos no sentido de executar esta difícil tarefa com total transparência e imparcialidade.

Desejamos a todos um FELIZ 2013 repleto de grandes realizações, muita saúde  e total prosperidade e que no coração de cada um possa ser semeado, regado, germinado e frutificado os ensinamentos do nosso Deus, para que assim, tenhamos em nossas vidas um brilho reluzente e contagiante do amor divino. 
ADEUS meu querido povo de Canguaretama. Podem ter a plena certeza que poderão e irão continuar contando e confiando nos irmãos Fernando Filho e Erivan Ferreira todos os seus dias e em todos seus os momentos aqui nesta terra.

"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo antes considerado impossível se torna realidade" - Albert Einstein