quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Neandertais e humanos podem ter 'trocado ideias', diz pesquisa

Neandertais (esq.) e humanos primitivos (dir.). Imagem: cienciahoje.uol

O processo mais completo de datação de ossos e ferramentas Neandertais já feito sugere que as duas espécies viveram lado a lado por até 5 mil anos. Segundo os pesquisadores, os novos resultados indicam que os dois grupos podem até ter trocado ideias e hábitos culturais. O estudo foi publicado na revista científica Nature.

Até agora, restos de Neandertais foram datados por diversos laboratórios, mas muitos resultados foram considerados pouco confiáveis.

Agora, uma equipe internacional de pesquisadores coletou mais de 400 amostras dos sítios arqueológicos mais importantes da Europa. As amostras foram purificadas e analisadas na Universidade de Oxford, usando métodos sofisticados de datação.

Convivência

De acordo com o professor Thomas Higham, da Universidade de Oxford, os resultados oferecem a compreensão mais clara que já se obteve sobre a interação entre nossos ancestrais e os Neandertais, sobre quando eles se encontraram pela primeira vez e sobre o porquê da extinção Neandertal.

"Acho que podemos deixar de lado a ideia da extinção rápida dos Neandertais ter sido causada somente pela chegada dos humanos modernos. Em vez disso, vemos um processo mais complexo no qual há uma sobreposição mais longa das duas populações, na qual pode ter havido troca de ideias e de cultura."

Algumas datações anteriores sugeriam que os humanos modernos e os Neandertais coexistiram na Europa por apenas 500 anos.

Tais descobertas alimentaram a especulação de que nossos ancestrais podem ter massacrado os Neandertais ou transmitido a eles doenças para as quais tinham pouca ou nenhuma resistência.

As novas datações, no entanto, sugerem que as duas espécies conviveram na Europa por até 5 mil anos. Isso dá suporte à visão de alguns arqueólogos de que os avanços tardios nas técnicas Neandertais de confecção de ferramentas de pedra e no uso de joias foram copiados dos humanos.

O estudo indica que os Neandertais foram extintos na Europa entre 41 mil e 39 mil anos atrás - 10 mil anos antes do que se considerava anteriormente. Este é o dado mais preciso obtido até agora sobre a extinção da espécie e coincide com o início de um período muito frio na Europa.

As novas datações também sugerem que os humanos modernos chegaram à Europa muitos milhares de anos antes do que se acreditava, possivelmente por volta de 45 mil anos atrás.

Extinção gradual

Há evidências arqueológicas e genéticas de que quando os humanos modernos chegaram à Europa vindos da África, os Neandertais já estavam em declínio. Estudos anteriores mostraram que o número de Neandertais havia reduzido e os restantes já começavam a procriar com seus próprios parentes.

As datações mais recentes parecem revelar que a chegada dos humanos modernos aumentou os problemas dos Neandertais, de acordo com o professor Chris Stringer, do Museu de História Natural em Londres.

"Eles caçavam os mesmos animais, coletavam as mesmas plantas e queriam morar nas melhores cavernas. Então uma competição econômica iria acontecer", disse.

"Mas não foi uma extinção instantânea. Os Neandertais não foram caçados e mortos por humanos modernos ou dizimados por doenças que os outros podem ter trazido consigo. Foi um processo mais gradual."

Os números de indivíduos Neandertais caíram durante milhares de anos enquanto, ao mesmo tempo, a quantidade de humanos modernos aumentava.


O período gelado há 40 anos mil pode ter sido o fator que finalmente levou a população já enfraquecida à extinção.


Fonte: IG.COM/Ciência

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Não percam nesta quarta-feira dia 20 de agosto! Entrevista com o poeta Gélson Pessoa


Não percam nesta quarta-feira dia 20 de agosto de 2014 às 19h no TVU Notícias na TV Universitária Canal 05  (TV aberta), e Cabo Telecom  Canais 17  (Natal) e 117 (Parnamirim), 52 UHF Mossoró a entrevista do Poeta e Escritor Santo-antoniense Gélson Pessoa.  

Na entrevista será abordado o livro “Salto da Onça, de Vila a Cidade” que será relançado sexta-feira dia 22  de agosto  “Dia do Folclore” às 10h no Grêmio Lítero Recreativo em Santo Antônio do Salto da Onça-RN.

A humanidade esgotou recursos do planeta para este ano, afirma a ONG Footprint Network.

A partir desta terça-feira, a população mundial viverá até o fim do ano a crédito dos recursos naturais, pois esgotou em oito meses o que a Terra pode produzir sem comprometer a renovação, calcula a ONG Footprint Network.

"Para o restante do ano, nosso consumo será um déficit ecológico crescente que utilizará as reservas de recursos naturais e aumentará o acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera", destaca a ONG, que tem sede nos Estados Unidos.

O dia fatídico acontece cada vez antes, ou seja, a humanidade esgota o "orçamento ecológico" de maneira cada vez mais rápida.

Em 1993, o dia aconteceu em 21 de outubro, em 2003 no dia 22 de setembro e ano passado em 20 de agosto.

A humanidade está em situação de dívida ecológica desde os anos 70, de acordo com a ONG WWF.

"Hoje, 86% da população mundial vive em países que exigem mais da natureza do que seus próprios ecossistemas podem renovar", adverte em um comunicado.

De acordo com a Global Footprint Network, seria necessário um planeta e meio para produzir os recursos renováveis necessários para sustentar o ritmo de consumo atual da humanidade.

Apesar dos dados muito ruins, ainda há tempo para adotar "medidas ousadas e construir um futuro próspero" com o uso sustentável dos recursos.

"Mas é preciso agir agora!", afirmou a diretora de programas de conservação da WWF França, Diane Simiu.


Algumas ideias propostas pela ONG são as energias renováveis, os regimes alimentares menos ricos em carne, acabar com a economia linear de consumo-resíduos e abraçar a economia circular, na qual os resíduos de alguns são os recursos de outros, ou repensar o urbanismo.


Fonte: msn.com/noticias
AFP

domingo, 17 de agosto de 2014

PLANO DE CARREIRA DOS SERVIDORES DO ESTADO DO RN




Como conferir se o seu pagamento da implantação do PCCR está correto


Após várias reuniões com os servidores, a direção do SINSP/RN observou que ainda existem algumas dúvidas relacionadas com a leitura do contracheque dos servidores principalmente após a implantação do PCCR que está prevista para amanhã, dia 18. É bom observar que toda a informação no contracheque deverá trazer uma radiografia real do ato de publicação do meu enquadramento e, por isso, é bom o servidor ficar atento para evitar "o que eu acho", "o que eu penso", "o que deveria ser", e assim por diante.

Desta forma, a direção do SINSP/RN resolveu fazer explicações para, além de prestar os devidos esclarecimentos, alertar sobre possíveis erros. Para se ter uma ideia, o Sindicato está encontrando servidores enquadrados em um nível remuneratório e recebendo os valores de um nível inferior ao seu, ou até mesmo enquadrados em cargo diferente ao que realmente era para ser enquadrado.

Partindo dessas informações, o SINSP/RN  resolveu fazer essas observações para que os servidores comecem a olhar e a observar os seus contracheques. O servidor que
identificar qualquer erro no seu contracheque deverá entrar em contato imediatamente com o sindicato pelo e-mail sinsprn@sinsprnb.org.br ou  através do janeayrealmeida@gmail.com. O Sindicato terá o maior prazer em atender aos servidores da administração direta do estado e a buscar a correção imediata do seu contracheque.

Existem muitos servidores angustiados por que são GNO ou GNM ou GNS e tem nível superior, especialização, mestrado e até doutorado, porém o seu cargo e o salário são baixíssimos. O servidor deve ter cuidado para não colocar a perder o diploma ou certificado. Não se precipite! Ainda não se tem claro as mudanças para o Nível Gerencial 2 e nem para o PIQ.

Não caia na conversa fácil e nem na facilidade apresentadas por algumas pessoas, aguarde os encaminhamentos que serão dados pelo SINSP/RN por sua Assessoria Jurídica Sindical. Os servidores estão sendo prejudicados por que diversos processos estão sendo construídos de forma errada. CUIDADO!

A ação que estamos providenciando agora é a ação AUTOMOTIVA, entre em contato conosco.

Confira a baixo o passo a passo de como realizar a leitura de forma segura se o seu pagamento do PCCR está sendo repassado de forma correta:

1º Passo  
   
Primeiro eu acesso o meu contracheque do mês de julho/14 e verifico em qual cargo e nível remuneratório estou enquadrado.

OBS: todos os servidores da administração direta do estado foram enquadrados no Nível Gerencial 1, então todos estão na primeira coluna da tabela salarial do PCCR.

Vamos fazer a simulação de um contracheque:



NOME
Luar no Sertão
MATRICULA
OXPERFN
 VINC.
1
PENSÃO
CARGO
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO(GNM
REFERÊNCIA
09NGI
PIS/PASEP
JDJDLELERL








Vamos então a leitura dos dados colocados acima:

> No NOME, traz o nome do servidor.

> Na MATRICULA, traz a matrícula do servidor.

> No VINC. Traz o vínculo do servidor, a grande maioria do servidor traz o vínculo 1, só apresentará o vínculo 2 ou 3 e assim por diante quem tiver outro vínculo com o estado, ou quem já trabalhou como estagiário e assim por diante.

> No CARGO, traz o cargo que o servidor está lotado, aqui devemos observar o seguinte:
 O antigo ASG, foi enquadrado como sendo GRUPO DE NÍVEL OPERACIONAL (GNO), seu contracheque no item CARGO, irá trazer a o seguinte: AUXILIAR DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS, então quem trouxer essa nomenclatura no contracheque estará enquadrado no PCCR e a sua tabela será a do GNO.
O antigo TED, foi enquadrado como sendo GRUPO DE NÍVEL MÉDIO (GNM), seu contracheque no item CARGO, irá trazer a o seguinte: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (GNM), então quem trouxer essa nomenclatura no contracheque estará enquadrado no PCCR e a sua tabela será a do GNM.
O antigo TNS, foi enquadrado como sendo GRUPO DE NÍVEL SUPERIOR (GNS), seu contracheque no item CARGO, irá trazer a o seguinte: ANALISTA ADMINISTRATIVO (GNS), então quem trouxer essa nomenclatura no contracheque estará enquadrado no PCCR e a sua tabela será a do GNS.

> Na referência REFERÊNCIA, traz o Nível Remuneratório no qual eu mim encontro enquadrado, veja, no exemplo acima aparece 09NGI,isso quer dizer que o servidor de nome Luar no Sertão, foi enquadrado no Nível Remuneratório, 09 e está no Nível Gerencial 1. Então na tabela salarial eu irei observar qual o salário que está na tabela de nível remuneratório 09.


2º Passo

Vamos agora entender como se faz a posição dos numerários (dinheiro, valores) no meu contracheque, veja sou GNM, 09G1, ah, nesse eu estou com 6 ADTS, o que dará direito a 30%.


DISCRIMINAÇÃO
VANTAGENS
VENCIMENTO
784,92
ADTS
235,47
COMPL VENCIMENTO DEC JUDIC
641,47
ADTS(30%)
192,44




Vamos então a leitura dos dados colocados acima:

De acordo com a tabela de salários o GNM, 09NG1, tem como vencimentos o valor de R$ 1.426,39. Então eu devo observar e calcular se o meu contracheque está trazendo os valores corretos.

Vamos lá a análise das contas:

Eu faço em 1º lugar a diferença entre o salário apresentado na tabela do meu vencimento R$ 1.426,39 – 784,92 = 641,47, então a rubrica COMPL VENCIMENTO DEC JUDIC, deverá trazer o valor de R$ 641,47.

Como tenho 6 ADTS e esses ADTS me colocam o valor de 30%. Eu faço em 2º lugar a diferença entre o ADTS apresentado na tabela do meu vencimento R$ 1.426,39 x 30% = 427, 92. Então  R$ 427,92 – 235,47 = 192,44. O meu novo ADTS, deverá trazer o valor de R$ 192,44.

Então o meu contracheque de GMN, 09NG1, será acrescido de R$ 641,47 + R$ 192,44 = 833,91.



Confira aqui o seu novo salário consultando a tabela de salários do PCCR.



Fonte: Sinsp-RN