sábado, 8 de outubro de 2011

Imagens da passagem de Nossa Senhora Aparecida por Santo Antônio - RN

Senhora Aparecida reflexo do coração materno de Deus.  Muitos fies compareceram para receber a imagem oficial da Padroeira do Brasil em visita a cidade. Depois saíram em carreata até a comunidade de Jatobá onde se encontra o santuário de Nossa Senhora Aparecida.

A imagem saiu da igreja São Francisco em Santo Antônio - RN

Imagem oficial de N. S. Aparecida, na igreja São Francisco
Missa de Despedida
Em carro aberto
 Santuário de N. S. Aparecida no Sítio Jatobá em Santo Antônio-RN
 Padre Adelson
 Chegada em procissão 
 Chegada em procissão 
  missa


 Fonte: santoantonioofical

Imagem oficial de Nossa Senhora Aparecida: Hoje dia 08/10/2011 em Santo Antônio - RN.



Arquidiocese de Natal e a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Santo Antônio/RN realizará hoje, sábado, 08 de outubro uma carreata com a imagem oficial de Nossa Senhora Aparecida direto de São Paulo. A imagem visitará o Santuário de Nossa Senhora Aparecida no Sítio Jatobá, a saída será as 15 horas da Igreja de São Francisco, no Bairro Novo.
Os fiéis católicos de Santo Antonio e região participarão da carreata até o Santuário no Sítio Jatobá, no local haverá missa proferida pelo padre Adelson com a presença do Monsenhor Xavier. Tema: Senhora Aparecida reflexo do coração materno de Deus.










Adap. do vnt

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Vale irá construir e explorar terminal portuário no Maranhão. Indústria será a maior refinaria do Brasil e a quinta maior do mundo.



A Aurizônia Empreendimentos e a mineradora Vale assinaram ontem o contrato de outorga para construção e exploração, em consórcio, do Terminal Portuário do Mearim. O terminal será erguido na margem do rio de mesmo nome - próximo a Bacabeira, no Maranhão (a cerca de 50 km de São Luís, capital do Estado), e com fácil acesso ao Oceano Atlântico. Essa foi a primeira outorga concedida pela Antaq para construção e exploração de terminal privativo por empresas em consórcio.
Segundo a agência, a Aurizônia movimentará produtos siderúrgicos e a Vale, fertilizantes, minério de ferro e outros granéis. Em comunicado, a Antaq ressaltou que a implementação de projetos siderúrgicos pode ter atuação conjunta com a refinaria da Petrobras. No município, a petroleira está erguendo um empreendimento de R$ 20 bilhões.
De acordo com a Petrobras, será a maior refinaria do Brasil e a quinta maior do mundo. Trata-se de uma refinaria para produção de derivados combustíveis. A Antaq também considera que o contrato do porto servirá de modelo para futuros consórcios entre empresas interessadas em reduzir os custos de construção e exploração de terminais portuários. "A integração do transporte aquaviário com a ferrovia Norte-Sul ainda atrairá muitos outros investidores que estão de olho no rápido desenvolvimento econômico das Regiões Norte e Nordeste", informou o superintendente de portos da agência, Giovanni Paiva, em comunicado.


Fonte: IG.COM

De Johannes Kepler a Steve Jobs, uma esperança



Uma maça, símbolo da Apple, é deixada ao lado de fora de uma das lojas da marca na Califórnia. Foto: Robyn Neck/AFP
Imaginemos a professorinha de História do ano 2.511. Será um robozinho tipo R2D2 -aquele baixinho simpático do Guerra nas Estrelas…A aula do dia: o que os aluninhos de 2.511 – daqui a 500 anos, portanto – sabem do Século XX, o que acabamos de deixar. Enquanto R2D2 circula pela sala os aluninhos acionam suas memórias computadorizadas. Uma luzinha se acende no painel. Algum aluno quer responder.
R2D2 gira sua atenção para SilverZoo, um dos alunos mais rápidos no uso do computador-memória. SilverZoo? Os nomes, nesse futuro serão bastante diferentes. Ele digita: “Foi naquele século que um fisico chamado Albert Einstein descobriu a teoria da relatividade.
Outra luzinha vermelha no painel.
“Foi no Século XX que o homem chegou à Lua.”
“Parabéns XPTOKey”, diz a professorinha padrão R2D2 .

Avavanix, a menininha sempre muito ligada, aciona o seu botão-resposta: “Também foi o século em que nasceu Steve Jobs.”
Novamente os parabéns da professorinha.
Steve Jobs, mais do que qualquer intelectual, filósofo, mais do que qualquer sociólogo ou líder político, transformou a humanidade com as suas invenções.

O empresário Steve Jobs, morto na quarta-feira 5
Ele e um certo Bill Gates mudaram definitivamente os rumos da História a partir da criação da internet.
Como Gates, Steve Jobs ganhou muito dinheiro e acabou por transformar-se em símbolo de uma modernidade em constante evolução. O ponto de chegada dessa evolução ninguém sabe qual será.
Até onde poderá ir essa nova língua que nasceu outro dia? E as novas cabeças, formatadas desde o berço pela web?
O que poderemos esperar delas? Um mundo melhor? Um futuro em que os valores atuais do ser humano sejam substituidos por outros, que sequer vislumbramos?
Eu, pessoalmente, creio que esse  mundo está apenas começando. Estamos ainda na infância do futuro.
Apenas acredito, tenho fé e esperança que no túmulo de Steve Jobs se possa repetir o que está gravado desde 1630 na lápide de Joahan Kepler, o astrônomo revolucionário do Século XVII : “Estudei as estrelas…Pelo universo infinito viaja minha alma…Na Terra fica o corpo…”
Tão Gomes

Fonte: Carta Capital

Agenda de Rosalba nos Estados Unidos.



E a governadora Rosalba Ciarlini viaja aos Estados Unidos.

Na comitiva, o marido Carlos Augusto Rosado, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, a representante do governo em Brasília, Adriana Motta e a adjunta da Comunicação, Aglair Abreu.
A governadora cumprirá agenda em Nova York e Washington.
Na sede do Banco Mundial, tratará do empréstimo de U$ 540 milhões e de outros financiamentos para projetos de Infraestrutura no Estado.
A audiência no Banco Mundial será na terça-feira, 11, data em que a Assembleia Legislativa votará o pedido de empréstimo.
Na quinta-feira, ao meio-dia a governadora fará palestra no The Américas Society/Council of América em conjunto com Brazilian-America Chamber of Commerce (Câmara de Comércio), onde mostrará, em português, as oportunidades econômicas do Rio Grande do Norte nas áreas de energia eólica e solar, minérios, fruticultura, sal, petróleo e gás natural, além de possibilidades de investimentos no aeroporto de São Gonçalo e no porto de Natal, e em obras da Copa de 2014.
Rosalba chega a Natal na segunda-feira, dia 17.

Fonte: Blog da Thaisa Galvão

Governadora Rosalba transmite o cargo para Robinson Faria




Transmissão do cargo ocorreu no hangar do aeroporto

A governadora Rosalba Ciarlini passa o cargo para o vice-governador, Robinson Faria, durante o período de 07 a 16 de outubro, às 7h desta sexta-feira (07), no hangar do Estado, localizado no Aeroporto Internacional Augusto Severo.  Antes de viajar em missão oficial para os EUA, onde terá encontros com instituições financeiras e empresariais que buscam investir no RN, a governadora esteve reunida com seu secretariado no início da noite dessa quinta-feira (06) para solicitar a continuidade do trabalho que vem sendo feito pelos gestores enquanto ela estiver viajando.

"O vice-governador Robinson Faria assumiu o cargo desde às 7h. Quero empenho dos senhores. Mantenham a gestão e redobrem a atenção, principalmente, na questão financeira", disse a governadora, lembrando a todos que economizem, tendo em vista as dificuldades de caixa que ocorreram no final do mês de setembro para que a folha de pessoal fosse paga dentro do mês.

Quanto aos indicativos de greve anunciados por algumas categorias, Rosalba, que estava acompanhada pelo vice-governador Robinson Faria e pelo secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso durante a reunião, também relembrou aos auxiliares que o Estado se mantém fora do limite possível da Lei da Responsabilidade Fiscal (LRF), que possibilitaria atender aos Planos de Cargos e Salários negociados em dezembro de 2010 pela gestão passada.

"Temos o impedimento jurídico e financeiro. Os sindicatos são sabedores disto. A própria Lei dos Planos é clara ao ressaltar que estes só podem ser aplicados quando o Estado estiver cumprindo o que diz a Lei de Responsabilidade Fiscal. Até lá, a recomendação é cumprir a Lei de Greve, fazer o controle de frequência e descontar os dias dos servidores que não for trabalhar", disse Anselmo Carvalho, secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos.

Governadora foi no jatinho do Governo até Recife, onde embarcará direto para os Estados Unidos

Robinson Faria sobe a rampa da Governadoria já como governador em exercício
Fonte: DN Online

Ricardo Motta x Robinson Faria


Motta e Robinson travam "Guerra Fria"...

Decidido a formar seu próprio grupo político, o presidente da Assembleia Legislativa (AL), deputado estadual Ricardo Motta (PMN), disputa espaço com o seu ex-líder, o vice-governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD. Além de travar uma batalha nos bastidores com Robinson pela liderança de deputados estaduais, Motta foi para o interior, na tentativa de impedir a debandada de filiados do PMN para o PSD que estava prevista para ocorrer até amanhã, último dia de filiação para quem pretende disputar as eleições de 2012.

A batalha entre Motta e Robinson é uma espécie de “guerra fria” da política potiguar. Eles não se atacam abertamente, mas lutam por interesses opostos dentro do mesmo eleitorado. O vice-governador tinha o presidente da Assembleia como seu braço direito. Ele levou um golpe ao vê-lo articular a formação de um novo grupo com os membros que seguiam sua liderança. Assim como das outras vezes que se sentiu acoado, Faria já adotou a lei do silêncio. O pessedista ainda está refletindo a derrota política que teve com o episódio da perda de parte do seu grupo.

O rompimento entre Robinson Faria e Ricardo Motta é iminente. Com o poder legislativo nas mãos assegurado até 2014, Ricardo já não precisa mais do seu ex-líder nem para crescer politicamente nem para abrir as portas do governo, que, por sinal, também não tem sido receptivo com o vice-governador. No pedido de autorização para o empréstimo de U$$ 540 milhões, a Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Semah), que tem Faria como titular, não foi contemplada.

Já no orçamento para 2012, o governo propõe a redução de 70% dos recursos que foram destinados para a pasta neste ano. Na “guerra fria” da política local, Ricardo não está sozinho na missão de enfraquecer o poder político do vice-governador, que enfrenta grandes dificuldades para sair dessa situação.

Alguns atribuem a articulação para diminuir a força do vice ao ex-deputados estadual Carlos Augusto Rosado, marido da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Outros, ao deputado federal Henrique Eduardo (PMDB), que pretende disputar o Senado em 2014, mesma vaga cobiçada pelo presidente estadual do PSD. O fato é que a cada dia que passa, o vice perde mais espaço na aliança política em que está.

Fonte: Blog Visão Política /Tribuna do Norte

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CGU lança 5º Concurso de Desenho e Redação



Despertar nos estudantes o interesse pelo controle social, pela ética e pela cidadania por meio da promoção da reflexão e do debate no ambiente escolar. Este é o objetivo da 5ª edição do Concurso de Desenho e Redação, promovido em 2011 pela Controladoria-Geral da União (CGU). Este ano, o tema do concurso é “A sociedade no acompanhamento da gestão pública: Todos podem fiscalizar o dinheiro público!”, mesma temática tratada na 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial).
Os trabalhos produzidos devem ser enviados pelas escolas até o dia 28 de outubro de 2011. As escolas que não tiverem condições de imprimir os formulários poderão solicitá-los diretamente à CGU, passando um e-mail parapublicacoescgu@cgu.gov.br, com as seguintes informações:
a) nome completo do solicitante e seu vínculo com a escola;b) nome da escola;e) endereço completo da escola, com CEP;c) número de alunos matriculados em cada ano;d) quantidade necessária de exemplares de cada peça solicitada;
e) telefone para contato.
Saiba mais
O material acima também está disponível, de forma permanente, no endereçowww.cgu.gov.br/olhovivo, por meio do banner referente ao concurso localizado no canto inferior direito da tela.
Premiação
Na categoria Desenho, serão premiados os alunos dos 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos. Já na categoria referente às redações serão premiados os alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos, ensino médio (1º ao 3º ano) e educação de jovens e adultos. Os primeiros colocados receberão certificado e um computador; os segundos colocados, certificado e uma máquina fotográfica digital; e os terceiros, certificado e um aparelho de DVD. Os professores dos primeiros colocados também ganharão um computador.
Todas as escolas que elaborarem e puserem em prática estratégias de sensibilização e mobilização dos alunos em torno do tema do concurso poderão concorrer ao título de Escola-Cidadã. As três escolas com as melhores estratégias receberão um computador, uma máquina fotográfica digital e um aparelho de DVD, além de certificado.
Para as entidades (ong, oscip, fundação etc.) que promovem ações socioculturais com alunos da educação básica, o concurso prevê uma premiação na categoria Entidade-Cidadã, em que o melhor plano de sensibilização, dentre aqueles enviados pelas entidades, será premiado com um certificado, um computador, uma máquina fotográfica digital e um aparelho de DVD.
A avaliação dos trabalhos será feita por Comissão Julgadora a ser designada pela CGU, e o anúncio dos melhores em cada categoria ocorrerá até 25 de novembro de 2011. Os prêmios serão entregues pessoalmente aos vencedores, até o dia 8 de abril de 2012, em cerimônia a ser definida pela CGU.
Concurso de Desenho e Redação da CGU
O Concurso de Desenho e Redação da CGU é promovido no âmbito do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público, desde 2007, tendo alcançado a participação de mais de 850 mil alunos em quatro anos. Os temas das edições anteriores do concurso foram: “Como a sociedade pode ajudar no combate à corrupção?” (2007), “O que você tem a ver com a corrupção?” (2008), “Todos pela ética e cidadania: como posso contribuir para uma sociedade melhor?” (2009) e “Como será o futuro do Brasil com o dinheiro público bem aplicado?” (2010).


Fonte: portalzinho.cgu.gov.br

Anatel vai regulamentar compartilhamento de torres de telefonia celular


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai colocar em consulta pública por 30 dias regulamento que, depois de aprovado, vai obrigar o compartilhamento de torres pelas prestadoras de telefonia celular. A proposta que será submetida à consulta, aprovada hoje (6), trata especificamente dos casos em que não será preciso usar a mesma torre: quando há excesso de equipamentos, interferências ou quando a radiação no local for muito alta.

A Lei 11.934, de 2009, estabeleceu a obrigatoriedade do compartilhamento de torres pelas prestadoras de serviços de telecomunicações, mas determinou que a Anatel deveria estabelecer as condições de exceção do compartilhamento. Como as exceções ainda não foram regulamentadas até hoje, as regras do compartilhamento ainda não estão valendo.

Segundo a conselheira da Anatel Emília Ribeiro, o compartilhamento vai servir para evitar os problemas com excessos de torres, especialmente problemas com a área ambiental. “Ás vezes, uma empresa pode compartilhar uma mesma torre com a outra, não precisa fazer duas torres no mesmo local, fica mais fácil para a Anatel controlar”, explica. As empresas deverão fornecer os dados sobre as torres existentes em 24 meses. As informações serão catalogadas pela Anatel.

Agência Brasil 

Torneio do Projovem foi adiado


O Projovem Adolescente de Santo Antonio comunica que o 1º Torneio Regional foi adiado para os dias 10 e 11 de outubro, na quadra de esportes do CAIC.

Antes o Torneio estava previsto para acontecer nos dias 26, 27 e 28 de setembro, na quadra de esporte do municipio, no centro da cidade. Por motivo da interditação da quadra o Torneio foi adiado.

Informamos ainda que o regulamento não foi alterado, continua o mesmo como foi acertado em reunião com os representantes dos Projovens da região Agreste.



Retirado do blog de Audy

Poeta sueco Tomas Tranströmer é o vencedor do Nobel de literatura



A Academia premiou Tranströmer "porque, através de suas imagens translúcidas, ele nos dá um acesso novo à realidade".

"A maior parte da obra poética de Tranströmer está caracterizada pela economia, de concreção e de metáforas expressivas", diz a academia. Em suas últimas obras, Tranströmer "tende a um formato ainda mais reduzido e a um grau ainda maior de concentração", completa.

Seu primeiro livro de poemas, "Seventeen Poems", foi publicado em 1954 e foi elogiado como uma das melhores estreias da década. Seu trabalho tornou-se conhecido no resto do mundo a partir da década de 60, quando foi traduzido para o inglês. Hoje, seus poemas já foram traduzidos para mais de 60 línguas.
Entre seus principais trabalhos estão "Windows and Stones", de 1966, e "Baltics", de 1974.

Em 1990, ele sofreu um derrame que afetou sua fala, mas não interferiu em seu trabalho.

Por muitas décadas, seus contemporâneos de linha mais política reclamaram daquilo que lhes parecia uma poesia alienada das grandes questões.

Em seu país, Tranströmer é conhecido também por outro ofício, o de psicólogo de adolescentes e jovens infratores e dependentes químicos.

Com o reconhecimento da Academia, ele irá receber um prêmio de US$ 1,5 milhão.

Nas primeiras horas desta quinta-feira, Tranströmer passou Adonis e Bob Dylan, que alternavam a liderança na casa de apostas britânica Ladbrokes.

Há quase quatro décadas a Academia Sueca não concede o Nobel de Literatura a alguém nascido em seu país. Os últimos suecos laureados foram Eyvind Johnson e Harry Martinson, que dividiram o prêmio em 1974. Em 2010, o escritor peruano Mario Vargas Llosa foi o agraciado com o prêmio.

O poeta sueco Tomas Tranströmer, 80, é o vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 2011.
Tranströmer "não acreditava" que ganharia Nobel
Leia poema do vencedor do Nobel, Tomas Tranströmer
Morte e natureza são temas da poesia de Tomas Tranströmer
Análise: Tranströmer embaralha senso de realidade




Fonte: Folha.com

Queen: Nova vocalista da nova turnê poderá ser Lady Gaga.





Lady Gaga pode virar nova vocalista do Queen, diz Brian May




Lady Gaga pode se tornar a nova vocalista do Queen. Em uma entrevista dada por Brian May nesta quarta-feira (5), o guitarrista disse que o grupo está procurando um vocalista para sair em turnê com o Queen, e afirmou que Gaga está entre os possíveis nomes para assumir o cargo.

Falando ao Daily Express, May comentou sobre sua recente participação no single "You & I", de Gaga, e falou sobre a vontade de ter a cantora pop no Queen. "Sempre conversamos sobre sair em turnê, mas ainda temos o problema da falta de vocalista. Trabalhei com Lady Gaga e ela é muito criativa, e é uma pessoa com a qual estamos conversando para se tornar a vocalista, para estar à frente da banda. Ela não é apenas uma cantora, ela escreve seu próprio material".

O guitarrista também comentou sobre um novo projeto, que contara com duetos com diversos artistas em um programa de televisão. "Quase apertei o botão do 'sim'. Estávamos discutindo a ideia de um programa de TV onde teríamos todos esses convidados. Ainda não está certo, mas estamos de olho nisso. Lady Gaga disse que gostaria de fazer algo conosco".

Gaga e May se apresentaram juntos recentemente, no show de abertura do VMA 2011, premiação de MTV norte-americana que aconteceu em agosto.





Fonte: UOL.COM

Militares brasileiros embarcam para o Líbano, onde integrarão missão de paz da ONU

Fragata União


Rio de Janeiro - Cerca de 300 militares brasileiros embarcaram hoje (6) para integrar a missão de paz das Nações Unidas no Líbano, a Unifil. A fragata União deixou a base naval na Ilha do Mocanguê, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, no fim da manhã. A previsão é que chegue ao Porto de Beirute, a aproximadamente 15 mil quilômetros da costa brasileira, em cerca de um mês, após escalas em Recife, em Las Palmas, na Espanha, e Nápoles, na Itália.

O Brasil participa da missão desde fevereiro deste ano, quando o contra-almirante Luiz Henrique Caroli assumiu o comando da Força-Tarefa Marítima da Unifil, mas esta é a primeira vez que o país envia uma embarcação e um grande contingente de militares.

De acordo com o capitão de fragata Ricardo Gomes, comandante do navio, a participação brasileira nesta missão reforça a capacidade do país de atuar em uma área distante, de conflito e por um período prolongado. Ele explicou que os militares são responsáveis por controlar o tráfego mercantil na região.

“A fragata União vai funcionar como navio capitânia para exercer o comando efetivo do mar. O objetivo é auxiliar o governo libanês no controle das águas jurisdicionais para evitar a entrada de material não autorizado, como armas, ou que haja algum tipo de ilícito naquela região. É uma tarefa pioneira que vai permitir à Marinha demonstrar toda a sua capacidade de atuar em uma área nessas condições.”

O comandante destacou que o navio é considerado de múltiplo emprego, já que tem capacidade de atuar em todos os ambientes de guerra - de superfície, antiaérea ou antissubmarino. A fragata União servirá como ponto de apoio para um grupo multinacional, composto de três navios da Alemanha, dois de Bangladesh, um da Grécia, um da Indonésia e um da Turquia. Além disso, transporta um helicóptero AH-11A Super Lynx, um destacamento de mergulhadores de combate, que poderá realizar operações especiais, e um de fuzileiros navais, que ficará responsável pela segurança do navio.

Gomes também ressaltou que para amenizar a saudade durante os oito meses em que os militares ficarão afastados de casa e dos parentes, a embarcação conta com um sistema moderno de comunicação por satélite. Por meio dos equipamentos, os tripulantes terão acesso a serviços de telefonia, internet e televisão.

“O afastamento já faz parte da vida do marinheiro, mas este período é mais prolongado do que o habitual. Felizmente temos estrutura moderna e eles poderão até acompanhar o Campeonato Brasileiro de Futebol durante a missão”, acrescentou em tom bem-humorado.

Em meio a lágrimas que misturam saudade e orgulho, a baiana Carlinda Linhares, mãe do militar Alan Alves, foi se despedir do filho que se preparava para embarcar.

“Saudade a gente tem muita, mas tenho certeza de que eles vão fazer um trabalho brilhante. Essa carreira sempre foi o sonho dele e a gente tem que apoiar”, disse.

A dona de casa Seandra Linhares, casada há 13 anos com o cabo Renato Linhares, disse que já está em contagem regressiva para a volta do marido, prevista para junho de 2012.

“Apesar da felicidade de saber que ele vai integrar uma missão de paz tão importante, a dor é grande. As lágrimas já iam caindo enquanto eu arrumava as malas dele, não dava para conter. Agora, já estou pensando na festa que vou fazer quando ele voltar”, disse abraçada ao militar.

O cabo armamentista Rafael Alves também se despediu da mãe, Graça Maria Alves, antes de entrar na fragata. Com 28 anos de idade e dez dedicados à Marinha, o jovem encara a missão como um prêmio. “Tenho certeza de que essa viagem é um prêmio pra mim. A gente sofre quando fica longe, mas aprende muito com as experiências e volta fazendo planos para a carreira militar.”

Para a mãe de Alves, o mais difícil vai ser passar as festas de fim de ano e o Dia das Mães sem o filho por perto. “Essas datas marcam muito e sei que vou sofrer por estar longe dele. Mas vou ficar ansiosa esperando um telefonema”, brincou.

A Unifil foi criada em 1978 com o propósito de manter a estabilidade na região, durante a retirada das tropas israelenses do território libanês. Atualmente, tem um contingente de aproximadamente 13,5 mil pessoas, entre militares e civis de mais de 30 países, dentre eles o Brasil, e se encontra sob o comando de um general espanhol.





Fonte: Agência Brasil

Morre Steve Jobs, fundador da Apple e criador dos: ipod, iphone e ipad



Morreu hoje aos 56 anos Steve Jobs, fundador e atual presidente da Apple - e autor de frases marcantes sobre o futuro do trabalho e da tecnologia. O executivo sofria de câncer e estava de licença médica desde o início de fevereiro e, no fim de agosto, havia se afastado do comando da Apple. Segundo a família, ele teve uma morte tranquila. Além de comandar a Apple, Steve Jobs também foi um dos criadores do estúdio de animação Pixar.

O executivo era casado com Laurenne Powell, que conheceu ainda na faculdade, há 30 anos. Ele deixa três filhos do casamento com Laurenne, além de uma filha de um relacionamento anterior.
Sua morte tem sido motivo de comoção ao redor do mundo. O presidente dos EUA, Barack Obama, desejou que ele descanse em paz e afirmou: "Obrigado pelo trabalho que você faz possível todos os dias - inclusive o nosso". Amigos e rivais também lamentaram a morte do fundador da Apple. Bill Gates, da Microsoft, afirmou: "Steve e eu nos conhecemos há quase 30 anos, e nos tornamos colegas, competidores e amigos ao longo de mais da metade de nossas vidas. O mundo raramente vê alguém com o profundo impacto que Steve teve. Os efeitos de suas criações serão sentidos por muitas gerações no futuro". Mark Zuckerberg, inventor do Facebook, foi bem emocional: “Obrigado por mostrar ao mundo que o que você criou poderia mudar o mundo. Sentirei sua falta". Larry Page, cofundador do Google, foi na mesma linha: "Estou muito, muito triste em saber do falecimento de Steve. Ele foi um grande homem, com conquistas incríveis e brilhantismo fora do comum".
Nas redes sociais, a morte de Steve Jobs é comentada por admiradores da Apple. O assunto é o mais comentado no Twitter no momento, com a tag "rip steve jobs" (descanse em paz, steve jobs, na tradução do inglês). O volume de mensagens na rede social foi tão grande que o Twitter chegou a ficar fora do ar por alguns minutos.

Jobs e a fundação da Apple
Steven Paul Jobs nasceu em 24 de fevereiro de 1955, em San Francisco, Califórnia (EUA). No início dos anos 1970, ele conheceu Steve Wozniak, com quem fundou a Apple em 1976.
 A Apple ficou conhecida por popularizar o conceito do computador pessoal. O primeiro produto da empresa foi o Apple I, lançado em 1976. O computador vinha desmontado e o usuário recebia um manual para montá-lo.
Em 1983 a Apple lançou o Lisa, o primeiro computador pessoal com suporte a mouse. O Lisa foi um fracasso de vendas, principalmente devido ao alto preço (cerca de US$ 10 mil nos dias de hoje). Mas, no ano seguinte, a empresa obteve um grande sucesso com o lançamento do Macintosh, o primeiro computador pessoal com interface gráfica e preço acessível.
Em 1985, devido a problemas com outros executivos da empresa, Steve Jobs deixou a Apple. No mesmo ano, ele fundou a NeXT, empresa que produzia computadores de alto desempenho. Em 1986, Jobs comprou a Graphics Group, uma divisão da Lucasfilm que seria rebatizada de Pixar. O estúdio de animação tem em seu portifólio filmes como "Toy Story", "Procurando Nemo" e "Os Incríveis".

Retorno à Apple
No fim de 1996, a Apple comprou a NeXT. Com isso, Steve Jobs voltou à empresa que havia criado como conselheiro. Na época, a Apple era uma empresa em dificuldades financeiras, com uma pequena fatia do mercado de computadores, dominado pela Microsoft. Em 1997, Jobs foi nomeado CEO da empresa e começou uma reformulação profunda.
Uma das primeiras medidas foi estabelecer uma parceria com a Microsoft, sua principal concorrente. O acordo desagradou muitos fãs da Apple, mas o investimento da Microsoft na empresa ajudou a Apple a melhorar sua situação financeira.

iPod mudou indústria da música
No início dos anos 2000, Jobs comandou a ascensão da Apple com uma série de produtos de grande sucesso. Em 2001 a empresa lançou o iPod, um tocador de música em formato MP3.
Já havia produtos semelhantes na época, mas o iPod rapidamente se tornou o líder de mercado devido principalmente à facilidade de uso e ao design elegante. Em 2003, com o lançamento da iTunes Store, a Apple também consolidou sua posição no mercado de venda de música online.

Câncer surgiu em 2004
Em 2004, Jobs revelou aos funcionários da Apple que havia passado por uma cirurgia para a remoção de um câncer no pâncreas. Desde então as especulações sobre a saúde do executivo foram constantes. Um dos motivos para os rumores foi a transformação física de Jobs, que em pouco tempo ficou bem mais magro e com menos cabelos.

iPhone e iPad
Apesar dos problemas de saúde, Jobs continou no comando da Apple e comandou a criação de dois
produtos de grande sucesso nos anos seguintes. Em 2007, a Apple entrou no mercado de celulares com o iPhone. O aparelho revolucionou o conceito de celulares inteligentes com sua tela multitoque e transformou o modelo de negócios do mercado com sua loja de aplicativos. Ainda hoje os smartphones mais poderosos, incluindo os modelos dos concorrentes, usam os mesmos princípios de design do primeiro iPhone.
Em 2010, Jobs apresentou seu último sucesso, o iPad. Inicialmente desprezado por ser apenas um "iPhone gigante", o aparelho foi um sucesso de vendas e criou uma nova categoria de produtos, os tablets.
No início deste ano, Jobs pediu licença médica, fato que aumentou os rumores sobre sua saúde. Sua última aparição pública foi na apresentação do iPad 2, em março deste ano.







Fonte: IG.COM