sábado, 22 de junho de 2013

Festas juninas: Luíz Gonzaga e Dominguinhos. Assista a este raro vídeo e se emocione

Astrônomos fazem descoberta que desafia as atuais teorias de como os buracos negros evoluem

Astrônomos descobriram que, além de os buracos negros atraírem poeira quente para seu entorno, formando um donut (ou toro, como é chamada a forma geométrica), eles também afastam muita poeira fria que fica acima e abaixo do anel. Usando Observatório Europeu do Sul, os cientistas analisaram o buraco negro no centro da galáxia NGC 3783, que fica no sul da constelação de Centaura, a dezenas de milhões de anos luz da Terra. A descoberta desafia as atuais teorias de como os buracos negros supermassivos evoluem e interagem com os seus arredores. Na imagem, concepção artística do buraco negro ESO/M. Kornmesser



Fonte: Uol.com

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Confederação pede esclarecimentos sobre obras paralisadas

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) trabalha pela imediata retomada das obras que foram paralisadas após a intervenção do Banco Central do Brasil no Banco Morada S/A. Como desde a interrupção das obras o governo federal não se posicionou para a resolução da situação e retomada das obras, a entidade enviou ofícios com o pedido de solução e indicação dos procedimentos que os Municípios precisam adotar.
Os ofícios foram encaminhados aos Ministérios das Cidades; Planejamento, Orçamento e Gestão; e à Casa Civil, entre os meses de fevereiro e junho deste ano.  Nos documentos, a CNM informa que a intervenção no Banco Morada, em abril de 2011, gerou sérios problemas aos Municípios que contrataram a instituição como um dos agentes financeiros credenciados para a execução das obras do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Desde a intervenção, há dois anos, existem mais de 100 Municípios com obras paralisadas. Só no Estado da Bahia são mais de 30. E até o momento o governo federal não apresentou uma solução para a retomada das obras.
Resposta do MCidades
Em resposta ao ofício da Confederação, no dia 14 de junho, o Ministério das Cidades afirma que o processo de retomada das obras será encaminhado em caráter de urgência. A CNM convidou representante do Ministério das Cidades para participar daXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a fim de prestar esclarecimentos e proporcionar um diálogo sobre os obstáculos e soluções na retomada das obras.

A CNM aguarda confirmação do convite encaminhado ao MCidades para  integrar o painel da área de Habitação da Marcha, marcado para o dia 10 de julho.
A entidade encaminhará ofício aos Municípios que realizaram contato com a CNM, para mantê-los informados sobre os esforços em apoiar e defender os interesses do ente municipal.

O setor de Desenvolvimento Urbano da Confederação Nacional de Municípios está à disposição para demais esclarecimentos no email: d.territorial@cnm.org.br.


Fonte: CNM

terça-feira, 18 de junho de 2013

Comissão votará projeto que transfere feriados nacionais para as sextas-feiras

O Projeto de Lei Complementar (PLC) 108/2009 que transfere todos os feriados nacionais para as sextas-feiras foi desarquivado e será votado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), em decisão terminativa - sem a necessidade de ir ao Plenário do Senado.  A votação está marcada para esta terça-feira, 18 de junho.
Segundo a proposta, todos os feriados que caírem de segunda a quinta serão comemorados nas sextas. As exceções são para os feriados de Natal – 25 de dezembro -, Ano Novo – 1.º de janeiro – e Independência – 7 de setembro – além dos feriados que caírem nos sábados e domingos. Esses permanecerão nos dias normais.
O PLC 108/2009 tem parecer favorável assinado pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). Para Cunha, a proposta possibilita que as indústrias possam planejar melhor as atividades se os feriados forem sempre no mesmo dia da semana. O relator lembra também os benefícios ao trabalhador, que poderá descansar por um período contínuo e prolongado.
Tramitação
Há uma emenda que sugere outras duas exceções: Dia de Nossa Senhora Aparecida – 12 de outubro – e dia de Corpus Christi, comemorado sempre nas quintas-feiras. Ela será votada junto ao projeto.

Outro PLC, o 296/2009, quer antecipar os feriados para as segundas-feiras, mas o relator Cássio Cunha rejeitou esta proposta.
Se aprovada no Senado, a matéria segue para avaliação na Câmara dos Deputados, também em decisão terminativa, nas Comissões a qual ela for designada.


Veja o PLC 108/2009 na íntegra

Fonte: CNM

domingo, 16 de junho de 2013

Google quer disponibilizar wi-fi gratuito em todo o mundo

O Google está enviando balões para a estratosfera com o objetivo de disponibilizar wi-fi gratuito ao mundo. Trata-se do Projeto Loon. A ideia é fazer centenas de milhares de balões de alta pressão voarem na Terra e fornecerem internet para bilhões de pessoas. Faz parte do famoso Google X Lab, que trouxe ao mundo o Glass e carros autônomos. Segundo a Wired:

Esta é uma proposta audaciosa, e hoje em Christchurch, o Google fez uma conferência à imprensa com o primeiro-ministro da Nova Zelândia para revelá-lo formalmente. O Google também fará o maior teste do Projeto Loon: 50 pessoas em Christchurch dentro de uma faixa de 20 km dos balões verão se eles podem se conectar a partir do céu.




As informações são da revista Wired.   Via portal terra.com