sábado, 7 de janeiro de 2012

Ensino Médio Inovador é ampliado para mais 19 escolas


Escola Estadual Anísio Teixeira já integra o programa Inovador

Programas educacionais que buscam sair do ensino convencional e sem maiores atrativos começam a dar resultados e, consequentemente, se expandirem na rede pública.  Um dos principais exemplos dessa demanda de programas é o Ensino Médio Inovador. Implantado em 2010 em onze escolas estaduais, o programa está sendo ampliado no início deste ano para mais dezenove e com presença nas diversas regiões do Rio Grande do Norte.
O Ensino Médio Inovador valoriza a capacidade empreendedora das escolas e coloca o aluno como protagonista efetivo do processo educacional. O programa, feito em parceria com o governo federal, é desenvolvido no Estado pela Subcoordenadoria de Ensino Médio da SEEC. 

 As dezenove escolas estaduais que passam a oferecer o Ensino Médio Inovador estarão presentes, por meio de seus gestores e coordenadores pedagógicos, a um Encontro no Auditório Angélica Moura da SEEC nesta segunda-feira (9), ás 9h, para receberem o repasse das propostas curriculares do programa. As propostas privilegiam prática pedagógica que leve em consideração um currículo dinâmico e flexível, contextualizado, compatível com as exigências da sociedade. As escolas que aderem ao programa passam a oferecer uma carga horária de 1.200 horas/ano, 200 a mais que no Ensino Médio convencional (regular). No programa, os professores envolvidos têm uma carga hora com 10 horas a mais por semana - cinco horas atuando diretamente com os alunos, e cinco utilizando em planejamento. O programa conta com recursos do Ministério da Educação com contrapartida do Governo do Estado através da cessão e remuneração dos professores.

"O Ensino Médio enseja grandes possibilidades de aprendizagem para o aluno e também para o professor. Nosso interesse é valorizar programas e ações que se traduzam na melhoria da qualidade do ensino que oferecemos", afirma a secretária estadual de educação, professora Betania Ramalho.

As novas Escolas Estaduais com Ensino Médio Inovador serão: Escola União do Povo da Cidade Nova (Natal), Ana Júlia de Carvalho Mousinho (Natal), Professor Francisco Ivo Cavalcanti (Natal), Dom Nivaldo Monte (Parnamirim), João Tibúrcio (Goianinha), Francisco Barbosa (São José do Mipibu), Rosa Pignataro (Nova Cruz), Maurício Freire (São João do Potengi), Interventor Ubaldo Bezerra de Melo (Ceará Mirim), Professor Francisco de Assis D. Ribeiro (Santa Cruz), Francisco Veras (Angicos), Aristófanes Fernandes (Santana do Matos), Teônia Amaral (Florânia), Professora Calpúrnia Caldas Amorim (Caicó), Juscelino Kubitschek (Assú), Professor Antônio Dantas (Apodi), Escola 11 de Agosto (Umarizal), Gilney de Souza (São Miguel) e Doutor José Fernandes de Melo (Pau dos Ferros). Já integram a rede do Ensino Médio Inovador: Escola Professor Anísio Teixeira (Natal), Antonio Pinto (Natal),  Pedro II (Lajes), Tristão de Barros (Currais Novos), Desembargador Silvério Soares (Areia Branca), Manoel João (Mossoró), Aída Ramalho (Mossoró), Moreira Dias (Mossoró), Maria Stella Pinheiro Costa (Mossoró), Hermógenes Nogueira da Costa (Mossoró) e Gov. Dix-Sept Rosado (Mossoró).


Fonte: Tribuna do Norte

Sony e Samsung já lançaram: E agora LG lançará Google TV na próxima semana

Seul  - A LG Electronics informou nesta sexta-feira que lançará o serviço Google TV na próxima semana, seguindo os passos de Sony e Samsung Electronics e se aliando ao Google para entrar no crescente mercado de TV via Internet.
O Google tenta repetir no segmento de TV o bom desempenho da plataforma para smartphones Android, mas o sucesso tem sido parcial até agora pela falta de conteúdo na Internet e de suporte por parte das fabricantes de hardware.
O Google TV permite acessar vídeos online e sites pela televisão, além de aplicativos como jogos. Atualmente o serviço está disponível em alguns modelos da Sony, mas a Samsung também vem trabalhando com a companhia norte-americana para lançar o Google TV.
A LG disse nesta sexta-feira que lançará seu primeiro Google TV na próxima semana na feira anual Consumer Electronics Show, em Las Vegas.
O Google informou que as fabricantes de chips Marvell e MediaTek e a de televisores Vizio também têm parcerias para o serviço.

Fonte: Info Abril

PF do RN é avaliada pela população como a melhor do país

Superintendência da Polícia Federal do RN


Pesquisa mostrou que 93% dos atendidos no estado estão satisfeitos. SP, RJ e DF apresentaram as piores avaliações do país.


A Polícia Federal do estado foi considerada a que oferece os melhores serviços do país, em uma pesquisa de opinião pública realizada pela corporação, no ano passado. A PF/RN foi avaliada positivamente por 93% dos entrevistados.

A pesquisa avaliou da rapidez a cortesia dos funcionários no atendimento ao público. Na Superintendência do estado, apenas 7% dos entrevistados se mostraram insatisfeitos com o atendimento, enquanto 79% afirmaram estarem muito satisfeitos e 14% satisfeitos.

Em São Paulo, os insatisfeitos foram 48%, no Rio de Janeiro, 49%, e 41% no Distrito Federal. Os três estados foram os que tiveram os piores índices de avaliação de satisfação da população.


Fonte: Nominuto.Com
 

Santo Antônio/RN: Entrevista com o poeta Marciano Medeiros

Marciano Medeiros nasceu em Santo Antônio/RN, aos 18 de setembro de 1973, porém sempre manteve vínculo com Serra de São Bento, cidade onde está presente toda a sua origem familiar, agora mora em Nova Cruz. O escritor foi empossado na cadeira 31, cujo patrono é, Luiz Felipe Nerís na Academia de Literatura de Cordel Norte-rio-grandense.

Na entrevista que o poeta gentilmente nos concedeu nesta sexta-feira (06), comenta os rumos da nova poesia em nossos meios culturais, como ele nasceu e o seu novo envolvimento com a terra da onça, veja.



Por: Audy Acciole

Os bárbaros invasores que tomaram Roma em 476 hoje já se encontram dentro dos Estados Unidos


Mas que império é este?


O império romano do Ocidente durou quase cinco séculos, sem contar o tempo que a República de Roma mandou no Mediterrâneo a partir das guerras púnicas. O Império Britânico não deixou por muito menos. Houve também influências culturais de porte imperial. A inteligência grega ao longo de vários séculos definiu as linhas mestras do pensamento humano. A Renascença italiana expandiu-se de Dante a Galileu por mais de 300 anos. Paris foi a capital cultural do planeta desde o Iluminismo até a Segunda Guerra Mundial. Nas últimas sete décadas falou-se no império americano, e mais ainda após o colapso do antagonista soviético. Mas, como no sonho bíblico, o gigante tem os pés de argila.
Quando ruiu o Muro de Berlim, houve quem comparasse Washington à antiga Roma, embora os presidentes americanos não se chamassem Augusto, Adriano, Tito, Marco Aurélio. Alguns estiveram mais para Nero. Quem se arriscou à comparação precipitou-se. Exagerou. A decadência ianque está à vista de todos e a sua razão mais evidente é a crise econômica provocada pelo ciclone neoliberal, com seu epicentro nos próprios bancos americanos.
O acompanhamento do formidável guisado fica à altura da monumentalidade do prato. Entram na receita os ímpetos desastrados da família Bush, a -mediocridade de Clinton, a impotência de Obama. Na sobremesa o Tea Party, o reacionarismo crescente, o empobrecimento progressivo de áreas outrora bem frequentadas, como a mídia. Só falta mesmo um presidente mórmon republicano, e outra comparação ocorrerá, com Rômulo Augústolo, derrubado pela invasão bárbara, de fora para dentro, desta vez de dentro para dentro.
Algumas ilhas de excelência resistem. Hospitais, institutos de pesquisa, universidades, cineastas e escritores de qualidade. Não bastam para abrandar o impacto de uma visão ampla e profunda, valem até, em certos casos, para acentuar a -gravidade da situação ao evidenciarem desmandos, mazelas, parvoíces. Quanto a bancos e banqueiros, é deles o papel de vilões. Um estudo sobre a rede global do poder financeiro, realizado pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia, publicado pela New Scientist, confirma. Soletra que menos de 150 multinacionais ditam as regras do chamado mercado e estrangulam a concorrência. Goldman Sachs, Barclays Bank e JP -Morgan figuram entre as 20 corporações mais importantes e decisivas.
Escreve Livia Ermini, do La Repubblica: “Não se trata da costumeira tese conspiratória (…) neste caso, nos defrontamos com uma análise que nada concede à especulação, a esquemas ideológicos, mas se baseia exclusivamente em dados estatísticos (…) o estudo reconstitui redes de relações e de participação que formam nós de poder nos mercados globais sem nascerem por isso de acordos selados debaixo dos panos”.
Os autores do estudo esclarecem que essas relações entre grandes empresas “em uma primeira fase de crescimento econômico podem ser vantajosas para a estabilidade do sistema”. A música muda abruptamente em tempos de crise: em toda concentração de poder, o colapso de uma empresa passa a ameaçar repercussões trágicas para toda a economia planetária.
Quais seriam as implicações no momento? É o que perguntam aos seus credenciados botões os responsáveis pelo trabalho. Impassíveis, os interlocutores solicitados respondem: ao se relacionarem entre si, as instituições financeiras visam a diversificar o risco. Expõem-se, contudo, à chance do contágio. “Nesta situação caracterizada por fortes relações de propriedade – é a assustadora conclusão – o risco da contaminação em cadeia fica atrás da esquina.”
Pois aí está: não é preciso espremer as meninges para entender que também esta crise a nos envolver a todos começa à sombra de um império tão frágil a ponto de se parecer com o aprendiz de mágico. O qual conhecia o abracadabra capaz de multiplicar as vassouras, mas não aquele que haveria de detê-las. Acabou varrido por elas.


Fonte: Capital Capital

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Santo Antônio/RN: Convite da Festa de São Sebastião na Comunidade de Micaela


Convidamos Vossa Senhoria para juntos celebramos no dia 20 de Janeiro de 2012, a festa do nosso padroeiro São Sebastião. Sejam bem vindos a Micaela.
A exemplo de São Sebastião tenhamos a coragem de assumir a nossa missão e viver o evangelho de Jesus. Venham participar.


Programação


14h00: Quermesse
15h00:Celebração de Abertura (casa de Erivan)
16:00: Procissão para casa de Raminho
16:30min:Encerramento com celebração eucarística
(Padre Adelson e Monsenhor Xavier)
Padrinhos do Andor:Funerária Jesus de Nazaré
Padrinhos dos Fogos:Prefeitura Municipal de Santo Antônio


Redenção em Destaque

RN: Rosalba Ciarlini sanciona lei orgânica do TCE


governadora Rosalba Ciarlini sancionou nesta quinta-feira (5) a Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado. A atual LO do TCE, datada de 1994, estava defasada. Com isso, o TCE passa a ter maior agilidade para desempenhar a fiscalização da Administração Pública e defesa do erário.

Ao longo do período de vigência da antiga Lei Orgânica do TCE, houve várias modificações na legislação nacional sobre fiscalização e finanças públicas. Dentre elas, a Lei de Responsabilidade Fiscal, importante instrumento de equilíbrio das contas públicas e de gestão pública.

A nova Lei Orgânica do TCE representa uma adaptação à ordem jurídica vigente, profundamente modificada nos últimos treze anos pelas reformas introduzidas através das Emendas Constitucionais de números 19 e 20 de 1998, 41/2003 e 47/2005, como também pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Com a nova Lei aprovada serão realizadas várias mudanças no Tribunal, entre as quais, a ampliação da atuação da Corte de Contas, que vai passar a fiscalizar as entidades do chamado Terceiro Setor, que recebem recursos públicos para desenvolver suas atividades.

O TCE vai passar a atuar antes da realização de concurso público, averiguando o equilíbrio entre a receita e a despesa; vai inserir novos mecanismos de controle, inclusive dando oportunidades de justificativas aos jurisdicionados e ampliar o trabalho orientativo, o que vai além da ação fiscalizatória.

De acordo com a Constituição Estadual, compete à Assembléia Legislativa, com o auxílio do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte, a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado e de todas as entidades da administração direta e indireta.

O TCE está sendo Presidido pelo conselheiro Valério Alfredo Mesquita, tendo como Vice-presidente o conselheiro Tarcisio Costa; e como Corregedora, a Conselheira Maria Adélia Sales. Os demais membros da corte são os Conselheiros Paulo Roberto Chaves Alves, Renato Costa Dias, Carlos Thompson e o auditor convocado Marcos Montenegro, que está temporariamente na vaga do ex-conselheiro Alcimar Torquato.



Fonte: Nominuto.Com

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

EUA suspendem contrato de compra de Super Tucano da Embraer


Rival norte-americana, Hawker Beechcraft, abriu processo para contestar o resultado da licitação que a brasileira venceu



O governo dos Estados Unidos suspendeu temporariamente a compra de 20 aviões militares Super Tucano, da Embraer, depois que uma rival abriu processo no país para contestar o resultado da licitação.
A Força Aérea dos EUA havia concedido o contrato de 355 milhões de dólares em 22 de dezembro, mas, cinco dias depois, a Hawker Beechcraft anunciou decisão de contestar a licitação na Justiça, após sua aeronave AT-6 ser excluída da competição. A Embraer havia divulgado na sexta-feira passada que tinhavencido a licitação para fornecer 20 unidades do A-29 Super Tucano.
"A concorrência e a avaliação de seleção foram justas, abertas e transparentes. A Força Aérea está confiante nos méritos de sua decisão de concessão do contrato e espera que o litígio seja rapidamente resolvido", divulgou em nota John Dorrian, porta-voz da Força Aérea norte-americana.
De acordo com a licitação, as aeronaves da Embraer serão fornecidas em parceria com a norte-americana Sierra Nevada Corporation (SNC) e serão utilizadas para treinamento avançado em vôo, reconhecimento e operações de apoio aéreo no Afeganistão.
O A-29 Super Tucano, projetado para missões de contra-insurgência, atualmente é empregado por seis forças aéreas e possui encomendas de outras, segundo a Embraer. Procurada pela Reuters, a Embraer preferiu não comentar o assunto.


Fonte: IG.COM

Natal: Dispensas de licitações somam um milhão de reais

Roberto Lima assina os termos de inexigibilidade de licitação publicados no Diário Oficial do Município

O Diário Oficial do Município (DOM) da capital desta terça-feira (3) trouxe a publicação de uma serie de dispensas de licitação e inexigibilidade (quando é impossível promover a competição, tendo em vista que o contratado reúne qualidades que o torna único e exclusivo) que somam R$ 1,05 milhão para pagamento de atividades diversas do projeto "Natal em Natal". No DOM de 29 de dezembro outros meio milhão (R$ 535 mil) já haviam sido publicados resultado de extratos também por inexigibilidade. O contratante é a Fundação Capitania das Artes (Funcarte) e tem a assinatura do presidente da instituição, Roberto Lima. Os montantes mais substanciais são oriundos da 'criação do figurino, cenografia e produção do desfile temático do Natal em Natal, que foi orçado em R$ 129 mil; da contratação do elenco que figurou no espetáculo, num total de R$ 295 mil; e da concepção, direção e composição do evento, que custou R$ 111 mil.
As dispensas de licitação e inexigibilidade estão dispostos nos 51 processos publicados no boletim oficial do município. Os serviços contratados variam de R$ 1,5 a R$ 295 mil e incluem fornecimento de lanches para os participantes do desfile temático do Natal em Natal, serviços de eletricidade, locação de iluminação e equipamentos de sonorização, entre outros. Os valores pagos às bandas que tocaram no evento, inclusive no show da virada do ano variavam de preço e houve serviço de agenciamentos de artistas e bandas. Um dos casos de agenciamento, em que 12 apresentações de 12 artistas foram realizados o profissional que intermediou o contrato recebeu R$ 30 mil.

O advogado Mozart Albuquerque, profissional com atuação em contratos em administração pública, pontuou que somente se justifica uma dispensa de licitação quando esta for fundamentada no inciso IV do artigo 24  da Lei Federal 8.666 (dispensa em função do caráter  emergencial). "É indicado para o caso de ocorrer fato imprevisível que requer  providência urgente do administrador, para que se evite prejuízos aos cidadãos ou ao patrimônio público", destacou ele.

Ainda de acordo com Mozart, não faz sentido deixar de se realizar o procedimento licitatório para se alugar geradores, telões, equipamentos de sonorização e iluminação, ou se contratar eletricista, iluminador cênico, e pessoal para registro videográfico, como é o caso do evento Natal em Natal.

Uma decisão (n.º 347/94) do Tribunal de Contas da União (TCU) firmou, em resposta à consulta, que são requisitos necessários à dispensa de licitação 'a situação adversa, dada como de emergência ou de calamidade pública; que exista urgência concreta e efetiva do atendimento a situação decorrente do estado emergencial ou calamitoso, visando afastar risco de danos a bens ou à saúde ou à vida de pessoas; que o risco além de concreto e efetivamente provável, se mostre iminente e especialmente gravoso; que a imediata efetivação, por meio de contratação com terceiro, de determinadas obras, serviços ou compras, segundo as especificações e quantitativos tecnicamente apurados, seja o meio adequado, efetivo e eficiente de afastar o risco iminente detectado".

Programação tem apresentações culturais 

O Natal em Natal é um conjunto de eventos promovido pela prefeitura de Natal durante o final do mês de novembro (marcado pela festa da padroeira de Natal Nossa senhora da apresentação) e o início de janeiro (marcado pela festa de santos reis). Especificamente, trata-se de apresentações folclóricas, festas, shows, eventos culturais, e a festa de réveillon com shows pirotécnicos à beira-mar.

O Natal em Natal é marcado também pelo Carnatal e geralmente durante o mês de dezembro vários artistas de renome nacional fazem shows na cidade. Não tem necessariamente um local definido para os eventos, porém a maioria acontece nas praias de Ponta Negra (Zona Sul), Meio (Zona Leste) e Redinha (Zona Norte), e também no estádio Machadão. Já passaram pelo Natal em Natal artistas como Titãs, Zé Ramalho, Paralamas do Sucesso, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Marina Elali, Padre Fábio de Melo e artistas locais.

É durante esse período que acontece as comemorações do aniversário da cidade, em 25 de dezembro. Outro evento é o Encontro Natalense de Escritores realizado desde 2006 que visa reunir nomes da literatura dentro e fora do país. Também é realizado o Auto do Natal que é uma grande peça ao ar livre que encena o nascimento de Jesus Cristo, e a Festa de Reis que reúne missas, novenas, procissão, apresentações de grupos folclóricos, barracas e comidas típicas no dia de Santos Reis, 6 de janeiro, e que encerra o Natal em Natal.

Adicionalmente, a cidade é enfeitada com diversos adornos natalinos espalhados por avenidas, cantos, prédios, monumentos e atrações turísticas da cidade.

Secretário explica origem da verba 

O secretário de Comunicação da Prefeitura de Natal, Jean Valério, informou que os gastos do evento "Natal em Natal" serão pagos através dos recursos patrocinados pela lei Rouanet (lei federal de incentivo à cultura). A União chegou a liberar R$ 1,32  milhão, no entanto, o município conseguiu a captação de somente R$ 800 mil (R$ 500 oriundos de repasse da Cosern e R$ 300 mil do Shopping Midway Mall). A Prefeitura aguarda ainda recursos da ordem de R$ 500 mil oriundos de um patrocínio da Petrobrás.

"Eu acredito que todas as contratações foram feitas baseadas em ata de registro de preço, que é quando a instituição adere a uma licitação já realizada em outro local e contrata através de dispensa de licitação. Tudo foi licitado nacionalmente e a Prefeitura aderiu a ata pelo menor preço", justificou Jean. Ele enfatizou ainda que este foi o ano mais organizado do Natal em Natal e que os recursos próprios gastos para o evento foram praticamente inexistentes.



Fonte: Tribuna do Norte

Mercado da Redinha está de cara nova, após pintura.





A ginga com tapioca tornou famosa a praia da Redinha em Natal. O reduto da iguaria culinária é o Mercado da Redinha. Nos últimos verões o mercado só ganhava o noticiário por causa do abandono e da falta de cuidados. Pois bem, hoje, os turistas que visitam Natal nesse veraneio estão encontrando o Mercado da Redinha e o Mercado do Peixe de cara nova. Os dois prédios, que são vizinhos, ganharam uma pintura em toda a estrutura do prédio. 


Contudo, os donos dos quiosques e frequentadores foram beneficiados não diretamente pelo poder público. Não foi a prefeitura, que mantém os mercados públicos da capital, quem fez a reforma há dois meses, e sim a iniciativa privada. Uma cachaçaria norte-rio-grandense patrocinou a mudança, mediante autorização da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). 

A novidade foi comemorada pelos comerciantes, que há dois meses só ouvem elogios dos visitantes e natalenses acostumados a frequentar o Mercado da Redinha. “Estava precisando mesmo, principalmente por causa do verão. A última reforma faz mais de três anos, colocaram inclusive mármore nos quiosques. Ficou bonito, os turistas gostam. Mas só fizeram porque não foi a prefeitura”, afirmou a comerciante Ivanize januário, 65 anos, que há 35 mantém um dos 14 quiosques do mercado, herdado da mãe. 

Rosa Ortiz, turista baiana que frequentemente visita Natal para passar o veraneio, afirma que a mudança trouxe de volta o charme característico do tradicional Mercado da Redinha de Natal. “Bastou uma demão de tinta para dar uma renovada num dos pontos mais importantes do turismo, não é? Os natalenses, turistas, a cervejinha gelada nos finais de semana, a ginga com tapioca e a beleza do lugar merecem essa reforma. Eu adorei”, concluiu. 



Fonte: Dn Online


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

LHC pode se tornar a primeira máquina do tempo do mundo

O Grande Colisor de Hádrons (LHC) é o maior experimento científico da história.[Imagem: CERN]

O LHC (Large Hadron Collider), além de ser o maior experimento científico do mundo, pode se tornar também a primeira máquina capaz de fazer a matéria viajar de volta no tempo.
Isto se Tom Weiler e Chui Man Ho estiverem corretos.
Os dois físicos da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, acabam de propor a ideia em um artigo ainda não aceito para publicação, enviado para o repositório arXiv.
"Nossa teoria é um tiro de longa distância," admite Weiler. "Mas ela não viola nenhuma lei da física e nem qualquer restrição experimental.
Partículas de Higgs
Um dos maiores objetivos do LHC é encontrar o bóson de Higgs, uma partícula hipotética da qual os físicos lançam mão para explicar porque partículas como os prótons, nêutrons e elétrons possuem massa.
Se o Grande Colisor de Hádrons realmente conseguir produzir essa que é chamada a "partícula de Deus", alguns físicos acreditam que ele irá criar também uma segunda partícula, o singleto de Higgs.
Segundo a proposta de Weiler e Ho, esses singletos teriam a capacidade de saltar para uma quinta dimensão, onde eles poderiam se mover para frente e para trás no tempo, retornando depois para nossa dimensão, mas reaparecendo no futuro ou no passado.
Comunicação com o passado e com o futuro
"Uma das coisas mais atrativas dessa abordagem da viagem no tempo é que ela evita todos os grandes paradoxos," diz Weiler.
Na verdade, a abordagem evita os passageiros mais problemáticos na viagem. Como somente partículas com características tão especiais poderiam viajar no tempo, ninguém poderia retornar ao passado e matar algum antecessor, eliminando a possibilidade da própria existência.
"Entretanto, se os cientistas puderem controlar a produção dos singletos de Higgs, eles poderão enviar mensagens para o passado ou para o futuro," propõe Weiler.

LHC pode se tornar a primeira máquina do tempo do mundo
Ilustração da teoria dos singletos viajantes no tempo. Quando dois prótons colidem no LHC, a explosão pode criar um tipo especial de partícula, chamado singleto de Higgs, que seria capaz de viajar no tempo pegando atalhos em outras dimensões. [Imagem: Jenni Ohnstad / Vanderbilt]
Testar a teoria, segundo os físicos, será fácil: bastará observar se o LHC produz os singletos de Higgs e se os produtos do seu decaimento começam a surgir espontaneamente.
Neste caso, garantem eles, isso indicará que esses produtos estão sendo gerados por partículas que viajaram de volta no tempo para reaparecer antes da ocorrência das colisões que as originaram.
Teoria-M
A proposta é baseada na Teoria-M, que tem a pretensão de ser uma "teoria de tudo".
A Teoria-M requer a existência de 10 ou 11 dimensões, em vez das quatro que nos são familiares (as três espaciais mais o tempo). Isso levou à sugestão de que nosso Universo pode ser uma membrana - ou "brana" - quadridimensional flutuando em um espaço-tempo multidimensional, chamado de "O Todo" (Bulk).
Segundo essa "visão de mundo", os blocos fundamentais do nosso Universo estão permanentemente presos à sua brana, o que os impede de viajar para outras dimensões.
Mas pode haver exceções - a gravidade, por exemplo, seria uma força tão fraca porque ela se difunde por outras dimensões. Outra possível exceção seria o singleto de Higgs, que responde à gravidade, mas a nenhuma das outras forças básicas.
LHC pode se tornar a primeira máquina do tempo do mundo
Chui Man Ho e Thomas Weiler, os proponentes de uma forma de viagem no tempo que poderia ser detectada pelo LHC. [Imagem: John Russell / Vanderbilt]
Neutrinos estéreis
Uma terceira possibilidade seria um ainda mais elusivo neutrino estéril, um parente mais raro dos quase indetectáveis "neutrinos normais".
Um neutrino normal interage tão pouco com a matéria que pode atravessar um cubo de um ano-luz de lado feito de chumbo sem se chocar com nenhum átomo.
Os neutrinos estéreis não se chocariam nunca com nada - eles também reagiriam apenas com a gravidade, o que os torna passageiros viáveis para a máquina do tempo de Weiler e Ho.
Um experimento realizado no ano passado dá suporte à existência dos neutrinos estéreis.
Viajar mais rápido do que a luz
E a ideia vai além: se os neutrinos estéreis pegarem atalhos por outras dimensões, do ponto de vista da nossa dimensão eles poderiam viajar em velocidades mais altas do que a velocidade da luz.
De acordo com a Teoria da Relatividade Geral de Einstein, há certas condições nas quais viajar mais rápido do que a velocidade da luz é equivalente a viajar de volta no tempo - foi aí, segundo os dois físicos, que eles entraram no especulativo campo das viagens no tempo.
Especulações que, por enquanto, estão rendendo bem no mundo da ficção científica. Os recentes Teoria Final, de Mark Alpert, e A Máquina do Tempo Acidental, de Joe Haldeman, amparam-se na ideia dos neutrinos viajantes no tempo.



Fonte: Inovação tecnológica.com

Modelo de carro concebido no Brasil vira produto global


Brasília – A montadora Ford, de capital norte-americano, anunciou hoje (4) a produção global de um modelo de utilitário esportivo, o EcoSport, projetado por cerca de 1,2 mil engenheiros brasileiros e argentinos no centro de desenvolvimento da companhia em Camaçari, na Bahia. O carro, que deverá ser vendido em 100 países, será produzido nas fábricas da Ford na Bahia, na Tailândia e na Índia – onde o modelo foi também apresentado, simultaneamente ao evento em Brasília, no Salão do Automóvel de Nova Déli.
O governo festejou o anúncio: “nós já tivemos no passado modelos desenvolvidos no Brasil. O Brasil está reconquistando essa condição pela força da sua economia”, afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante. “O Brasil vai crescer e mostra que quer crescer com outra qualidade, por exemplo, atraindo centros de pesquisa e de desenvolvimento das indústrias mais importantes”, ressaltou.
Para o governador da Bahia, Jaques Wagner, o anúncio da montadora indica que a indústria brasileira pode agregar valor a seus produtos. “É um produto nosso que está virando item de exportação. Essa é uma mudança de patamar importante e alinhada com o pensamento da presidenta da República [Dilma Rousseff], que quer fazer do Brasil não uma plataforma de montagem e produção, mas uma plataforma de tecnologia, engenharia e design”.
A notícia da produção do novo modelo de automóvel no Brasil surge um ano antes de entrar em vigor a nova política industrial automotiva, que assegurará isenções de impostos à montadoras que investirem pelo menos 0,5% do seu faturamento em pesquisa e inovação, e produzirem carros com 65% das peças fabricadas no Brasil. “Quando se começa a exigir mais conteúdo local, vincula-se o incentivo fiscal à pesquisa e ao desenvolvimento. Empresas que têm mais tradição no Brasil, mais compromisso e interesse estratégico estão alinhados com essa perspectiva”, destacou Mercadante.
A concepção do carro ou de qualquer outro produto no Brasil não assegura que o dinheiro arrecadado com patentes por empresas multinacionais seja investido no país. “A parte de patentes depende de cada empresa, não é possível impor”, disse o ministro. Ele ressaltou, porém, que, quanto mais engenharia o país tiver, mais patentes vai ter. "Mais royalties vamos receber, menos royalties vamos pagar.”
“O patrimônio é da empresa”, diz o governador Jaques Wagner, lembrando, porém, que “à medida que o lucro for maior aqui, uma parte desse lucro ficará no país”. De acordo com o governador, a fábrica da Ford em Camaçari, inaugurada em 2001, já goza de isenções dos tributos estaduais, que valem até 2015.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) avalia que entre 2011 e 2015 as montadoras instaladas no Brasil investirão cerca de US$ 19 bilhões (média de US$ 3,8 por ano). O país é visto com grande potencial  de crescimento para venda de automóveis. A média no Brasil é de seis habitantes por carro no Brasil, enquanto nos Estados Unidos (maior consumidor mundial) a média é de um carro por habitante.
Segundo a Anfavea, entre 2005 e 2011, a produção de carros no Brasil passou de 1,715 milhão de unidades para 3,420 milhões de unidades por ano. O país tem capacidade instalada parade produzir 4,5 milhões de carros por ano. A industria automotiva equivale a 5% do Produto Interno Bruto brasileiro e a um quinto do PIB industrial.
Segundo a direção da Ford, em cinco fábricas no Brasil, a empresa tem cerca de 14 mil empregados e pretende investir nos próximos anos até US$ 4,5 bilhões em modernização das unidades e aumento da produção. A companhia não anunciou quantos empregos o novo modelo poderá gerar. Também não foi informado oficialmente quando o carro chegará ao mercado, nem o preço.


Fonte: Agência Brasil

Telescópio no Chile capta imagem de nebulosa Ômega


O poder de alcance do Very Large Telescope é atestado pela imagem divulgada nesta quarta-feira pelo ESO (Observatório Europeu do Sul), que fica em solo chileno, no deserto de Atacama.
A foto mostra a nebulosa Ômega, também conhecida como Messier 17, onde proliferam poeira estelar que circunda estrelas em formação.
O gás colorido e a poeira escura da nebulosa servem de matéria-prima na criação da próxima geração de estrelas.
Nesta região particular, as estrelas mais jovens --brilhando de forma ofuscante em tons branco-azulados-- iluminam todo o conjunto.
As zonas de poeira da nebulosa, semelhantes a brumas, contrastam visivelmente com o gás brilhante.
As cores vermelhas dominantes têm origem no hidrogênio, que brilha sob a influência da intensa radiação ultravioleta emitida pelas estrelas quentes jovens.
A Ômega tem muitos nomes, dependentes de quem a observou, quando e do que julgou ter visto.
Entre eles, incluem-se: nebulosa do Cisne, Cabeça de Cavalo e ainda Lagosta. O objeto foi também catalogado como Messier 17 (M17) e NGC 6618.
A nebulosa situa-se entre 5000 e 6000 anos-luz de distância na direção da constelação de Sagitário.
Um alvo bastante popular entre os astrônomos, este campo de poeira e gás brilhante é uma das mais jovens e mais ativas maternidades estelares na Via Láctea, onde nascem estrelas de grande massa.


Fonte: Uol.Com