quinta-feira, 18 de julho de 2013

Novo Google Maps chega a todos os utilizadores: veja vídeo


Após a apresentação, na conferência anual de programadores da empresa, o novo Maps esteve disponível apenas para um leque reduzido de utilizadores por convites, uma fase que agora termina com a abertura da nova versão a todos os utilizadores. No site do Maps já é visível o link para ativar a nova versão. 

Uma das grandes novidades deste upgrade é mesmo a interface do serviço, que foi completamente redesenhada. O carregamento da informação também ficou mais rápido e a Google adicionou um conjunto de novas ferramentas de navegação. 

As novas funcionalidades permitem explorar o mapa de forma mais personalizada, atendendo ao tipo de viagem, passeio ou rota que o utilizador quer definir, sendo que, a cada toque no mapa, este redesenha-se para se adequar àquilo que o utilizador quer ver. Passa ainda a estar integrada informação sobre horários de transportes e informação de trânsito em tempo real, extras que não estarão acessíveis da mesma forma em todos os mercados. 

Em simultâneo fica disponível uma nova versão do Google Maps para iPad. Desde que a Apple deixou de integrar a aplicação no iOS que não estava disponível uma versão otimizada para as dimensões de ecrã do gadget. Estava apenas disponível uma versão para iPhone ou, em alternativa, a hipótese de aceder ao serviço via browser. Desde a semana passada que está também disponível uma nova versão do Google Maps para Android

No vídeo abaixo a Google mostra o novo Maps em ação.



Fonte: tek.sapo.pt

terça-feira, 16 de julho de 2013

Municípios devem atualizar lista de órgãos vinculados para verificação do Cauc

A partir de 15 de agosto de 2013, o Serviço Auxiliar  de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc), passará a efetivar a sua pesquisa diária de irregularidade nos órgãos. A pesquisa será feita com base nas inscrições de órgãos titularizados/vinculados ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) Principal do Município.
Todos os números de inscrição das unidades administrativas ou órgãos da Administração Pública Direta que não possuem personalidade jurídica própria são vinculados ao número do respectivo ente federativo no CNPJ, conforme disposto no § 2º do art. 32 da resolução do Senado Federal 43/2001.
Dessa forma a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) disponibilizou nesta segunda-feira, 15 de Julho, a Lista Final de inscrições no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), conforme a Instrução Normativa da RFB/STN 1257/2012. Elaborada a partir de dados extraídos do CNPJ em junho de 2013. A lista já pode ser visualizada no sítio da secretaria, para que os Municípios providenciem até o dia 15 de agosto de 2013 a conferencia dos dados quanto:
a) Se houver órgão que pertença ao ente federado e que conste na “Lista”, isso significa a regularidade de sua inscrição no CNPJ.  Por isso, não cabe qualquer procedimento a gestor municipal, estadual ou distrital.
b) Se houver órgão que pertença ao ente federado, mas que não conste na “Lista”, isso significa a ausência de informação no campo “Código do Ente Federativo Responsável” da inscrição daquele órgão no CNPJ.  Para preencher aquele campo, basta proceder conforme o constante nos artigos 13 e 14 da IN 1183, que instruem quanto ao preenchimento do evento 260 (alteração/inclusão de Ente Federativo Responsável) do PGD.
c) Se houver órgão que não pertença ao ente federado, mas conste na “Lista”, o ente deverá providenciar a baixa daquele órgão se utilizando do documento anexo a IN 1257/2012 e encaminhar à unidade da Receita Federal do Brasil (RFB).
Inclusão no Cauc

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta sobre a importância da atualização da referida lista. O Município que não promover a atualização e tiver em sua lista órgão que não pertença ao ente federado, e este órgão possua irregularidades, o Município será incluído no Cauc.


Acesse aqui o passo a passo para obter a lista de inscrições no CNPJ.

Fonte: Agência CNM

Assistência social: Sistema para prestação de contas dos recursos da assistência social está disponível

O sistema online para prestação de contas dos recursos orçamentários da Assistência Social de 2012 foi disponibilizado nesta segunda-feira, 15 de julho. Os gestores municipais e estaduais devem informar a aplicação dos recursos federais recebidos via Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) durante o ano passado. O departamento técnico de Desenvolvimento Social da Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama da atenção para o prazo, que termina dia 31 de julho.
De acordo com a área, o período para o lançamento dos dados é curto, e os gestores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) não devem deixar para a última hora. Geralmente, nos últimos dias, o sistema fica sobrecarregado e pode prejudicar o lançamento das informações.
A prestação de contas é etapa obrigatória no processo de financiamento estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), tanto no caso de transferência fundo a fundo ou por convênios e contratos de repasse. As informações devem ser preenchidas por meio do Suasweb – o sistema de funcionalidades específico para a gestão do Suas. No entanto, só podem lançar os dados e finalizar a ação os gestores que possuem senha e login de acesso.
Ferramenta
No Suasweb, tem uma ferramenta para mensurar o controle do uso dos recursos federais é o Demonstrativo Sintético Anual de Execução Físico-Financeira. O Demonstrativo está com um novo layout, semelhante ao do Plano de Ação de Assistência Social. 

Este é o primeiro ano de preenchimento do Demonstrativo sobre o uso dos recursos do Índice de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social (IGD-Suas). E essa é uma novidade no sistema. Além da possibilidade de retificar informações inseridas no Sistema após a finalização do preenchimento. 
Atenção
Os gestores também devem redobrar a atenção após o preenchimento, pois o demonstrativo ainda deverá ser avaliado pelos conselhos até 31 de agosto, no caso dos Estados pelos conselhos estaduais e no caso dos Municípios pelos conselhos de assistência social.

Sanções. Caso os Municípios ou Estados não enviem as informações da execução:
  1. os gestores poderão ser responsabilizados por omissão ao não prestar contas do uso dos recursos federais; e 
  2. os recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do Programa Bolsa Família podem ser suspensos.


Veja o Manual de Preenchimento do Demonstrativo Sintético Anual de Execução Físico-Financeira aqui 

Fonte: Agência CNM

Câmara municipal: Prazos para elaboração e entrega de dados exigidos pela legislação às câmaras municipais

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acredita que os gestores das câmaras têm papel fundamental para o fortalecimento das políticas públicas. Por esta razão a entidade chama a atenção para as diversas obrigações destes gestores perante o Tribunal de Contas da União e a população.
A prestação de contas é uma das obrigações mais importantes que precisam ser encaminhadas para a prefeitura, que é o órgão centralizador. Após o envio, a prefeitura encaminha a prestação de contas ao Tribunal de Contas, pois é um demonstrativo da movimentação - entradas e saídas - dos recursos públicos, elaborado pelo gestor e referente a um determinado ano.
Também é dever dos gestores a elaboração e o envio do Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) ao Tribunal. Através da análise do conteúdo desses relatórios, o Tribunal verifica se estão sendo cumpridas as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Por meio do email contabilidade.municipal@cnm.org.br a Confederação orienta os gestores e concede mais informações sobre a prestação de contas.


Veja aqui o calendário de obrigações e prazos para a Câmara Municipal.


Fonte: CNM