sábado, 23 de novembro de 2013

Assistência social: prazo para Municípios expandirem serviços é reaberto

O prazo para que 283 prefeituras e o governo do Distrito Federal formalizem aceite para ampliar os serviços da assistência social foi reaberto. A nova data limite é 15 de dezembro.
Os recursos referem-se à expansão de Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP). Além disso, também fazem parte da ação a expansão das equipes de abordagem social, vagas nos serviços de acolhimento para população de rua, e 15 lanchas da assistência social, nas regiões Norte, Pantanal e no Maranhão.

Para receber os valores, as prefeituras e o DF devem formalizar a adesão por meio do Termo de Aceite. Após esta etapa e a aprovação pelos conselhos locais de assistência social, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) inicia o repasse. A partir do recebimento do recurso, as gestões terão três meses para comprovar a instalação dos Cras e seis meses para os demais serviços. Já as lanchas da assistência social serão entregues até o final de 2014.

Veja aqui  a relação completa dos serviços por Município
Baixe aqui  o termo de aceite
 

Imagem ilustrativa
Fonte: Agência CNM, com informações do MDS


Padre(Monsenhor)Xavier morre aos 79


Morreu na sexta-feira (22) as 23:40hs, em Natal, aos 79 anos,  Pe. Manoel Antonio Xavier, conhecido por Monsenhor Xavier. Nascido na Paraíba o monsenhor chegou cedo a Santo Antônio/RN onde dedicou 48 anos de sua vida à Igreja Católica de nossa cidade. O religioso estava doente e internado havia cerca de um ano, quando desde então o Pe. Adelson ficou à frente das atividades religiosas da Paróquia de N.S. da Conceição em Santo Antonio-RN. Mons. Xavier que por mais de 40 anos foi pároco de Santo Antonio. 

Velório e enterro

O velório de monsenhor Xavier está sendo realizado com a seguinte programação:

Em Serrinha missa às 8 horas (sábado 23);
Em Lagoa de Pedras missa às 12 horas (sábado 23);
Em Brejinho missa às 15:30 horas (sábado 23);
Em Passagem missa às 18 horas, logo após sairá uma carreata com o cortejo para a cidade de Santo Antônio onde o corpo será velado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição com missas às 21:00hs. e às 23:00 horas deste sábado dia 23 e às 05:00hs. E às 09:00 horas do domingo 24 de novembro de 2013, quando será realizada missa de corpo presente e na sequência o sepultamento na Matriz,  às 07:20.
Homenagem da Pascom de Nova Cruz ao Mons. Xavier através destas imagens abaixo, manifestamos a nossa solidariedade e rogamos a Deus, o Senhor da Vida, pelo seu descanso eterno. descanse em paz!:

Assista ao vídeo no link a baixo:

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

HOTEL ONÇA PUMA: Conforto e modernidade para Santo Antônio/RN

O Hotel Onça puma, ainda em construção,  se encontra em ótima localização com fácil acesso. Na Avenida Dr. Pedro Velho em Santo Antônio/RN(saída para Campestre) logo na entrada da cidade, próximo a um dos ginásios poliesportivo da cidade, de frente a fábrica de calçados(Alpargatas), da academia popular e do calçadão popular de caminhada.
No seu interior o cliente contará com: suítes, restaurante, estacionamento, lavanderia e o melhor acesso ao centro da cidade e muito mais para o melhor conforto dos seus clientes.
Contará também com apartamentos espaçosos, internet Wi-Fi,  lavanderia, recepção 24hs, garagem, convênios com empresas(privadas e públicas), as principais atrações turísticas(a confirmar) e funcionários qualificados e prontos para servir você e a sua família.


Agnaldo Nunes, gerente geral do empreendimento que vai mudar o conceito de hotelaria da cidade de Santo Antônio/RN e família, espera com ansiedade a chegada do dia da inauguração que está prevista para janeiro de 2014. Até lá,  faça uma visita e conheça de perto as modernas instalações do grande hotel ONÇA PUMA.





Fotos internas











Quadrantes culturais de Santo Antônio/RN: poeta Xexéu e outros artistas locais

Municípios potiguares são ricos de histórias, lendas e personagens. Poetas populares crescem em cada recanto. A geografia, as tradições e as influências do tempo-hoje parecem moldar cada localidade com personalidade e culturas próprias. Em Santo Antônio não é diferente. Lá, a marca maior é a lenda do ‘salto da onça’, que empresta até um sobrenome ao município.
Nas redondezas da região agreste do Estado, existia uma pedra rachada ao meio, com uma fenda medindo aproximadamente três metros. Contam os mais antigos que uma onça foi ferida mortalmente em pleno salto por um caçador, surgindo assim a denominação Salto da Onça, que por muito tempo denominou o povoado.
A pernambucana Ana Joaquina de Pontes comprou propriedade por lá e se estabeleceu com a família, dando início ao povoamento, em 1850. O túmulo da fundadora do município, no entanto, está encoberto por matagal próximo à fenda onde a onça teria dado o salto – hoje um terminal turístico pouco usado pela população da cidade.
Por ocasião da primeira missa do povoado, o Vigário de Goianinha (município do qual Santo Antônio foi desmembrado), Manoel Ferreira Borges, mudou o povoado para Santo Antônio. O acréscimo de Santo da Onça perseverou por força popular, unindo história e religiosidade. Mas oficialmente, o município se chama apenas Santo Antônio.

QUADRANTES CULTURAIS

O repórter viajou até Santo Antônio para atividade outra que não a apuração dos recortes culturais da cidade. Mas pela congruência entre os afazeres foram possíveis alguns registros, imagens e histórias dignas de relato. E se a antropologia desmistifica o fato de uma cultura ser maior do que outra, há na figura do poeta popular Xexeu e na memória do escultor Chico Santeiro, as maiores relevâncias da cultura santoantoniense, que viu nascer também o cordelista Crispiniano Neto. Mas Santo Antônio tem mais:


JAIME DO NASCIMENTO, MESTRE DE BOI DE REIS

O Boi de Reis mora na memória de Jaime do Nascimento, 66, desde a infância. Ele sequer lembra com quantos anos aprendeu. Nasceu junto com ele nas ruas do distrito de Redenção, a poucos quilômetros do centro de Santo Antônio. Na época, o povoado ainda se chamava Gangorra e a brincadeira do Boi era comum por lá. Hoje, está confinada na memória do mestre, já combalida após dois AVC’s, ou na dos dois filhos, Ugo e Igor, de 16 e 13 anos. Ainda mantém a atividade do grupo, composto por doze integrantes, entre novos e velhos. “É difícil reunir todo mundo. O pessoal mora longe. Daqui mesmo, só meus filhos. O contramestre é de Santa Fé, outros dois são de Várzea…”. Jaime lembra poucas cantorias; duas ou três. E o grupo é prejudicado ainda pelo pouco incentivo. A última apresentação do grupo foi em São José do Campestre, ano passado.

JOSEFA ALVES DE LIMA, ESCULTORA
Dona Josefa, 74 pouco ouviu falar de Chico Santeiro. Nem segue o trabalho do maior escultor de maior projeção do Rio Grande do Norte. Sua atividade é com barro, mas relacionado à louçaria. Conjuntos para feijoada, pratos, cumbucas, vasos e toda a sorte de peças utilitárias. A produção é intensa. Segundo ela, uma média de 20 peças ao dia. O material – o barro – ela busca perto do rio, na propriedade de Manoel Emídio. E para moldar, tornear e finalizar o acabamento, usa as mãos e ferramentas rudimentares: uma pedra sabão e uma faca bastante gasta. De resto, é a queima para do produto para por à venda em feiras livres do município.


ESMERILDO VICENTE, ARTESÃO
Artesão nem deu bola à reportagem Esmerildo Vicente, 73, é marido de dona Josefa. Escutava um som altíssimo quando o repórter chegou por lá. Mesmo sob perguntas aos gritos, ele não baixou o som, respondeu algo inaudível e continuou sua atividade concentrada e aparentemente tranquila na confecção manual de tarrafas para pesca – rotina de mais de 40 anos e que lhe rende boa parte do sustento da família. Seu Esmerildo vende cada peça por 200 reais.





AMÉLIA AUGUSTA DA SILVA, A ANCIÃ
Anciã é adjetivo que combina com a idade, mas não com o espírito de dona Amélia. Aos 93 anos, ela parece ainda descobrir a vida. É a mais velha de Santo Antônio. E nada das lembranças infantis das escolas de base ou coisa que o valha. Esta senhora ingressou na sala de aula aos 60 anos. E mesmo concluído os estudos, aqui e acolá, quando está mais disposta, vai sozinha assistir aula só porque gosta. Dona Amélia foi ceramista durante cerca de 30 anos. Tem peças espalhadas pela cidade inteira. Antes, como muitos, o trabalho foi na enxada, na lavoura. Segundo ela, é o que ainda lhe dá força hoje em dia.

SEBASTIÃO INÁCIO DE OLIVEIRA, MESTRE DE BOI DE REIS
“Mestre Tião”, 72, mora na comunidade de Cajazeiras – uma comunidade quilombola distante 6 ou 7 km do centro de Santo Antônio. Ele comanda o tradicional Boi de Reis de lá. Tradição que ficou estagnada no tempo por 40 anos, até que o artista plástico André Raimundo da Silva resolveu bancar o resgate do folguedo ano passado. E em Cajazeiras, a tradição recai também na festa da queima do Boi (o pano, as vestimentas, mas não a carcaça). Acontece sempre em janeiro. Nasceu com a superstição de que se não queimam o boi, alguém do grupo morre naquele ano – e o grupo é formado todo ele por parentes. Foi o que mestre Tião aprendeu com seu pai, Joaquim Inácio de Oliveira.
Adendo: a montanha de feijão escorada na parede da sala da casa de mestre Tião chama a atenção de quem chega. É colheita para “mais de ano”. Já seco ao sol, dali o feijão – branco – é debulhado e armazenado em tonéis de zinco.

CASA DE PEDRA
A Casa de Pedra está situada à margem da BR, em terras da comunidade Jucá dos Clementes, e onde está fincado o assentamento Catolé, com cerca de 25 casas. Diz-se que a casa foi construída toda ela de pedras aparentemente de granito há 250 anos. As informações são poucas a respeito. Apenas que o construtor comprou a área a um pequeno proprietário de nome Luiz Paixão. Hoje, a casa está em ruínas, mas com a fachada em razoável conservação.

Adendo: quem for conhecer cuidado com os maribondos. O repórter levou uma picada enquanto batia as fotos e a orelha está mais vermelha que as muitas acerolas encontradas nas casas rurais do município.

XEXÉU, O POETA POPULAR

José Gomes Sobrinho, o Xexeu, é um caso à parte e merecerá matéria exclusiva neste portal. Mas para integrá-lo ao conjunto de quadrantes, segue outra breve descrição: Xexeu nasceu e vive na comunidade de Lajes. O caminho até sua casa de taipa, construída por ele há 33 anos é uma sucessão de lombadas pela estrada de terra. O acesso é complicado. Por lá ele escreve e ainda trabalha na roça – atividade desde criança. Além de versos que compõem mais de 400 cordéis, também toca rabeca e viola. Conheceu os maiores nomes da cultura nordestina: Patativa do Assaré, Luiz Gonzaga e Ariano Suassuna. Este último se declara fã do poeta popular. Xexéu fuma e bebe, e aos 75 anos tem filhos com menos de 5 anos, feitos “já com água por cima da boca”. Foram 20 ao todo, mas nove já morreram. Diz não ter feito “a matemática” de quantos netos tem. Mas guarda na memória versos de dezenas de estrofes. E ainda se emociona ao recitá-los.


Fonte: portalnoar.com

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

RN: Casas de praia são soterradas pela areia em litoral do RN

O movimento das areias das dunas já deixou pelo menos 12 casas soterradas na praia de Jenipabu, no litoral Norte do Rio Grande do Norte. Construídos em áreas de beira-mar, outros imóveis também estão sendo invadidos pela areia e vêm sofrendo desvalorização. Os proprietários, segundo moradores da região, só aparecem em feriados e fins de semana, e não conseguem mais alugar as casas. Jenipabu é uma das praias mais conhecidas do Rio Grande do Norte, principalmente pela beleza de suas dunas.
Pesquisadora das dunas de Jenipabu há 13 anos, a professora do departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Elenice Vital, explica que a paisagem da praia vem mudando devido às agressões causadas pelo homem. "Antes as dunas se fixavam na região do morro de Jenipabu, porém atualmente a passagem está, digamos, barrada, e a areia procura outros caminhos", conta a professora.

Enquanto a areia procura espaço para se fixar, mais casas são perdidas. "Muita gente perdeu imóvel. Tem mais de 10 casas beira-mar que custam R$ 200 mil, R$ 300 mil, todas perdidas. Os donos não vêm atrás", afirma o estudante Eduardo Melo. "O homem que está no lugar errado. A natureza vai continuar o percurso dela", conclui a professora Elenice Vital.


Fonte: G1 RN

Multiclick tem contas e cadastros bloqueados pela Justiça

Empresa é a 5ª a ser congelada em 2013, e está impedida de mandar ou receber dinheiro do exterior; autoridades de Venezuela, União Europeia e Estados Unidos foram comunicadas


O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) obteve na Justiça o congelamento de bens da Multiclick Brasil  e de todos os seus sócios. A empresa também está proibida de cadastrar novos integrantes, por suspeita de ser uma pirâmide financeira que atraiu 300 mil pessoas. Outros quatro negócios já foram paralisados neste ano pela mesma razão.
A Multiclick e seus sócios também estão impedidos de receber ou enviar dinheiro para o exterior. Segundo o MP-AC, as autoridades de Estados Unidos,  Venezuela e União Europeia foram comunicados sobre as atividades da empresa nesses locais.
A Multiclick foi a empresa para a qual o ator Sandro Rocha migrou após a Justiça do Acre congelar as atividades da Telexfree , também suspeita de pirâmide.
O modelo de negócios da Multiclick prometia lucros de R$ 160 a R$ 800 por mês em troca de investimentos iniciais de R$ 600 e R$ 2.750. O faturamento viria da venda de produtos por meio de marketing multinível – um sistema de varejo legal baseado em representantes autônomos – e a colocação de anúncios na internet.
Para o MP-SC, entretanto, a renda anunciada pela empresa decorria “quase que exclusivamente” das taxas de adesão pagas pelos associados. Assim, quem entrava antes era remunerado pelos pagamentos feitos por quem entrou depois, no modelo típico de pirâmide financeira, o que é crime no Brasil.
No início do mês, bens da Multiclick já haviam sido apreendidos pela Polícia Civil de Balneário Camboriú , em decorrência de uma investigação sobre lavagem de dinheiro e estelionato. A nova decisão, entretanto, bloqueia todas as contas e outros tipos de ativos da empresa e de seus sete sócios, e também os impede de remeter valores para o exterior.

O MP-SC informou que o bloqueio visa a garantir o ressarcimento de quem investiu no negócio, como ocorre em outros casos de suspeita de pirâmide. O advogado da Multiclick não estava disponível imediatamente para comentar a decisão.



Fonte: Portal IG.COM/economia




Dinheiro de multas aplicado incorretamente acarretará em improbidade administrativa

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o dinheiro arrecadado por meio de multas seja aplicado “exclusivamente” em sinalização, engenharia de tráfego, policiamento, fiscalização e educação de trânsito. Mas, isso não ocorre. Por isso, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 329/2012 torna improbidade o uso desses recursos em serviços diferentes.
O PLS foi aprovado nesta quarta-feira, 20 de novembro, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa. Portanto, vai direto para avaliação na Câmara dos Deputados, sem passar pelo Plenário.
Aplicar o dinheiro das multas em outras finalidades será considerado, segundo o PLS, item da Lei de Improbidade Administrativa - Lei 8.429/1992. As punições são a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos por cinco a oito anos aos detentores de cargo ou emprego público.

Desvio dos recursos

Na justificativa do projeto, o autor, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), usou dados do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Eles denunciam: dos mais de R$ 600 milhões recolhidos em multas no Estado, apenas 0,05% foram usados para os fins especificados no Código de Trânsito.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) analisou o projeto e ressalta que a improbidade existe e é regulamentada. O problema em questão é que a União não repassa a totalidade dos valores arrecadados com as multas para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). E na mesma linha, os Estados também descumprem o repasse integral aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).
De acordo com a avaliação, a União concentra os recursos das multas na formação de caixa e sustento de outros setores. A CNM defende que os Municípios, em maioria, cumprem a legislação. A Confederação orienta a municipalização do Trânsito justamente para evitar esses desvios.




Íntegra do PLS 329/2012


Fonte: CNM

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Atual secretário de tributação de Santo Antônio/RN é sabatinado em sessão da Câmara para esclarecer possíveis aumentos e aplicações do IPTU

A Câmara Municipal de Santo Antônio/RN realizou nesta quarta-feira (20/11)  uma sessão extraordinária,  sendo que o principal assunto a ser debatido pelos vereadores  foi sobre possíveis e abusivos aumentos do IPTU local. Para devidos esclarecimentos foi convidado o atual secretário de tributação, o senhor Damião Silva, para dar explicações sobre as medidas de cobranças adotadas pelo prefeito atual, que, sobre justificativas de adequar as cobranças aos modelos atuais e que, as mesmas, não estariam sendo cobradas como se deveria; levou um grupo de vereadores, a pedido de setores da população local, a pedir explicações sobre possíveis equívocos nas cobranças. Segundo o secretário Damião o valor foi até rebaixado, medida que a maioria da população não concorda pois muitos se assustam ao receber o “carnê” de cobrança. Na ocasião a vereadora Goreth Orrico alertou que a Lei pela qual permitia tal reformulação, dizia que só poderia se fazer valer de tais medidas a partir de um ano(janeiro de 2014); e disse que quem se sentir prejudicado pode recorrer aos seus direitos. Sobre a aplicação dos recursos arrecadados com a cobrança do IPTU de 01 de janeiro até o momento, o vereador Audy Acciole,  ao ouvir, durante a sessão, com as palavras do próprio secretário que parte dos recursos foram utilizados nas reformas do mercado público, quadra do pica-pau, reformas de cemitério, entre outras; solicitou ao secretário os comprovantes que comprovem de fato, os devidos gastos nas reformas citadas. 
Todos que estavam presente puderam constatar que, muitas vezes, o assunto principal foi deixado  de lado para serem lembradas culpas passadas, como se isso revolvesse alguma coisa, desnorteando o assunto principal da sessão, dessa maneira, para as distorções com poucas e não muito claras explicações sobre a cobrança e as devidas aplicações do IPTU. 
O que ficou de fato mesmo foi a frustração dos presentes à sessão que esperavam melhores esclarecimentos e que, os mesmos, esperam que em outra ocasião de uma nova sessão se mostre mais detalhes para ver se de fato a transparência chegue aos olhos da população, afinal quem paga tudo é o povo e, esse mesmo povo merece uma boa explicação sobre o seu dinheiro depositado em forma de IPTU. Afinal, se ao invés de ficarem culpando-se uns aos outros sobre as carapaças de administrações passadas que, com tais querelas, não se chega a lugar nenhum, deveriam chegar a um acordo simplesmente para mostrar ao povo o que o povo quer e tem o direito de saber; o porquê do possível aumento do IPTU  e onde o mesmo é aplicado. Afinal o dinheiro é do povo ou não?



Projeto de hospital está parado há três meses

UPA da Cidade da Esperança está pronta, faltando o término das instalações de equipamentos

Já tem dois meses e meio que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) enviou para aprovação, na Assembléia Legislativa, o projeto de lei em que o Poder Executivo pede autorização para destinar R$ 100 milhões ao Fundo Garantidor das Parcerias Público-Privadas, a fim de assegurar a construção do Hospital de Trauma de Natal. No entanto, a matéria que foi lida no dia 4 de setembro e publicada no Boletim Oficial do Poder Legislativo, no mesmo dia, nem subiu à apreciação de pelo menos três comissões técnicas da Casa.
O líder do governo, deputado estadual Getúlio Rego (DEM), admite que o governo tem encontrado dificuldades para aprovar matérias na Assembléia. “O grande problema do governo hoje é o ‘problema político’ e as matérias do ponto de vista regimental, nós temos que convencer os líderes partidários para que haja colaboração na inserção desse projeto na pauta de discussão e votação no plenário da Casa”.
Para o deputado Getúlio Rego, a discussão dessa matéria só vai avançar por acordo de líderes partidários. “Estamos tentando o convencimento pra proporcionar essa sustentação da ideia do governo e deliberar o projeto ainda nesse período legislativa”, mesmo que a mensagem encaminhada pela governadora Rosalba Ciarlini à mesa diretora da Assembléia, no dia 3 de setembro, não fale em regime de urgência para votação garantido recursos no Fundo Garantir para a construção do Hospital de Trauma.
“Nós estamos perdendo um tempo precioso, porque os recursos financeiros para começarem as obras desse empreendimento hospitalar já estão garantidos”, disse o líder do governo.
Rego lamenta que o entrave político na Assembléia venha emperrando a votação da matéria. “É uma realidade que nós temos consciência dela, pois Natal é a única capital estadual do Brasil que não tem um hospital municipal  habilitado para cirurgias de traumas”, disse ele, dando como exemplo o Hospital José Frota, situado na Praça da Bandeira, em Fortaleza (CE), e nos bairros periféricos unidades que atendem aos pequenos procedimentos da especialidade.
Por fim, Rego explicou que vai convidar o secretário estadual de Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, para explicar na Assembléia, como é o projeto de construção do Hospital de Trauma, que prever 310  leitos e dez salas cirúrgicas na área de ortopedia em Natal, segundo a mensagem do governo.

“Esse hospital é o instrumento que vai propiciar garantia de atendimento em tempo real, de todas as pessoas fraturadas ósseas  no Rio Grande do Norte”, disse o deputado Getúlio Rego, para lembrar que o governo, recentemente, fez esforço com um mutirão de cirurgias ortopédicas obtendo o reconhecimento do Ministério da Saúde, embora a fila tenha voltado a crescer em virtude do fechamento do Hospital Médico-Cirúrgico.


Fonte: Tribuna do Norte

Prefeitura não paga Conta e COSERN corta energia de escola e de capela em Serra de São Bento/RN

O Prefeito Emanuel Faustino não paga Conta e COSERN Corta Energia da escola do Sitio Panelas, de acordo com os moradores a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) suspendeu ontem (19) o fornecimento de energia elétrica da escola municipal do Sitio Panelas, alunos relataram ao blog que ontem as aulas aconteceram como antigamente, a luz de vela.
De acordo com os moradores da comunidade que estão numa revolta total, também foi cortada a energia elétrica da capela de Nossa Senhora da Conceição que na gestão passada era paga pelo ex prefeito Chico de Erasmo.
A escola da comunidade está praticamente abandona pela atual gestão.
O blog pergunta cadê a secretária municipal de educação da cidade, já que diz que tem autonomia para resolver todos os problemas da educação municipal.
Os moradores da comunidade esperam uma resposta do poder publico.
Com a palavra a prefeitura municipal.

A COSERN também cortou a energia da Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição do Sitio Panelas, de acordo com os moradores da comunidade que estão numa revolta total, à luz da capela era paga pela ex gestão do município, e que atual gestor não pagou e a igreja teve sua energia cortada, o blog entrou em contato com o Padre Mario Gomes de França e o mesmo informou que a energia da igreja agora será religada em nome da Paróquia de São Bento Abade.


Fonte: Blog do Erinilson Cunha

Processo do impeachment impetrado por sindicalistas contra Rosalba, vai a plenário se CCJ constatar legalidade

O presidente da Assembleia Legislativa (AL/RN), deputado Ricardo Motta (PROS), garantiu ontem que o processo do impeachment impetrado por sindicalistas e sindicatos contra a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) será apreciado pelo plenário da Casa, caso se constate a constitucionalidade do pedido. O parlamentar do PROS destacou que o requerimento para instauração do processo no âmbito da AL/RN encontra-se atualmente na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), de onde sairá o parecer pela legalidade ou não da matéria. Se a CCJ opinar que não há constitucionalidade no teor do documento este será arquivado. A entrevista foi concedida no programa RN Acontece, da Band.

“A CCJ vai analisar e se vir que está dentro do processo legal e que realmente ocorre a gravidade virá a plenário. O plenário deverá deliberar se deve ou não haver o afastamento”, frisou o presidente da Assembleia. Ricardo Motta destacou, no entanto, que nada impede que a Assembleia Legislativa possa solicitar informações ao Governo. “Por exemplo, sobre a retenção de 10,74% nos orçamentos dos Poderes”, frisou ele. De acordo com o presidente da AL/RN o contingenciamento não deveria ultrapassar 4,7%. “Temos que rever isso, esse contingenciamento de recursos. Está sendo cumprido pelo Executivo também?”, indagou.

Os deputados aguardam o parecer do deputado Hermano Morais, relator da proposta na CCJ, para se pronunciarem sobre o assunto. Ricardo Motta explicou que o processo com o pedido dos sindicalistas é volumoso. “É lamentável que nesse mandato tenha havido situações como essa. O RN queria que a administração fosse em céu de brigadeiro, mas é inevitável”, opinou ele.

PROS

Durante a entrevista, Ricardo Motta falou também sobre o jovem PROS, o partido que comanda no Estado. Ele assinalou que apesar do pouco tempo de existência, a legenda é dona de uma estrutura forte no RN, com a maior bancada na AL/RN – são cinco deputados – e na Câmara Municipal de Natal. Ele citou os nomes de Gilson Moura, Vivaldo Costa, Raimundo Fernandes e Gustavo Carvalho. “Nós temos bastante musculatura e com certeza esse será um partido  ouvido e que terá vez nas eleições de 2014”, assinalou.

De acordo com Ricardo Motta, o PROS tem como requisito sumário o apoio à reeleição da presidenta Dilma Rousseff. E afirmou que o sentimento dos correligionários é  juntar todas as forças com ponto convergente. Mas aqui no Estado, citou, o partido é independente, “não faz oposição ao RN”. “As críticas que fazemos [ao Governo Rosalba] são construtivas, mostrando caminhos para as possíveis soluções. O Governo com certeza não pode reclamar da AL”, acrescentou.

Em tom de ressentimento, Ricardo Motta destacou que antes de se decidir pelo PROS cogitou ir para o PP, desejo impossibilitado pela intromissão do deputado Betinho Rosado, cunhado da governadora. “Betinho disse que iria para o PP e que teria o controle. Eu não concordei com isso. Foi um desconvite isso”, frisou. Ricardo Motta disse que viu com naturalidade, embora já tivesse sido avisado que Betinho Rosado “sempre escorregava nos compromissos”. “Quinze dias antes ele tinha assumido compromisso comigo, quando disse que não iria para o PP e que eu poderia dar continuidade ao redimensionamento do partido”, criticou. Ricardo Motta disse que foi surpreendido com a reação de Betinho.


Sobre as eleições, o parlamentar do PROS destacou que não há nada certo e que o momento está, sim, propício para as muitas especulações. Mas destacou, no caso da AL/RN, que por ser um Poder político já há comentários sobre chapas. Ele acredita que a candidatura de Dilma vai balizar os partidos que a apoiam a se unirem. “Nós vamos nos entender, temos partidos que convergem com Dilma, como PMDB, PR, PSD. Eu não estou excluindo ninguém, até porque conversaremos com todos os políticos e correntes no Estado”, finalizou.


Fonte: Tribuna do Norte

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Santo Antônio/RN: Festa da padroeira 2013 - Programação completa

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Santo Antônio divulga a programação da festa da padroeira 2013.  Com o tema "Maria ensina-nos que experimentemos ser novas pessoas transformados na fé", a festa acontece na Igreja Matriz de 29 de novembro a 08 de dezembro. Missas, procissão e festa social fazem parte da programação.

A programação vai contar com alvorada festiva, ofício de Nossa Senhora, carreata, 1ª eucaristia, crisma, batizados, casamentos comunitários, quermesses, pipocaço, bingo de garrotes e a realização de missas sempre a partir das 19h. Padres de outros municípios e o arcebispo metropolitano de Natal Dom Jaime Vieira também participarão das celebrações da padroeira.

Além de toda a programação religiosa, haverá também a festa social no dia 07 de dezembro em praça pública, a partir das 20h30, com os shows de Cavalo de Aço e Circuito Musical.

O evento será encerrado com a realização da tradicional procissão em homenagem à padroeira em que milhares de devotos de Nossa Senhora levam a imagem da santa pelas ruas da cidade em um momento de oração. 


Confira AQUI a programação completa da festa.



Informações: Blog osamigosdaonça


Corpo do vereador Luiz da Verdura de Nova Cruz desaparecido desde a manhã de ontem, é encontrado enforcado em região da Paraíba


Acaba de ser encontrado o corpo do vereador Luiz da Verdura de Nova Cruz desaparecido desde a manhã de ontem (18). O vereador de Nova Cruz Luiz da Costa Prudêncio (PMDB), conhecido como ‘Luís da Verdura’, foi encontrado morto enforcado na manhã desta terça-feira (19), próximo de onde o seu carro foi encontrado, na Paraíba. A informação foi confirmada por um policial militar de Nova Cruz, que não soube dar maiores detalhes sobre o caso.

‘Luís da Verdura’ havia sido visto pela última vez por volta das 11h desta segunda-feira (18), quando saiu de casa para buscar o genro na casa da sogra do filho dele.
O carro do parlamentar, um Fox de cor prata, foi encontrado ainda na tarde dessa segunda-feira (18), por volta das 17h, no município de Jacaraú, na Paraíba.

Com informações do blog os amigos da onça

Vereador de Nova Cruz, RN, sai de casa para buscar genro e desaparece...


Um vereador da cidade de Nova Cruz, a pouco mais de 90 quilômetros de Natal, está desaparecido desde a manhã desta segunda-feira (18). Luís da Costa Prudêncio (PMDB), conhecido como 'Luís da Verdura', foi visto pela última vez durante a manhã quando saiu de casa para buscar o genro na casa da sogra do filho dele. O sumiço foi notado pela família por volta das 11h.

A cunhada do vereador, Maria Auxiliadora da Costa, informou que o carro do parlamentar, um Fox prata, foi achado por volta das 17h no município de Jacaraú, na Paraíba, mas o vereador permanece desaparecido. De acordo com ela o celular de Luís Prudêncio estava dentro do veículo, porém a chave do carro não foi encontrada.

"A filha dele encontrou carro. A polícia está sabendo e foi procurar ele dentro do matagal", afirma Auxiliadora. O soldado Emanoel Dias, do 8º Batalhão da PM, conta que o vereador tinha problemas de depressão e estava tomando medicamento controlado.

A família pede que quem tiver informações sobre o paradeiro de Luís Prudêncio ligue para o telefone (84) 9441-6760.

Imagem: Wanderleia Prudêncio, via facebook

Fonte: G1 RN

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Se acordo entre EUA e UE se concretizar, Brasil pode ficar isolado


União Europeia está negociando tratado de livre
comércio com EUA
A conclusão de um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE) é mais urgente do que nunca para o Brasil, que corre o risco de ficar isolado no cenário mundial se o bloco europeu fechar o tratado de livre comércio que está negociando com os Estados Unidos, afirmam analistas ouvidos pela BBC Brasil.

"O Brasil será a única grande economia do mundo sem um acordo de livre comércio com alguma outra grande economia", observou Michael Emerson, economista do Centro para Estudos de Política Europeia (CEPS), um grupo de pressão com sede em Bruxelas.
"Isso deveria servir como um alerta para o país que, se não se mexer para fechar um acordo semelhante, ficará isolado no cenário comercial mundial."
As negociações entre o Mercosul e a UE se arrastam desde 1995 e as duas partes se comprometeram a dar um passo decisivo em dezembro, com um novo intercâmbio de propostas.
No entanto, tanto Emerson como Ulrich Schoof, analista da Fundação Bertelsmann, um grupo de pressão independente baseado na Alemanha, acreditam que a iniciativa será prejudicada pelas negociações entre as autoridades europeias e americanas.
"A UE precisa concluir rapidamente acordos comerciais com sócios suficientemente grandes e bem conectados com o resto do mundo para incentivar seu crescimento e sustentar suas políticas macroeconômica e fiscal", analisou Schoof em entrevista à BBC Brasil.
"Nesse contexto, sua energia é absorvida pelas negociações com Japão, Taiwan e Estados Unidos, que têm mais probabilidades de dar certo, e se reduz o entusiasmo com respeito ao Mercosul", afirmou, recordando as reticências de Argentina em abrir seus mercados para os europeus.

Maior área de livre comércio do mundo

Um acordo entre a UE e os Estados Unidos - que juntas respondem por 49 por cento do PIB global e 31% dos intercâmbios comerciais - criaria a maior área de livre comércio do mundo e teria um impacto inevitável sobre todos os demais países.
Mais que eliminar as tarifas sobre exportações, as duas maiores potências econômicas internacionais buscam a harmonização ou o reconhecimento mútuo de normas e padrões técnicos e sanitários para todos os produtos que comercializam.
Essa medida por si — que permitirá uma redução de custos e um aumento do fluxo comercial — responderia por 81% do benefício gerado pelo tratado, estimado em 275 bilhões de euros anuais. Os outros 19% viriam da eliminação das tarifas.
Tanto a UE como os Estados Unidos argumentam que a iniciativa também fortaleceria o comércio internacional como um todo, já que ambos são parceiros comerciais de praticamente todos os países do mundo.
Com a harmonização, os países terceiros passariam a ter que adaptar seus produtos a um único conjunto de normas e padrões ao exportar tanto para o bloco europeu como para os americanos, o que reduziria burocracia e custos.

Impacto negativo

No entanto, os analistas ouvidos pela BBC Brasil acreditam que para o Brasil esse benefício seria mínimo comparado ao prejuízo causado pelo aumento da concorrência em dois de seus maiores mercados.
Isso porque o maior responsável pelo encarecimento das exportações nacionais para a UE e os Estados Unidos são as tarifas comerciais, em geral mais elevadas que as impostas mutuamente pelos dois gigantes, e não a adaptação a normas e padrões de cada mercado.
Um estudo da Fundação Bertelsmann calcula que as exportações brasileiras diminuiriam 29,72% para os Estados Unidos e 9,4% para a UE, resultando em uma queda de 2,1% no PIB per capta real brasileiro em um prazo de entre 15 e 20 anos.
Caso o tratado comercial entre a UE e os Estados Unidos se limite à eliminação de barreiras tarifárias entre os dois países, sem a harmonização de normas e padrões, a redução das exportações brasileiras seria de apenas 2,24% para os Estados Unidos e de 3,71% para a UE.

No entanto, sob esse cenário, o aumento do fluxo comercial entre os Estados Unidos e a UE poderia levar a uma caída de preços dos produtos nacionais no mercado brasileiro, o que resultaria em um aumento de 0,5% no PIB per capta real para o Brasil, explicou à BBC Brasil Sybille Lehwald, economista da Fundação Bertelsmann.

Imagem: formiche.net

Fonte: BBC Brasil

domingo, 17 de novembro de 2013

Como Marte perdeu sua atmosfera original? Sonda da Nasa investigará.

Depois de confirmar exaustivamente que Marte já foi úmido no passado, os cientistas da Nasa passam à próxima questão lógica: como o planeta foi perder sua água? Essa é a resposta que a sonda Maven irá procurar no planeta vermelho.
A nave deve ser lançada amanhã de Cabo Canaveral, Flórida, às 15h28 (horário de Brasília), se as condições meteorológicas permitirem.
A Maven (acrônimo inglês para Evolução de Voláteis e Atmosfera de Marte, mas também palavra que designa um especialista que acumula conhecimentos e os passa adiante) faz parte de um programa de batedores ("scouts") marcianos da agência espacial americana.
O projeto esteve em desenvolvimento ao longo da última década, a um custo de US$ 671 milhões. Pode parecer uma bolada, mas não se compara aos US$ 2,5 bilhões do jipe Curiosity, que atualmente perambula por Marte.
O lançamento aproveita a janela de oportunidade que coloca Terra e Marte em posições adequadas para um lançamento "econômico", que gasta menos combustível entre os dois planetas.
A chance vem a cada 26 meses, e a Nasa tem aproveitado as oportunidades para despachar novas sondas para Marte. Desde 2001, a agência americana só perdeu a chance em 2009, por atrasos com o Curiosity.

CADÊ A ÁGUA?

O objetivo final do programa é determinar a possibilidade de que Marte tenha tido vida no passado ou ainda preserve alguma criatura viva. Adicionalmente, a Nasa tem planos de longo prazo que envolvem uma missão tripulada ao planeta vermelho --mas sem data para acontecer.
Contudo, os objetivos individuais da Maven são mais específicos. Os pesquisadores liderados por Bruce Jakosky, cientista planetário da Universidade de Colorado em Boulder, querem saber como Marte deixou de ser um planeta com rios, lagos e mares para se tornar um deserto.
A chave do mistério passa por entender as mudanças pelas quais a atmosfera do planeta vermelho passou ao longo dos 4,7 bilhões de anos de história do Sistema Solar.
Equipada com diferentes sensores destinados a estudar a alta atmosfera marciana, a Maven tentará reconstruir essa história.

ÓRBITA ELÍPTICA

Após dez meses de travessia do espaço, a sonda se colocará numa órbita bastante oval ao redor de Marte. Quando passar perto do planeta, ela chegará a ficar a apenas 150 km da superfície. Em compensação, no afastamento máximo, a distância aumenta para quase 6.000 km.
A sonda fará reduções graduais na órbita, até atingir uma proximidade máxima de 120 km. Com isso, seus instrumentos poderão realizar medições em diferentes pontos da alta atmosfera.
Os magnetômetros servirão para investigar a interação da atmosfera marciana com o vento solar --partículas de radiação emitidas por nossa estrela-mãe. Eles também poderão investigar o que aconteceu ao campo magnético de Marte, que parece ter existido, mas hoje só se manifesta localmente.
O principal foco, contudo, é descobrir para onde foi a antiga atmosfera marciana e por que hoje o planeta tem um ar composto majoritariamente por gás carbônico que tem um centésimo da densidade do encontrado na Terra.
"Queremos entender melhor como os gases escapam da atmosfera de Marte e como isso pode ter acontecido através do tempo", afirma Ramon de Paula, brasileiro que trabalha no Quartel-General da Nasa no planejamento das missões marcianas.
Enquanto há muita empolgação pelo lançamento da Maven, De Paula já está focado na missão marciana marcada para 2016, a InSight, que fará um pouso em Marte.
"Nosso objetivo é compreender melhor a história de Marte, da atmosfera e do clima", completa o brasileiro.
É uma investigação que tem implicações não só para a busca de vida no planeta vermelho, mas em mundos fora do Sistema Solar.

Com a descoberta de mundos na zona habitável de outras estrelas, torna-se importante compreender o que pode dar errado com eles para que não se tornem amigáveis à vida, apesar de estarem em boa posição em seus sistemas planetários para abrigar água em estado líquido. O planeta vermelho pode ser um bom exemplo disso.

Imagem: Editoria de Arte/Folhapress
Fonte: Folha.uol.com

10 profissões/formações que mais produzem milionários no mundo.

Levantamento da consultoria WealthInsight revela as 10 profissões/formações que mais produzem milionários no mundo. 

Em primeiro lugar está a Engenharia, que se comprova com o fato de que o homem mais rico do mundo, Carlos Slim, é formado em Engenharia Civil pela Universidad Nacional Autonoma de Mexico. (saiba mais aqui)

Na 2ª posição estão os cursos de MBA, e na 8ª posição uma profissão da área de TI: Ciências da computação. 

Veja abaixo a lista completa, e aproveite e saiba aqui quais são as 5 profissões da atualidade mais procuradas na área de tecnologia.


1 – Engenharia
2 – MBA
3 – Economia
4 – Direito
5 – Administração de empresas
6 – Comércio
7 – Contabilidade
8 – Ciências da computação
9 – Finanças
10 – Política


Fonte: Exame