quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Projeto de hospital está parado há três meses

UPA da Cidade da Esperança está pronta, faltando o término das instalações de equipamentos

Já tem dois meses e meio que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) enviou para aprovação, na Assembléia Legislativa, o projeto de lei em que o Poder Executivo pede autorização para destinar R$ 100 milhões ao Fundo Garantidor das Parcerias Público-Privadas, a fim de assegurar a construção do Hospital de Trauma de Natal. No entanto, a matéria que foi lida no dia 4 de setembro e publicada no Boletim Oficial do Poder Legislativo, no mesmo dia, nem subiu à apreciação de pelo menos três comissões técnicas da Casa.
O líder do governo, deputado estadual Getúlio Rego (DEM), admite que o governo tem encontrado dificuldades para aprovar matérias na Assembléia. “O grande problema do governo hoje é o ‘problema político’ e as matérias do ponto de vista regimental, nós temos que convencer os líderes partidários para que haja colaboração na inserção desse projeto na pauta de discussão e votação no plenário da Casa”.
Para o deputado Getúlio Rego, a discussão dessa matéria só vai avançar por acordo de líderes partidários. “Estamos tentando o convencimento pra proporcionar essa sustentação da ideia do governo e deliberar o projeto ainda nesse período legislativa”, mesmo que a mensagem encaminhada pela governadora Rosalba Ciarlini à mesa diretora da Assembléia, no dia 3 de setembro, não fale em regime de urgência para votação garantido recursos no Fundo Garantir para a construção do Hospital de Trauma.
“Nós estamos perdendo um tempo precioso, porque os recursos financeiros para começarem as obras desse empreendimento hospitalar já estão garantidos”, disse o líder do governo.
Rego lamenta que o entrave político na Assembléia venha emperrando a votação da matéria. “É uma realidade que nós temos consciência dela, pois Natal é a única capital estadual do Brasil que não tem um hospital municipal  habilitado para cirurgias de traumas”, disse ele, dando como exemplo o Hospital José Frota, situado na Praça da Bandeira, em Fortaleza (CE), e nos bairros periféricos unidades que atendem aos pequenos procedimentos da especialidade.
Por fim, Rego explicou que vai convidar o secretário estadual de Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, para explicar na Assembléia, como é o projeto de construção do Hospital de Trauma, que prever 310  leitos e dez salas cirúrgicas na área de ortopedia em Natal, segundo a mensagem do governo.

“Esse hospital é o instrumento que vai propiciar garantia de atendimento em tempo real, de todas as pessoas fraturadas ósseas  no Rio Grande do Norte”, disse o deputado Getúlio Rego, para lembrar que o governo, recentemente, fez esforço com um mutirão de cirurgias ortopédicas obtendo o reconhecimento do Ministério da Saúde, embora a fila tenha voltado a crescer em virtude do fechamento do Hospital Médico-Cirúrgico.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário