sábado, 26 de novembro de 2011

ABC encerra Série B com vitória e garante vaga para 2012


A expectativa gerada na última partida do ABC na Série B 2011, que definiria a permanência ou não do Mais Querido na Segunda Divisão, acabou nos pés do camisa 10 abcdista. O meia Cascata definiu a partida em duas grandes assistências, uma em cada tempo e acabou com o restinho de medo que a Frasqueira ainda tinha de voltar para Série C.
A vitória do ABC por 3x1, com gols de Leandrão e Jérson, sacramentou a posição do ABC, que chegou aos 53 pontos conquistados em 38 rodadas do campeonato, e se junto ao rival América no rol de equipes potiguares garantidas na Série B 2012, além de ter feito sua melhor campanha na segunda divisão em modelo de pontos corridos. O alvinegro deverá voltar a jogar oficialmente apenas em 15 de janeiro do próximo ano, na estreia do Campeonato Potiguar contra o Baraúnas, em Mossoró.
O jogo
O técnico Leandro Campos, como já era previsto, colocou em campo uma equipe cautelosa, em busca do ponto que garantiria o ABC na Série B 2012, abdicando do ataque e dando bastante spaço para a equipe do interior paulista. Mesmo com o espaço, no entanto, o Americana pouco deu trabalho ao goleiro Welligton, com exceção de uma bola na trave chutada pelo atacante André Luiz, aos 14 minutos, o que fez a partida ter mais de 30 minutos sem grandes emoções em sua primeira etapa.
O ABC só veio iniciar uma maior troca de passes, através de seu quarteto ofensivo, a partir dos 30 minutos. E foi dos pés de dois deles que saiu o alívio alvinegro, que sofria uma certa pressão dos paulistas. Aos 39 minutos da primeira etapa, Cascata invadiu a área do Americana pela meia esquerda e tocou para o centroavante Leandrão sozinho dentro da pequena área, abrir o placar no Arruda na única chance do Mais Querido no primeiro tempo.
O Americana ainda tentou o empate logo após tomar o gol de Leandrão. O atacante André Luiz chegou a finalizar para o gol, mas o juiz assinalou impedimento na jogada da equipe paulista e anulou o que seria o empate, logo aos 40 minutos.
A alteração promovida no intervalo por Leandro Campos, com a saída do atacante Lins, que voltou a sentir a contusão no tornozelo, para entrada do volante Makelelê dava mostra de que o comandante queira segurar o resultado, que garantia o ABC na 10ª colocação. Logo aos 4 minutos, no entanto, Cascata mais uma vez resolve desequilibrar o jogo, lançando o meia Jérson, invertido de posição com o camisa 10. Jérson livrou-se do zagueiro do Americana, invadiu a área e chutou no canto de Saulo, marcando 2x0 no placar para o ABC e sacramentando a vitória alvinegra. Ainda houve tempo para o "artilheiro das decisões" Leandrão marcar o seu segundo gol na partida. Aos 27 minutos, Jérson driblou toda a zaga do Americana e tocou para Leandrão que, com um chute forte, fuzilou a meta de Saulo.
O Americana, em uma desatenção da zaga alvinegra, marcou seu gol de honra na partida. O atacante Charles escorou um cruzamento de cabeça e venceu Welligton com facilidade. Os minutos restantes da partida não passaram de puro cumprimento de tabela. As duas equipes produziram quase nada na área ofensiva durante todo o resto da etapa. Trocas de bolas lentas e poucos chutes a gol sacramentaram a segunda vaga de uma equipe potiguar na Série B 2012.



Fonte: Dn Online

Tv Record grava belezas do RN


A equipe da TV Record já está no Rio Grande do Norte onde passará todo o final de semana gravando os mais variados atrativos do Rio Grande do Norte. Dani Bolina e Lizzi Benites, a Piu Piu, terão a companhia de Márcio Manguaça nos dias de gravação de uma grande reportagem para o quadro “Missão Verão” do Programa Tudo é Possível da apresentadora Ana Hickman.

As gravações começaram hoje na Via Costeira onde a equipe se aventurou ao praticar esportes radicais. Depois todos se aventuraram numa das trilhas do Parque das Dunas e provaram a gastronomia regional potiguar no Restaurante Mangai. Para Lizzi Benites, Natal é encantadora. “Já conhecia Natal, mas tem algumas locações em outras cidades que irei pela primeira vez. Tô adorando voltar a este lugar tão lindo”, afirmou.
No sábado, a equipe estará gravando as praias de Maracajaú, São Miguel do Gostoso e os agitos da noite natalense. No domingo será a vez dos esportes de aventura e das belezas da paradisíaca Pipa. Para encerrar, na segunda-feira todos seguem para gravar o mais famoso passeio do Brasil: um passeio de buggy cheio de emoção pelo litoral potiguar.

O vice-presidente da Emprotur, Francisco Barbosa de Albuquerque, e o diretor de Marketing da Emprotur, Caio Magno, acompanharam algumas das gravações de hoje. “De acordo com a produção o programa será exibido na segunda quinzena de dezembro. Será uma importante divulgação do turismo potiguar em rede nacional”, destacou Barbosa. Uma parceria entre o Governo do Estado do RN, Avianca Linhas Aéreas e ABIH-RN possibilitou a vinda da equipe para o Estado.



Fonte:Blog Do Davi 
Fotos: Kleber Tinôco, com Eliel Bezerra

Veículo mais avançado para estudar o planeta vai buscar elementos essenciais para a vida


Robô Curiosity é lançado para Marte



A agência espacial americana lançou, neste sábado (27), o Laboratório Científico de Marte, veículo mais avançado para estudar o planeta vermelho. 

O foguete propulsor Atlas 5 foi lançado às 13h02 (de Brasília), conforme o previsto da plataforma 41 na Estação da Força Aérea na Flórida. O Laboratório Científico de Marte (MSL, na sigla em inglês) chegará ao planeta vermelho em agosto de 2012. Depois de uma viagem de 9,65 milhões de quilômetros nos próximos oito meses e meio, ele se aproximará da cratera Gale de Marte.
Dois minutos depois da partida, em uma manhã nublada sobre Cabo Canaveral, e quando o projétil alcançava 7.778 km/h, se desprendeu o primeiro segmento do foguete propulsor.
Depois que se desprendeu o segundo segmento, a cápsula que contém a sonda "Curiosity" disparou a mais de 24.000 km/h para sua travessia de 9,65 milhões de quilômetros nos próximos oito meses e meio com destino à cratera de Gale, em Marte. 

Também chamado de Curiosity, o jipe-robô custou 2,5 bilhões de dólares e vai buscar elementos essenciais para a vida, especialmente as substâncias orgânicas. O equipamento, projetado para durar dois anos, está equipado com dez ferramentas.
Ele trabalhará em um local particularmente interessante do planeta, a cratera Gale, com 154 quilômetros de diâmetro. Dentro dela há uma montanha com depósitos em camadas, erguendo-se a 4.800 metros - o dobro da altura das camadas que formam o Grand Canyon, nos EUA.
Depois de uma viagem de 9,65 milhões de quilômetros nos próximos oito meses e meio, ele se aproximará da cratera Gale de Marte.
"Esta é a missão mais complicada que já tentamos na superfície de Marte", disse a jornalistas na quarta-feira o gerente do projeto na Lockheed Martin, Peter Theisinger. A empresa é a principal contratada pela Nasa para desenvolver o jipe-robô.
Os cientistas não sabem como o morro se formou, mas suspeitam que ele resulte da erosão de sedimentos que no passado preenchiam completamente a cratera.


Portal IG.COM

Detran suspende licitação que seria fraudada por empresários


Autarquia foi informada pelo Nominuto.com de esquema de investigados e que aconteceria nesta sexta-feira e suspendeu os procedimentos imediatamente.



Após ser informado pelo Nominuto.com de que a G. O. Empreendimentos e a Planet Business articularam nova fraude hoje a licitação do Detran hoje, o chefe de gabinete da autarquia estadual, Arlindo Nascimento, suspendeu o certame.

"Acabo de suspender a licitação em razão de interesse público", anunciou através de sua assessoria imprensa. A nova fraude foi descoberta pelo Ministério Público Estadual (MPE) e revelada pelo promotor Eudo Rodrigues à reportagem após entrevista coletiva na sede da Procuradoria Geral de Justiça, nesta quinta-feira (24).

A nova fraude consistia em acerto financeiro entre a G. O. Empreendimento e a Planet Business. Ambas teriam combinado os valores que ofertariam no certame que definiria terceirização dos serviços da Central de Registro de Contratos.

Estranhamente, a Planet Business já prestou o serviço no ano passado, quando foi contratada em regime emergencial após os registros de contrato de financiamento de veículos terem passado dos cartórios para o Detran. A contratação fez parte, indicou o MP, das fraudes à autarquia.



Fonte: Nominuto.Com

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Aeroporto de São Gonçalo: O primeiro aeroporto privatizado do país.O contrato de concessão será assinado na próxima segunda-feira (28) pelo governo federal.


Brasília - O contrato de concessão do Aeroporto São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, o primeiro aeroporto federal concedido à iniciativa privada, será assinado na próxima segunda-feira (28) pelo governo federal e o Consórcio Inframérica, que venceu a licitação realizada em agosto para construção parcial, manutenção e exploração do terminal.
O grupo é formado pela empresa Argentina Corporación América e pelo Grupo Engevix, controlado pela Jackson Empreendimentos e composto por mais quatro empresas. O consórcio terá até três anos para construir os terminais e um prazo de mais 25 anos para exploração. O contrato de concessão poderá ser renovado por, no máximo, mais cinco anos, quando o aeroporto retornará ao Poder Público.
A estimativa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é de que sejam investidos R$ 650 milhões na construção e na operação dos terminais. O Aeroporto São Gonçalo do Amarante deve substituir o atual Aeroporto Internacional Augusto Severo de Natal (RN) e poderá ficar pronto para a Copa de 2014. A previsão é de que o terminal tenha movimento de 3 milhões de passageiros em 2014, devendo aumentar para 4,7 milhões, em 2020, e 7,9 milhões, em 2030.
A cerimônia de assinatura do contrato de concessão deverá ter a participação da presidenta da República, Dilma Rousseff, do ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, do diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, da governadora do estado, Rosalba Ciarlini, e de representantes do consórcio.


Fonte: Agência Brasil


O RNTV primeira edição de hoje 25/11/2011 apresentou a terra da onça na série Minha Cidade


A série de reportagens 'Minha Cidade' que é um projeto do RNTV primeira edição apresentou hoje a cidade de Santo Antonio-RN


Na reportagem apresentou , como vivem os habitantes do nosso município?O que marca a Economia,  a Educação, a Cultura, e também as curiosidades da nossa terra!




João Faustino e Iberê amargam maiores desgastes na Operação Sinal Fechado


Entre os políticos de peso que foram alcançados na Operação Sinal Fechado, quem levou a pior ontem foram João Faustino e o ex-governador Iberê Ferreira.

O tucano foi preso logo nas primeiras horas da operação e levado para o quartel da Polícia Militar com mais nove envolvidos no esquema denunciado pelo Ministério Público Estadual.

E Iberê Ferreira emergiu logo como eminência "eminência parda" por trás de George Olímpio, empresário que comandou toda a organização criminosa em favor da Inspar, consórcio formado para explorar a inspeção veicular no Rio Grande do Norte, segundo os promotores.

Além de eminência parda, Iberê Ferreira teria recebido um milhão de reais de propina e participação em ações no consórcio criado.

Mas a peça do Ministério Público é clara quando cita Wilma de Faria, ex-governadora do Estado. Não só ela. Mais uma vez o filho, advogado Lauro Maia, se vê envolvido nas denúncias de fraudes.

Segundo o empresário José Gilmar de Carvalho, o "Gilmar da Montana", um dos presos ouvido ontem pelo Ministério Público, o ex-governador Iberê Ferreira de Souza foi beneficiado com recebimento de propina de R$ 1 milhão e promessa de 15% dos lucros da G. O. Empreendimentos, empresa de George Olímpio.

A mesma cota de participação foi prometida à ex-governadora Wilma de Faria, e o Ministério Público Estadual trabalha para confirmar semelhante promessa ao suplente de senador João Faustino.

Ou seja, Wilma de Faria está comprometida nesta história do mesmo jeitinho de Iberê Ferreira e de João Faustino, conforme as suspeitas dos promotores.

Mas Wilma ficou caladinha ontem. Não se manifestou sobre o caso. Ela deixou a batata quente nas mãos de Iberê Ferreira.

A explicação do MP sobre os holofotes em cima de Iberê é que as promessas feitas à ex-governadora Wilma de Faria datam de três anos atrás, o que não motivou pedido de busca e apreensão em sua residência. O MP entendeu que não haveria mais provas substanciais dado o tempo transcorrido.


Já as benesses prometidas ao ex-governador Iberê Ferreira de Souza não só são mais recentes como há indícios de sua existência.

Iberê Ferreira, que não é menino, divulgou nota à imprensa para lembrar que o convênio foi firmado em 2008, dois anos antes da posse dele como Governador do Estado, numa clara referência ao período de Wilma como governadora.

Ou seja, se houve problema foi durante o governo de Wilma e não no dele.

Essa história ainda vai render. Ou feder, tanto faz. A inspeção veicular no Rio Grande do Norte sempre esteve sob suspeita por causa dos números milionários envolvidos na operação e de decisões, no mínimo, questionáveis.

O último Plano de Inspeção Veicular foi elaborado em 2008 pela empresa contratada e "ainda" não havia sido executada, ficando para o novo governo pagar o contrato e executá-lo.

O problema é que na última gestão, anterior ao governo atual, o Governo do Estado, transferiu por meio de decreto a responsabilidade e a competência da elaboração do plano ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que por sua vez, contratou a empresa Inspar para elaboração o plano.

A mudança foi mal vista pelos gestores ambientais já que a decisão deveria ter sido submetida ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Conema), que é presidido pelo secretário de Meio Ambiente do Estado. Deu no que deu.



Fonte:Blog do Diógenes

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Câmara Municipal aprova tombamento do Estádio Juvenal Lamartine

História viva do futebol do RN
Entrada Antiga

A Câmara Municipal de Natal aprovou em segunda discussão, na sessão ordinária desta quinta-feira (24), a inclusão do Estádio Juvenal Lamartine como Patrimônio Histórico, Cultural, Arquitetônico e Esportivo de Natal. A matéria segue para sanção do Executivo.

O Projeto de Lei nº 129/2011 é uma proposição dos vereadores Franklin Capistrano (PSB) e George Câmara (PCdoB). “Essa matéria é um olhar para história. O olhar que tem o setor imobiliário é outro, pois naquela região muitos prédios já foram instalados. As imobiliárias não tem o objetivo de preservar o papel histórico do Juvenal Lamartine”, argumentou George Câmara.

Também foram à tribuna em defesa da matéria os vereadores Raniere Barbosa (PRB), Sargento Regina (PDT), Professor Luis Carlos (PMDB) e Júlia Arruda (PSB). “Hoje estamos realizando um grande passo em defesa do esporte. Esse projeto é uma garantia da preservação do JL”, afirmou Sargento Regina.

CEI dos Contratos

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) dos Contratos realiza amanhã (25) mais uma rodada de depoimentos. Serão ouvidos representantes da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES) e da Secretaria de Saúde.

As oitivas, que começam às 8h30, serão realizadas no plenário Érico Hackradt e podem ser acompanhadas ao vivo pela TV Câmara (canal 37, na Cabo) e através no site www.cmnat.rn.gov.br/tvcamara .


Fonte: DnOnline



Nome Oficial: Estádio Juvenal Lamartine
Capacidade: 5.000
Endereço: Natal (RN)
Inauguração: 28/10/1928
Primeiro Jogo: ABC 5 x 2 Cabo Branco (PB)
Primeiro Gol: Deão (ABC)
Recorde de Público: ?
Dimensões do Gramado:
Proprietário: FNRF

Por mavalem

Windows 8 terá instalação rápida, diz Microsoft


São Paulo – A Microsoft prometeu resolver com o Windows 8 a complexidade do processo de instalação de um sistema operacional pelos usuários.

Segundo a empresa, alguns ajustes foram feitos para que o Windows 8 seja mais fácil e rápido de instalar ou atualizar.
Com o novo sistema não será mais necessário digitar um número serial, pois o Windows 8 virá acompanhado com números de série previamente carregados nos arquivos de instalação.

Além disso, durante o processo de instalação o Windows 8 irá mover pastas inteiras e não apenas um arquivo por vez.

Para quem for fazer upgrade, a Microsoft promete um processo com apenas 11 cliques, para permitir a importação de todas as configurações, dados e arquivos para o sistema.

O Windows 8 também checará a compatibilidade dos programas já instalados e verificar qual a melhor versão do sistema para ser instalada, também considerando os dados do hardware da máquina.

Usuários mais avançados também poderão utilizar o Windows Assessment and Deployment Kit, ferramenta que facilitará a criação de instalações personalizadas ou pela rede.

A Microsoft também afirmou que a instalação será mais intuitiva e detalhada, com cada passo sendo explicado e com dicas para que o usuário possa optar pela melhor forma de instalar o sistema.

Apresentado em setembro deste ano, o Windows 8 já teve sua versão prévia liberada para usuários. Porém, a versão final do novo sistema da Microsoft só deve chegar ao mercado a partir de julho de 2012.




Fonte: Info Abril.Com

Tamagotchi, o bichinho virtual, completa 15 anos


Febre na década de 1990 no Brasil, o bichinho virtual Tamagotchi completa 15 anos e segue sendo fabricado pela empresa japonesa Bandai.
O brinquedo com tela de cristal líquido foi uma mania no Brasil na época. O bichinho virtual se comportava como um bicho de verdade: ao ligar o aparelho ele “nascia” e então o dono deveria alimentá-lo para que não morresse.
O Tamagotchi rendeu diversas extensões como livros, desenhos, games e até aplicativos para iPod Classic.
A Bandai chegou a fabricar 40 modelos diferentes do brinquedo, que acabou perdendo sua popularidade ao longo dos anos, mas ainda se mantém forte no Japão. Ao todo a empresa já vendeu mais de 78 milhões de bichinhos virtuais e lançou uma versão comemorativa de 15 anos somente no Japão.



Fonte: Info Abril.com

Instituto do Câncer de São Paulo lança programa de prevenção para alunos do ensino médio


São Paulo – O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) coneçou hoje (24) um programa de prevenção para alunos do ensino médio, em parceria com as secretarias de Estado da Saúde e da Educação. Para lançar a iniciativa, 80 médicos do Icesp promoveram palestras sobre o tema para cerca de 24 mil adolescentes em escolas estaduais. A intenção é que projeto alcance 1,5 milhão de alunos.
O objetivo do programa é fornecer informações para que os adolescentes adotem hábitos saudáveis ao longo da vida. “Fazer com que esses jovens, que estão entrando em uma idade de fazer opções para a vida, façam boas opções visando à própria saúde”, ressaltou a diretora executiva do Icesp. Marisa Madi.
As principais recomendações são: não beber, não fumar, praticar esportes, ter uma dieta balanceada, proteger-se contra o sol e o fazer somente sexo seguro. “Dentro desses principais temas foram desenvolvidas as orientações”, disse Marisa.
Além das palestras, serão distribuídas cartilhas com informações sobre o câncer, um vídeo gravado por médicos do instituto e videoconferências com os diretores de escolas. Espera-se com isso, que esse conteúdo passe a ser difundido pelos professores durante as aulas. “Se pegar essa faixa etária, adolescentes, e trabalhar com eles as mudanças de hábitos, a gente tem uma chance muito maior de prevenir o câncer”, destacou a diretora do Icesp.
Hoje pela manhã foram proferidas as primeiras palestras. “Eles[estudantes] ficaram muitos atentos ao tema, prestaram muita atenção e fizeram muitas perguntas pertinentes”, disse Marisa.
 



Fonte: Agência Brasil

Coreia do Norte ameaça o Sul com “mar de fogo”

Exército sul-coreano advertiu que responderá de forma contundente a qualquer agressão. Foto: AFP / Ministério da Defesa da Coreia do Sul

SEUL, Coreia do Sul (AFP) – A Coreia do Norte denunciou nesta quinta-feira as manobras militares executadas na véspera pelo Exército da Coreia do Sul, perto de uma ilha fronteiriça bombardeada por Pyongyang ano passado, e ameaçou o vizinho com “um mar de fogo capaz de engolir a residência presidencial em Seul”
O comando militar do regime comunista considerou que o exercício conjunto de quarta-feira nas proximidades da ilha de Yeonpyeong, na fronteira marítima entre as duas Coreias, foi um novo desafio.
“Os militares de guerra devem recordar a lição do mar de fogo na ilha de Yeonpyeong”, afirma um comunicado citado pela agência de notícias oficial da Coreia do Norte.
Em 23 de novembro de 2010, as forças norte-coreanas dispararam 170 projéteis ou foguetes contra Yeonpyeong, cenário de confrontos violentos no passado entre os dois países.
O ataque, o primeiro contra uma zona habitada por civis desde a Guerra da Coreia (1950-53), matou quatro pessoas, dois soldados e dois civis, e destruiu vários imóveis.
Pyongyang alegou que o ataque foi uma resposta aos exercícios de artilharia sul-coreanos executados um pouco antes na área em disputa, durante os quais alguns disparos atingiram o espaço marítimo da Coreia do Norte.
“Se (a Coreia do Sul) se atrever a violar outra vez nossa honra e se o nosso mar, nosso espaço e nossa terra forem violados por apenas uma bala ou projétil, o mar de fogo de Yeonpyeong aumentará e engolirá a ‘Casa Azul’”, adverte o comunicado militar, em referência à residência oficial do presidente sul-coreano.
Criticado por sua passividade ante o ataque da Coreia do Norte em 2010, o Exército sul-coreano advertiu que responderá de forma contundente a qualquer agressão.



Fonte: Carta Capital

Parlamentar que cometer crime antes do mandato pode ser cassado

Jaqueline Roriz

Decisão é do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados e foi motivada após a polêmica do processo de cassação de Jaqueline Roriz, absolvida pelos colegas.



O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu hoje (23) que os deputados poderão responder a processos de cassação por crimes cometidos antes de tomarem posse.

Os integrantes do Conselho aprovaram o relatório do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), mas também decidiram que a punição só poderá ser aplicada se a irregularidade tiver sido cometida até cinco anos antes da posse.

A justificativa de que o crime era anterior ao mandato vinha sendo usada para livrar parlamentares da cassação.

A decisão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados foi provocada pelo processo recente de cassação da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), absolvida por 265 votos contra 166 e 20 abstenções da acusação de quebra de decoro parlamentar.

Jaqueline, filha do ex-governador e ex-senador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, foi flagrada em um vídeo, divulgado em março, recebendo dinheiro de Durval Barbosa, delator do chamado "mensalão do DEM" em Brasília.

Fonte: Portal nominuto.Com

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O massacre da ignorância: Moradores massacram baleias em ritual nas Ilhas Faroe


Mais um ano e a barbárie se repete. Moradores das Ilhas Faroe participam de caçada a baleias piloto durante o tradicional ritual Grindadrap de caça a baleias, nas proximidades da capital Torshavn. Os habitantes da ilha, uma província autônoma da Dinamarca, matam e comem baleias piloto todos os anos.
Moradores das Ilhas Faroe participam de caçada a baleias piloto durante o tradicional ritual Grindadrap de caça a baleias, nas proximidades da capital Torshavn. Os habitantes da ilha, uma província autônoma da Dinamarca, matam e comem baleias piloto todos os anos.

Os habitantes das Ilhas Faroe são descendentes dos vikings e se alimentam das baleias há mais de mil anos.
Faroenses usam barcos para encurralar as baleias na baía, o que facilita o abatimento dos animais e arrastam baleias abatidas.
A caça de baleias não é feita para fins comerciais, apenas para alimentação. Toda a carne acumulada é dividida igualitariamente entre os membros da comunidade local 
Faroenses arrastam baleias abatidas. O evento, que acontece anualmente, é alvo de inúmeros protestos internacionais pela sua brutalidade.


Um mar de sangue




Fonte: Portal Terra.Com

Ahmadinejad: Irã não desistirá de suas ambições nucleares

Iranianos protestam em frente à usina nuclear iraniana contra pressão pelo fim do programa (AFP)

Estados Unidos, França e Grã-Bretanha adotaram represálias contra país


O Irã não vai recuar em seu programa nuclear, apesar das novas sanções ocidentais, afirmou nesta quarta-feira o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, em um discurso transmitido ao vivo pela televisão estatal. Na véspera, o Irã já havia condenado as novas sanções econômicas anunciadas por Estados Unidos, Grã-Bretanha e outros países ocidentais por seu controverso programa nuclear e as considerou "sem efeito".

"Eu aconselho que abandonem esses métodos (sanções), não acreditem que esse mau humor, que esse mostrar de dentes e unhas vai desviar o povo iraniano em seu caminho para a tecnologia nuclear", declarou Ahmadinejad em Pakdasht , uma cidade a leste de Teerã, onde reiterou que o Irã não quer armas atômicas. "Essas ações seguem no sentido da hostilidade destes países contra nosso povo. São condenáveis e sem efeito", declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast, citando em particular Estados Unidos e Grã-Bretanha.

As sanções foram anunciadas após a divulgação de um relatório recente da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que reforça a suspeita de uma "possível dimensão militar" do programa nuclear iraniano. O Irã, por sua vez, rejeitou o novo informe da AIEA afirmando que seu programa nuclear tem apenas objetivos pacíficos.

Sanções - Um decreto da Casa Branca endureceu as represálias contra as pessoas ou empresas que fornecem ajuda material ou de desenvolvimento dos recursos petrolíferos e do setor petroquímico do Irã. Já a Grã-Bretanha anunciou horas antes a ruptura de todos os contatos com os bancos iranianos, enquanto o Canadá anunciou o bloqueio "virtual" de todas as transações com o país.

A França também propôs na segunda-feira a países como Alemanha, Estados Unidos, Japão e Canadá o congelamento "imediato" dos ativos dos bancos iranianos e a interrupção das compras de petróleo deste país para convencer  Ahmadinejad a renunciar ao seu programa nuclear militar.

(Com agência France-Presse)


Fonte:Veja.com