São Paulo – O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) coneçou hoje (24) um programa de prevenção para alunos do ensino médio, em parceria com as secretarias de Estado da Saúde e da Educação. Para lançar a iniciativa, 80 médicos do Icesp promoveram palestras sobre o tema para cerca de 24 mil adolescentes em escolas estaduais. A intenção é que projeto alcance 1,5 milhão de alunos.
O objetivo do programa é fornecer informações para que os adolescentes adotem hábitos saudáveis ao longo da vida. “Fazer com que esses jovens, que estão entrando em uma idade de fazer opções para a vida, façam boas opções visando à própria saúde”, ressaltou a diretora executiva do Icesp. Marisa Madi.
As principais recomendações são: não beber, não fumar, praticar esportes, ter uma dieta balanceada, proteger-se contra o sol e o fazer somente sexo seguro. “Dentro desses principais temas foram desenvolvidas as orientações”, disse Marisa.
Além das palestras, serão distribuídas cartilhas com informações sobre o câncer, um vídeo gravado por médicos do instituto e videoconferências com os diretores de escolas. Espera-se com isso, que esse conteúdo passe a ser difundido pelos professores durante as aulas. “Se pegar essa faixa etária, adolescentes, e trabalhar com eles as mudanças de hábitos, a gente tem uma chance muito maior de prevenir o câncer”, destacou a diretora do Icesp.
Hoje pela manhã foram proferidas as primeiras palestras. “Eles[estudantes] ficaram muitos atentos ao tema, prestaram muita atenção e fizeram muitas perguntas pertinentes”, disse Marisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário