sábado, 28 de maio de 2016

Aplicativo do Detran/RN informa sobre multas e oferece serviços


O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) lançou uma ferramenta para smartphones que promete facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo órgão. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente para os sistemas Android e IOS.

De acordo com o órgão, o app 'Detran RN' possibilita que o usuário tenha acesso rápido às informações de veículos e de CNH. Nesse sentido, é possível ter conhecimento de infrações de trânsito em aberto, licenciamento, IPVA e agendamento de vistoria veicular. Também podem ser efetivadas as solicitações de segunda via de CNH, agendamento de prova para retirada de habilitação, além de identificar os serviços oferecidos, endereços e contato das unidades do Detran em todo estado.

Para que os usuários consigam verificar as informações relacionadas a veículos, é preciso que ele disponha dos dados principais do transporte, como placa e Renavam. Já para consultas de CNH, é preciso informar o CPF do cidadão interessado. A população também pode baixar arquivos com cartilhas informativas de segurança no trânsito. Os arquivos são disponibilizados no formato PDF.

Segundo Júlio César Câmara, diretor-geral do Detran, uma nova função deve ser inserida no aplicativo: a possibilidade de baixar boletos de taxas e multas, e com isso efetuar os devidos pagamentos. “Nossa equipe está analisando o sistema para oferecer mais esta facilidade ao usuário”, disse o diretor.

Modernização
 
Outras medidas voltadas para a modernização do Detran estão em curso e devem ser implantadas nos próximos meses. Entre as ações, estão o Auto de Infração Eletrônico, que faz com que as multas sejam registradas de imediato no sistema do órgão, eliminado o talonário em papel; o monitoramento por câmeras das provas práticas de direção veicular, com arquivamento de imagem do veículo e voz dos ocupantes do mesmo e a Vistoria Veicular Eletrônica, feita por sistema que diminui o tempo médio do serviço, que hoje é realizado manual e dura cerca de 20 minutos, passando para apenas 5 minutos.

Fonte: G1 RN