sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Celulares poderão ser usados para movimentações financeiras e fazer compras

Brasília – A partir de agora, qualquer cidadão, inclusive os que não têm conta bancária, poderão receber benefícios de programas sociais, pagar contas, fazer compras ou receber créditos pelo celular. A nova regra, publicada ontem (10) no Diário Oficial da União, inclui essa ferramenta no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), que dá suporte à movimentação financeira entre agentes econômicos e permite a transferência de recursos, além de processar e liquidar pagamentos.
Com isso, o celular poderá ser usado como se fosse um cartão de banco. “Com um celular na mão, as pessoas poderão fazer toda a movimentação do recebimento do benefício até o débito no comércio local, da mesma maneira que hoje operam quando colocam créditos nos celulares pré-pagos”, explicou o senador Walter Pinheiro (PT-BA), autor do projeto original.
Segundo o senador, a medida beneficiará a qualquer pessoa, mas será mais vantajosa para as que estão fora do sistema bancário, proporcionando a elas as facilidades do uso do aparelho móvel para pagamentos e movimentações financeiras. “É o caso dos beneficiados pelo programa Bolsa Família e dos aposentados do INSS [Instituto Nacional do Seguro Social], que, muitas vezes, precisam de deslocar até cidades vizinhas para encontrar uma agência bancária”, explicou.
Além disso, aqueles que não têm contas bancárias poderão receber crédito e fazer compras pelo celular. Também será possível movimentar subvenções econômicas, como a destinada a produtores da safra 2011/2012 de cana-de-açúcar e de etanol da Região Nordeste, afetados por condições climáticas adversas.

Fonte: Agência Brasil
Agência Brasil

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

UERN: Curso de Direito da UERN em Nova Cruz tem nota 3 de acordo com o ENADE

O Ministério da Educação disponibilizou na segunda-feira (7), os resultados dos cursos de instituições que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).
Segundo os dados publicados no jornal De Fato de Mossoró, dos cursos avaliados nas instituições públicas, tiveram desempenho insatisfatórios apenas os cursos de Ciências Econômicas oferecidos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), oferecido em Mossoró, Assú, Umarizal e Pau dos Ferros. Nas três primeiras cidades, obteve média 2 e, na última, média 1.
A Uern teve apenas um curso com nota 5 – Direito, no campus avançado de Natal. Esse curso em Mossoró obteve média 4 e, em Nova Cruz, 3.
Por Luclecio Lima para o NovaCruzOficial

Fonte: novacruzoficial