sábado, 19 de janeiro de 2013

Municípios devem atualizar cadastro do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores municipais sobre a atualização dos dados cadastrais dos Municípios junto ao Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv).
Para este procedimento, os novos gestores ou representantes legais deverão procurar uma unidade cadastradora do Siconv, com os seguintes documentos em mãos:
I - cópia autenticada dos documentos pessoais do representante, em especial, Carteira de Identidade (CI) e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); e
II - cópia autenticada do diploma eleitoral, acompanhada da publicação da portaria de nomeação ou outro instrumento equivalente, que delegue competência para representar o ente, órgão ou entidade pública, quando for o caso.
O cadastramento tem validade de um ano, contado a partir do dia de aprovação pela unidade cadastradora, e deverá ter as informações atualizadas ao longo deste período sempre que houver necessidade.




Fonte: CNM/Femurn

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Cadastramento para aprovados na UFRN começa hoje(18)


Os alunos aprovados no Vestibular 2013 e no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) poderão fazer seu cadastramento na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nos dias 18, 21 e 22 de janeiro. No ato do cadastramento, os alunos também farão matrícula nas disciplinas curriculares de seus cursos.
Para os estudantes que fizeram as provas do processo seletivo em Natal ou Macaíba, o cadastramento e a matrícula serão efetuados no Ginásio de Esporte do Campus Universitário, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.  Já para os alunos que escolheram fazer as provas em Caicó, Currais Novos e Santa Cruz, o cadastramento e a matrícula devem ser feitos, das 8h às 11h e das 14h às 17h, nos respectivos municípios.
O pró-reitor de Graduação da UFRN, Adelardo de Medeiros, explicou que no ato do cadastramento também será feita a matrícula dos aprovados. “O sistema vai matricular o candidato em todas as disciplinas do semestre no seu curso automaticamente e depois o aluno poderá escolher quais disciplinas irá cursar, como os estudantes veteranos”, disse.
Todos os aprovados devem comparecer aos locais de cadastramento portando diploma ou certificado de conclusão do ensino médio, Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), quitação eleitoral e militar, além dos documentos referentes às ações afirmativas, para os que foram beneficiados por cotas sociais.
De acordo com o Calendário Universitário 2013, o início das aulas do primeiro semestre da UFRN será no dia 4 de fevereiro. “Para o segundo semestre, as vagas serão preenchidas em junho, com a segunda edição do SiSU”, explicou Adelardo Dantas de Medeiros.
As informações detalhadas sobre os dias de cadastramento de cada curso podem ser obtidas nos editais dos processos seletivos. O edital do Vestibular 2013 está disponível na página do Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE): www.comperve.ufrn.br, na seção “editais e manuais”. O certame do SiSU está, em “editais abertos”, no site da PROGRAD: www.prograd.ufrn.br.



Dn online


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Portaria da Receita Federal torna válido reparcelamento de dívidas municipais


A Medida Provisória (MP) 589/2012 – que trata das condições para o reparcelamento de dívidas previdenciárias de Estados e Municípios com a Fazenda Nacional – ainda não foi votada pelo Congresso. Todavia, a Portaria Conjunta 9/2012, da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e da Receita Federal do Brasil, regulamentou a MP. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa, portanto, que o reparcelamento pode ser solicitado pelos Municípios.
No final de 2012, muitos gestores municipais procuraram a Confederação para esclarecer dúvidas com relação às regras de acesso ao reparcelamento previsto na MP. Em meados de dezembro – após sucessivas consultas da CNM junto ao Ministério da Fazenda –, a RFB editou a Portaria e nela, divulgou as normas para a renegociação dos débitos previdenciários previstos pela Medida Provisória.
A tramitação da MP 589/2012 segue no Congresso Nacional e aguarda a análise de oito emendas sugeridas pela CNM e apresentadas pelo deputado Manoel Júnior (PMDB-PB). Como manda a Constituição Federal, uma comissão especial mista – de deputados e senadores – deve ser instalada para a apreciação da matéria.
O texto da MP e o conjunto das emendas serão analisados por um relator a ser designado na comissão especial após o retorno das atividades parlamentares, no dia 2 de fevereiro. A Confederação ressalta que o texto ainda pode sofrer modificações, a despeito de possuir força de lei desde a publicação, o que permite, portanto, a solicitação do reparcelamento.
As dúvidas dos gestores em relação a este tema podem ser sanadas pela área jurídica da CNM pelo telefone (61) 2101-6006.


Imagem ilustrativa

Fonte: Femurn

Prestação de contas deve ser realizada por sistema on-line


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta aos gestores sobre o novo sistema de prestação de contas, implantado no ano de 2012. A prestação que antes era realizada em documentos impressos, agora será feita de forma on-line, por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC).
A CNM explica que o uso de recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a título de transferências obrigatórias/legais e voluntárias/convênios, devem ser processados de forma on-line. Não será viável outra forma de prestação de contas dos recursos recebidos.
Os gestores que ainda não possuem registro no SiGPC-Contas On-line precisam fazer a atualização cadastral. Para isso, devem enviar as informações por fax e encaminhar o documento original devidamente assinado ao FNDE. Após este procedimento, o acesso ao sistema será liberado.
Segundo informações do FNDE, o cadastro inicial e a validação dos dados serão realizados pelo gestor. Depois desses registros, o gestor deverá promover o cadastro da equipe técnica responsável para continuar o processo na prestação de contas.
Como todas as prestações de contas estão contempladas pelas novas regras, também estão incluídas as que têm a exigência de emissão de parecer dos conselhos. Como nos casos dos conselhos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb – CACS) - que analisam as contas Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) - e dos conselhos de Alimentação Escolar (CAE), que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A CNM destaca que a omissão na prestação de contas ou a não regularização das pendências constatadas pelo FNDE, além de impedir o Município de receber transferências voluntárias da União, pode acarretar a instauração de Tomada de Contas Especial, conforme estabelece a Instrução Normativa STN no 1/1997.



Fonte: CNM

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Santo Antônio/RN: Vereador Júnior Nogueira poderá assumir presidência do diretório municipal do PSB

Ver. Júnior Nogueira e o Dep. Tomba
Ambos do PSB

Segundo informações repassadas ao blog, o Diretório Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) poderá ter um novo presidente.

O jovem vereador Júnior Nogueira (PSB) deverá ser o novo presidente da sigla partidária do PSB no município de Santo Antônio/RN. Atualmente o partido é comandado pelo empresário e secretário de esportes Jânio Siqueira Bezerra. 

Há quem diga que as relações do vereador com o atual presidente do PSB municipal já não andam muito bem.

Vale lembrar que a nível estadual, o PSB presidido por Wilma de Faria, e o PMDB, presidido por Henrique Alves, estão em lados opostos.



Fonte: Blog os amigos da onça

Nova busca social do Facebook: O que é?


O grande anúncio do Facebook foi a nova busca social. É um passo importantíssimo para o Facebook. Mas também é bem diferente de outros sistemas que temos por aí, e adiciona muitas formas novas de usar o Facebook. Eis como ela funciona:

A pesquisa no grafo é uma forma de classificar através do Facebook…

A primeira coisa que você vai perceber é que a busca social não é “pesquisa na web”, como o Facebook destacou. Não é onde você encontrará links para Wikipedia ou letras de músicas nem nada parecido. É um jeito de acessar informações, pessoas e coisas que já estão no Facebook. Especificamente, é para encontrar coisas que foram compartilhadas no grafo aberto, que é o recurso do Facebook que compartilha apps que você usa, fotos que você comenta, e música que você ouve para o mundo inteiro ver.

…Mas ainda assim dá resultados de busca na web…
Naturalmente, nem tudo o que você digitar no campo da busca social estará no Facebook. Então se o Facebook não tem ideia do que fazer com os termos que você procurar, ele vai mostrar resultados do Bing (que é ótimo para buscas nos EUA). Grande notícia para o Bing, mas meio ruim para o Google. A parte mais notável para o Google é que a busca social organiza informações às quais o Google não tem acesso, o tipo de informação que eles ainda não conseguiram através do Google+.

…Que está focada em quatro áreas principais…
A busca social está centrada em procurar quatro tipos de coisas: pessoas, fotos, lugares e interesses. Você pode encontrar, usando o exemplo do Facebook, programas de TV que são assistidos por doutores. Ou apps que são usados por amigos de amigos. Ou doutores que são curtidos por outros doutores. Ou fotos de cachorros de suas amigas que moram em San Francisco. Literalmente tudo do universo do Facebook que está conectado de uma forma que você quer ou que está conectado. Parece bem simples, mas é uma forma bem inteligente de usar as informações sociais que o Facebook coleta.

…E meio que funciona como um site de encontros…
A forma como você classifica as coisas é bem parecida com a maneira que você classifica em sites de encontros tradicionais. “Mulheres solteiras que vivem a 40 quilômetros de onde estou com cabelo loiro e corpo médio e que também gostam de gatos” agora é, mais ou menos, algo que você pode buscar no Facebook e conseguir uma resposta. Provavelmente vai parecer com “Amigos de amigos que são solteiros e vivem na minha cidade e são mulheres que gostam de gatos.” Ou algo assim. Você digita uma sentença na barra de pesquisa social que tem uma série de filtros, como os dos exemplos anteriores, e ele vai dar resultados baseados nisso.

…E tem um potencial de ser uma ferramenta poderosa para stalkers…
Obviamente, o Facebook está falando de avanços de privacidade, como os atalhos de algumas semanas atrás. Mas o fato é que essa é uma forma poderosa para ser maluco no Facebook. Você já consegue isso facilmente, mas ao juntar o poder de um site de encontros com seus amigos da vida real, certamente virão alguns efeitos colaterais inesperados.

…E vai ser incrivelmente mais poderoso no futuro.
Talvez a coisa mais importante que você precisa saber sobre a busca social é que vai funcionar lado a lado com o grafo aberto. O Facebook diz que qualquer coisa compartilhada no open graph vai poder ser procurada na busca social, o que significa que toda curtida, post, comentário, música ouvida, filme assistido – tudo isso estará disponível para ser procurado, filtrado e visualizado por pessoas usando a busca social.




Fonte: MSN.COM

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Novo romance de Dan Brown, "Inferno", será lançado em 14 de maio


NOVA YORK, 15 Jan (Reuters) - O novo romance do autor de "Código Da Vinci" Dan Brown será publicado em 14 de maio, informou sua editora Doubleday nesta terça-feira, depois que um quebra-cabeça nas mídias sociais digno do escritor ajudou a revelar o título.
"Inferno" apresenta o retorno do famoso simbologista de Harvard e protagonista de "Código Da Vinci" Robert Langdon, e se passa na Itália, centrando-se na obra literária "Inferno de Dante", informou a Doubleday. A tiragem inicial é de 4 milhões de cópias.
"Embora eu tenha estudado Inferno de Dante quando era estudante, foi só recentemente, enquanto pesquisava em Florença, que eu passei a apreciar a influência duradoura da obra de Dante sobre o mundo moderno", disse Brown em seu website.
"Com este novo romance, estou animado em levar os leitores a uma viagem profunda a este reino misterioso... uma paisagem de códigos, símbolos, e mais do que algumas passagens secretas", acrescentou.
"O Código Da Vinci", misterioso romance com temática religiosa e repleto de códigos, chaves, conspirações e outros símbolos enigmáticos, foi publicado em 2003 e foi transformado em um filme de sucesso estrelado por Tom Hanks. O livro ficou mais de um ano no topo da lista dos mais vendidos do New York Times.
"O Símbolo Perdido", o livro seguinte, foi lançado em 2009.
Em sintonia com o amor de Brown por quebra-cabeças, o título do livro foi revelado em seu site enquanto fãs e outras pessoas publicavam itens nas mídias sociais que faziam link para um mosaico no site. Conforme as mensagens eram colocadas, peças do mosaico eram reveladas, acabando por desvendar o título.
"Inferno" será publicado na Grã-Bretanha na mesma data pela Transworld Publishers, uma divisão do grupo Random House.
(Reportagem de Chris Michaud)

Fonte: br.reuters
Imagem: Amazon.com

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Suspensão da venda de 225 planos de saúde passa a valer a partir de hoje


A partir desta segunda-feira (14), 225 planos de saúde administrados por 28 operadoras estão proibidos de ser comercializados em todo o Brasil. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a decisão foi tomada em razão do descumprimento dos prazos máximos fixados para a marcação de consultas, exames e cirurgias.
A venda dos planos ficará suspensa até março, podendo ser prorrogada em caso de reincidência. Quem já é beneficiário dos planos suspensos não terá o atendimento prejudicado, uma vez que a suspensão consiste em impedir as operadoras de vender a novos segurados.
Desde dezembro de 2011, quando foi iniciado o monitoramento, 16 operadoras não vêm cumprindo, de forma reincidente, os critérios estabelecidos pelo governo e serão indicadas para a abertura de processo com o objetivo de corrigir as anormalidades. As outras 12 operadoras suspensas e não reincidentes deverão assinar um termo de compromisso visando à redução do número de reclamações.
Das 38 operadoras que tiveram planos suspensos em outubro do ano passado, 18 melhoraram os resultados e já podem voltar a comercializar um total de 45 planos de saúde. A lista completa de operadoras e planos de saúde suspensos pode ser acessada no site da ANS.






Da Agência Brasil via Dn Online

domingo, 13 de janeiro de 2013

Seguindo os primeiros passos humanos


Em caminhada de 7 anos, americano refaz jornada da evolução humana

Mas Salopek insiste em que seu maior objetivo não é viver uma aventura, e sim refletir sobre evolução humana.
Seu ponto de partida é Herto Bouri, área na Etiópia povoada por humanos durante meados da Idade da Pedra.
"Paleontologistas encontraram um fóssil de Homo sapiens lá que pode ter até 160 mil anos de idade", explica Salopek. "Quero refazer os caminhos da primeira diáspora humana para fora da África, 50 mil a 70 mil anos atrás, da forma mais autêntica possível, a pé."
Do vale Rift, ainda na Etiópia, ele rumará com tribos nômades ao mar Vermelho e à Arábia, terminando o ano provavelmente em Jerusalém ou Amã.
O passo seguinte é caminhar pela região da Eurásia, em direção ao leste asiático, China e Sibéria.
Só sua passagem pela China deverá levar 14 meses.
"Pegarei um barco no estreito de Bering para chegar ao Novo Mundo (continente americano) e à Terra do Fogo (extremo sul da América do Sul), onde nossos ancestrais chegaram cerca de 12 mil anos atrás - o último canto continental do mundo a ser colonizado por nossos antepassados."
Um dos caminhos possíveis
A rota de Salopek - cuja viagem será paga pela National Geographic e cujo site será financiado pela Fundação Knight - segue um entre diversos caminhos que podem ter sido usados pelos humanos para avançar pelo mundo.
Nossos antepassados chegaram à Europa (a pé) e à Austrália (por barco) cerca de 45 mil anos atrás. Muitas das viagens foram malsucedidas, explica Toomas Kivisild, palestrante de genética evolucionária na Universidade de Cambridge.
Salopek, que também é biólogo, afirma que os humanos evoluíram seu entendimento do mundo durante suas caminhadas, após desenvolver a habilidade de andar sobre dois pés, 3 milhões de anos atrás.
"Há uma base neurológica para isso", diz. "Pode-se argumentar, (do ponto de vista) evolucionário, que fomos desenhados para absorver informação a 5km por hora (a média de velocidade da caminhada)."
Logística
Andar por sete anos pelo mundo pode ser uma atividade solitária, mas Salopek contará em alguns momentos com a companhia de sua esposa, uma artista, e de tradutores e auxiliares, que o ajudarão a mover-se pelos 36 países da jornada.
Nem todos os dias serão de caminhada, diz ele. "Haverá lugares em que ficarei por semanas, ou meses. Por outros, passarei o mais rápido possível."
Salopek tentará levar cerca de 20kg de bagagem - incluindo um laptop ultraleve, equipamentos de comunicação e de acampamento. Mas ele diz que tentará "usar o máximo possível das economias locais, reabastecendo meus suprimentos em mercados regionais".
Mesmo quando acompanhado, Salopek sabe que ficará vulnerável à ação de ladrões e outros criminosos, em especial ao passar por lugares turbulentos, como a própria Etiópia ou o conflagrado Oriente Médio.
Mas diz que a ideia de uma caminhada tão longa o diverte. "Muitas vezes me desloquei a pé ou através de mulas e canoas nas histórias que cobri. Gosto muito de andar."

Contar histórias

Ao mesmo tempo, ele quer desenvolver - ou redescobrir - sua habilidade jornalística de contar histórias.
A cada 160km, ele vai gravar o som das redondezas, um vídeo de um minuto, uma foto panorâmica e perguntar à pessoa mais próxima: "Quem é você? De onde veio? Para onde vai?"
"É um projeto para tentar estender nosso período de atenção (a uma história), numa época em que a quantidade de informação nos sobrecarrega", opina.
Salopek passou anos trabalhando como correspondente estrangeiro (período em que ganhou dois prêmios Pulitzer) e compara o jornalismo atual ao "fast food".
"Sinto falta de textura, cor e sabor", diz, alegando que suas histórias terão mais profundidade "simplesmente porque me moverei mais lentamente".
Para ele, "se houvesse mais gente prestando atenção no que está acontecendo nos campos de refugiados na fronteira afegã-paquistanesa, se (nós jornalistas) tivéssemos tempo de não apenas reagir a crises, talvez houvesse menos crises para reportar".




Fonte: Portal UOL.COM

Câmara teve mais projetos de lei para fazer homenagens do que para educação ou saúde em 2012


No ano passado, os deputados federais apresentaram mais projetos de lei com propostas de homenagens do que em importantes áreas sociais, como educação ou saúde.
De um total de 1.653 projetos, 106 sugerem a criação de datas comemorativas, mudanças de nome de trechos de rodovia, viadutos e aeroportos ou a concessão do título de "capital nacional" de alguma coisa para municípios. Os números dos que contemplam as áreas de educação e saúde foram menores: 94 e 95,
O tema que mais recebeu atenção dos parlamentares foi relativo ao setor do trabalho e emprego (137 projetos de lei). Em seguida, aparecem propostas nas áreas de desenvolvimento urbano e trânsito (124), administração pública (123), tributação (118) e direitos humanos (114). Veja tabela completa no final.
O levantamento foi feito pelo UOL com base em dados fornecidos pela Câmara dos Deputados. A divisão por temas também foi passada pela Casa. Os projetos estão em diferentes estágios de tramitação e a maior parte não virou lei ainda.

Exemplos de proposta

As propostas de homenagem incluem a criação de datas para celebrar, por exemplo, o cicloturismo, o açaizeiro, a inclusão telefônica e os blogueiros e blogueiras. Outras proposições de data pretendem chamar a atenção para problemas de saúde, como a cardiopatia congênita e o câncer bucal.
 Algumas são curiosas, como a que defende a instituição do Dia Nacional da Eubiose em 10 de agosto. No seu projeto, o deputado William Dib (PSDB-SP) justifica que esse é o dia de fundação da Sociedade Brasileira de Eubiose, organização religiosa que prega a vida "em perfeita harmonia com as leis universais", segundo o site da entidade.
 Entre os projetos de lei para reconhecer a primazia de determinado município em algum aspecto, há propostas para conferir à cidade paulista de Orlândia o título de "Capital Nacional do Futsal" e à paranaense Terra Roxa o mérito de ser a "Capital Nacional da Moda Bebê". Nenhum deles virou lei ainda.

Educação

Na área de educação, foram propostos no ano passado 94 projetos de lei, entre eles um que torna obrigatório o ensino de libras (Língua Brasileira de Sinais) na formação inicial e continuada dos professores da educação básica. Outro propõe o uso do saldo do FGTS para pagar curso de ensino superior. Também tramita na Câmara um projeto que determina que quem se forme em universidade pública preste serviços à sociedade durante um ano.

Saúde

Em relação à saúde, os deputados trouxeram 95 projetos à Câmara. Um deles trata da venda fracionada de medicamentos em clínicas veterinárias e pet shops. Outro estabelece que os locais de realização de prova de vestibular e concurso público tenham postos de atendimento médico.
Um terceiro trata da obrigação de haver o consentimento dos dois cônjuges antes que um se submeta a procedimento de esterilização. Há ainda a proposta de obrigar as unidades de saúde a instalarem câmeras de segurança em unidades de terapia intensiva neonatal, berçários e maternidades.
Projeto que chama a atenção é o que dispõe sobre a criação do "Programa Segunda Sem Carne", que propõe que toda segunda-feira a carne e seus derivados fiquem fora do cardápio dos restaurantes dentro de órgãos públicos, incluindo escolas.

Outras áreas

Também há um projeto de lei que proíbe o uso de cerol em pipa e outro que faz modificações na legislação sobre licitação para incentivar a contratação de pessoas com mais de 50 anos. Há ainda um que determina a internação compulsória para tratamento médico de estupradores contumazes, com opção de castração química, e outro que proíbe o uso de algemas em mulheres antes, durante e depois do parto.
No total, a Casa recebeu 1.841 projetos, mas nem todos foram de deputados: 14 vieram de outros órgãos da Casa, como comissões; outros 20, do Executivo; 128, do Senado; 26, do Judiciário; e 4, da Procuradoria Geral da República.



  • Arte UOL


Fonte: UOL.COM

Análise do hálito pode identificar infecção no pulmão, diz estudo


Pesquisadores infectaram camundongos com a 'Pseudomonas aeruginosa' (Foto: Wikimedia Commons)

Pesquisadores da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, sugerem que a análise do hálito de um paciente pode detectar bactérias do pulmão e diagnosticar infecções em minutos, ao invés das semanas geralmente necessárias para exames usuais com o mesmo objetivo.

O diagnóstico de infecções do tipo tradicionalmente envolve coletar uma amostra que é usada para o cultivo da bactéria em um laboratório.
A bactéria é então testada e classificada, para que os especialistas possam avaliar qual o antibiótico mais adequado para o tratamento.
Já o método que analisa o hálito é bem mais rápido e menos invasivo, segundo os pesquisadores.
Para este estudo, os cientistas do Colégio de Medicina da Universidade de Vermont analisaram compostos orgânicos voláteis (VOC, na sigla em inglês) detectados no hálito que é exalado, vindo dos pulmões. Com estes compostos, eles podem identificar bactérias diferentes e também variedades diferentes da mesma bactéria.
A pesquisa foi publicada na revista especializada Journal of Breath Research.

Bactérias

Os pesquisadores infectaram camundongos com duas bactérias comuns em infecções de pulmão, a Pseudomonas aeruginosa e a Staphylococcus aureus.
Depois de 24 horas, eles colheram amostras do hálito dos camundongos.
Os compostos no hálito dos roedores foram analisados usando uma técnica chamada espectrometria de massa secundária com ionização por electrospray (SESI-MIS, na sigla em inglês), que é capaz de detectar elementos extremamente pequenos presentes no hálito.
Os pesquisadores encontraram uma diferença "estatística significativa" entre os perfis do hálito dos ratos infectados com as bactérias e aqueles que não foram infectados.
Eles também conseguiram diferenciar duas bactérias diferentes e duas variedades diferentes da Pseudomonas aeruginosa.
Jane Hill, uma das autoras do estudo, afirmou que ainda existem alguns obstáculos e os testes do novo exame continuam.
"Agora estamos colaborando com colegas para retirar amostras de pacientes e demonstrar os pontos fortes e as limitações da análise de hálito", afirmou.



Fonte: BBC Brasil