sábado, 18 de fevereiro de 2012

Robô feito de DNA pode tratar o câncer

 Trecho de DNA usado em robô

São Paulo - Cientistas do Wyss Institute, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, criaram um nano-robô feito com partes de DNA capazes de transportar moléculas para dentro de células do corpo humano.
Essa tecnologia pode permitir que instruções sejam repassadas para células. Portanto, pode representar um grande passo para a Medicina, já que no caso de células cancerígenas, por exemplo, podem se autodestruir pela apoptose, ou seja, morte celular programada.
O robô foi criado sob a forma de um barril aberto, cujas duas metades são ligadas por uma dobradiça. O método apelidado de DNA origami foi desenvolvido com base na ação de algumas das células de defesa do corpo humano, conhecidas como glóbulos brancos. Ele utiliza formatos tridimensionais de DNA e é o primeiro a usar fragmentos com o objetivo de transmitir mensagens moleculares.
O recipiente pode conter vários tipos de cargas. Portanto, ele pode incluir moléculas específicas com instruções codificadas, que podem interagir com a superfície de células de sinalização de receptores. Durante os estudos, as células de linfoma e de leucemia câncer foram atacadas.
Segundo os cientistas, a vantagem do uso do DNA como meio transportador está no fato do material ser biodegradável e compatível com o nosso corpo.


Fonte: Infoabril.com

Aquecimento global torna aves mais promíscuas

 Pardais e outros pássaros trocam mais de parceiros quando o clima é extrem


Estudo de mais de 100 espécies concluiu que em locais com climas extremos, ela tendem a trocar de parceiros mais frequentemente

PromíscuoQue tem o caráter da promiscuidade; misturado; agregado confusamente; sem ordem nem distinção: reunião promíscua.

Cada dia que passa fica mais difícil para que pássaros consigam encontrar o parceiro ideal, e as mudanças climáticas não estão ajudando. Tanto que pesquisadores descobriram que ocorre um aumento na ‘taxa de divórcio’ destes animais quando o clima começa a ficar bagunçado. De acordo com Carlos Botero, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, a imprevisibilidade do clima faz com que os pássaros troquem ainda mais de parceiros.

Carlos Botero chegou a conclusão de que a troca de parceiros aumenta cerca de 10% quando as espécies de pássaros então em um ambiente completamente imprevisívelm ou seja, quando os períodos e frequências de estação seca e chuvosa não são consistentes.

O pesquisador compilou dados de diversos estudos sobre centenas de espécies de animais, como andorinhas, falcões, pardais, gaivotas e patos. Depois, combinando os dados sobre infidelidade com dados sobre chuva e temperatura no habitat destas espécies, Botero concluiu que pássaros que vivem em climas que variam mais tendem a trair mais.

Troca de parceiros e infidelidade são fatos comuns na maioria das espécies de pássaros, que dividem o ninho com um parceiro por alguns meses ou anos, mas podem ter filhotes fora do ‘casamento’, ou mudam de parceiros de uma temporada de acasalamento para outra. Porém de acordo com o estudo da Universidade da Carolina do Norte, publicado no periódico científico Plos One, a troca de parceiros está sendo intensificada.
A explicação está no fato de que a alteração do cenário ambiental faz com que um parceiro que tinha boas condições de prover alimento, pode não ser tão ideal em condições climáticas diferentes.

Para compreender este aumento da ‘taxa de divórcio’ é preciso levar em consideração que a qualidade de um parceiro em potencial depende do contexto em que os animais estão inseridos, explica Botero. “O que é preciso entender é que quando o clima muda, uma série de coisas também muda no ambiente e desta forma, o parceiro ‘ideal’ também muda”, disse ao iG. Ele conta que nas ilhas Galápagos, pássaros com bicos grandes conseguem mais alimentos durante a estação de pouca chuva. “mas se o clima muda e a quantidade de chuva aumenta e o período chuvoso dura mais tempo, pássaros com outra características vão conseguir mais alimentos”, disse.

Botero afirma que acordo com a variação climática, “é esperado que cada vez mais ocorra o aumento na incidência de infidelidade e ‘divórcio’, pois os animais tentam corrigir ou minimizar as consequências de seus erros”. O pesquisador também lembra que, no entanto, alguns lugares do mundo estão ficando com o clima cada vez mais fixo. “Por isso, não espero não espero um crescimento continuo e geral das taxas de divórcio e infidelidade dos pássaros. Em alguns lugares analisamos que elas diminuíram”, disse.



Fonte: IG.COM

JERNS: Coordenadoria divulga calendário para 2012


Os JERNS, considerado o maior evento esportivo estudantil do país, serão iniciados, em sua etapa regional, no dia 01 de junho, com as competições entre as escolas da 7ª Diretoria Regional de Educação (Dired) sediada no município de Santa Cruz. Prosseguem entre os dias 13 e 23 de junho na regional de Apodi, 13ª Dired.

As competições na regional de Umarizal (14ª) ocorrem de 14 a 24 de junho. Os jogos na regional de Macau (6ª DIRED) acontecem de 09 a 18 de julho. Ainda no mesmo mês, dia 25 serão iniciados os jogos da regional de Pau dos Ferros (15ª DIRED) e dia 26, começam os jogos da regional de João Câmara (16ª DIRED).

As competições escolares da regional de Currais Novos (9ª DIRED) acontecem de no período de 06 a 16 de agosto. Na regional de Parnamirim (2ª DIRED), os jogos serão disputados de 07 a 16 de agosto. Ainda no mês de Agosto, os jogos serão realizados no período de 08 a 18 na regional de Caicó, Assu (10 a 20), Mossoró (16 a 26) e Nova Cruz (17 a 27).

"Este ano estamos divulgando o calendário com antecedência para que as escolas possam se programar melhor para os eventos esportivos. Nosso objetivo é sempre primar pela organização e estimular a maior participação dos estudantes na prática de esportes", afirma o coordenador da Codesp, Oswaldo Gomes.

A fase final dos JERNS, realizada em Natal, tem abertura prevista para o dia 11 de outubro. O evento, em sua fase final, deve ser realizado no período de 11 a 22 de outubro. A premiação do atleta ouro será no mês de novembro.

JERNINHOS

O calendário também registra a realização dos encontros regionais de educação física e desporto escolar no mês de abril ( 1ª, 2ª, 5ª, 3ª, 4ª e 7ª Direds), mês de maio ( 6ª , 16ª, 12ª, 13ª, 9ª  e 10ª  Direds). Os encontros regionais da 8ª, 14ª, 15ª e 11ª Direds acontecerão em junho.  O Fórum Estadual de Educação Física e Desporto Escolar está previsto para o mês de setembro.

A abertura dos Jerninhos está marcada para o dia 11 de maio,  enquanto as competições do campeonato das escolas Estaduais e municipais ( CEEMS) acontecem  de 16 a 26 de agosto.

O calendário anual da CODESP traz como novidades a realização da 1ª Copa de Futebol Escolar, Festival Esportivo Escolar da Zona Norte, e o Festival de Dança Escolar.


Fonte: Tribuna do Norte

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O Mito da Caverna do filósofo Platão e a trilogia MATRIX: O mito que ultrapassou os séculos e que permanece sempre atual na vida humana.

1ª Parte

A trilogia Matrix não será lembrada como um marco no cinema apenas pela tecnologia usada no campo dos efeitos visuais. O enredo do filme – que para muitos é apenas mais uma fita de ação nos moldes de Hollywood – é de uma riqueza simbólica impressionante! Assim que ganhou as telonas do mundo inteiro em 1999, a primeira parte (“The Matrix”) suscitou as mais diversas análises de críticos, psicanalistas e se tornou até mesmo tema de trabalhos acadêmicos aqui no Brasil.
Exemplo disso foi o que fez a amiga e colega de Jornalismo, Steffania Tollomeotti. A sua monografia final de curso foi um estudo bastante oportuno desse filme, que é comparado por ela com o “Mito da Caverna”, esboçado há cerca de 2.400 anos pelo filósofo grego Platão. Ele alerta para o risco do conhecimento humano poder ser usado para camuflar a realidade, ou seja, para enxergarmos o mundo pela ótica da aparência (os sentidos), e não da essência (a razão).
No Mito da Caverna, o filósofo descreve uma situação hipotética em que algumas pessoas teriam passado toda a sua vida dentro de uma caverna, acorrentadas. Iluminados apenas pela luz de uma fogueira, esses prisioneiros viam projetadas na parede as sombras de tudo que passava lá fora. Para eles aquilo era a única realidade. No dia em que um deles consegue se soltar e fugir, a verdade muda de plano. Ele descobre que a realidade é algo completamente diferente de tudo que seus olhos se acostumaram a ver. Deslumbrado, o ex-prisioneiro resolve voltar à caverna para contar aos companheiros o que descobriu. Ninguém aceita a sua versão de mundo.
Steffania encontrou em Matrix um elo com essa famosa alegoria platoniana. A Matrix, descrita no filme, nada mais é do que uma pseudo realidade. No seu enredo um futuro bastante nebuloso aguarda a humanidade, que termina aprisionada por sua própria criação, a inteligência artificial. As máquinas, que criaram a Matrix, inseriram quase todos os seres humanos em uma realidade virtual, onde vivem uma vida que não é, de fato, a sua.
A personagem principal – o hacker Neo (vivido por Keanu Reeves) – é tirada dessa falsa realidade (como a caverna da história de Platão) pelos humanos que escaparam do domínio da Matrix. Um deles, Morpheus (interpretado por Laurence Fishburne), foi apontado no estudo da jornalista como aquele prisioneiro do Mito da Caverna que se vê na obrigação de retornar para avisar aos demais que eles estão sendo enganados; que a realidade é algo totalmente diferente.
Já no primeiro filme da trilogia Neo é convencido de que é muito mais do que um ser humano libertado da prisão criada pelas máquinas. Ele é apontado pelo Oráculo como o Predestinado – ansiosamente aguardado para destruir a realidade virtual e salvar a todos. É possível ver aí nitidamente uma associação com o simbolismo do Messias. Análises por essa vertente dão ao personagem de Keanu Reeves o mesmo papel de Cristo. Isso fica bem claro no segundo filme – “Matrix Reloaded”, pelo menos na perspectiva dos seres humanos que conseguiram se rebelar e se unir em uma cidade construída no centro da Terra. Eles acreditam no poder do Predestinado e em sua missão genuinamente divina.
Psicanalistas fazem outra leitura possível e dizem que Matrix reedita a jornada do herói, um tema que se repete desde os nossos mais antigos ancestrais. Esta jornada, que requer coragem, obstinação e honestidade, é uma espécie de metáfora do processo de crescimento psicológico e auto-realização do ser humano. O herói normalmente precisa abandonar a sua terra, a sua família, as suas certezas em busca de algo muito maior. Ele enfrenta muitos obstáculos e inimigos terríveis; tudo para fazer o bem (normalmente a outras pessoas).
Em Matrix Neo passa por todas as dúvidas quanto a sua condição de Predestinado. Ele sofre, pois precisa mudar a visão que tem de si próprio. A profecia diz que o Predestinado mudará o mundo e salvará a humanidade. Só que a personagem não acredita que seja capaz de tal feito. Numa visão psicanalítica, este é exatamente o segredo para a vitória do herói: para mudar o mundo basta mudar a si mesmo. Do lado de fora da obra cinematográfica, para nós a jornada do herói traz como grande ensinamento o fato de que o nosso destino é realizar o que verdadeiramente somos, mas ainda não aceitamos.


Filosofia




2ª Parte


O Mito da Caverna(Platão)
reprodução
   Platão    (428-347)
O Mito da Caverna narrado por Platão no livro VII doRepublica é, talvez, uma das mais poderosas metáforas imaginadas pela filosofia, em qualquer tempo, para descrever a situação geral em que se encontra a humanidade. Para o filósofo, todos nós estamos condenados a ver sombras a nossa frente e tomá-las como verdadeiras. Essa poderosa crítica à condição dos homens, escrita há quase 2500 anos atrás, inspirou e ainda inspira inúmeras reflexões pelos tempos a fora. A mais recente delas é o livro de José Saramago A Caverna.
A Condição Humana
Platão viu a maioria da humanidade condenada a uma infeliz condição. Imaginou (no Livro VII de A República, um diálogo escrito entre 380-370 a.C.) todos presos desde a infância no fundo de uma caverna, imobilizados, obrigados pelas correntes que os atavam a olharem sempre a parede em frente. O que veriam então? Supondo a seguir que existissem algumas pessoas, uns prisioneiros, carregando para lá para cá, sobre suas cabeças, estatuetas de homens, de animais, vasos, bacias e outros vasilhames, por detrás do muro onde os demais estavam encadeados, havendo ainda uma escassa iluminação vindo do fundo do subterrâneo, disse que os habitantes daquele triste lugar só poderiam enxergar o bruxuleio das sombras daqueles objetos, surgindo e se desafazendo diante deles. Era assim que viviam os homens, concluiu ele. Acreditavam que as imagens fantasmagóricas que apareciam aos seus olhos (que Platão chama de ídolos) eram verdadeiras, tomando o espectro pela realidade. A sua existência era pois inteiramente dominada pela ignorância (agnóia).
Libertando-se dos grilhões
Se por um acaso, segue Platão na sua narrativa, alguém resolvesse libertar um daqueles pobres diabos da sua pesarosa ignorância e o levasse ainda que arrastado para longe daquela caverna, o que poderia então suceder-lhe? Num primeiro momento, chegando do lado de fora, ele nada enxergaria, ofuscado pela extrema luminosidade do exuberante Hélio, o Sol, que tudo pode, que tudo provê e vê. Mas, depois,
reprodução (estátua de Rodin)
   Livre é quem pensa
 aclimatado, ele iria desvendando aos poucos, como se fosse alguém que lentamente recuperasse a visão, as manchas, as imagens, e, finalmente, uma infinidade outra de objetos maravilhosos que o cercavam. Assim, ainda estupefato, ele se depararia com a existência de um outro mundo, totalmente oposto ao do subterrâneo em que fora criado. O universo da ciência (gnose) e o do conhecimento (espiteme), por inteiro, se escancarava perante ele, podendo então vislumbrar e embevecer-se com o mundo das formas perfeitas.








As Etapas do Saber
Com essa metáfora - o tão justamente famoso Mito da Caverna - Platão quis mostrar muitas coisas. Uma delas é que é sempre doloroso chegar-se ao conhecimento, tendo-se que percorrer caminhos bem definidos para alcançá-lo, pois romper com a inércia da ignorância (agnosis) requer sacrifícios. A primeira etapa a ser atingida é a da opinião (doxa), quando o indivíduo que ergueu-se das profundezas da caverna tem o seu primeiro contanto com as novas e imprecisas imagens exteriores. Nesse primeiro instante, ele não as consegue captar na totalidade, vendo apenas algo impressionista flutuar a sua frente. No momento seguinte, porém, persistindo em seu olhar inquisidor, ele finalmente poderá ver o objeto na sua integralidade, com os seus perfis bem definidos. Ai então ele atingirá o conhecimento (episteme). Essa busca não se limita a descobrir a verdade dos objetos, mas algo bem mais superior: chegar à contemplação das idéias morais que regem a sociedade - o bem (agathón), o belo (to kalón) e a justiça (dikaiosyne).

reprodução


O Visível e o Inteligível

reprodução
   No exercício da vida
Há pois dois mundos. O visível é aquele em que a maioria da humanidade está presa, condicionada pelo lusco-fusco da caverna, crendo, iludida que as sombras são a realidade. O outro mundo, o inteligível, é apanágio de alguns poucos. Os que conseguem superar a ignorância em que nasceram e, rompendo com os ferros que os prendiam ao subterrâneo, ergueram-se para a esfera da luz em busca das essências maiores do bem e do belo (kalogathia). O visível é o império dos sentidos, captado pelo olhar e dominado pela subjetividade; o inteligível é o reino da inteligência (nous) percebido pela razão (logos). O primeiro é o território do homem comum (demiurgo) preso às coisas do cotidiano, o outro, é a seara do homem sábio (filósofo) que volta-se para a objetividade, descortinando um universo diante de si.

O Desconforto do Sábio
Platão então pergunta (pela boca de Sócrates, personagem central do diálogo A República), o que aconteceria se este ser que repentinamente descobriu as maravilhas do mundo dominado por Hélio, o fabuloso universo inteligível, descesse de volta à caverna? Como ele seria recebido? Certamente que os que se encontram encadeados fariam mofa dele, colocando abertamente em dúvida a existência desse tal outro mundo que ele disse ter visitado. O recém-vindo certamente seria unanimemente hostilizado. Dessa forma, Platão traçou o desconforto do homem sábio quando é obrigado a conviver com os demais homens comuns. Não acreditam nele, não o levam a sério. Imaginam-no um excêntrico, um idiossincrático, um extravagante, quando não um rematado doido (destino comum a que a maior parte dos cientistas, inventores, e demais revolucionários do pensamento tiveram que enfrentar ao longo da história).





Quais as Alternativas

reprodução (Platão e Aristóteles, detalhe de Rafael)
   A sabedoria deve ser    partilhada
Deveria por isso o sábio então desistir? O riso e o deboche com que invariavelmente é recebido fariam com que ele devesse se afastar do convívio social? Quem sabe não seria preferível que ele se isolasse num retiro solitário, com as costas voltadas para a cidade. Hostil à idéia da vida monacal ao estilo dos pitagóricos, Platão foi incisivo: o conhecimento do sábio deve ser compartilhado com seus semelhantes, deve estar à serviço da cidade. O filósofo cheio de sabedoria e geometria que leva uma existência de eremita, acreditando-se um habitante das ilhas afortunadas, de nada serve. Isso porque a lei não se preocupa em assegurar a felicidade apenas para uma determinada classe de cidadãos (no caso, os sábios), mas sim se esforça para "realizar a ventura da cidade inteira". A liberdade que os sábios (o conhecimento dá aos seus portadores a sensação de liberdade) parecem gozar não é para eles "se voltarem para o lado que lhes aprouver, mas para fazê-los concorrer ao fortalecimento do laço do Estado".

O Governo dos Sábios

reprodução
   O governo deve ser dos    sábios
Platão não ficou apenas na recomendação de que os sábios devem socializar o conhecimento. Ousou ir bem mais além. Justamente por eles, os filósofos, serem menos "apressados em chegar ao poder" (sabendo perfeitamente distinguir o visível do inteligível, a imagem da realidade, o falso do verdadeiro), é que devem ser chamados para a regência das sociedade. A presença deles impediria as sedições e as intermináveis lutas civis internas tão comuns 
reprodução
   O filósofo e o seu    discípulo
entre os diversos pretendentes rivais, "gente ávidas de bens particulares", sempre em luta, divergindo com espadas, na tentativa de ficar com o poder. O governo da cidade cabe pois aos mais instruídos e aos que manifestam mais indiferença ao poder, ainda que seja a característica do sábio "o desprezo pelos cargos públicos", pela simples razão deles terem sido os únicos a terem vislumbrado o bem, o belo e o justo.

Os Dois Mundos de Platão

Mundo visívelMundo invisível
A sua geografia limita-se ao espaço sombrio da cavernaÉ todo universo fora da caverna, o espaço composto pelo ar e pela terra inteira
Caracteriza-se pela escuridão, é um mundo de sombras, de lusco-fusco, de imagens imprecisas (ídolos)Dominado pela claridade exuberante de Hélio, o Sol que tudo ilumina com seus raios esplendorosos, permitindo a rápida identificação de tudo, alcançando-se assim a ciência (gnose) e o conhecimento (episteme)
Nele o homem se encontra encadeado, constrangido a olhar só para a parede na sua frente, ficando com a mente embotada, preocupando-se apenas com as coisas mesquinhas do seu dia-a-diaPlenitude do homem liberto da opressiva caverna, podendo investigar e inquirir tudo ao seu redor conhecendo enfim as formas perfeitas
Homem dominado pelas sensações e pelos sentidos mais primáriosHomem orientado pela inteligência (nous) e pela razão (logos)
Em situação de desconhecimento e ignorância (agnosis)Em condições de cultivar a sabedoria e a busca pela verdade e pelo ideal da junção do bem com o belo (kalogathia)
Condição em que se encontra o homem comumCondição do filósofo



Fonte da 2ª Parte: Educaterra

Municípios podem inscrever projetos culturais beneficiados pela Lei Rouanet


Já está aberto o prazo para inscrição de projetos que queiram ser beneficiados pela Lei Rouanet, no exercício de 2012.  A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que este benefício segue o artigo 5º da Instrução Normativa 1, que estabelece o período de cadastramento de propostas de 1° de fevereiro a 30 de novembro de cada ano. 
Podem apresentar propostas pelo mecanismo de incentivo fiscal no Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic): pessoas físicas com atuação na área cultural (artistas, produtores culturais, técnicos da área cultural etc.); pessoas jurídicas públicas de natureza cultural da administração indireta (autarquias, fundações culturais etc.). Além destes, pessoas jurídicas privadas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, (empresas, cooperativas, fundações, ONG’s, Organizações Culturais etc.). 
O objetivo do programa é estimular a produção, distribuição e o acesso aos produtos culturais, como CDs, DVDs, espetáculos de dança, teatrais, musicais, filmes. Dar acesso também a produções na área do audiovisual, livros nas áreas de Ciências Humanas, artes, exposições, revistas, cursos e oficinas na área da cultura, jornais, proteção e conservação do patrimônio histórico e artístico. Desta forma, busca incentivar a difusão da cultura brasileira e a diversidade regional e étnico-cultural.   
Segundo o Ministério da Cultura (MinC), os incentivadores que apoiarem o projeto poderão ter o total ou parte do valor desembolsado deduzido do imposto devido, dentro dos percentuais permitidos pela legislação tributária. Para empresas, até 4% do imposto devido; para pessoas físicas, até 6% do imposto devido. A dedução concorre com outros incentivos fiscais federais, sem, contudo, estabelecer limites específicos, o que poderá ser aplicado em sua totalidade no incentivo à cultura. A opção é do contribuinte. 
A Confederação Nacional de Municípios alerta aos Municípios e seus gestores, para que fiquem atentos aos projetos de interesse das comunidades locais. O poder público pode e deve estimular os produtores locais a participar com projetos que, uma vez contemplados, beneficiem as produções culturais locais. 
Para os interessados, o primeiro passo é o cadastramento do usuário no Salic através do site do MinC. 
Pronac

O Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), disponibiliza diversos mecanismos de incentivo aos realizadores de projetos culturais. Os interessados podem contar com o Fundo Nacional da Cultura, do Mecenato e do Fundo Nacional de Investimento Cultural e Artístico (Ficart). Antes de obterem o apoio destes mecanismos, devem conseguir a aprovação do Minc. Os interessados podem tirar suas dúvidas e entender melhor o assunto no manual criado pelo ministério, disponível no site.


Acesse aqui o site para fazer sua inscrição

Acesse aqui o manual do Minc



Fonte: Femurn

Lula encerra tratamento contra câncer e vai para casa



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou nesta sexta-feira (17) o tratamento contra o câncer na laringe, diagnosticado no final de outubro de 2011. Lula teve alta após a última sessão de radioterapia e continuará em recuperação em casa, em São Bernardo do Campo (SP), informou boletim divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês.

No período de recuperação, o ex-presidente receberá assistência fonoaudiológica e fisioterápica e, dentro de  quatro a seis semanas, ele fará exames para avaliar os resultados do tratamento.

Torcedor do Corinthians, Lula é o homenageado deste ano da Escola de Samba Gaviões da Fiel, ligada ao atual campeão brasileiro de futebol. No entanto, por recomendação da equipe médica, o ex-presidente não deverá participar do desfile da Gaviões.

Lula deixa o hospital após quase uma semana de internação. O ex-presidente chegou ao hospital no último sábado (11) reclamando da falta de apetite e fadiga causados pela radioterapia, iniciada no começo de janeiro. Exames detectaram uma inflamação na laringe e no esôfago devido ao tratamento. Cerca de um mês antes, Lula já se queixava de um incômodo na garganta, especialmente quando comia.

Em dezembro, como resultado das sessões de quimioterapia, Lula já havia conseguido uma diminuição de 75% no tumor, que tinha 3 centímetros quando diagnosticado. Nesta fase do tratamento, o ex-presidente ia ao hospital, onde recebia a primeira dose de medicamentos, e voltava para casa. O restante da medicação era ministrado em casa por meio de um catéter.

A doença levou o ex-presidente a raspar o cabelo e a barba, que eram seus traços mais marcantes. Na ocasião, a assessoria de Lula divulgou fotos de sua mulher, Marisa Letícia, cortando o cabelo do ex-presidente.


Da Agência Brasil

Militão de Azevedo: O Fotógrafo que retratou São Paulo no Século XIX

Rua da Quitanda (Militão Augusto de Azevedo)
Foi por abrigar o primeiro mercado de frutas da cidade, no século XVI, que a Rua da Quitanda, no centro, ganhou esse nome. Em 1887, quando o fotógrafo Militão Augusto de Azevedo (1837-1905) clicou a imagem acima, pepinos e bananas tinham dado lugar a vários empreendimentos comerciais. A partir do dia 25, a Caixa Cultural (Praça da Sé, 111, tel.: 3321-4400) exibe esta e outras 24 fotos de Azevedo na mostra Memória da Cidade — São Paulo Antes e Depois dos Arranha-Céus. Suas imagens serão confrontadas com registros recentes do fotógrafo Renato Suzuki e ilustrarão um curso sobre a história da cidade. (Vejasp.abril.com)

Militão Augusto de Azevedo (Rio de Janeiro, 1837 — São Paulo, 1905) é considerado um dos mais importantes fotógrafos brasileiros da segunda metade do século XIX.

Desenvolveu paralelamente as carreiras de ator e fotógrafo, atuando na Companhia Joaquim Heleodoro (de 1858 a 1860) e na Companhia Dramática Nacional (de 1860 a 1862), com quem se mudou para São Paulo aos 25 anos de idade. Ainda na década de 1850 trava conhecimento com os proprietários do ateliê Carneiro & Gaspar, para o qual passa a trabalhar como retratista. A experiência de Militão no teatro exerceu uma influência importante em seu estilo de fotografar. Enquanto outros fotógrafos da época dedicavam-se primordialmente ao maior mercado da época, o de retratos, nota-se que ele levou a efeito uma liberdade artística e criativa bastante exclusiva ao escolher a paisagem urbana como alvo de seus registros.
Cria o estúdio Photographia Americana em 1875, onde, além de figuras ilustres como Castro Alves, Joaquim Nabuco, Dom Pedro II e a Imperatriz Teresa Cristina, recebe uma clientela mais popular do que a dos demais estúdios instalados em São Paulo. Inclusive o preço cobrado pelas fotos era um dos mais baratos da cidade: cinco mil réis, o equivalente ao preço de cinco passagens para a Penha. A localização do ateliê, em frente à Igreja do Rosário, frequentada principalmente pela população negra, provavelmente explica a grande quantidade de negros fotografados, bem como a maneira em que estes aparecem nas fotos, não como escravos, mas como cidadãos comuns. Muitos outros registros mostram também coristas e artistas de teatro.
Apesar da popularidade cada vez maior do mercado fotográfico, em 1884, enfrentando sérios problemas comerciais, Militão decide colocar o Photographia Americana à venda, o que leva a efeito em 1885, leiloando seus móveis e equipamentos e viajando para a Europa. Provavelmente influenciado pela febre dos álbuns mostrando as cidades européias, tem a idéia de produzir um álbum focado nas mudanças da vista urbana da cidade de São Paulo.
Em 1887, Militão divulga o "Álbum Comparativo de Vistas da Cidade de São Paulo (1862-1867)", definindo um modelo para o estilo de fotografia paisagística urbana com enfoque na comparação entre épocas distintas. Realizou outros álbuns da mesma espécie, destacando-se entre eles "Vistas da Cidade de São Paulo" (1863), "Álbum de vistas da Cidade de Santos" (1864-65) "Álbum de vistas da Estrada de Ferro Santos Jundiaí" (1868) e "Álbum Comparativo de Vistas da Cidade de São Paulo (1862-1887)" (1887).
Em 1996 a coleção de mais de 12.000 fotos produzidas por Militão de Azevedo é adquirida pela Fundação Roberto Marinho e doada ao Museu Paulista da Universidade de São Paulo.

Algumas fotos de Militão de Azevedo

Linhas de bonde
Rua das casinhas
Av. paulista, 1902
 Vista em direção ao Largo de São Francisco

Rua da Glória
 Faculdade de Direito
Rua da Constituição

Fonte:Wikipédia

Imagem mostra área de formação de estrelas em constelação



A imagem divulgada pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) mostra nuvem molecular na constelação do Touro, a 450 anos-luz da Terra. A área é um local de formação de estrelas e tem filamento de poeira cósmica com mais de 10 anos-luz de comprimento .




Fonte: Uol.Com

Carnaval 2012: Programação do carnaval da cidade de Santo Antônio/RN




Acontece de sábado a terça-feira, na quadra do centro da cidade o Carnaval do povo.

Confira abaixo a Programação:

Sábado 18/02

17:00h – Bloco JC folia
21:00h - Abertura do Carnaval, com o Pagode Serra Samba.(Quadra)


Domingo 19/02

13:00h – Desfile das Kengas em Redenção.
17:00h – Bloco Os Dominados e Unidos da Cajazeiras.
21:00h – Cleiton Show(Quadra).

Segunda Feira 20/02

17:00h – Bloco Burro Elétrico.
21:00h – Swing do Verão(Quadra)

Terça Feira 21/02

21:00h – Encerramento com Salatiel Show.(Quadra)



Por Audy acciole