sábado, 4 de janeiro de 2014

Ponte da Dinastia Ming reaparece após baixo nível de lago na China

A redução do nível do maior lago de água doce da China revelou uma ponte histórica construída na época da dinastia Ming, informa a imprensa chinesa.

Os vestígios da ponte de 2.930 metros de comprimento surgiram nas margens do lago Poyang após a queda do nível de suas águas, com a redução das chuvas e o impacto ambiental provocado pela faraônica represa das Três Gargantas.
Segundo especialistas, a ponte, de granito, foi construída há 400 anos durante a dinastia Ming (1368-1644).

O imenso lago Poyang, na província central de Jiangxi, cobria uma superfície de 4.500 quilômetros quadrados.


Segundo uma reportagem do canal estatal CCTV exibida em novembro, o lago cobre agora menos de 1.500 km2, o que está acabando com a forma de vida das comunidades locais de pescadores e com a fauna e a flora do ecossistema.


Fonte: info.abril.com


O que foi a Dinastia Ming

A Grande Muralha da China; embora as muralhas de terra batida dos antigos Estados Guerreiros foram combinadas em um muro unificado sob as dinastias Qin e Han, a grande maioria dos tijolos e pedras da Grande Muralha como ela é vista hoje é resultado da Dinastia Ming.


A Dinastia Ming foi a dinastia que governou a China de 1368 a 1644, depois da queda da Dinastia Mongol dos Yuan acabando com o período de caos iniciado por Sima Yan em 263. A dinastia Ming foi a última dinastia na China comandada pelos Hans (o principal grupo étnico da China), antes da rebelião liderada, em parte por Li Zicheng, e logo depois substituído pela Dinastia Manchu dos Qing. Embora a capital Ming, Pequim, tenha sucumbido em 1644, os restos do trono e do poder dos Ming (coletivamente denominado Ming Meridional) sobreviveram até 1662.

O Estado comandado pelos Ming construiu uma vasta marinha e um exército permanente de um milhão de soldados.1 Embora tenha existido comércio marítimo privado e missões tributárias oficiais nas dinastias anteriores, a frota tributária do almirante eunuco muçulmano Zheng He no século XV superou todas as outras em tamanho absoluto. Durante este período, havia um enorme número de projetos de construções, incluindo a restauração do Grande Canal e da Muralha da China e, também, a criação da Cidade Proibida, em Pequim, durante o primeiro quarto do século XV. As estimativas para a população no final da Dinastia Ming variam de 160 a 200 milhões de pessoas.2 A Universidade de Calgary afirma que "os Ming criaram um dos maiores períodos de organização governamental e estabilidade social na história da humanidade."3

O Imperador Hongwu (r. 1368-1398) tentou criar uma sociedade de comunidades rurais auto-suficientes em um sistema rígido e imóvel que não teriam qualquer necessidade de se envolver com a vida comercial dos centros urbanos. Sua reconstrução da base agrícola chinesa e o reforço das redes de comunicação através do sistema militarizado de correio, acabou por criar o inesperado efeito da superprodução agrícola, cujo excedente era vendido nos crescentes mercados localizados ao longo das rotas de correio. A cultura rural e o comércio logo se tornaram influenciados pelas tendências urbanas. As classes mais ricas da sociedade, consagrados como a classe dos aristocratas acadêmicos, também foram afetadas por esta nova cultura baseada no consumo. Através da tradição, famílias de comerciantes começaram a produzir candidatos a oficiais acadêmicos e adotaram traços culturais e práticas típicas da classe dos aristocratas. Paralelamente a esta tendência que envolve as classes sociais e a expansão do consumo comercial, aconteceram as mudanças na filosofia social e política, na burocracia e nas instituições governamentais, e também nas artes e na literatura.

Cidade Proibida

Até o século XVI a economia da Dinastia Ming foi estimulada pelo comércio marítimo com portugueses, espanhóis e holandeses. A China, então, se envolveu em um novo comércio mundial de bens, plantas, animais e culturas alimentares conhecido como o intercâmbio colombiano. O comércio com as potências europeias e os japoneses trouxeram grandes quantidades de prata, que em seguida substituíram o cobre e as notas de papel como a moeda de troca principal na China. Durante as últimas décadas da Dinastia Ming, o fluxo de prata na China tinha diminuído muito, comprometendo assim as receitas estatais e, de fato, toda a economia Ming. A economia sofreu ainda mais com os graves efeitos sobre a agricultura da ainda incipiente Pequena era do gelo do século XVIII, das calamidades naturais, das más colheitas, das epidemias frequentes. A consequente fragmentação do poder e da diminuição do padrão de vida das pessoas permitiu que líderes rebeldes como Li Zicheng desafiassem a autoridade dos Imperadores Ming.(wikipédia)

MEC divulga as notas do Enem 2013

Quem participou da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas foram aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, já podem conferir as notas obtidas.
Os resultados estão disponíveis no site no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para acessar o portal, os candidatos precisam ter em mãos o CPF e a senha de cadastro (a mesma usada para se inscrever no exame).
A partir da próxima segunda (6), estarão abertas as inscrições para o Sisu (sistema de Seleção Unificada),  pelo qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. O prazo para as inscrições termina na sexta, dia 10.

Em 2013, pela primeira vez, o Enem teve a adesão de todas as 59 universidades federais do País, que vão utilizá-lo como critério único ou como parte do processo de seleção.




Com informações: INEP e IG.COM

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Contran institui simulador de direção para habilitação na categoria B

A partir de agora, quem for tirar carteira de motorista na categoria B terá de usar um simulador de direção antes das aulas práticas. A medida instituída por meio de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) entrou em vigor no dia 31 de dezembro de 2013. Ela é destinada a alunos de auto-escolas que desejam habilitação para conduzir veículo motorizado com lotação máxima de oito pessoas.
De acordo com o Contran, o uso do equipamento viabilizará melhor formação de condutores, por permitir a exposição a situações virtuais sem comprometer a segurança e a integridade do motorista e de seu instrutor. Pela nova regra, após as aulas teóricas, os alunos deverão ter cinco horas de treinamento com o simulador para, só depois, começarem as aulas de direção nas ruas.
Os Centros de Formação de Condutores, ainda segundo o Conselho, só poderão utilizar o equipamento previamente certificado e posteriormente homologado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Esse será responsável pela fiscalização do cumprimento dos requisitos e exigências definidas.
A área técnica de Trânsito da Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que a nova obrigatoriedade segue uma tendência mundial. A simulação de condições de trânsito como etapa preliminar às aulas práticas é uma forma de avaliar a coordenação motora dos candidatos e a habilidade para direção de veículos automotores.

Medidas

No entanto, a entidade ressalta que, por outro lado, a providência não pode estar isolada na tarefa de formar o cidadão para conduzir veículo. Para a CNM outras medidas também são necessárias, como por exemplo: ampliar a carga horária de aulas práticas de direção; viabilizar que o candidato se submeta as reais condições de trafego – incluindo situações de maior risco, como em rodovias e horário noturno; e atuação mais rigorosa dos órgãos de trânsito para que façam valer as penas restritivas ao direito de dirigir.
Nos Estados Unidos, estudos realizados pelo National Center Injury indicam que o uso do simulador pode reduzir até à metade o número de acidentes nos primeiros 24 meses de habilitação. Já, segundo o Ministério das Cidades, a maior parte dos acidentes está associada à imprudência ao volante, que engloba desobediência à sinalização, abuso da velocidade e direção sob efeito de álcool. Outra parcela dos acidentes ocorridos no Brasil credita-se à falta de competências para a direção.

Testes

Estudos feitos no Brasil, durante o desenvolvimento do protótipo ideal de simulador de direção, comprovaram que os caminhoneiros que tiveram aulas com o uso do simulador provocaram menos acidentes após obtenção da carteira do que aqueles que não fizeram uso do equipamento.


Imagem Ilustrativa

Com informações da Agência Brasil

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Advogado é multado por revelar pseudônimo de JK Rowling

O advogado responsável por revelar que JK Rowling era a verdadeira autora de um romance policial vendido sob o pseudônimo de Robert Galbraith foi multado em 1.000 libras esterlinas (1.650 dólares) e recebeu uma advertência por escrito de um órgão britânico de supervisão do Judiciário.
Chris Gossage, sócio do escritório de advocacia Russells Solicitors, que representava a autora de Harry Potter, revelou um dos maiores segredos do mundo editorial para a melhor amiga de sua mulher, que, em seguida, mandou um tuíte para um jornalista revelando a verdadeira identidade de Galbraith.

Rowling, escritora de maior vendagem da Grã-Bretanha, ficou furiosa ao descobrir que fora um sócio do escritório de advocacia que a representava, com sede em Londres, quem havia vazado a informação de que ela era a autora de "The Cuckoo's Calling".

O material de divulgação do livro o descrevia como obra de estreia de Galbraith, um policial militar aposentado.

Depois de tomar medidas legais contra Gossage e sua amiga Judith Callegari, Rowling aceitou o pedido de desculpas do escritório de advocacia, que pagou os custos do processo e fez uma doação substancial, de valor não revelado, a uma instituição de caridade de sua preferência, a Soldier's Charity.

A Autoridade de Regulamentação da Advocacia informou em uma sentença divulgada esta semana que Gossage recebeu uma advertência por escrito e uma multa de 1.000 libras esterlinas por revelar informação confidencial de um cliente para uma terceira pessoa.

Ninguém do Russells Solicitors estava disponível de imediato para comentar o assunto. O nome de Gossage ainda consta como sócio da firma, a qual deixou claro que revelar o nome de Rowling foi um erro e não uma jogada de marketing.


Na época, Rowling, de 48 anos, disse que havia sido "maravilhoso" publicar sem alarde ou expectativa e ouvir comentários sobre o livro, sob um nome diferente, mesmo que isso tenha significado que algumas editoras rejeitassem a obra, como também havia acontecido quando ela tentou publicar os primeiros da série Harry Potter.


Reuters - imagem: AP
Fonte: estadao.com.br

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

MEC divulga oferta de vagas para o Sisu

O Ministério da Educação divulgou ontem (31) a lista com as instituições que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2014, além dos respectivos cursos e número de vagas de ensino superior ofertadas. As inscrições para o Sisu começam no dia 6 de janeiro e serão encerradas no dia 10 de janeiro.
Podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 e que não tenham zerado a redação.
O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 13 de janeiro e da segunda chamada, no dia 27. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br.
O Sisu é um sistema informatizado desenvolvido pelo Ministério da Educação onde instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. A seleção é feita pelo sistema com base na nota obtida pelo candidato. O candidato pode escolher até duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Durante todo o período de inscrição, o estudante poderá alterar a opção de curso ou cancelar a inscrição.

Agência Brasil

domingo, 29 de dezembro de 2013

PREFEITURAS: último repasse do FPM do ano será creditado amanhã, segunda-feira, 30

Amanhã, 30 de dezembro, será creditado na conta das prefeituras o último repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do ano de 2013. O valor referente à 3.ª parcela será de R$ 1.687.665.458,39, em valores já descontados a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, com a retenção do Fundo, o montante será de R$ 2.109.581.822,99.

Em comparação com o terceiro decêndio de dezembro de 2012, este repasse está maior apenas 0,80% em termos nominais. Já a comparação do mês em relação ao mesmo período do ano passado, o montante do FPM apresenta uma queda -1,7% em termos reais, ou seja, descontando a inflação do período.


Durante o ano o FPM acumulou um total de R$ 74,0 bilhões, e apresentou um crescimento de 1,5%. O valor é maior que o acumulado do mesmo período de 2012 quando acumulou R$ 72,9 bilhões, em termos reais, ou seja, descontando a inflação do período.

Veja aqui os valores por Estado

Fonte: CNM

Pesquisador se descobre psicopata ao analisar o próprio cérebro


Casado e pai de três filhos, James Fallon, professor de psiquiatria e comportamento humano da University of California, Irvine (UCI), disse à BBC Brasil que a descoberta fez com que ele reavaliasse seus conceitos a respeito de quem era. E transformou suas convicções enquanto cientista.
A experiência de Fallon, descrita no livro The Psychopath Inside, teve grande repercussão na internet.
Comentando o caso, um neurologista ouvido pela BBC disse que estamos interpretando os conhecimentos gerados pela genética de maneira "perigosa".
"Os profissionais estão atribuindo importância excessiva para a carga genética de uma pessoa, como se isso, por si só, fosse capaz de determinar o futuro de um ser humano", disse Eduardo Mutarelli, professor do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Para ele, a experiência de Fallon ajuda a reequilibrar o debate que contrapõe a influência da herança genética à do meio (nesse caso em particular, a influência civilizadora da família e da sociedade sobre o indivíduo).

Revelação Perturbadora

A descoberta de Fallon aconteceu em 2005, quando ele analisava tomografias de cérebros de assassinos em série na universidade. Ele queria ver se encontrava alguma relação entre os padrões anatômicos dos cérebros desses pacientes e seu comportamento.
Fallon explicou que, para ter uma base de comparação, tinha colocado na pilha tomografias de membros de sua própria família – a ideia era usá-los como modelos de cérebros "normais".
Ao chegar ao fim da pilha, onde estavam os exames de sua família, o cientista viu uma tomografia que mostrava um padrão claro de patologia. "O exame mostrava baixa atividade em certas áreas dos lobos frontal e temporal que estão associadas à empatia, moralidade e ao auto-controle".
Fallon contou que, no começo, pensou que fosse um engano. Mas feitas as checagens, o neurocientista, que estudava psicopatas há mais de duas décadas, viu-se às voltas com uma realidade um tanto quanto incômoda: o cérebro representado naquele exame era seu.
"As mesmas áreas do cérebro estavam completamente apagadas, como nos piores casos que eu tinha visto", disse Fallon.
Para se certificar, Fallon fez mais algunas investigações.
Exames do seu DNA confirmaram que ele tinha genes alelos associados à ausência de empatia e comportamento agressivo e violento.
Fallon também se submeteu a um teste usado por muitos pesquisadores e psicólogos para avaliar tendências antisociais e psicopáticas, a Robert Hare Checklist.
"Psicopatas alcançam acima de 30 pontos no teste de Robert Hare", disse Fallon. "A pontuação máxima é 40. Eu alcanço 18, 20 ou 22. Tenho vários traços em comum com psicopatas, só não sou criminoso. Nunca matei nem estuprei ninguém e prefiro vencer uma discussão com argumentos do que com força física", diz.

Charme perigoso

Análise mostrou que cérebro de Fallon tinha traços em comum com psicopatas

Fallon contou que quando compartilhou suas descobertas com a família e com amigos, eles não se surpreenderam. Gradualmente, o neurologista começou a se ver do ponto de vista das pessoas que o conheciam bem.
"Tive várias conversas reveladoras com minha mãe. Ela me disse que sempre percebeu um lado sombrio em mim e tomava cuidado especial para neutralizar essas tendências e incentivar outras, mais positivas", conta.
Nessas conversas, a mãe também contou ao filho que vários antepassados dele pelo lado paterno tinham sido criminosos temidos. Entre eles, Lizzie Borden, acusada de matar o pai e a madrasta em 1892.
Para a esposa, era como se existissem dois James Fallon convivendo num único homem.
"Sou casada com duas pessoas, uma é inteligente, engraçada e afetuosa. A outra é um sujeito perverso, de quem eu não gosto", disse a mulher do neurologista em uma entrevista para a TV.
"Tenho muito jeito para lidar com estranhos, faço muita caridade. Mas sou uma decepção como marido. Posso ver um bebê que não conheço e ficar com os olhos cheios de lágrimas, mas não sinto uma conexão emocional profunda com minha própria família", diz.
Fallon descreveu alguns dos traços típicos de um psicopata: "Psicopatas possuem um narcisismo agressivo, charme, desenvoltura aliada a superficialidade, senso de superioridade, tendência a manipular, são emocionalmente rasos, não sentem culpa, remorso ou vergonha".
"Podem ser magnânimos e generosos, mas são emocionalmente frios", afirma.
Teria Hitler, por exemplo, sido um psicopata?
"Não. Hitler era capaz de sentir empatia pelas pessoas e tinha relacionamentos próximos, então eu diria que ele não era um psicopata. Já Stalin, por exemplo, tenho quase certeza de que sim. Ele não era próximo nem dos próprios filhos", observa.
"A capacidade – ou não - de sentir empatia é essencial para se establecer se uma pessoa é um psicopata", diz o neurologista.

Amor de Mãe

James Fallon diz não ter dúvidas de que foi o amor da família que impediu que ele realizasse seu "potencial" e se tornasse um criminoso violento.
"Sou uma pessoa agressiva e vingativa, gosto de manipular as pessoas, sinto prazer no poder. Mas todos foram tão amorosos comigo, tenho uma mãe afetuosa e uma esposa maravilhosa", afirma.
"Além disso, não tive experiências de abandono, abuso ou traumas violentos na infância. Tudo isso neutralizou minha biologia", relata.
O neurologista confessou que não teria feito essa afirmação cinco anos antes. "Eu costumava achar que a genética era tudo. Hoje, estou convencido de que a biologia é importante, mas a genética pode ser modificada pelo meio ambiente", diz.

Gene X Meio

Para Fallon, descoberta lhe mostrou importância do ambiente sobre o desenvolvimento pessoal

As revelações de James Fallon, descritas no seu livro e em palestras - algumas disponíveis na internet - revivem um debate que há muito intriga especialistas: somos produto da nossa herança genética ou do meio em que vivemos?
Para o neurologista da USP e do Hospital Sírio Libanês Eduardo Mutarelli, o caso de Fallon reforça o papel da sociedade (ou seja, do meio) na formação do indivíduo. E ajuda a combater uma certa tendência "determinista" na forma como nosso potencial genético vem sendo interpretado por médicos hoje.
"A genética hoje trabalha muito com probabilidades, com potencial genético e fatores de risco", disse Mutarelli.
O médico citou como exemplo doenças como o Mal de Alzheimer ou o Mal Parkinson.
"Com o conhecimento atual, sabemos que existe uma certa carga genética associada a essas doenças. Mas você carrega um certo fator de risco e isso vai se transformar em doença caso outras coisas contribuam para isso", explicou.
"Você não se cuida, não come direito, esses são fatores de risco para que a pessoa venha a desenvolver a doença", observa.
Mas trazendo a discussão de volta para o caso de James Fallon, Mutarelli faz uma ressalva: "No caso dele, se ele tem um exame de imagem de cérebro que é igual ao de um psicopata, ele só não é psicopata porque foi bem educado".
"O lobo frontal está desregulado, a alteração existe na experiência dele e a ressonância mostra a alteração, ou seja o gene foi ativado. Ele só não é um serial killer por causa da família", reforçou o professor.

E concluindo: "O jeito de mudar o mundo é educando".



Fonte: BBC Brasil