A partir de agora,
quem for tirar carteira de motorista na categoria B terá de usar um simulador
de direção antes das aulas práticas. A medida instituída por meio de resolução
do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) entrou em vigor no dia 31 de dezembro
de 2013. Ela é destinada a alunos de auto-escolas que desejam habilitação para
conduzir veículo motorizado com lotação máxima de oito pessoas.
De acordo com o
Contran, o uso do equipamento viabilizará melhor formação de condutores, por
permitir a exposição a situações virtuais sem comprometer a segurança e a
integridade do motorista e de seu instrutor. Pela nova regra, após as aulas
teóricas, os alunos deverão ter cinco horas de treinamento com o simulador
para, só depois, começarem as aulas de direção nas ruas.
Os Centros de
Formação de Condutores, ainda segundo o Conselho, só poderão utilizar o
equipamento previamente certificado e posteriormente homologado pelo
Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Esse será responsável pela
fiscalização do cumprimento dos requisitos e exigências definidas.
A área técnica de
Trânsito da Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que a nova obrigatoriedade
segue uma tendência mundial. A simulação de condições de trânsito como etapa
preliminar às aulas práticas é uma forma de avaliar a coordenação motora dos
candidatos e a habilidade para direção de veículos automotores.
Medidas
No entanto, a entidade
ressalta que, por outro lado, a providência não pode estar isolada na tarefa de
formar o cidadão para conduzir veículo. Para a CNM outras medidas também são
necessárias, como por exemplo: ampliar a carga horária de aulas práticas de
direção; viabilizar que o candidato se submeta as reais condições de trafego –
incluindo situações de maior risco, como em rodovias e horário noturno; e
atuação mais rigorosa dos órgãos de trânsito para que façam valer as penas
restritivas ao direito de dirigir.
Nos Estados Unidos,
estudos realizados pelo National Center Injury indicam que o uso do simulador
pode reduzir até à metade o número de acidentes nos primeiros 24 meses de
habilitação. Já, segundo o Ministério das Cidades, a maior parte dos acidentes
está associada à imprudência ao volante, que engloba desobediência à
sinalização, abuso da velocidade e direção sob efeito de álcool. Outra parcela
dos acidentes ocorridos no Brasil credita-se à falta de competências para a
direção.
Testes
Estudos feitos no Brasil,
durante o desenvolvimento do protótipo ideal de simulador de direção,
comprovaram que os caminhoneiros que tiveram aulas com o uso do simulador
provocaram menos acidentes após obtenção da carteira do que aqueles que não
fizeram uso do equipamento.
Imagem Ilustrativa
Com informações da
Agência Brasil
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