sábado, 10 de setembro de 2011

Basquete do Brasil volta às Olimpíadas depois de 16 anos.


Seleção masculina de basquete bate República Dominicana e resgata tradição do esporte no país


Foram 16 anos de espera desde a aposentadoria de Oscar, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, para que o torcedor brasileiro voltasse a ver a seleção masculina de basquete de volta às Olimpíadas. Neste sábado, a seleção comandada pelo argentino Rúben Magnano venceu a República Dominicana por 83 a 76 no Pré-Olímpico de Mar del Plata e garantiu-se pela primeira vez, desde 1996, no mais importante evento esportivo do mundo. O Brasil esta em Londres 2012. Marcelinho Machado acertou cinco bolas de três pontos no jogo e foi o destaque da classificação brasileira.
Magnano, que devolveu o Brasil ao Jogos, tem no currículo um título olímpico com a Argentina em 2004. O técnico foi responsável pela reestruturação da seleção e apostou em jovens atletas como Rafael Hettsheimer para suprir as ausências de astros da NBA como Nenê e Leandrinho. Os dois alegaram problemas particulares para não irem ao Pré-Olímpico.
Anderson Varejão, outro brasileiro na NBA, está contundido e também não disputou o torneio. O único jogador que disputa a liga americana, Tiago Splitter, foi titular do time na competição, mas não foi protagonista. Tal papel ficou a cargo de Marcelinho Huertas, Marquinhos e ao veterano Marcelinho Machado, que já tentara ir às Olimpíadas nas duas últimas edições.
O Brasil, agora, aguarda a definição entre Argentina e Porto Rico, que disputam a outra vaga do continente americano ainda neste sábado. O vencedor do jogo disputa a final da competição contra o Brasil neste domingo, às 21h. O Brasil já bateu a Argentina no torneio.
O Brasil ficou fora das três últimas edições das Olimpíadas. (Sydney, em 2000, Atenas, em 2004 e Pequim, em 2008). A participação em Londres será a 14ª da seleção masculina nos Jogos. O basquete é modalidade olímpica desde 1936 (17 edições). O Brasil só tem menos participações que os Estados Unidos no basquete (16 a 13). O Brasil disputou 100 jogos em Olimpíadas e conquistou 58 vitórias.
A seleção masculina conquistou três vezes a medalha de bronze nos Jogos OIímpicos, todas nos tempos áureos do esporte no país: em 1948 (Londres), 1960 (Roma) e 1964 (Tóquio). Na mesma época, o Brasil foi bicampeão mundial em 1959 e 1963.
O jogo
A classificação histórica do Brasil veio após uma partida muito equilibrada. A República Dominicana já havia derrotado a seleção brasileira no duelo válido pela primeira fase e mais uma vez ofereceu bastante resistência na defesa.
O primeiro tempo teve alternância no placar entre as duas seleções, mas o Brasil teve o controle do jogo por maior parte do tempo. O primeiro quarto terminou com vitória parcial brasileira por 18 a 17. O primeiro tempo terminou com vantagem do Brasil por 39 a 36 com Marcelinho Machado como destaque, com 10 pontos.
Na volta do intervalo, o Brasil melhorou e se manteve à  frente do placar. O time chegou a abrir oito pontos de vantagem e foi para o último período vencendo por 62 a 55. No 4º quarto, com ótima atuação, o Brasil se manteve à frente e chegou a abrir 10 pontos. Com o controle do jogo, o time fechou o jogo em 83 a 76 e está de volta a Londres.

Fonte: IG.COM

Cosern convoca potiguares para cadastramento de tarifa social.

Mais de 65 mil famílias devem fazer o cadastro sob pena de perderem o benefício a partir do mês de setembro.



Até o final do mês de setembro, as 65 mil famílias potiguares que têm direito a Tarifa Social de Energia deverão procurar a sede da Cosern para efetuarem o cadastramento sob pena de perder o subsídio tarifário. 

Estão aptos a receberem o benefício as famílias com consumo acima de 40 kWh e que tenham renda mensal per capita de até meio salário mínimo e que possuam NIS, número que comprovam a condição financeira.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), todos os clientes residenciais com consumo acima de 65 kWh deveriam se cadastrar até o último mês de agosto para manter o subsídio tarifário, que concede descontos de até 65% na conta de energia.

Os consumidores que não possuem NIS, mas atendem aos critérios de renda, devem inicialmente procurar a prefeitura do município onde residem, solicitar a inscrição no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), obtendo assim o seu NIS, que deverá ser informado à Cosern. 


Fonte: Nominuto.com

Concurso Público para professores no RN.


 

Comissão responsável pelo Concurso Público para o magistério divulga número de vagas a serem preenchidas

O próximo Concurso Público para professores da rede estadual de ensino disponibilizará 3,5 mil vagas a serem distribuídas em cinco pólos no RN. Esse número foi contabilizado pela Comissão responsável pelo certame após apreciar as necessidades de cada Dired. O processo está em tramitação no Executivo, e as reuniões da Comissão ocorrem semanalmente. Como representantes do Sinte na Comissão, estão o professor Rômulo Arnaud e a professora Vera Lúcia Alves Messias.
Além de definir o quantitativo geral de vagas, foi discutida a forma de distribuição dos profissionais considerando, também, as disciplinas que compõem a grade curricular. Após o levantamento, a comissão chegou aos seguintes números:
Pólo 1: 1ª e 2ª DIREDs: 961 vagas;
Pólo 2: 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 16ª DIREDs – 1.282 vagas; 
Pólo 3: 7ª, 9ª e 10ª DIREDs - 365 vagas;
Pólo 4: 8ª, 11ª, e 12ª DIREDs - 433 vagas;
Pólo 5: 13ª, 14ª e 15ª DIREDs - 459 vagas.
De acordo com os representantes da Secretaria de Educação na Comissão do Concurso, essas necessidades de profissionais foram informadas pelas DIREDs. A diretora jurídica do Sinte e representante da entidade na Comissão, Vera Messias, disse que as vagas a serem geradas devido a Lei do Piso ainda serão reivindicadas pelo Sindicato. Os novos cargos precisarão ser criados por meio de Projeto de Lei, a ser aprovado pela Assembleia Legislativa.

Fonte: Sinte-RN

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Egito: manifestantes invadem embaixada de Israel no Cairo.


Manifestante segura a bandeira egípcia enquanto carros são queimados em frente à embaixada israelense no Cairo.


09 de setembro de 2011  19h28  atualizado às 21h01

A embaixada de Israel no Cairo foi invadida na noite desta sexta-feira por manifestantes que jogaram milhares de páginas de documentos "confidenciais" de um dos escritórios da embaixada, indicou um jornalista da AFP, que ouviu "muitos tiros" no bairro. Segundo o Ministério da Saúde, citado pela emissora estatal, 235 pessoas ficaram feridas em confrontos entre manifestantes e policiais. Uma pessoa morreu de um ataque do coração.
Os disparos, cuja procedência exata não pôde ser determinada em um primeiro momento, pareciam vir das imediações de uma delegacia localizada perto da embaixada, no bairro da Guiza, na margem oeste do Nilo. Carros policiais também foram incendiados ou destruídos.
Vários documentos recolhidos pelo jornalista da AFP provêm visivelmente dos serviços diplomáticos israelenses, alguns escritos em árabe, mas que levam selos diplomáticos israelenses e se apresentam como mensagens de funcionários israelenses a seus colegas egípcios.
Policiais questionados nas imediações do edifício não estavam em condições de dar informações sobre a situação dentro da sede diplomática. Um porta-voz da embaixada contatado por telefone também não fez comentários.
Segundo testemunhas citadas pela agência oficial Mena, os manifestantes invadiram uma sala reservada aos arquivos diplomáticos, no andar em que estão os escritórios da chancelaria. A polícia lançou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão que se reuniu na rua em frente ao edifício.
À tarde, manifestantes armados com martelos, barras de ferro e cordas destruíram o muro erguido nos últimos dias pelas autoridades egípcias em frente à missão diplomática. A embaixada já sofreu várias manifestações recentemente.
Um dos manifestantes retirou a bandeira israelense da embaixada, que estava no alto desse edifício de vinte andares, o segundo ato semelhante em um mês. Segundo um jornalista da AFP no local, o homem jogou a bandeira na rua, em meio a gritos de alegria dos demais.
As relações entre os dois países atravessam uma fase delicada desde a morte de cinco policiais egípcios assassinados em 18 de agosto em um ataque das forças israelenses na região de Eliat, que faz fronteira com o Egito. O Egito foi o primeiro país árabe a fazer um acordo de paz com o Estado hebreu em 1979.
Durante todo o dia, milhares de pessoas se reuniram na Praça Tharir em uma manifestação intitulada "Sexta-feira de retorno ao bom caminho". Os manifestantes atenderam aos apelos de organizações laicas e de esquerda, principalmente dos movimentos de jovens, para reivindicar o poder que está nas mãos do Exército desde a queda do presidente Hosni Mubarak em fevereiro, além de reformas e democracia.
Manifestações foram realizadas também nas cidades de Alexandria, no Mediterrâneo, e em Suez, na entrada sul do canal, indicou a agência de notícias Mena. As passeatas foram boicotadas pela organização Irmandade Muçulmana e por outros movimentos islamitas.
"Nenhuma das demandas da revolução foram atendidas", disse Ibbrahim Ali, 38 anos, técnico agrícola de Beheira. "Será indigno para o povo egípcio esquecer as promessas da revolução", afirmou um religioso encarregado de conduzir a tradicional oração muçulmana da sexta-feira na praça.
Os militantes laicos, ainda pouco organizados, duvidam que as eleições legislativas sejam realizadas, como previsto, neste outono. Eles não apoiam os islamitas, nem os funcionários do governo anterior, e exigem a reforma do sistema eleitoral. Reivindicam também um calendário para a restituição do poder aos civis, e pedem, principalmente, o fim da utilização massiva dos tribunais militares para o julgamento de civis.
Muitos criticam o julgamento de Mubarak, acusado de ter responsabilidade nas ordens de atirar nos manifestantes durante a revolta popular que o derrubou do poder (25 de janeiro a 11 de fevereiro). Alguns denunciam a convocação de policiais que prestaram depoimentos que deram a sensação de limpar a culpa do ex-presidente. O julgamento deve ser retomado no domingo com a audiência do principal líder do país, o marechal Hussein Tantaui, chefe do Conselho Supremo das Forças Armadas (CSFA), que será ouvido como testemunha-chave.


Fonte: Portal Terra.com               

BNDES aprova R$ 396,5 milhões para construção de estádio em Natal.



O BNDES aprovou financiamento no valor de R$ 396,5 milhões para construção da Arena das Dunas, em Natal (RN), que será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.


Os recursos equivalem a 75% do valor total do projeto, de acordo com teto estabelecido pelo programa BNDES ProCopa Arenas. O empréstimo foi tomado pela Sociedade de Propósito Específico (SPE) Arena das Dunas Concessão e Eventos S/A (ADCE), controlada pelo grupo OAS. A SPE será responsável por construir e operar o equipamento por um prazo de 20 anos, de acordo com o modelo de concessão administrativa definido pelo governo do Estado.Da mesma maneira que ocorre com o Itaquerão, estádio do Corinthians que terá 20 mil lugares em arquibancadas móveis, a estrutura temporária será de responsabilidade do governo estadual.
A Arena das Dunas será erguida no lugar dos atuais Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado (Machadão) e Ginásio Humberto Nesi (Machadinho), que serão demolidos. Prevista para estar concluída em dezembro de 2013, a nova Arena terá 32 mil assentos permanentes. A eles serão acrescidos, durante a Copa do Mundo, 10.000 assentos temporários, para que seja atendida a exigência mínima da Fifa, de 40 mil lugares.
De acordo com o consórcio construtor, o projeto seguirá o padrão internacional das arenas multiuso, de modo que o espaço possa funcionar também como centro de negócios, lazer e cultura, recebendo desde feiras de negócios até eventos como festivais de músicas. Estima-se que, até sua conclusão, o empreendimento gere cerca de mil empregos diretos e outros 1.350 indiretos.

Fonte: UOL.COM

Santo Antônio e mais 37 Municípios do RN tem FPM zero no início de setembro.



Setembro negro para os municípios. De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é a principal fonte de recursos de boa parte das cidades do Rio Grande do Norte, terá este mês queda de 26% em relação a agosto. A previsão inicial era de queda de 15%.
O resultado disso é que pelo menos 38 prefeituras , segundo levantamento feito pela FEMURN, amanheceram hoje com saldo zero nas contas de FPM após a dedução da contribuição para o INSS.
E o que é mais preocupante: no próximo dia 20, muitos dos municípios que tiveram a conta zerada hoje deverão ter de novo saldo zero. Detalhe: no dia 20, as Prefeituras são obrigadas, por lei, a efetuar o repasse do duodécimo para manutenção das Câmaras Municipais.
Vejam quais são os 38 municípios que ficaram saldo zero após o repasse do FPM neste dia 10:


Alto do Rodrigues, Antônio Martins, Areia Branca, Boa Saúde, Brejinho, Campo Grande, Currais Novos, Extremoz, Felipe Guerra, Goianinha, Dix-sept Rosado, Grossos, Ielmo Marinho, Jardim do Seridó, João Câmara, Jucurutu, Luiz Gomes, Mossoró, Nova Cruz, Nísia Floresta, Parelhas, Parnamirim, Pedro Velho, Pendências, Portalegre, Porto do Mangue, Pureza, Rio do Fogo, Rui Barbosa, Santo Antônio, São José do Mipibu, São Miguel do Gostoso, Serra do Mel, Taipu, Tibau do Sul, Touros, Umarizal e Upanema.


Fonte: FEMURN

Santo Antônio/Prefeitura apresentou Programa Nacional Habitação Rural


Da esq.: Nildo, Sales, Edvaldo e Gorette Gabriel

A Prefeitura de Santo Antônio através da Secretaria de Assistência Social, setor Habitação, realizou a apresentação do Programa Nacional de Habitação Rural-PNHR, em reunião com um dos grupos dos beneficiários. O objetivo foi apresentar o projeto que será desenvolvido em Santo Antônio; mostrar as etapas do empreendimento; eleger a Comissão de Acompanhamento e responsabilidade da comissão e dos beneficiários.
Na oportunidade estiveram presente Nildo, representando a Emater; Edvaldo, secretário de Agricultura; Sales, secretário de Obras, Gorete Gabriel, representando o prefeito Dr. Gilson e secretária adjunta da SMAS. Também participou da reunião o coordenador da Habitação, Flavio Luiz, a assistente social, Samile Fernandes e Paula, esses também representando a secretaria de Assistência Social.
Na ocasião os beneficiário tiveram a oportunidade de conhecer como será desenvolvido, os critérios e atribuição da Comissão de acompanhamento que foi eleita na reunião, sendo formada por dois representantes dos beneficiários: Mauricio Paulino e Severino dos Ramos, e um representante da Prefeitura, Flavio Luiz, coordenador da Habitação.

Segundo os beneficiários a reunião foi muito proveitosa: "A reunião foi muito boa e esclarecedora, sempre que tiver não vou perde nenhuma", disse um dos beneficiários. Esse momento foi apenas o começo do trabalho que está sendo desenvolvido através do PNHR, como também no setor habitacional de Santo Antonio, tendo em vista a preocupação do prefeito, Dr. Gilson Geraldo em deixar sua marca na atual administração.

O prefeito não está só preocupado com o presente, mas também com o futuro, pois já está sendo elaborado o Plano de Habitação e Interesse Social - PLHIS, de Santo Antonio. Uma ferramenta que servirá para melhor desenvolver o município.

Flavio Luiz, coordenador da Habitação

Nildo, Emater


Gorete Gabriel, representou o prefeito Dr. Gilson

Comissão: Flavio Luiz, Severino dos Ramos e Mauricio Paulino

Beneficiários
Fonte: Smas

Ancestral Humano.



Homínideo africano de 2 milhões de anos tem traços humanos.


Análises aprofundadas do fóssil indicam que Australopithecus sediba possuía características modernas, como fazer ferramentas


Cinco artigos que serão publicados na edição desta semana do periódico Science indicam que oAustralopithecus sediba – hominídeo que viveu há dois milhões de anos – pode estar mais próximo do gênero Homo, ao qual pertence o ser humano, do que se imaginava.
Dois espécimes – uma mulher adulta (chamada de MH-2) e um menino (MH-1) – foram descobertos numa caverna da África do Sul e divulgadas em abril do ano passado, às vésperas da Copa, por um estudo coordenado por Lee Berger, da Universidade de Witwatersrand, em Johannesburgo, e também publicado pela Science.
Agora, os cinco novos artigos demonstram um avanço nas pesquisas e, a partir da análise detalhada do cérebro, da pélvis, das mãos e dos pés desses exemplares, trazem novas evidências. Entre elas, a de que o Au. sediba carregaria as características primitivas do Australopithecus, mas também as características modernas e os traços humanos do Homo. Nesse contexto, os pesquisadores, liderados por Berger, sugerem que o Au. sediba seja encarado como o melhor candidato a antepassado do gênero Homo.
As descobertas estão lançando dúvidas sobre antigas teorias a respeito da evolução humana, incluindo a noção de que a pélvis dos primeiros humanos teria evoluído em resposta a um cérebro de grandes proporções, em uma clara adequação ao momento do nascimento de cada indivíduo. Sugerem ainda que, tendo em vista as características dos pés e das mãos, o Au. sediba carregaria a capacidade de produzir e manejar ferramentas, ou seja, ele poderia ser considerado um “faz tudo”. Poderia ser o caso, inclusive, de rever o grupo em que a espécie se encontra atualmente, de acordo com os cientistas.
“Existem aspectos que sugerem a produção e o uso de ferramentas feitas de pedra, o que geralmente é um traço associado com o gênero Homo”, explicou Steve Churchill, da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. Mas quando questionado sobre a possibilidade de enquadrar o hominídeo em questão no gênero Homo, Lee Berger indica cautela: “Que eu saiba, não faz parte da definição do gênero Homo o manuseio de ferramentas. Isso me parece ser aplicado com muita frequência. Se você tem ferramentas, então você está inserido no gênero Homo. Mas, tecnicamente, isso não faz parte da definição”.
“As muitas características modernas encontradas no cérebro e no corpo do Au. sediba, em conjunto com a data em que ele viveu, torna-o possivelmente o melhor candidato a ancestral ao nosso gênero, mais até do que achados anteriores, como o Homo habilis”, explica Lee Berger.



Foto: Science/AAAS
Raio-x do crânio permitiu detalhamento inédito do cérebro do Au. sediba
Cérebro escaneado
Em relação ao cérebro do Australopithecus sediba, a pesquisa realizou o raio-X mais apurado e revelador já feito em um ancestral humano – o escaneamento do crânio em alta resolução do hominídeo, realizado no European Synchrotron Radiation Facility (ESRF), na França, deu aos pesquisadores uma visão profunda e detalhada sobre o Au. sediba e a época de seu surgimento, formando uma imagem de alta resolução que mostra detalhes mil vezes menores do que um milímetro.
Entre os achados, está o de que o cérebro do Au. sediba possui uma mistura de características humanas quanto de chimpanzés. Segundo a autora principal do artigo que dá conta dos achados sobre o cérebro, Kristian Carlson, da Universidade de Witwatersrand, uma das descobertas é a de que o conteúdo e a forma do cérebro do Au. sediba se assemelham mais aos humanos do que aos chimpanzés. Sua forma geral se assemelha mais aos humanos do que aos chimpanzés e, dado o seu pequeno volume, este resultado é consistente com um modelo de reorganização gradual neural na parte frontal do cérebro, uma região ligada a linguagem e comportamento social em humanos.
"De fato, uma das maiores descobertas é que a forma do cérebro do sediba não é consistente com um modelo de aumento gradual do cérebro, hipótese que havia sido lançada anteriormente e que justificaria a transição entre Australopithecus e Homo", afirma Kristian Carlson.



Foto: Science/AAASAmpliar
Pélvis do Au. sediba já era larga para acomodar fetos de cabeças maiores, como aconteceria mais tarde com o gênero Homo
Pélvis moderna
As pesquisas também demonstraram uma combinação de características primitivas e modernas na pélvis da espécime feminina encontrada (MH-2): as articulações sacroilíaca e da coxa são pequenas, e o ramo pubiano é longo, como visto em outra espécie deAustralopithecus. Por outro lado, foram encontradas outras características que são típicas do gênero Homo.
Acredita-se que a pélvis do gênero Homo evoluiu para ajustar cérebros maiores dos filhotes, para viabilizar os nascimentos. Mas o Au. sediba já apresenta pélvis moderna sem que a caixa craniana seja grande o suficiente para justificar a mudança.
Segundo Job Kibii, pesquisador da Universidade de Witwatersrand, a descoberta do sediba lança sérias dúvidas sobre outro modelo estático na evolução da pélvis no gênero Homo, aquele que indica um aumento da pélvis para que esta se acomodasse ao tamanho do crânio. “Foi surprendente descobrir tão avançada pélvis em uma criatura com um cérebro tão pequeno, em função das ideias anteriores que tínhamos, como a origem do formato da pélvis humana”, disse Kibii.



Foto: Science/AAASAmpliar
Mão direita do fóssil feminina comparada a uma mão humana: possibilidade do uso de ferramentas
Com as mãos de um faz-tudo
Assim como as outras partes analisadas, as mãos e os pés do Au. sediba também apresentam características modernas e primitivas ao mesmo tempo. O fóssil analisado é o mais completo fóssil de hominídeo já encontrado – estão faltando apenas alguns ossos da mão e do pulso. Assim, foi possível estudar a mão como um todo e não apenas ossos isolados, como até então havia sido feito.
Os pesquisadores analisaram a presença de uma série de características humanas, tais como a precisão do Au. sediba ao pegar objetos e sua capacidade de construir ferramentas de pedra. Concluíram que o Au. sediba tem muitas características humanas, incluindo um polegar relativamente longo em comparação aos outros dedos, o que poderia facilitar a execução de muitas tarefas. E o mais importante: constataram que o Au. sediba apresenta maior capacidade de fabricar ferramentas em comparação ao fóssil OH 7 (conhecido como "Johnny's Child", descoberto em 1960) que foi utilizado para definir a espécieHomo habilis, conhecidos até então como os primeiros “faz tudo”.
Outra conclusão a que chegaram os pesquisadores a partir da mão do Au. sediba é a de que ele conseguia se locomover pelas árvores – a morfologia verificada nas mãos do hominídeo sugere que ele seria capaz de subir em árvores e realizar as flexões necessárias para a tarefa.
Segundo Tracy Kivell, pesquisadora do Departmento de Evolução Humana do Instituto Max Planck Institute para Antropologia Evolucionária, na Alemanha, a mão do Au. sediba ainda é primitiva em diversos aspectos se comparado com um humano moderno. Ela esclarece que a equipe de cientistas não está sugerindo que o Au. sediba seja o único hominídeo capaz de fabricar ferramentas há cerca de 2 milhões de anos. As diferentes capacidades do Au. sediba e do Homo habilis em produzir ferramentas poderia, assim, sugerir que existiram hominídeos com mãos morfologicamente distintas mas com as mesmas característica de um “faz tudo”.
“Quando nós comparamos o sediba com o Homo habilis percebemos que o sediba tem um aspecto mais moderno. Isso sugere que o Au. sediba tenha sido também um ‘faz tudo’”, afirma Tracy.

Uma caminhada bípede
A análise dos pés e dos tornozelos do Au. sedibademonstra que muito provavelmente ele subia em árvores e praticava uma forma de caminhada bípede, reforçando os achados sobre as mãos da espécime e colocando luz sobre um possível caminhar ereto. De acordo com Bernhard Zipfel, cientista da Universidade de Witwatersrand, o tornozelo da fêmea (MH-2) é um dos mais completos já encontrados entre os hominídeos. Ele destaca que nunca um tornozelo com esse misto de características primitivas e modernas havia sido descrito.
Verificou-se que a articulação do tornozelo é larga como a de um humano, chegando o hominídeo a ter um tendão de Aquiles bem definido. No entanto, o calcanhar e o osso da canela se parecem mais aos descritos em macacos, achado que surpreendeu a equipe.

“Existe uma área na parte frontal do calcanhar do Au. sediba encontrada apenas em humanos e em alguns hominídeos, sugerindo um arco para o pé. Vimos que esse primitivo fazia buracos em seu calcanhar, o que normalmente não se vê em uma criatura que andava ereta. Essa foi a maior surpresa”, disse Zipfel.


Fonte: IG.COM