sábado, 10 de setembro de 2011

Basquete do Brasil volta às Olimpíadas depois de 16 anos.


Seleção masculina de basquete bate República Dominicana e resgata tradição do esporte no país


Foram 16 anos de espera desde a aposentadoria de Oscar, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, para que o torcedor brasileiro voltasse a ver a seleção masculina de basquete de volta às Olimpíadas. Neste sábado, a seleção comandada pelo argentino Rúben Magnano venceu a República Dominicana por 83 a 76 no Pré-Olímpico de Mar del Plata e garantiu-se pela primeira vez, desde 1996, no mais importante evento esportivo do mundo. O Brasil esta em Londres 2012. Marcelinho Machado acertou cinco bolas de três pontos no jogo e foi o destaque da classificação brasileira.
Magnano, que devolveu o Brasil ao Jogos, tem no currículo um título olímpico com a Argentina em 2004. O técnico foi responsável pela reestruturação da seleção e apostou em jovens atletas como Rafael Hettsheimer para suprir as ausências de astros da NBA como Nenê e Leandrinho. Os dois alegaram problemas particulares para não irem ao Pré-Olímpico.
Anderson Varejão, outro brasileiro na NBA, está contundido e também não disputou o torneio. O único jogador que disputa a liga americana, Tiago Splitter, foi titular do time na competição, mas não foi protagonista. Tal papel ficou a cargo de Marcelinho Huertas, Marquinhos e ao veterano Marcelinho Machado, que já tentara ir às Olimpíadas nas duas últimas edições.
O Brasil, agora, aguarda a definição entre Argentina e Porto Rico, que disputam a outra vaga do continente americano ainda neste sábado. O vencedor do jogo disputa a final da competição contra o Brasil neste domingo, às 21h. O Brasil já bateu a Argentina no torneio.
O Brasil ficou fora das três últimas edições das Olimpíadas. (Sydney, em 2000, Atenas, em 2004 e Pequim, em 2008). A participação em Londres será a 14ª da seleção masculina nos Jogos. O basquete é modalidade olímpica desde 1936 (17 edições). O Brasil só tem menos participações que os Estados Unidos no basquete (16 a 13). O Brasil disputou 100 jogos em Olimpíadas e conquistou 58 vitórias.
A seleção masculina conquistou três vezes a medalha de bronze nos Jogos OIímpicos, todas nos tempos áureos do esporte no país: em 1948 (Londres), 1960 (Roma) e 1964 (Tóquio). Na mesma época, o Brasil foi bicampeão mundial em 1959 e 1963.
O jogo
A classificação histórica do Brasil veio após uma partida muito equilibrada. A República Dominicana já havia derrotado a seleção brasileira no duelo válido pela primeira fase e mais uma vez ofereceu bastante resistência na defesa.
O primeiro tempo teve alternância no placar entre as duas seleções, mas o Brasil teve o controle do jogo por maior parte do tempo. O primeiro quarto terminou com vitória parcial brasileira por 18 a 17. O primeiro tempo terminou com vantagem do Brasil por 39 a 36 com Marcelinho Machado como destaque, com 10 pontos.
Na volta do intervalo, o Brasil melhorou e se manteve à  frente do placar. O time chegou a abrir oito pontos de vantagem e foi para o último período vencendo por 62 a 55. No 4º quarto, com ótima atuação, o Brasil se manteve à frente e chegou a abrir 10 pontos. Com o controle do jogo, o time fechou o jogo em 83 a 76 e está de volta a Londres.

Fonte: IG.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário