sábado, 20 de agosto de 2011

SANTO ANTONIO RN: COMEMORAÇÃO DO 22 DE AGOSTO DE 2011, DIA DO FOLCLORE.

                                                          
       HOMENAGEADA: D. Ana Joaquina de Pontes, fundadora da cidade de Santo Antônio do Salto da Onça/RN (in memorian). 

  ÍNDICE:

TEMA.
HISTÓRIA.
OBJETIVO GERAL.
OBJETIVO ESPECÍFICO.
JUSTIFICATIVA.
PROGRAMAÇÃO.
PLANO DE AÇÃO.
DIRETRIZ.
CONSIDERAÇÃO FINAL.


Tema:

       A CATACUMBA (túmulo) de Ana de Pontes, fundadora da cidade de Santo Antônio do Salto da Onça/RN.

                                      História:
         D. Ana Joaquina de Pontes faleceu no ano de 1879, este ano comemora-se 131 anos de seu falecimento.
         Em 1850, Florêncio da Costa Palma vendeu um sítio compreendendo toda a área da futura sede municipal a Ana de Pontes, que veio com o marido e filhos da Serra do Pontes, no sertão da Paraíba, na divisa com Pernambuco.
         Em 1869, Ana de Pontes movimentou a feira, doando patrimônio, inclusive a área onde hoje fica a Igreja Nossa Senhora da Conceição,  estimulando também a agricultura. A partir de setembro de 1874, chamava-se distrito de Paz, município de Goianinha/RN.  Transferiu o cemitério que funcionava onde hoje está localizada a Escola Estadual Dr. Manoel Dantas, para o outro lado do rio Jacu, no qual foi sepultada.
         Municipalizou-se em 05 de julho de 1890 com a denominação oficial de Santo Antônio/RN. Em 1894 possuía 200 fazendas e, nas piores das safras, apanhava-se mais de 500 toneladas de algodão.
        Manoel Dantas, em 1922, comunicava a origem do nome Santo Antônio/Salto da Onça. (‘‘ Havendo na margem do rio Jacu duas pedras altas, uma onça pintada deu um salto tão grande de uma para outra, que ficou por muito tempo relembrado, dando nome ao lugar. Diz outra tradição que um viandante assaltado por uma onça pintada que sobre ele pulara do alto de uma pedra livrou-se por meio de um voto a Santo Antônio.”)... etc.
                      Objetivo Geral:
         Resgatar a história de nosso município, através da arte, historiadores, objetos ou fotos, músicos, poetas, danças e um cenário em cena, nas diversas fases da linha do tempo (passado, presente e futuro). 

                      Objetivo Específico:
      Estimular as forças impulsoras e positivas na valorização da cultura popular nos meios políticos e sociais da nossa cidade.


JUSTIFICATIVA


     Usar como cenário do evento a pedra da onça, praça da onça, rio Jacu e o local onde funcionou um antigo cemitério, situado no outro lado do rio Jacu, criado por Ana de Pontes, no qual foi sepultada, encontrando-se hoje o seu túmulo abandonado.  Tudo isso para que haja uma compreensão/reflexão da sociedade em valorizar a história cultural como:


1.     O túmulo de Ana de Pontes resiste ao tempo. Passaram-se 131          anos, mesmo assim encontra-se no local danificado, ao norte da Praça da Onça, do outro lado do rio Jacu.
2.     O túmulo resistiu a um fenômeno de enchente do rio Jacu no ano             de 1924. Naquela enchente todos os túmulos foram carregados e destruídos pelas águas, só restando dois, o de Ana de Pontes e um outro até hoje desconhecido. O padre da época, considerando ter sido Ana de Pontes a donatária da terra onde a igreja foi edificada, retirou do túmulo os seus restos mortais  e os preserva até hoje dentro da igreja num espaço aberto ao público para visitação.
3.     O túmulo resiste ao homem, pois mesmo o cemitério abandonado, não se sabe ao todo o tamanho ou se ainda constitui restos mortais, ninguém ainda destruiu por completo. Há na área um túmulo com registro de Ana de Pontes e vizinho a ele um outro sem identificação. Já que resistiu a todos esses fatos, por que não conservá-lo, deixando-o intacto, como é o túmulo de Nísia Floresta na cidade de Nísia Floresta/RN?          
 

 Programação:

 1.     09h00min: Cerimônia de abertura. Canto fúnebre em homenagem à fundadora da cidade, com músicos da terra, da banda de música da Polícia Militar/RN. Local: túmulo de Ana de Pontes.
2.     10h00min: Abertura com convidados, autoridades e palestrantes, Local: pedra da onça.
3.     10h30min: Palestra. Tema: História de Ana de Pontes. Palestrante: Antônio Quirino Bezerra,  ex-diretor do Ginásio Ana de Pontes, extinto. E um outro professor que tendo estudado a vida e morte de Ana de Pontes, fará um resgate histórico.
4.     13h00min: Concurso de xadrez.
5.     14h00min: Grupo de Dança Folclórica do Sitio  Cajazeiras, (comunidade remanescente dos Quilombolas), Santo Antônio/RN.
6.     15h00min: Apresentação de balé, com a dança fúnebre ao passo da bailarina Yasmim, de 11 anos, natural de Santo Antônio/RN.
7.     16h00min: Dança do Rosário (visitante remanescente de Quilombo dos Palmares da cidade de Parelhas/RN).
8.     17h30min: Acender as tochas de fogo da trilha por dentro do rio, caminho que leva ao túmulo de Ana de Pontes.
9.     18h00min: Show com músico da Terra. A definir.  
   10.  19h00min: Exibição de filme curtametragem: Santo  Antônio do                                                                                 Salto da  Onça de  toda as artes.                        (Já disponível no Google).      



   Plano de Ação:



           Criação de um abaixo-assinado para propor aos políticos a elaboração de um projeto de construção de uma passarela que ligue as pedras do salto da onça ao túmulo de Ana de Pontes, do outro lado do rio Jacu, viabilizando o acesso de turistas ao local, sendo estes acompanhados por guias mirins a quem caberá a narração dos fatos históricos de outrora.
           Gravação e filmagem do evento para que o registro de todos os detalhes seja enviado aos filhos da terra e visitantes que desejem manter viva a história de nossa cidade através de seus descendentes. As imagens poderão  ser distrubuída via e-mail, ou CD para aqueles que não dispõem de internet.

 Diretriz:
 


           Criar o Estatuto dos Artistas Plásticos de Santo Antônio para que os mesmos exerçam suas atividades profissionais em locais apropriados e que estimulem outros artistas.
           Elaborar um projeto de construção da Casa da Cultura.      
           Tombar o túmulo de Ana de Pontes, já que constitui nosso patrimônio histórico, bem como garantir sua restauração.

   Consideração Final.
  O evento é coordenado por um grupo de pessoas já com experiências acumuladas durante os eventos anteriores, tais como:
* Iª Exposição de Artes Plásticas de Santo Antônio/RN, resgatando o 11 de agosto, dia do estudante, no ano de 2004, através do qual 14 Artistas Plásticos, expuseram suas telas;
* IIª Exposição de Artes Plásticas de Santo Antônio/RN, 11 de agosto de 2005, homenageando Xico Santeiro, escultor santantoniense:
* DIA DO FOLCLORE, em 22 de agosto de 2010.
         Vários Artistas Plásticos irão expor suas telas, nomes como: Sandra Morais, Ranilson, Eliane, Adenildo, Zezinho de Canindé, Batista, Eudes, Euzeli, Fábio e Raimundo André. Escultores: João Bento, Evânio e Paulírio. Desenhistas: Agamenon e Sandra.  No artesanato com barro: Zefa de Carvalho . Gesso: Alexandre Barbalho.
           Inovaremos o Boi de Reis da comunidade Cajazeiras, distrito de Santo Antônio/RN, perpetuando a cultura da dança de raiz do mestre Tião.
                                                                    


                                                              Santo Antônio/RN,  agosto / 2011.
                                                    

                                             A coordenação.

Responsável pelos textos e programação:
                  Raimundo André

LÍBIA - Rebeldes impõem derrotas a Khadafi e se encaminham para Trípoli



 Os rebeldes que lutam contra o regime do coronel Muamar Khadafi na Líbia conquistaram cidades estratégicas e se fortaleceram em seu avanço rumo à capital do país, Trípoli. As forças anti-Khadafi capturaram a cidade de Zawiya, a oeste de Trípoli, e contam também ter assumido o controle de Brega, cidade portuária e importante centro estratégico que conta com uma grande refinaria de petróleo.

Khadafi e forças leais a seu regime mantêm o controle de Trípoli e dos arredores da cidade, que tem 2 milhões de habitantes. No entanto, os rebeldes fizeram conquistas significativas nas últimas três semanas e estão avançando em direção à capital pelo oeste, sul e leste do país.

A campanha de bombardeios contra alvos do regime líbio promovida pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) impediu que o governo enviasse reforços a Zawiya, o que permitiu aos rebeldes controlar a cidade e obrigou combatentes pró-Khadafi a fugir.

Trata-se de uma das mais importantes conquistas dos rebeldes após meses de combates. A insurreição na cidade começou em março deste ano e Zawiya virou palco de violentos confrontos entre ativistas anti-Khadafi e tropas leais ao governo.

Ativistas contrários ao regime líbio também disseram ter conquistado a cidade de Brega, mas ainda não há relatos independentes sobre o assunto e a TV estatal ainda não se pronunciou sobre ele.

Caso Brega esteja de fato sob controle das forças anti-Khadafi, isso representaria um importante impulso para os rebeldes. Desde o início do conflito na Líbia, a cidade já alternou períodos em que esteve nas mãos de rebeldes e de tropas pró-governo.

Os combatentes anti-Khadafi divulgaram hoje (20) comunicado transmitido pela emissora de TV que controlam pedindo aos moradores de Trípoli que se preparem para a chegada deles. Os militantes informaram ainda que sofreram muitas perdas durante combates na cidade de Zlitan, no leste de Trípoli.

De acordo com os rebeldes, o ex-primeiro-ministro líbio Abdessalem Jalloud deixou a capital e se refugiou em áreas do país controladas pelas forças anti-Khadafi.


nominuto.com

Papa Bento XVI diz que todos os seminaristas devem ser "santos"



Em seu terceiro dia de visita a Madri — marcada por protestos —, o papa Bento XVI disse hoje durante a celebração de uma missa na catedral La Almuneda, na presença de 5 mil seminaristas, que o celibato é imprescindível e que os homens só devem seguir o sacerdócio se estiverem convencidos de que podem viver com todas as regras da Igreja, citou o jornal "El País". Ao pedir vocações, o pontífice afirmou: "entre no seminário apenas se estiver firmemente persuadido de que Deus o chama".

O Papa disse que todos os seminaristas devem ser "santos" e pediu uma atitude de "docilidade, lucidez e radical fidelidade evangélica", assim como "amorosa relação com o tempo e as pessoas". "Cada tempo tem seus problemas", comentou o Papa, que está na Espanha para o Jornada Mundial da Juventude, celebrada até amanhã.

O Papa instou os jovens ao sacerdócio num momento em que a Igreja católica vive uma crise de vocações. A Igreja esteve envolvida em escândalos nos últimos anos após descobertas de que padres abusaram sexualmente de crianças em vários países, e que autoridades da Igreja encobriram tais casos de abuso.

Ainda durante a homilia na catedral, o Papa pediu aos jovens que não se deixem "intimidar por um entorno no qual se pretende excluir Deus". E criticou a sociedade em que "o poder, o ter e o prazer são os principais critérios pelos quais se rege a existência" e, mais uma veze, reforçou que "não devemos criar uma contradição entre o que somos e a realidade que queremos significar". Antes do fim da missa, Bento XVI anunciou que iria nomear São João de Ávila, padroeiro dos sacerdotes espanhóis, noticia recebida com aplausos. Seus restos estão na catedral.

A Jornada Mundial da Juventude incluiu uma feira de vocações no parque do Retiro, com representantes de dezenas de ordens. Logo cedo o Papa recebeu no local quatro jovens, escolhidos em sorteio, para confissão, num gesto inédito em seu pontificado. A única exigência é que eles falassem alemão, italiano ou francês, os idiomas que Bento XVI compreende com maior facilidade.

Do Pernambuco.com

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

BOVESPA promove leilão para Aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante


Evento será realizado pela ANAC, a partir das 10h, em São Paulo, e terá a presença da governadora Rosalba Ciarlini, além do secretário Benito Gama.

Acontecerá nesta segunda-feira (22) o Leilão nº 01/2011 de Concessão para construção parcial, manutenção e exploração do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante (ASGA), localizado no município de São Gonçalo do Amarante/RN. 

O leilão será realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a partir das 10h, na BM&FBOVESPA, em São Paulo, e terá a presença da governadora Rosalba Ciarlini, além do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, convidados pela presidência da BM&FBOVESPA. A governadora Rosalba Ciarlini levará na comitiva representantes da FIERN, Fecomércio, SEBRAE e FAERN para presenciarem este momento histórico para o Rio Grande do Norte.

Após análise das declarações preliminares, documentos de representação e garantias de proposta, três empresas foram aprovadas pela ANAC: Grupo MPE, Engevix e Triunfo Participações e Investimentos. A vencedora será escolhida com critério de julgamento de maior valor de outorga, havendo a possibilidade de realização de leilão em viva voz.

O lance mínimo será de R$ 51,7 milhões e o vencedor do leilão terá até três anos para construir os terminais. O prazo para exploração é de 25 anos e o contrato poderá ser renovado por, no máximo, mais cinco anos, quando o aeroporto retornará ao poder público. 

A estimativa é de que o consórcio vencedor do leilão invista R$ 650 milhões na construção dos terminais e na operação do aeroporto. A previsão de movimento no aeroporto é de que alcance 3 milhões de passageiros, em 2014; 4,7 milhões, em 2020; e 7,9 milhões, em 2030.

O aviso de licitação para concessão do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante (ASGA) foi publicado no Diário Oficial da União, em 12/05/2011. A licitação para a concessão da construção parcial, manutenção e exploração do aeroporto - localizado na região metropolitana de Natal (RN) - é uma iniciativa pioneira no país.

O aeroporto foi incluído no Programa Nacional de Desestatização (PND) por intermédio do Decreto Federal n.º 6.373, de 14 de fevereiro de 2008. A contratação e coordenação dos estudos técnicos do aeroporto é de responsabilidade do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), enquanto a execução e o acompanhamento do processo ficam a cargo da ANAC.

O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (ASGA) será um dos principais aeroportos da Região Nordeste, podendo funcionar inclusive como hub regional tanto para operações domésticas como internacionais. Ele assumirá o tráfego aéreo que hoje está concentrado no Aeroporto Internacional Augusto Severo. Dessa forma, o Aeroporto Augusto Severo passará a ser estritamente militar, controlado pelo Comando da Aeronáutica.

Segundo as estimativas dos estudos de demanda, no primeiro e no último ano de concessão o ASGA terá um movimento anual de passageiros de 2,9 milhões e 11,4 milhões, respectivamente.

Em relação à movimentação de aeronaves, estimativas apontam que no primeiro e no último ano de concessão o ASGA terá um movimento anual de pouso e decolagem de 22 mil e 98 mil aeronaves, respectivamente, considerando, nesse montante, operações domésticas (regulares e não-regulares), operações internacionais (regulares e não-regulares) e operações de aviação geral.

Já em relação à movimentação de carga (embarcada e desembarcada + mala postal), no último ano de concessão o ASGA terá um movimento anual de carga embarcada e desembarcada + mala postal de 39,2 mil toneladas. Quanto às cargas importada e exportada, no último ano de concessão o ASGA terá um movimento anual de carga importada e exportada de 13,5 mil toneladas.

A modelagem adotada na concessão do ASGA servirá de modelo para novas concessões. No entanto, poderá haver ajustes no modelo em função das características de cada aeroporto que venha a ser incluído no Programa Nacional de Desestatização (PND).

fonte: nominuto.com

Santo Antônio/RN participará da Conferência Estadual de Segurança Alimentar, em 31/08 e 01/09 em Natal - RN.




Representantes da Prefeitura Municipal de Santo Antônio/RN participarão da Conferência Estadual de Segurança Alimentar, que acontecerá nos dias 31 de agosto e primeiro de setembro, em Natal/RN. Pe. José Adelson, secretário de administração, e Edivaldo Belo, secretário de agricultura, representarão o governo municipal. Também participarão: Ana Cristina e Maria Severina (Pastoral da Criança), Francisca Ferreira (Assoc. Prod. Rurais), João Maria (STTR), Luzia Rodrigues (Assoc. Prod. Rurais Lameiro), representando a sociedade civil; Edinaldo Araujo (Assoc. Comunitária de Desenvolvimento Peq. Produtores de Lajedo do Paiva) representando a população negra. Estão como suplente: Marineide Clemente e Marlene Falcão do CRAS de Santo Antônio/RN. Estas pessoas foram eleita delegados na Conferência Territorial de Segurança Alimentar, que aconteceu no mês de julho, em nosso município.

Fonte:  (SMAS)

Apple inicia fabricação do iPad 3 para lançamento em 2012, diz jornal.

Segundo 'Wall Street Journal', fornecedoras já receberam pedidos iniciais.
Sharp passará a fabricar tela de resolução maior, ao lado de LG e Samsung.

 iPad 2

Fabricantes contratados pela Apple na China, na Coreia do Sul e no Japão já teriam iniciado a fabricação do futuro modelo que substituirá o iPad 2, que deve chegar ao mercado no primeiro semestre de 2012, segundo fontes do jornal americano "Wall Street Journal".
Segundo o jornal, a Apple teria encomendado 1,5 milhões de unidades do "iPad 3" (o aparelho ainda não tem nome nem data oficial de lançamento)  para serem montadas ainda no último trimestre do ano.
Isso indicaria um lançamento do novo modelo no início de 2012. O primeiro iPad chegou no início de abril de 2010. O modelo atual foi lançado 11 meses depois, em março de 2011.
Segundo fontes ligadas a duas fornecedoras de telas da Apple, a LG e a Samsung, o novo modelo terá resolução de tela maior, de 2.048 por 1.536 pixels, contra 1.024 por 768 pixels do display atual. A japonesa Sharp também passará a fornecer telas para a Apple.
A Apple tem amplo domínio no mercado de tablets, que tem como principal concorrente as fabricantes que utilizam o sistema operacional Android, do Google. Na quinta-feira, a HP anunciou o fim da fabricação do TouchPad, criado para concorrer com o produto da Apple.


Fonte: G1.com

Viação Riograndense anunciou a suspensão dos serviços, na manhã desta sexta-feira (19), em Natal.

A Viação Riograndense de Transportes Urbanos anunciou a suspensão dos serviços, na manhã desta sexta-feira (19), em Natal. De acordo com o diretor de comunicação do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do município de Natal (Seturn), Augusto Maranhão, a empresa Santa Maria está cumprindo, provisoriamente o itinerário antes realizado pela linha 45. As outras duas linhas que compõem o sistema de mobilidade, a 03 (Nova Natal/Campus) e 28 (Nova Natal/IFRN) continuarão circulando, pelo menos até a próxima quarta-feira (24), quando uma reunião entre Semob e Seturn decidirá os rumos das negociações.
Na reunião os órgãos vão verificar as condições de operacionalidade da Riograndense, que pode chegar à suspensão total das linhas. “O Seturn vai dar todo o apoio aos trabalhadores e tomar o maior cuidado para não prejudicar os mais de 25 mil passageiros diários que necessitam do transporte público”, declarou Augusto Maranhão.
O Seturn deverá ser convocado pelo Ministério do Emprego e Trabalho, para junto com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do RN (Sintro/RN) ver a possibilidade de adequação de parte da mão de obra dispensada nas outras seis empresas do sistema. Ao todo, 30 funcionários, entre motoristas, cobradores e mecânicos poderão ficar desempregados, caso os representantes dos trabalhadores não consigam chegar a um acordo.
O diretor de comunicação aponta como motivos para a suspensão dos serviços as extensas dificuldades financeiras enfrentadas pala administração, não conseguindo encontrar nenhuma estratégia de sobrevivência eficaz, principalmente em razão de sua área de atuação ter sido invadida por transportes clandestinos. Outro ponto diz respeito às cobranças trabalhistas por parte do Sindicato dos Motoristas e Cobradores.
Segundo Maranhão, não é só a Riograndense que passa por dificuldades. Outras empresas estão enfrentando bloqueios judiciais de receita relativos a impostos e passivos trabalhistas, que com a imensa renovação da frota feita nos últimos três anos, tem tido dificuldades de honrar tais compromissos.
Protesto
Na manhã desta sexta-feira (19) trabalhadores da Riograndense se reuniram em frente ao prédio do Ministério do Emprego e Trabalho, localizado no bairro da Ribeira, para protestar contra a decisão da empresa. Segundo o diretor de comunicação do Seturn, Augusto Maranhão, a empresa não vai deixar os funcionários desamparados e vai atender a todos os diretos previstos em lei pelos trabalhadores.

Fonte: DN Online às 12h05

Recomendação do MP tenta reduzir mortalidade infantil em cidades do RN

Após confirmar que cerca de 76% das mortes de recém-nascidos e 90% das mortes maternas são relacionadas a causas que poderiam ser evitadas, o Ministério Público recomendou às Prefeituras de Monte Alegre, Brejinho, Lagoa Salgada e Vera Cruz que estruturem a rede de serviços de saúde, para prestar assistência pré-natal às mães e recém-nascidos dos municípios.

Segundo a Recomendação, assinada pela Promotora de Justiça Lara Maia Teixeira Morais, os municípios devem garantir a realização da primeira consulta de pré-natal até os 120 dias de gestação e outras seis consultas ao longo da gestação, além de exames laboratoriais gratuitos e todo o suporte físico e de profissionais para garantir o acompanhamento das gestantes. Agentes de saúde e equipes de saúde da família também devem ser orientados a identificar as futuras mães que ainda não estão sendo acompanhadas por profissionais médicos.

As Secretarias de Saúde também devem realizar o Teste do pezinho, olhinho e da orelhinha nos recém-nascidos. Exames fundamentais para o diagnóstico precoce de uma série de doenças.

No Rio Grande do Norte, entre 2000 a 2007, morreram mais de 7.500 crianças menores de um ano de idade. Esse número continuou a crescer nos últimos quatro anos e está acima da taxa recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para países em desenvolvimento, que é de 20 óbitos maternos para cada 100 mil nascidos vivos. 
 
 
dnonline.com
Publicação: 19/08/2011 12:27 Atualização:

Concursados esperam resposta da Justiça sobre convocação da Polícia

Tribunal de Justiça deverá decidir na próxima segunda-feira (22) se obriga ou não o Governo do Estado a convocar os aprovados. 

A novela da espera ela convocação dos aprovados no concurso da Polícia Civil [em 2009] parece estar perto do fim. Na próxima segunda-feira (22) três desembargadores deverão decidir se irão obrigar ou não o Governo do Estado a convocar os aprovados. Nesta quinta-feira (18), os aprovados e a delegada e presidenta da Associação dos Delegados de Polícia Civil (Adepol), Ana Cláudia comentaram a situação.

De acordo com a delegada Ana Cláudia, a negociação junto ao Governo do Estado e ao Tribunal de Justiça está sendo feita mostrando os problemas da segurança no Rio Grande do Norte. “Esperamos que o Tribunal interprete os novos fatos [a retirada dos militares da cadeia] como um fator agravante e decida pelo melhor para a sociedade que é a convocação imediata”, argumenta.

Ana Cláudia está liderando a “batalha” pela convocação imediata dos concursados e comentou que na tarde de hoje terá uma reunião com a Procuradoria Geral do Estado e com o gabinete civil para discutir qual a melhor maneira de convocar os aprovados. “Estamos em diálogo com o Governo para explicar que precisamos da nomeação imediata dos aprovados”, explica a delegada.

Enquanto isso, os 509 policiais civis aprovados no concurso de 2009 aguardam com ansiedade a audiência no Tribunal que poderá resolver a questão. Para Fábio Montanhas, aprovado para delegado a audiência é uma nova expectativa. “Esperamos que quando os desembargadores forem analisar o processo, eles possam observar a situação hoje e a questão da urgência, com a saída dos policiais militares das delegacias”, explica.

O fato novo que a delegado e o aprovado se referem é a saída de 100 policiais militares das delegacias do Rio Grande do Norte, provocando a diminuição do efetivo policial.

Para eles, a alternativa agora é a nomeação fracionada que diminuiria a oneração da folha para o Governo já que a explicação para a não convocação é o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal que não comportaria a folha de pagamento do Estado com os novos 509 policiais entre escrivães e delegados.

A "espera" dos aprovados é em relação a ação da Adepol contra o Governo do Estado, em que cobra a convocação dos policiais. A Justiça acatou o pedido e determinou que o Governo convocasse os policiais dentro de um prazo de 60 dias, situação interrompida pela decisão do desembargador Vivaldo Pinheiro.

Agora, a esperança dos aprovados é que a Justiça Estadual conceda a nomeação fracionada dos aprovados.


Fonte: nominuto.com

Santo Antonio/RN: Aviso aos beneficiários do Programa Bolsa Família

A coordenadora do Bolsa Família, Wilma Gonçalves, informa a população de Santo Antonio que estão disponíveis as listas de averiguação cadastral, lista de óbito, e pessoas que tem renda. 


Averiguação cadastral: cadastros desatualizado a mais de 2 anos 
Lista de óbito: familiares com óbitos não informado 
Pessoas que tem renda: Pessoas com renda acima dos critérios do programa 


As pessoas precisam urgentíssimo comparecer no setor Bolsa Familia ver essas listas e fazer a atualização do cadastro. Essas pessoas precisam está munidos de todos os documentos. O prazo para essas pessoas que encontrar algum membro da família na relação precisa comparecer e atualizar até dia 20 de outubro deste ano. 

Fonte: Blog da SMAS em 17.08.2011 às 08:06h

Enem: Inep vai mudar divulgação do Enem por escola para evitar ranking



A presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Malvina Tuttman, disse nesta quinta-feira (18) que o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) por escola será divulgado de forma proporcional aos alunos participantes de cada unidade. Com isso, o órgão quer evitar o rankeamento das escolas. No entanto, Malvina não deu detalhes de como será a divulgação, prevista para setembro.

Segundo a presidente do Inep, o novo modelo foi acertado com o ministro Fernando Haddad. Ela também afirmou que que o corpo de fiscais de prova do Enem 2011 será formado pelo banco de aplicadores das universidades e institutos federais. Até o ano passado, a contratação dos profissionais ficava a cargo do consórcio aplicador.
A ideia é evitar problemas, como o de gente entrando com celulares nas salas de exame –inclusive, um repórter de um jornal de Pernambuco, vazou, pelo telefone, o tema da redação. “A capacitação de profissionais será intensificada”, afirmou Malvina. 
Além disso, disse a presidente do Inep, o Inmetro vai certificar cada etapa da produção da prova, em especial a impressão. A gráfica responsável pelo Enem já começou a imprimir os exames.

Respostas
Malvina afirmou que os alunos terão acesso às respostas que deram no exame, tanto na prova objetiva, quanto na redação. A princípio, afirmou, o estudante deverá entrar com login e senha no sistema do Inep para ter acesso à correção. 
No entanto, não haverá possibilidade de recurso, caso o candidato não fique satisfeito com a nota. Um acordo com o Ministério Público também reduziu a discrepância necessária para uma terceira correção da redação: até o ano passado, era preciso a diferença entre as notas dadas por dois corretores fosse 500 para que o exame fosse verificado novamente. Neste ano, o mínimo caiu para 300 pontos.

TCU
Na noite de quarta-feira (18), o TCU (Tribunal de Contas da União) determinou que o Inep suspendesse os pagamentos à Fundação Universidade de Brasília, que faz parte do consórcio que aplica o Enem. O motivo, segundo o ministro José Jorge, foi o fato de o preço do contrato, sem licitação, ter triplicado em relação ao anterior.
Questionada sobre o caso, Malvina Tuttman disse que o Inep ainda não recebeu oficialmente nenhum comunicado do TCU e que ficou sabendo do caso “pela imprensa”. Apesar disso, ela afirmou que o aumento no valor “tem a ver com as melhorias no processo” e que esse valor pode ser usado em outras edições.

Prova de 2011
As provas do Enem deste ano acontecem nos dias 22 e 23 de outubro em quase 1,6 mil municípios. Dos 6,2 milhões que fizeram inscrição, 5,4 milhões pagaram a taxa e estão habilitados par ao exame.
A previsão do MEC (Ministério da Educação) é que haja dois exames a partir do ano que vem -o primeiro deles já está marcado para os dias 28 e 29 de abril. O órgão ainda discute a segunda data, já que haverá eleições municipais no mês em que a prova é tradicionalmente aplicada (outubro).
Além de selecionar para vagas em universidades federais por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Enem é pré-requisito para quem quiser uma bolsa do Prouni (Programa Universidade para Todos). O exame também é obrigatório para quem vai solicitar o Fies (Financiamento Estudantil).

 Fonte: uol.com

2010 foi recorde de ataques de tubarão na década

De acordo com relatório internacional, foram 79 ataques não provocados em todo mundo no ano passado



Praia de Fish Hoek, na Cidade do Cabo, Àfrica do Sul, que registrou um ataque com morte em janeiro de 2010

Ataques de tubarão estão aumentando em todo o mundo. De acordo com a International Shark Attack File (ISAF), foram registrados 115 incidentes com tubarões, sendo que 79 deles consistiram em ataques ocorridos nos habitats naturais dos tubarões sem que os animais tivessem sido provocados por humanos. Para se ter uma idéia, em 2009 foram 63 ataques não provocados.
A ISAF contabiliza os relatos de ataques de tubarões em todo o mundo desde o século 16. Ao todo foram 2.320 ataques relatados. Os Estados Unidos são o lugar onde mais ocorreram estes incidentes com 1049 casos, sendo 44 fatais. No segundo lugar está a Austrália com 417 casos, sendo 131 fatais, seguido pelo continente africano com 299 casos (78 fatais). Na América do Sul foram 101 ataques (23 fatais).
De acordo com o relatório da ISAF o aumento da interação de tubarões com humanos está relacionado com o aumento do tempo que os humanos passam no mar. “Como a população e o aumento do interesse em atividades aquáticas é esperado o crescimento no número de ataques de tubarões”, afirma o relatório.
A ISAF afirma que a população de tubarões está em declínio em muitas pastes do mundo por causa da sobrepesca, perda de habitat, o que teoricamente diminuiria o número de ataques. No entanto, não é o que os índices estão mostrando.
Nesta semana, duas pessoas ficaram feridas em uma praia de Primorie, no extremo oriente russo. De acordo com especialistas da região, não há precedentes na região. Um britânico que passava a lua-de-mel nas Ilhas Seychelles, no Oceano Índico morreu na quarta-feira (17) após perder o braço devorado por um tubarão. De acordo com testemunhas, o local também teve um ataque parecido há pouco mais de duas semanas. Um francês teria sido morto no incidente anterior.

O ISAF recomenda, no caso de um ataque, bater no nariz do peixe, pois isto restringe seu ataque, abrindo espaço para fugir da água.

Maria Fernanda Ziegler, iG São Paulo 19/08/2011  07:00

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Convite para PMDB de Henrique

Rosalba convidará PMDB de Henrique para seu governo

Anúnciou foi feito na manhã desta quarta-feira (18) durante visita da governadoras às obras da Arena das Dunas.




A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) vai convidar o PMDB para, integralmente, fazer parte de seu governo. A informação encerra as especulações sobre o assunto. Rosalba avalia que é importante o partido vir para sua base, “já que é um líder nacional e tem trânsito no governo federal”.
A informação foi dada na manhã desta quarta-feira (18) na visita que a chefe de Estado fez às obras da Arena das Dunas. Uma semana atrás, em Brasília, a governadora levou falta na reunião entre os senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Alves (PMDB), além do deputado Henrique Eduardo (PMDB) e o presidente do diretório estadual do DEM, Carlos Augusto. O assunto foi inteiramente político.
No fim de semana passado, Rosalba, a governadora recebeu Henrique Eduardo Alves em sua casa de praia, em Tibau, a 42 quilômetros de Mossoró. “Foi uma reunião como qualquer outra. Eu recebo políticos em minha casa”, desconversou.
Ao afirmar que quer o PMDB inteiramente em seu governo, Rosalba lembrou que “fizemos campanha apoiando Garibaldi. O PMDB de certa forma já integra nosso projeto político”. Já sobre o PSD a governadora não quis comentar muito.
O DEM tenta barrar a criação do partido de Gilberto Kassab, que no RN é liderado pelo vice-governador Robinson Faria. “Eu já disse tudo sobre esse assunto. Nada mudou, a não ser a legenda de Robinson”.


nominuto.com

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Santo Antônio - Projeto “Cidadania para Todos”



A população de Santo Antônio, interior do Rio Grande do Norte será beneficiada no próximo sábado (20), com a primeira edição do projeto “Cidadania para Todos”, com atendimentos das 8h às 14 horas, no espaço da quadra Aristófanes Fernandes(Pavilhão Antigo).

Durante o dia serão oferecidas atendimentos de saúde como consultas e exames com fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas e clínico geral; verificação de pressão arterial; realização testes de glicemia e palestras sobre primeiros socorros. 

Os serviços de beleza como cortes de cabelos também serão feitos nas unidades móveis do Senai e do Sesi, incentivando a participação da população. 

O projeto é desenvolvido pelo Instituto Pedro Cavalcanti, o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Atividade Industrial (Senai) e a Prefeitura de Santo Antônio

Fonte: Nominuto.com

O bairro Novo Horizonte, localizado no município de Santo Antônio/RN recebeu dia 16/08/2011, uma rede de distribuição de água encanada da CAERN.

O bairro Novo Horizonte, localizado no município de Santo Antônio/RN, recebeu ontem (16) uma rede de distribuição de água encanada da CAERN. A ação foi fruto de um requerimento nº 034/2011, proposto pelo vereador Dedé Camilo (PMDB), enviado à CAERN através do ofício nº 021/11 - GP da Câmara Municipal, e de um abaixo-assinado feito pelos moradores locais.

O vereador constatou que a construção de muitas casas em nosso município, principalmente no bairro citado, gerou uma demanda por água potável nos imóveis. Em seu blog, o vereador ressalta ainda que o abastecimento de água é um direito do cidadão e uma obrigação do Estado.

Clique aqui e confira o abaixo-assinado


Fonte e Foto: Blog de Dedé Camilo 

Eleição de 2014 para Presidente


Lula e Dilma definirão quem disputa eleição de 2014, diz ministro


O candidato do PT à Presidência da República na próxima eleição será definido em conversa entre Lula e Dilma Rousseff, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (PT), nesta terça-feira (16). Segundo o ministro, a questão não deve ser resolvida "sem o diálogo entre os dois".Paulo Bernardo falou sobre a eleição de 2014 no programa "Poder e Política - Entrevista", conduzido pelo jornalista Fernando Rodrigues no estúdio do Grupo Folha em Brasília. O projeto é uma parceria do UOL e da Folha.Ex-deputado federal pelo Paraná, o ministro afirmou que em 2012 o PT pode apoiar a candidatura do ex-tucano Gustavo Fruet para a Prefeitura de Curitiba.Ele também comentou o Plano Nacional de Banda Larga, defendeu o fim da tarifa básica na conta do telefone fixo e disse que, em janeiro de 2012, empresas de internet deverão entregar pelo menos 60% da velocidade contratada pelos clientes, não 10% como é hoje. Mais abaixo, vídeo com a íntegra da entrevista. A transcrição completa está disponível em texto aqui.

Fonte: uol.com

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Estudo abre caminho para métodos contra alastramento do câncer.


Pesquisadores identificaram proteína que permite que células cancerosas se espalhem pelo organismo.




Cientistas britânicos dizem ter descoberto de que forma células cancerosas conseguem sair de tumores e se espalhar pelo corpo, um avanço que abre caminho para o desenvolvimento de drogas que impeçam o alastramento da doença. Os pesquisadores, do Institute of Cancer Research, em Londres, Inglaterra, dizem ter identificado uma proteína conhecida como JAK que ajuda as células cancerosas a gerar força necessária para o alastramento.

Em artigo publicado na revista Cancer Cell, a equipe diz que as células se contraem como músculos para gerar a energia que permitirá que se movam, forçando seu caminho pelo organismo.
Quando um câncer se espalha - um processo conhecido como metástase - ele se torna mais difícil de tratar, já que tumores secundários tendem a ser mais agressivos.
Estima-se que 90% das mortes provocadas pelo câncer ocorram após a metástase - o que torna imperativo que o processo de alastramento da doença seja controlado.
A proteína JAK 
Após estudar substâncias químicas envolvidas no processo de alastramento das células em melanomas - câncer de pele -, a equipe concluiu que as células cancerosas se alastram de duas formas.
Elas podem forçar sua passagem para fora de um tumor ou o próprio tumor forma corredores por meio dos quais as células podem escapar.
O líder do estudo, Chris Marshall, disse que ambos os processos são controlados pela mesma substância.
"Existe um padrão comum de uso da força gerada pelo mesmo mecanismo, uma mesma molécula, chamada JAK", ele disse.
A proteína JAK já é conhecida por especialistas que estudam o câncer. Ela já foi, por exemplo, associada à leucemia. Por conta disso, já há drogas sendo desenvolvidas para atuar sobre ela.
"Nosso novo estudo sugere que essas drogas possam, talvez, interromper também o alastramento do câncer", disse Marshall.
"O teste vai ser quando começarmos a ver se qualquer desses agentes vai impedir o alastramento. Estamos pensando em (realizar) testes clínicos nos próximos anos", acrescentou.
Desafio
Uma representante da entidade de fomento a pesquisas sobre o câncer Cancer Research UK disse que o grande desafio no tratamento da doença é impedir o alastramento pelo corpo e manter o câncer que já se alastrou sob controle.
A representante, Lesley Walker, disse: "Descobrir como as células cancerosas podem abrir passagem pelos tecidos, saindo dos tumores primários e se espalhando por outras áreas, dá aos cientistas uma melhor compreensão a respeito de formas de parar o alastramento".




ig.com