sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Viação Riograndense anunciou a suspensão dos serviços, na manhã desta sexta-feira (19), em Natal.

A Viação Riograndense de Transportes Urbanos anunciou a suspensão dos serviços, na manhã desta sexta-feira (19), em Natal. De acordo com o diretor de comunicação do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do município de Natal (Seturn), Augusto Maranhão, a empresa Santa Maria está cumprindo, provisoriamente o itinerário antes realizado pela linha 45. As outras duas linhas que compõem o sistema de mobilidade, a 03 (Nova Natal/Campus) e 28 (Nova Natal/IFRN) continuarão circulando, pelo menos até a próxima quarta-feira (24), quando uma reunião entre Semob e Seturn decidirá os rumos das negociações.
Na reunião os órgãos vão verificar as condições de operacionalidade da Riograndense, que pode chegar à suspensão total das linhas. “O Seturn vai dar todo o apoio aos trabalhadores e tomar o maior cuidado para não prejudicar os mais de 25 mil passageiros diários que necessitam do transporte público”, declarou Augusto Maranhão.
O Seturn deverá ser convocado pelo Ministério do Emprego e Trabalho, para junto com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do RN (Sintro/RN) ver a possibilidade de adequação de parte da mão de obra dispensada nas outras seis empresas do sistema. Ao todo, 30 funcionários, entre motoristas, cobradores e mecânicos poderão ficar desempregados, caso os representantes dos trabalhadores não consigam chegar a um acordo.
O diretor de comunicação aponta como motivos para a suspensão dos serviços as extensas dificuldades financeiras enfrentadas pala administração, não conseguindo encontrar nenhuma estratégia de sobrevivência eficaz, principalmente em razão de sua área de atuação ter sido invadida por transportes clandestinos. Outro ponto diz respeito às cobranças trabalhistas por parte do Sindicato dos Motoristas e Cobradores.
Segundo Maranhão, não é só a Riograndense que passa por dificuldades. Outras empresas estão enfrentando bloqueios judiciais de receita relativos a impostos e passivos trabalhistas, que com a imensa renovação da frota feita nos últimos três anos, tem tido dificuldades de honrar tais compromissos.
Protesto
Na manhã desta sexta-feira (19) trabalhadores da Riograndense se reuniram em frente ao prédio do Ministério do Emprego e Trabalho, localizado no bairro da Ribeira, para protestar contra a decisão da empresa. Segundo o diretor de comunicação do Seturn, Augusto Maranhão, a empresa não vai deixar os funcionários desamparados e vai atender a todos os diretos previstos em lei pelos trabalhadores.

Fonte: DN Online às 12h05

Um comentário:

  1. Será que a histórica linha Natal/Nova cruz, via
    Santo Antônio também se acabará?

    ResponderExcluir