sábado, 5 de novembro de 2011

Nasa testa raios tratores de Star Trek


São Paulo- Três pesquisadores da Nasa, US$100 mil e um desafio: transformar ficção em realidade.

Paul Stysley, Demetrios Poulios e Barry Coyle, do Centro de Voos Espaciais Goddard, têm a difícil missão de transformar os raios tratores, a tecnologia popularizada na série Star Trek, em uma técnica que a Nasa possa utilizar em suas missões espaciais.
Diferentemente da tecnologia utilizada pelo Capitão Kirk e a turma da Enterprise, no entanto, os raios da vida real não serão usados para mover grandes naves ou objetos, mas sim coletar material de mundos distantes.


Na série de TV, um feixe de luz era usado para capturar e mover grandes objetos - de forma similar ao que o vácuo faz sugando e transportando partículas no aspirador de pó. A ideia original da Nasa era usar esse método para recolher grandes objetos - mais precisamente, limpar o lixo espacial que orbita a Terra. Mas mover algo tão grande se mostrou impossível, pelo menos com a atual tecnologia. Assim, surgiu a ideia de usar os raios tratores para recolher amostras do espaço.
Hoje, a Nasa usa uma série de técnicas para coletar e analisar material extraterrestre, mas a maioria delas permite uma análise única  de determinada região. Outra dificuldade: sondas ou naves enviadas para planetas ou asteroides coletam amostras, mas precisam chegar muito perto do que desejam capturar. Já um sistema óptico poderia ficar acoplado a uma nave e capturar moléculas à distância, levando-as para um sistema de análise de bordo.
Os pesquisadores terão que definir uma de três abordagens possíveis para a pesquisa. Cada uma delas tem vantagens e desvantagens:
1-Pinças ópticas – dois feixes de luz são disparados, formando um núcleo escuro, uma espécie de túnel, no qual as partículas ficam presas. Testes em laboratório já mostraram que, ao alternar a intensidade dos feixes, é possível mover essas partículas ao longo do laser. Essa técnica, no entanto, requer a presença de uma atmosfera - não funciona no vácuo.
2- Feixes de luz solenoides (com pico de intensidade que espirala no eixo de propagação): movem partículas na direção oposta da fonte de luz, pois puxam a matéria.Essa tecnologia é baseada em efeitos eletromagnéticos e, em testes, já mostrou que pode ser usada no vácuo.
3-Feixes Bessel: única das três técnicas que é 100% teórica – nunca foi testada. Feixes normais, quando iluminam uma parede, parecem um pequeno ponto. O de Bessel, por outro lado, têm anéis de luzes circundando o ponto central. A teoria diz que tal feixe poderia induzir os campos magnéticos e elétricos de um objeto, e movê-lo.



Fonte: Infoabril.com

Lupi diz que já tomou providências para investigar denúncias de corrupção no Ministério do Trabalho



Brasília - O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, já tomou as primeiras providências para investigar as denúncias de corrupção em sua pasta, publicadas na edição deste fim de semana da revista Veja. Além de determinar o afastamento do assessor especial e coordenador-geral de Qualificação, Anderson Alexandre dos Santos, Lupi requereu ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que a Polícia Federal investigue as denúncias.
Matéria publicada na página oficial da Veja, na internet, aponta Anderson Alexandre Santos como operador de um suposto esquema de cobrança de propinas a organizações não governamentais (ONGs) que tinham contratos com o Ministério do Trabalho. À Agência Brasil, Carlos Lupi disse que já determinou a abertura de sindicância interna para investigar o suposto esquema e que, na segunda-feira (7), vai requerer ao Ministério Público a apuração das denúncias publicadas pela revista.
O ministro qualificou a reportagem de "denúncia vazia". Segundo ele, "as pessoas que denunciam se acovardam no anonimato". Carlos Lupi disse, ainda, que o PDT  "nunca compactuou com esse tipo de esquema".
Para ele, está havendo "uma onda de denuncismos" e, no seu caso, a avaliação que faz é de uma tentativa de desestabilizá-lo. "A quem interessam essas denúncias? Mas não tem problema, eu sou osso duro de roer", ressaltou Lupi.



Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Peres sugere que Israel está perto de ação militar contra o Irã


Presidente disse que opção militar pode "impedir República Islâmica"

O presidente de Israel, Shimon Peres, aderiu nesta sexta-feira (4) ao debate que existe em Israel sobre a conveniência de atacar o Irã, dizendo que a opção militar para impedir a República Islâmica de desenvolver armas nucleares está ficando mais próxima.
Um repórter do Canal 2 perguntou a Peres se "algo está nos deixando mais perto de uma opção militar ao invés da diplomática" e Peres respondeu: "Acredito que sim e estimo que os serviços de inteligência de todos esses países estão vendo o relógio correr, alertando os líderes de que não resta muito tempo."
"O Irã está se aproximando das armas atômicas, e no tempo que resta devemos nos voltar par as nações do mundo e exigir que cumpram sua promessa ... que é a de não apenas aprovar sanções. O que precisa ser feito deve ser feito, e há uma longa lista de opções."
A mídia israelense está nesta semana repleta de especulações de que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu estaria buscando um consenso no seu gabinete para bombardear instalações nucleares iranianas.
Os EUA e seus aliados, inclusive Israel, suspeitam que o Irã esteja desenvolvendo armas nucleares, algo que Teerã nega, insistindo que sua intenção é apenas gerar energia para fins pacíficos.
Embora Netanyahu não tenha feito ameaças diretas de ação militar contra o Irã, tanto Israel quanto os EUA sinalizam repetidamente que não descartam o uso da força caso a diplomacia não baste para convencer o Irã a abrir mão do seu programa nuclear.

Bertha Lutz no Rio Grande do Norte


 

 PIONEIRISMO DO VOTO FEMININO  NO BRASIL 

(LAGES RN).

Em 1928 Bertha Lutz fez uma visita ao Rio Grande do Norte e além de ter influenciado a fundação da associação de eleitoras, promoveu também a candidatura de Luiza Alzira Soriano à prefeitura de Lajes.
Alzira Soriano se tornou a primeira prefeita eleita da América do Sul na cidade de Lajes, com 60% dos votos válidos.

                                                         Posse de Alzira Soriano

            No dia 25 de outubro de 1927, pela Lei estadual nº 660, as mulheres brasileiras puderam, pela primeira vez, no Rio Grande do Norte, ter reconhecido o direito de votar e serem votadas. O Artigo 77 das Disposições Gerais do Capítulo XII da referida lei determinava: “No Rio Grande do Norte poderão votar e ser votados, sem distincção de sexos, todos os cidadãos que reunirem as condições exigidas por esta lei”. Era governador do estado José Augusto Bezerra de Medeiros, que seria substituído na administração estadual por Juvenal Lamartine de Faria no ano de 1928. Ambos eram líderes políticos do sertão inseridos nas relações oligárquicas da República Velha.
            Essa abertura política conferida às mulheres no Rio Grande do Norte é resultante das reivindicações feministas por igualdade social lideradas em âmbito nacional pela bióloga paulista Bertha Lutz (1894-1976). Ela se tornaria, a partir de 1918, “[...] uma das mais expressivas lideranças feministas na campanha pelo voto feminino e pela igualdade de direitos entre homens e mulheres no Brasil”. Foi através do contato com Bertha Lutz no Congresso Nacional que Juvenal Lamartine, deputado federal pelo Rio Grande do Norte no período entre 1906 e 1926, apresentou como uma das propostas da sua plataforma de governo a intenção de contar “[...] com o concurso [voto] da mulher [...] na escolha daqueles que vêm representar o  povo [...] e elaboram e votam a lei”.
            As mulheres norte-rio-grandenses não estavam totalmente inseridas no contexto nacional de reivindicações por igualdade de direitos entre homens e mulheres, mas também não estavam alijadas desse processo. A tomada de consciência ocorreu quando as mulheres potiguares se tornaram pioneiras de uma importante conquista política e cidadã na história da América do Sul: o direito de poderem votar e serem votadas para cargos públicos eletivos.
            No mesmo ano de 1927, de acordo com a professora Maria do Nascimento Bezerra, um mês após a publicação da Lei nº 660, na cidade de Mossoró, a professora Celina Guimaraães Viana, aos 29 anos de idade, “[...] após encaminhar bem-sucedida petição reivindicando sua inclusão no rol de eleitores [...]”3 daquele município, tornou-se a primeira mulher habilitada a votar na América do Sul. Mas Celina Guimarães não foi a única a solicitar o direito a voto no Rio Grande do Norte naquele ano. Júlia Alves Barbosa, em Natal, fez a solicitação no mesmo dia que Celina, 27 de novembro, e teve o pedido atendido dois dias depois, enquanto o desta  foi atendido no mesmo dia. 
É importante salientar ainda, segundo informa Rachel Soihet, que já na primeira década do século XX as mulheres reivindicavam o direito de voto. As pioneiras foram a advogada Myrthes de Campos, primeira mulher a ingressar na Ordem dos Advogados do Brasil e a professora Leolinda Daltro, fundadora do Partido Republicano Feminino em 1910. Ambas tiveram os pedidos negados, apesar de terem se baseado nos Artigos 69, 70 e 72 da primeira Constituição Republicana do Brasil de 1891 e no Código Eleitoral vigente desde 1904  que, além de não excluírem em seus textos as mulheres dos conceitos de cidadania e das condições de elegibilidade, asseguravam a todos a igualdade de direitos.
            Apesar de, do ponto de vista eleitoral, o estado do Rio Grande do Norte ter reconhecido esta igualdade, faltava, porém, a concretização do “voto de saias”, o que ocorreu nas eleições municipais realizadas no dia 05 de abril de 1928. Em Natal votaram Antônia Fontoura, Carolina Wanderley, Júlia Barbosa e Lourdes Lamartine. Em Mossoró, além de Celina Guimarães, votaram Beatriz Leite e Eliza da Rocha Gurgel. Em Apodi as primeiras eleitoras foram Maria Salomé Diógenes e Hilda Lopes de Oliveira. Em Pau dos Ferros, Carolina Fernandes Negreiros, Clotilde Ramalho, Francisca Dantas e Joana Cacilda Bessa. Ainda em Caicó e Acari, respectivamente, Júlia Medeiros e Martha Medeiros. Além de votar, algumas mulheres, a exemplo de Júlia Alves Barbosa em Natal e Joana Cacilda de Bessa em Pau dos Ferros,  foram também eleitas para o cargo de intendente municipal, equivalente a vereador atualmente.
            Ao interpretar a Constituição e o Código Eleitoral, o Congresso Estadual do Rio Grande do Norte, ainda no ano de 1927, favoreceu a ampliação das reivindicações pelo direito de voto e elegibilidade às mulheres em outros estados da federação, o que viria a acontecer efetivamente na década seguinte. Entrementes, num país cujas instituições republicanas ainda engatinhavam, era preciso garantir e consolidar o direito de voto das mulheres. Para tanto, foi criada em agosto de 1928 a Associação de Eleitoras Norte-Riograndenses, filiada à Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, fundada e coordenada nacionalmente por Bertha Lutz. A associação objetivava “[...] coordenar e orientar os esforços da mulher norte-riograndense, no sentido de elevar-lhe o nível de cultura e tornar-lhe mais efficiente a actuação na vida doméstica, social e política.”M. O propósito dessa agremiação estava em consonância com a proposta de Bertha Lutz, que “[...] propunha a formação de associações, imprescindíveis para funcionarem como elementos de pressão e para fazer frente às reações surgidas, garantindo ‘o êxito no rompimento dos tabus e preconceitos relativos à libertação da mulher’”.
            Nesse mesmo ano de 1928 Bertha Lutz fez uma visita ao Rio Grande do Norte e além de ter influenciado a fundação da associação de eleitoras, promoveu também a candidatura de Luiza Alzira Soriano à prefeitura de Lajes. Juntamente com Juvenal Lamartine, governador do estado, Bertha Lutz fez uma visita ao “coronel” Miguel Teixeira de Vasconcelos, pai de Alzira, que à época, estava com 31 anos. “Esta é a mulher que estamos procurando”, teria dito Bertha Lutz à Juvenal Lamartine, afirma Heloiza Souza. Alzira Soriano se tornou a primeira prefeita eleita da América do Sul na cidade de Lajes, com 60% dos votos válidos.
            Considerando as prováveis palavras de Bertha Lutz, acima destacadas, a eleição de Alzira Soriano, bem como o pioneirismo do direito de voto conferido às mulheres no Rio Grande do Norte representaram – e representam até o presente – fatos decisivos na luta por cidadania e igualdade de direitos entre homens e mulheres no Brasil. Essas conquistas seriam institucionalizadas nos primeiros anos do governo de Getúlio Vargas, através do Código Eleitoral de 1932, pelo Decreto nº 21.076, que permitiu o voto feminino em todo o território nacional, o que veio a consolidar-se na Constituição de 1934. Não deve-se, porém, confundir direito de voto e elegibilidade com igualdade de direitos e cidadania plena para todas as mulheres brasileiras. Essas reivindicações ecoavam de uma parcela da população feminina esclarecida, alfabetizada, da classe média. A maioria das mulheres do país, pobres e analfabetas, continuavam sem acesso a direitos mínimos e sem cidadania plena. Para elas, o voto não representava muito. Desde que soubessem assinar o nome, mais importante seria justificar o poder político dos coronéis em troca de trabalho nas plantações de café ou de um litro de leite para minimizar a fome.  
            Entretanto, as mulheres norte-rio-grandenses estiveram na vanguarda das conquistas políticas feministas no Brasil. Não foram, porém, as pioneiras do discurso libertário. É preciso compreender aquele momento político sob a ótica de um contexto histórico que favoreceu a ascensão das mulheres potiguares no cenário nacional. Vivia-se no Brasil da República Velha, do sistema coronelístico-oligárquico; a sociedade era moldada pelos padrões aristocráticos, mas a plástica, a sutileza e a sensibilidade das mulheres, conferiam um ar mais delicado e sutil na vida pública e na sociedade brasileiras, desprendendo, pelas vias políticas e pacíficas, as amarras sob as quais viviam as mulheres na vida doméstica sob o julgo dos seussenhores e maridos.






Fonte: www.tre-rn.gov.br

Segundo informações do IBGE o município de Santo Antônio reduziu em 10.15% a taxa de analfabetismo.




O Prefeito Municipal, Dr. Gilson, considerando a importância de ações de forma coordenada, visando à articulação, à efetividade e à qualidade, para a alfabetização de jovens e adultos, buscando reduzir cada vez mais a taxa de analfabetismo no município de Santo Antonio, mais uma vez aderiu ao Programa Brasil Alfabetizado – PBA, etapa 2011.
Segundo informações do IBGE o município de Santo Antonio reduziu em 10.15% a taxa de analfabetismo. “Sabemos que ainda falta muito, mas temos certeza que estamos no caminho certo, desenvolvendo ações que buscam reduzir a taxa de analfabetismo e ainda favorecendo a continuidade dos estudos na Educação de Jovens de Adultos com criação de novas turmas nas comunidades que possuem demanda.”
Para esta etapa prevista o atendimento de 800 jovens e adultos, distribuídos em 50 turmas na zona rural e urbana.

Vejamos alguns registros do último encontro com os alfabetizadores:


Fonte: SME de Santo Antônio - RN

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Brasil começa a produzir remédio contra mal de Parkinson


O Brasil estará produzindo, dentro de cinco anos, toda a quantidade do medicamento pramipexol necessária para o tratamento do mal de Parkinson no país. A produção nacional do remédio, apontado como a primeira escolha no tratamento da doença, será feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Acordo assinado hoje (3), no Rio de Janeiro, deu início à transferência da tecnologia para a produção do remédio que será repassada pelo laboratório alemão Boehringer Ingelheim a técnicos do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos).

O Farmanguinhos é a unidade técnico-científica da Fiocruz considerada o maior laboratório farmacêutico oficial vinculado ao Ministério da Saúde. A partir de 2015, a Fiocruz passa a responder por 50% do pramipexol produzido e consumido no país. “[O pramipexol] é, hoje, o principal tratamento [para o mal de Parkison] e, para nós, do ponto de vista da produção, tem ainda uma atração tecnológica: com nosso aprendizado, essa tecnologia vai permitir que Farmanguinhos incorpore outros medicamentos relacionados aos males do sistema nervoso central no futuro”, explicou o diretor do Instituto Farmanguinhos, Hayne Felipe da Silva

Em 2017, toda a produção do medicamento consumido pelos brasileiros será nacional. A nacionalização da tecnologia do medicamento significa economia e maior controle sobre a demanda. Anualmente, são gastos cerca de R$ 40 milhões na aquisição desse remédio no mercado internacional para a distribuição em toda a rede pública de saúde brasileira.

“Tem o lado da soberania do país, enquanto fornecedor de um medicamento importante. E também possibilita a ampliação de acesso porque você reduz custo. A parceria permitirá uma redução de aproximadamente 5% do valor dispendido hoje pelo Ministério da Saúde, que poderá ampliar o acesso”, acrescentou Silva.

O pramipexol é um dos medicamentos mais usados no tratamento do mal de Parkinson, doença que afeta quase 200 mil brasileiros com mais de 60 anos, segundo estimativas da Associação Brasil Parkinson. O medicamento age como a dopamina (neurotransmissor cuja produção decai no doente de Parkinson pela morte dos neurônios que o produzem) e vem apresentando bons resultados, segundo especialistas, tanto na fase avançada, associado a outras substâncias, quanto na fase inicial do tratamento, protegendo o cérebro contra algumas complicações tardias do tratamento com levodopa ou retardando o aparecimento dessas complicações.

O mal de Parkison é uma doença degenerativa, crônica e progressiva, que atinge, principalmente, a população idosa, provocando tremor, rigidez muscular, diminuição da velocidade dos movimentos e afetando o equilíbrio físico do doente. A doença também pode provocar problemas de sono, depressão e dificuldades da fala.

Agência Brasil


ENEM - Ministério Público no Ceará pede anulação de mais uma questão.


Brasília – O procurador Oscar Costa Filho, do Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE), pediu hoje (3) à Justiça Federal que anule mais uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Será a décima quarta questão anulada, se o pedido for aceito. De acordo com o pedido, anunciado no início da semana, mas protocolado apenas hoje à tarde, isso deve ocorrer porque a pergunta 25 do caderno amarelo do Enem é muito similar a uma que foi usada em um teste aplicado no Colégio Christus, de Fortaleza.
De acordo com a assessoria do MPF-CE, o pedido de anulação da questão não é um recurso, e sim um requerimento administrativo pedindo a extensão da decisão que anulou 13 questões na última segunda-feira (31). O pedido será encaminhado ao mesmo juiz que decidiu cancelar 13 questões do Enem no início desta semana, Luiz Praxedes. A assessoria do MPF informa que o procurador optou por pedir a anulação dessa questão só agora porque inicialmente queria tratar apenas das questões idênticas.
A pergunta que motivou o requerimento é referente ao crime de tortura no país. O trecho do texto usado para embasar as alternativas, retirado de um site de direitos humanos, é exatamente o mesmo nas duas provas. Há poucas diferenças no enunciado e nas cinco opções de resposta, sendo que a alternativa correta é a mesma em ambos os casos.
O MPF também acredita que, mesmo que o Ministério da Educação (MEC) recorra da liminar que anulou as 13 questões no início da semana, a anulação será mantida pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, uma vez que a decisão da primeira instância está embasada na igualdade de direitos entre estudantes que prestaram o exame nacional. Caso o juiz acate o pedido feito hoje, o Enem terá 14 questões anuladas, 7,7% do total de 180.
O pedido para que os itens fossem cancelados foi feito pelo Ministério Público após a constatação de que alunos do Colégio Christus tiveram acesso antecipado a cerca de 14 questões que foram cobradas no exame.
Os itens estavam em apostila distribuída pela escola semanas antes da aplicação do Enem e vazaram da fase de pré-testes do exame, da qual a escola participou em outubro de 2010. O pré-teste é feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do MEC, para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade de cada uma.

Os cadernos de questões do pré-teste deveriam ter sido devolvidos após a aplicação e incinerados pelo Inep. O MEC confirmou que 13 questões que estavam na apostila distribuída pelo colégio cearense foram copiadas de dois dos 32 cadernos de pré-teste do Enem aplicado no ano passado a 91 alunos da escola. A ideia, no entanto, era que apenas os alunos do Christus refizessem a prova.
A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que recorrerá hoje da decisão que anulou as 13 questões em todo o país.

Edição: Nádia Franco
Agência Brasil

João Gilberto adia turnê comemorativa por motivos de saúde

O cantor João Gilberto durante show realizado no Theatro Municpal do Rio de Janeiro, em agosto de 2008 (Foto: AFP)
João Gilberto durante show no Theatro Municipal
do Rio de Janeiro, em agosto de 2008 (Foto: AFP)
A assessoria de imprensa da turnê em comemoração aos 80 anos de João Gilberto anunciou nesta quinta (3) que a série de apresentações do músico será adiada por motivos de saúde. O primeiro show de João Gilberto aconteceria neste sábado (5), em São Paulo.

Segundo o comunicado oficial, a temporada de shows agora terá início em 9 de dezembro, em Salvador "e, posteriormente, seguirá para Rio de Janeiro e São Paulo. Por conta do final do ano, Brasília e Porto Alegre não terão disponibilidade de receber as apresentações ainda em 2011".

As novas datas devem ser anunciadas ainda nesta quinta (3).

João Gilberto, de acordo com a assessoria, "está com uma forte gripe", impedido de cantar e precisando de cuidados especiais. "Segundo o dr. Jorge Jamile, médico do artista, não há motivo para alarde, mas será necessário o repouso neste momento", diz o comunicado oficial.

Projeto
O projeto "80 anos - Uma vida bossa nova" inclui, além das apresentações que estavam previstas, a gravação de pelo menos um DVD. Os preços dos ingressos dos shows vão de R$ 500 a R$ 1,4 mil o que, em alguns casos, afugentou o público - em São Paulo, por exemplo, onde a expectativa era de que os ingressos se esgotassem rapidamente, ainda há lugares em quase todos os setores.

Avesso aos holofotes e à mídia, João Gilberto se apresentou no país pela última vez em 2008, durante outra comemoração: a dos 50 anos de bossa nova. Na ocasião, os ingressos foram vendidos em poucas horas.

Batida inconfundível
Sua principal característica é a forma de tocar violão, que até hoje influencia inúmeros artistas nacionais e internacionais. Reza a lenda que foram meses ensaiando exaustivamente até encontrar esta batida ideal e o jeito singular de cantar, que eliminava os vibratos, a impostação, a potência e tudo o mais considerava excesso. Adaptou a essa nova forma de cantar e tocar as melodias de Tom Jobim e as letras de Vinicius de Moraes. Estava criada a bossa nova.

O "laboratório" de João seria o álbum “Canção do amor demais”, lançado por Elizeth Cardoso em 1958, só com composições de Tom e Vinicius. Não à toa, o disco, que já trazia o violão sincopado do músico baiano nas faixas "Chega de saudade" e "Outra vez", é considerado o marco inicial da bossa nova.

Entretanto, a voz do cantor só apareceria em agosto de 1958, num compacto simples com os clássicos instantâneos “Chega de saudade” e “Bimbom” — meses depois, lançara outro petardo bossanovístico, o também compacto "Desafinado" e "Oba-la-lá". Somados, a voz e o violão de João Gilberto acabaram por consolidar o estilo, que veio a ser um dos principais expoentes da música brasileira. A partir de então, a bossa nova revelaria e consagraria toda uma geração de músicos brasileiros, como Nara Leão, Carlos Lyra, Luizinho Eça, João Donato, Roberto Menescal, Baden Powell e Johnny Alf, entre outros.

'O mito'
Se as aparições públicas, shows e entrevistas de João Gilberto tornaram-se raridade, o mesmo também pode-se dizer sobre sua discografia em CD. Apenas seus discos mas recentes, caso de "João Gilberto Prado Pereira de Oliveira" (1999) e "João voz e violão" (2000), podem ser encontrados com alguma facilidade no mercado brasileiro. Uma outra parte está disponível na internet para importação, como "Brasil" (1981), que gravou com Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia. Mas os trabalhos essenciais do músico, que ajudam a entender sua importância e a reverência de tantas gerações, praticamente desapareceu.

Tudo começou depois do lançamento de "O mito", em 1992. Compilado pela gravadora EMI, que detém os direitos sobre o catálogo do cantor, o álbum reúne os três primeiros LPs de João, “Chega de saudade” (1959), “O amor, o sorriso e a flor” (1960) e “João Gilberto” (1961), mais o EP “Orfeu da Conceição”. O projeto despertou a ira do artista, que reclamou da remasterização e do fim da sequência original das faixas. Começava então uma briga judicial entre as partes, que não tem previsão para acabar.


Portal: G1.Com

Brasil está pronto para contribuir com o FMI, diz Dilma ao G20


A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (3) aos demais líderes do G20 que o Brasil está pronto para contribuir com recursos para o Fundo Monetário Internacional (FMI) na busca de uma solução para a crise na Europa.
Em almoço que marcou o início oficial da reunião de cúpula do G20, Dilma manifestou preocupação de que a crise respingue nos países emergentes e frisou a importância de o grupo pensar em medidas que possam alavancar o crescimento global.

A expectativa na semana passada era que o G20 pudesse definir um modelo de apoio ao plano de resgate da Grécia aprovado pela União Europeia na última quinta-feira. O Brasil vinha afirmando sua disposição de fornecer mais recursos via acordos bilaterais com o FMI que pudessem se traduzir no compromisso de futuros aumentos de cotas na instituição.

As incertezas em torno da zona do euro, contudo, se aprofundaram após a convocação pelo governo grego de um plebiscito para consultar a população sobre o plano de resgate, ou sobre a permanência no euro. Em meio a preocupações crescentes de que a Grécia possa deixar a moeda comum europeia, diminuiu a expectativa de que o grupo, e em particular a China, possa se comprometer com uma ajuda mais substancial a Atenas.

Dilma afirmou que o Brasil é solidário com a Europa, mas defendeu que as dificuldades demandam liderança e uma ação clara e rápida. Segundo uma fonte familiarizada com o encontro, a presidente frisou que o continente é um "patrimônio democrático" que precisa ser preservado.



Fonte: UOL.COM

Israel suspende repasse a palestinos e cancela contribuição à Unesco


Envio de cerca de US$ 100 milhões mensais à Autoridade Nacional Palestina foi suspenso após admissão na Unesco



Israel cumpriu a ameaça de suspender a transferência de repasses totalizados em US$ 100 milhões por mês à Autoridade Nacional Palestina (ANP), como resposta à admissão dos palestinos na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A confirmação veio de autoridades dos dois lados ouvidas pela Associated Press nesta quinta-feira.
O pedido palestino para integrar à Unesco, votado na segunda-feira, é parte de uma campanha para ganhar o reconhecimento de seu Estado independente na ONU, desafiando os Estados Unidos e Israel, que são contra a medida.

Israel disse que iria suspender em caráter punitivo a transferência mensal de cerca de US$ 100 milhões em taxas alfandegárias e impostos de renda que recolhe todo mês em nome do palestinos e entrega ao governo da Cisjordânia.
Nesta quinta, autoridades palestinas afirmaram que Israel não fez a transferência deste mês. Os fundos, geralmente, são enviados nos primeiros três dias de cada mês. Um oficial afirmou que Israel iria "temporariamente reter" a tranferência de dinheiro.

Os fundos são importantes para a ANP, que emprega centenas de palestinos. O corte ocorre a apenas poucos dias do feriado muçulmano. O primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, disse que fez empréstimos em bancos locais para ter certeza que os funcionários serão pagos antes do feriado.

Como resposta à inclusão da Palestina, Israel também aprovou a construção de 2 mil casas em áreas ocupadas de Jerusalém, e os assentamentos de Ma'aleh Adumim e Gush Etzión, estes últimos na Cisjordânia.
Retaliações à Unesco

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu ordenou nesta quinta-feira a suspensão das contribuições de seu país à Unesco. A informação foi divulgada em comunicado oficial do governo. "O primeiro-ministro ordenou congelar a contribuição de Israel ao orçamento da Unesco, que chega a US$ 2 milhões."

A respeito da decisão da Unesco aceitar a Palestina como membro da organização, o gabinete de Netanyahu considera que "iniciativas como essa não fazem avançar o processo de paz", afirma o comunicado. "O único caminho para alcançar a paz é através de negociações sem condições prévias."

Assim como Israel, os EUA votaram contra a admissão palestina, e no mesmo dia eliminaram os fundos que entregariam para a organização, neste caso, uma quantia superior a US$ 60 milhões dos US$ 80 milhões que destina anualmente.

Ao justificar a decisão de Washington, a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, disse que a votação desta segunda-feira ativa uma legislação dos anos 1990 que obriga um corte completo de financiamento americano a qualquer agência da ONU que aceite os palestinos como membro pleno antes de que seja alcançado um acordo de paz israelo-palestino. A Unesco depende dos EUA para 22% de seu orçamento.

Depois de ganhar a aprovação da Unesco, os palestinos afirmaram pretender procurar a admissão em outras agências da ONU, em meio à campanha de reconhecimento de Estado. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou que "milhões" de beneficiários ao redor do mundo poderiam sofrer cortes de fundos da ONU se os palestinos entrarem em outra agência além da Unesco.

"Eu acho que seria mais fácil para o senhor Ban Ki-moon pedir para o Congresso (dos EUA) mudar suas leis", disse Saeb Erekat. "Eu não acho que a admissão palestina à qualquer agência trará algum mal."

O chanceler palestino Riad Malki disse que não haviam planos imediados para entrar em outras agências da ONU. Em vez disso, a atenção deles estaria voltada ao pedido palestino para ser reconhecido como Estado pelo Conselho de Segurança no final do mês. Os EUA já anunciaram que vetarão a medida.

Com AFP, AP e EFE

Fonte: IG.COM

Haddad quer evitar anulação de questões do Enem para todo País


O ministro da Educação Fernando Haddad deve ir nesta quinta-feira, 3 de novembro, ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife (PE), para recorrer da decisão da Justiça Federal cearense que anulou 13 questões das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. O objetivo de Haddad é evitar a anulação parcial do exame para todos os estudantes do país que se submeteram à prova nos dias 22 e 23 de outubro.

Para o ministro, o ideal é que o exame seja reaplicado aos 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (Ceará), que tiveram acesso às questões. Segundo o governo, a anulação de 13 perguntas das 180 contidas no Enem prejudicará a grande maioria dos estudantes que fizeram o exame. Segundo especialistas, se as questões forem de fato anuladas, o valor de cada item terá de ser reavaliado para a formulação da nota final.
O Ministério Público Federal do Ceará pediu à Justiça a anulação das questões depois da constatação de que alunos tiveram acesso antecipado a elas. Os itens estavam em uma apostila distribuída pela escola semanas antes da aplicação do Enem e vazaram da fase de pré-testes do exame, da qual a escola participou em outubro de 2010.
O pré-teste é feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), para averiguar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade de cada uma. Os cadernos de questões do pré-teste deveriam ter sido devolvidos após a aplicação e incinerados pelo Inep.
O MEC confirmou que 13 questões que estavam na apostila distribuída pelo colégio cearense foram copiadas de dois dos 32 cadernos de pré-teste do Enem aplicado no ano passado a 91 alunos da escola. Em entrevista ao Terra, Maria Inês Fini, uma das idealizadoras do Enem, disse que questões avaliadas em pré-teste não poderiam ser usadas no exame no ano seguinte, pois pegam uma mesma geração de alunos.
MFP quer a anulação de mais uma questão do Enem
O procurador da República Oscar Costa Filho disse na última terça-feira, 1º de novembro, que ficou satisfeito com a decisão da Justiça de anular 13 questões do Enem. De acordo com o procurador, "o juiz tomou como base as leis que garante a realização de concursos públicos no país". No entanto, afirmou que vai pedir o cancelamento da questão 25 do caderno amarelo, aplicado no primeiro dia do exame. "Essa questão é similar a de número 11 do simulado do Colégio Christus" afirma. A representação deve ser entregue na sede da Justiça Federal em Fortaleza nesta quinta feira (3).

Depois da decisão, candidatos da capital cearense dizem que não estão satisfeitos. "Podem ter vazado outras questões que ninguém ficou sabendo... Será que aconteceu só essa vez? Será que não vem acontecendo em outros lugares?" argumenta o estudante Peterson Fernandes. Ele é auxiliar administrativo e tenta uma vaga para o curso de Comunicação Social na Universidade Federal do Ceará. "Por que aconteceria só aqui? Só no Nordeste?" questiona.
Estudantes que já organizaram protestos em Fortaleza também não estão satisfeitos com a decisão da Justiça. "Acho que o correto era a anulação em todo país e não só dessas questões" critica o estudante Pedro Caldas. Ele participou do primeiro protesto pedindo o cancelamento total do Enem no final do mês passado e promete mais articulações nos próximos dias. "Nós vamos começar a nos organizar nas redes sociais" garante.
O colégio Christus divulgou uma nota sobre a decisão de Justiça Federal. No documento a instituição "reafirma que sempre agiu estritamente conforme os princípios éticos e de licitude que vêm pautando a sua conduta ao longo de seus 60 anos de história. A instituição respeitará todas as decisões judiciais e continuará promovendo a defesa dos direitos de seus alunos em todas as esferas competentes."
Segundo decisão, anunciada na noite de segunda-feira, ficam anuladas as questões 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74 e 87, do 1º dia, da prova amarela, bem como as questões 113, 141, 154, 173 e 180, do 2º dia, também da prova amarela. O juiz afirmou que estas questões "foram disponibilizadas para uns candidatos em detrimento de outros, ferindo o princípio constitucional da isonomia e da segurança jurídica".
"Não é o erro, mas o vazamento das questões que leva à nulidade das mesmas, por quebrar o princípio da isonomia. Assim, entendo razoável e proporcional, nesta oportunidade e neste momento processual, declarar a nulidade apenas das questões do certame Enem 2011 que foram objeto de vazamento e prévio conhecimento", justifica o juiz em trecho da decisão. O Ministério da Educação (MEC) considerou a decisão desproporcional e exagerada e disse que vai recorrer nos próximos dias.

Portal Terra.Com
Com informações da Agência Brasil