quarta-feira, 2 de novembro de 2011

CBTU quer modernizar trens de Natal


O tão anunciado - e esperado - Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Natal deve sair do papel no próximo ano. A estimativa é do presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Francisco Colombo, que esteve em Natal para avaliar as possibilidades de melhorias no sistema ferroviário do estado e apontou como prioridade a modernização das linhas já existentes, deixando para uma discussão posterior a ampliação do VLT para todos os municípios da região metropolitana de Natal. "A preocupação é deixar em bom estado e conservar os 56 quilômetros de linha que o Rio Grande do Norte já possui", disse. 

Francisco Colombo afirmou que, apesar do governo do estado, já ter apresentado um projeto de VLT a ser contemplado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a diretoria da CBTU irá se reunir com o ministro das Cidades, Mario Negromonte, na próxima semana, para pleitear os recursos na ordem de R$ 150 milhões necessários para a revitalização, reforma e adaptação dalinha Norte. "O governo do estado apresentou um projeto, mas até onde eu sei ele ainda não foi aprovado. Por isso vamos em busca de recursos no Ministério das Cidade que tem esse recurso compromissado para a mobilidade urbana", esclareceu.

Na manhã de ontem, Francisco Colombo se reuniu com a governadora Rosalba Ciarlini e o diretor do DER, Demterio Torres, para discutir a viabilidade da ampliação do sistema ferroviário. "A parceria com o governo do estado será muito positiva para garantirmos os recursos para as obras. Além disso, a governadora sinalizou que não pretende estadualizar o serviço, a exemplo do que foi feito em outros estados. Então a CBTU continuará no comando das operações do transporte férreo", afirmou.

O Rio Grande do Norte possui 56,2km de linha férrea, sendo 38,5km da linha Norte e 17,7km da linha Sul. Atualmente apenas dois trens estão em operação: um em cada linha. "Se um deles quebrar fica apenas um trem operando nas duas linhas, ou seja, aumenta o intervalo entre uma viagem e outra", afirmou o superintendente da CBTU do RN, Erly Bastos. A princípio, a prioridade seria a modernização da linha Norte e, caso os recursos sejam suficientes, a modernização da linha sul.

A expectativa da CBTU é que, uma vez aprovados os recursos, as obras de ampliação sejam concluídas em 12 meses. Com a conclusão das obras de ampliação e a implantação do VLT, a capacidade de transporte de passageiros passaria de 8 mil por dia para 50 mil passageiros/dia. A velocidade média dos trens atuais é de 17km/h, já a dos novos trens seria de 32km/h, alcançando velocidade máxima de 80km/h. Além disso, o intervalo entre as viagens deixaria de ser de até 230 minutos e passaria a 6 minutos.

Apesar da modernização do sistema e, conseqüentemente, da melhoria do serviço prestado, a CBTU pretende manter o valor da tarifa de R$ 0,50. "Nós temos um projeto de aumentar a tarifa sempre que houver aumento da tarifa de ônibus, mas esse projeto está no Ministério do Planejamento e até então não foi aceito. Portanto, o valor da tarifa deveser mantido", disse. 

Região metropolitana terá que esperar

Na última segunda-feira, a deputada Fátima Bezerra (PT) participou de uma reunião com Francisco Colombo para discutir a ampliação do VLT para os demais municípios da região metropolitana. A deputada se esforça para incluir Parnamirim, Ceará-Mirim, Extremoz, São José de Mipibu, Nísia Floresta, São Gonçalo do Amarante e Macaíba no projeto. "A deputada Fátima Bezerra é uma batalhadora para trazer o VLT para o Rio Grande do Norte. A CBTU se comprometeu a apresentar um estudo técnico para expandir as linhas para a região metropolitana, mas para atender essa ampliação nós precisamos de muito mais recursos, e por enquanto não temos", disse Francisco Colombo.

Apesar disso, ele não descartou a possibilidade de ampliação das linhas. "A missão da CBTU é resolver proporcionar alternativas para a mobilidade urbana das cidades. A situação econômica do brasileiro melhorou nos últimos anos, com isso mais pessoas puderam comprar seus carros, e as ruas e avenidas não suportam mais o número de veículos, Certamente a alternativaé o transporte público e nós vamos trabalhar para conseguir a ampliação do serviço no Rio Grande do Norte", disse. 



Fonte: DNonline              Fernanda Zauli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário