sábado, 5 de novembro de 2011

Nasa testa raios tratores de Star Trek


São Paulo- Três pesquisadores da Nasa, US$100 mil e um desafio: transformar ficção em realidade.

Paul Stysley, Demetrios Poulios e Barry Coyle, do Centro de Voos Espaciais Goddard, têm a difícil missão de transformar os raios tratores, a tecnologia popularizada na série Star Trek, em uma técnica que a Nasa possa utilizar em suas missões espaciais.
Diferentemente da tecnologia utilizada pelo Capitão Kirk e a turma da Enterprise, no entanto, os raios da vida real não serão usados para mover grandes naves ou objetos, mas sim coletar material de mundos distantes.


Na série de TV, um feixe de luz era usado para capturar e mover grandes objetos - de forma similar ao que o vácuo faz sugando e transportando partículas no aspirador de pó. A ideia original da Nasa era usar esse método para recolher grandes objetos - mais precisamente, limpar o lixo espacial que orbita a Terra. Mas mover algo tão grande se mostrou impossível, pelo menos com a atual tecnologia. Assim, surgiu a ideia de usar os raios tratores para recolher amostras do espaço.
Hoje, a Nasa usa uma série de técnicas para coletar e analisar material extraterrestre, mas a maioria delas permite uma análise única  de determinada região. Outra dificuldade: sondas ou naves enviadas para planetas ou asteroides coletam amostras, mas precisam chegar muito perto do que desejam capturar. Já um sistema óptico poderia ficar acoplado a uma nave e capturar moléculas à distância, levando-as para um sistema de análise de bordo.
Os pesquisadores terão que definir uma de três abordagens possíveis para a pesquisa. Cada uma delas tem vantagens e desvantagens:
1-Pinças ópticas – dois feixes de luz são disparados, formando um núcleo escuro, uma espécie de túnel, no qual as partículas ficam presas. Testes em laboratório já mostraram que, ao alternar a intensidade dos feixes, é possível mover essas partículas ao longo do laser. Essa técnica, no entanto, requer a presença de uma atmosfera - não funciona no vácuo.
2- Feixes de luz solenoides (com pico de intensidade que espirala no eixo de propagação): movem partículas na direção oposta da fonte de luz, pois puxam a matéria.Essa tecnologia é baseada em efeitos eletromagnéticos e, em testes, já mostrou que pode ser usada no vácuo.
3-Feixes Bessel: única das três técnicas que é 100% teórica – nunca foi testada. Feixes normais, quando iluminam uma parede, parecem um pequeno ponto. O de Bessel, por outro lado, têm anéis de luzes circundando o ponto central. A teoria diz que tal feixe poderia induzir os campos magnéticos e elétricos de um objeto, e movê-lo.



Fonte: Infoabril.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário