sábado, 12 de novembro de 2011

Países do Pacífico projetam criação de maior zona de livre comércio do mundo

Honolulu, Havaí

HONOLULU, EUA, 12 Nov 2011 (AFP) -Os nove países da região Ásia-Pacífico, incluindo os Estados Unidos, Chile e Peru, anunciaram neste sábado um acordo "amplo" para criar a maior área de livre comércio no mundo.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anfitrião do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) 2011, em Honolulu, Havaí, foi o encarregado de anunciar o acordo.
"Ainda há detalhes a serem resolvidos, mas estamos confiantes de que vamos fazê-lo", disse Obama ao receber os outros oito líderes da aliança.
O Acordo de Livre Comércio Transpacífico (TPP, na sigla em inglês) está sendo negociado desde 2004, e seus países membros pretendem agora lançar um ambicioso plano de ação, que mudará as relações na região.
Os países envolvidos nas negociações do TPP são Austrália, Brunei, Chile, EUA, Malásia, Nova Zelândia, Peru, Singapura e Vietnã.
O presidente chileno, Sebastián Piñera, disse aos jornalistas que o acordo pelo TPP "é uma grande notícia para o mundo num momento em que a Rodada Doha (da Organização Mundial do Comércio) está paralisada".
O Japão anunciou na sexta-feira sua intenção de unir-se às negociações, cuja última rodada aconteceu em Lima, há três semanas. O Representante Comercial americano, Ron Kirk, felicitou o anúncio do Japão.
"Os Estados Unidos saúdam o importante anúncio do primeiro-ministro (Yoshihiko) Noda", declarou Kirk em um comunicado divulgado do Havaí, onde se celebra a reunião anual do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).
Obama recebeu líderes das 21 economias do Apec no encontro marcado por fortes medidas de segurança e que terminará no domingo.
Este grupo de países que se reúne anualmente desde 1989, com o objetivo de facilitar o comércio entre seus membros, representa 44% do comércio mundial e 50% da população do planeta.
A China, que considerava "muito ambiciosos" os objetivos de Washington, não descartou algum dia unir-se ao TPP.
Os Estados Unidos, principal incentivador do TPP, não rejeitou explicitamente a participação da China, mas advertiu que a mesma deve ser acompanhada de altos níveis de transparência e liberdade, áreas nas quais Pequim é criticado com frequência.



Fonte: Portal Terra.Com

A Amazônia e as Cataratas do Iguaçu foram eleitas como duas das novas Sete Maravilhas da Natureza.



A Amazônia e as Cataratas do Iguaçu foram eleitas como duas das novas Sete Maravilhas da Natureza. A votação foi feita pela internet, telefone e mensagens de texto da qual participaram milhares de pessoas.
As duas representantes sulamericanas se somam a baía de Halong, no Vietnã; Komodo, na Indonésia; a ilha de Jeju, na Coreia do Sul; Table Mountain, na África do Sul; e o Rio Subterrâneo de Puerto Princesa, nas Filipinas, segundo os resultados da votação, ainda preliminares, segundo a Fundação  New Seven Wonder, que promove a competição.
A vitória na competição promete dar uma maior visibilidade internacional às atrações vencedoras.

A eleição para as Novas Sete Maravilhas da Natureza teve início em 2007, logo após a eleição das Sete Novas Maravilhas do Mundo, cujo Cristo Redentor foi um dos eleitos. Na primeira fase, participaram 440 atrações de 220 países. Após duas etapas que envolveram voto popular e seleção de especialistas, foram escolhidas 28 finalistas.
A votação terminou neste dia 11 de novembro de 2011 às 11 horas, 11 minutos e 11 segundos, horário GMT.
 Veja quias são:

A Amazônia representa mais da metade das selvas tropicais que existem no mundo e se espalha por nove países, sendo 60% da área no Brasi 

Cataratas do Iguaçu, patrimônio dividido entre a Argentina e o Brasil, foi eleita após intensa campanha 

As Ilhas de Jeju, localizadas na enseada da Coreia do Sul, guardam centenas de vulcões 

A ilha de Komodo, no litoral da Indonésia, tem como habitante ilustre o dragão-de-Komodo, o maior lagarto vivo do mundo 

A montanha com cume plano é principal cartão-postal da Cidade do Cabo, na África do Sul 

São mais de oito quilômetros de rio abaixo da terra no Parque Nacional do Rio Subterrâneo, em Puerto Princesa, Filipinas

A bela Baía de Halong no Vietnã tem 1.969 pequenas ilhas em 1.553 quilômetros quadrados de área




Fonte: Portal IG.Com                            Fotos:Fontes diversas

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Distrito industrial de Goianinha será iniciado com dois empreendimentos


Pelo menos duas empresas manifestaram formalmente interesse em se instalar em Goianinha, dando assim início ao projeto do Governo do Estado de implantar um distrito industrial na cidade, distante 54 quilômetros da capital.

De acordo com o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, um protocolo será assinado nos próximos dias. O documento prevê os benefícios fiscais que serão concedidos aos empreendimentos. Benito não revelou mais detalhes da negociação. Segundo ele, apenas depois da assinatura dos documentos haverá publicidade sobre o assunto.

“Mas posso antecipar que as áreas de atuação dessas empresas: uma é de embalagens de papelão e outra trabalha com gêneros alimentícios congelados”, disse Benito. Os investimentos demandados e a estimativa de geração de empregos também não foram revelados pelo titular da Sedec.

A ideia de implantar um distrito industrial no município de Goianinha surgiu em virtude da exaustão do parque industrial de Macaíba. Outro fator contributivo, explicou Benito, foi a intenção da governadora do Estado em regionalizar os polos industriais do Estado.

No início deste mês, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) balanceou que, só em 2011, dez novas indústrias foram atraídas para o Rio Grande do Norte. Os polos de Mossoró, Baraúnas e Macaíba, além de Goianinha, receberam os empreendimentos.


Fonte: Nominuto.Com


Robinson Faria diz que se sente motivado

Robinson: Pedras no caminho? Guardo todas.


Vice-governador disse em rádio que a motivação foi quem não o impediu de cair; ele foi defenestrado da administração estadual.



O ex-secretário de Meio Ambiente e Recursos hídricos não citou os recentes eventos políticos que resultou em seu desligamento do grupo político da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Ele respondeu a questionamento, contudo, ponderando que "a motivação" foi quem não o deixou cair.


Robinson frisou na sua fala que é o vice-governador do Estado e retribuiu "a capacidade das pessoas que acreditaram em mim". Antes, ele mencionou breve biografia de sua trajetória política.


Através do Twitter, nesta quinta-feira, Robinson voltou a abordar o momento pelo qual passa da perspectiva dos desafios, que "sempre existirão. O objetivo deles é nos tornar mais fortes...aguerridos. Me sinto motivado como se estivesse começando agora!!"


O vice-governador citou refletiu que "nos dias em que reservei p refletir, percebi que mesmo após 25 anos de vida pública permeada de lutas e vitórias continuo sendo subestimado" [sic].


E arrematou com uma nota enigmática: "Como diria uma célebre frase de um conhecido poema de Fernando Pessoa: ‘Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo'".


O desligamento do vice-governador foi o estopim de uma crise iniciada ainda no início do governo e trazida à tona recentemente. Além de Robinson, o secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso, também deixou a administração estadual, justificando solidariedade ao líder do PSD no RN.


Fomte: Nominuto.Com

CMDCA realizou 1º Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes-CMDCA, de Santo Antonio realizou a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema: Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes nos estados, no distrito federal e nos municípios. A Conferência teve como palestrante o psicologo do CRAS, Jeronildo Jeronimo, onde abordou o tema da conferência.

Na programação teve apresentação artístico-cultural do PETI, trabalhos em grupos, coffee break e escolha dos delegados que participarão da Conferência Estadual. Diversas entidades, crianças e adolescentes participaram da Conferência, que contou com o apoio da Prefeitura de Santo Antonio, através de várias secretarias, como também da comissão organizadora do evento composta por: Andre Felix, Andressa dos Santos, Erika Marielly, Karina Maria, Maria Gracielle, Maria Ivone e Samille Fernandes (presidenta do CMDCA), além da equipe dos grupos: Olifa de Oliveira, Maria Ivone, Paulo Cezar e Marcos Alexandre. A conferência aconteceu dia 11 de novembro, no CCI de Santo Antonio.


Jeronildo Jeronimo










Fonte: SMAS

Campanha Papai Noel dos Correios será lançada nesta sexta-feira


70 escolas de Natal, Parnamirim, S. José , Macaíba, S. Gonçalo . Extremoz, Ceará-Mirim, Nísia Floresta, Mossoró e Currais Novos participam da campanha.



A Campanha Papai Noel dos Correios será lançada oficialmente, no Rio Grande do Norte, nesta sexta-feira (11), em um evento às 10h da manhã, no auditório do edifício-sede dos Correios, na Ribeira. A data coincide com o lançamento nacional, que ocorrerá em São Paulo.

Em 2011, a Campanha Papai Noel dos Correios, já em sua 22ª edição, consolidou um passo significativo em prol da educação. Serão admitidas exclusivamente cartinhas provenientes de crianças que estejam cursando até o 5º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas. As unidades foram selecionadas pelas secretarias municipais de Educação e já estão cadastradas.

Aproximadamente 70 escolas dos municípios de Natal, Parnamirim, São José de Mipibu, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim, Nísia Floresta, Mossoró e Currais Novos participam da campanha. A prioridade foi dada às escolas localizadas em áreas mais carentes, onde reside a população de menor poder aquisitivo. Também enviarão cartinhas crianças atendidas em algumas entidades assistenciais que trabalham com infância e adolescência.

Com a nova regra, o “padrinho” (qualquer cidadão que se interesse em presentear as crianças) adotará a cartinha em uma das agências dos Correios com a certeza de não só estar presenteando quem efetivamente frequenta o ambiente escolar, como também apoiando uma ação de incentivo à escrita nas salas de aula. Diretores, coordenadores e professores irão orientar os alunos na redação das cartas, inclusive alertando quanto à importância do endereçamento correto das correspondências, uso do selo e do Código de Endereçamento Postal (CEP).

A decisão da Diretoria Regional do RN de não aceitar cartinhas vindas diretamente da comunidade atende a uma sugestão nacional da ECT e se deveu em parte às práticas indevidas que vinham sendo registradas, principalmente por parte de alguns adultos que se faziam passar por crianças ou se aproveitavam da campanha para autopromoção e assistencialismo. Tudo isso somado aos problemas gerados na entrega dos presentes, por conta de falhas no endereçamento das correspondências.

As cartas que chegarem das escolas cadastradas serão lidas e triadas por voluntários da própria ECT, os “ajudantes de Papai Noel”, e depois ficarão disponíveis em 40 agências dos Correios situadas na Região Metropolitana de Natal, Mossoró e Currais Novos, a partir do dia 14 de novembro.

O prazo para adoção de cartas pelos “padrinhos” segue até 16 de dezembro. Estes enviarão os presentes aos Correios, que se responsabilizará pela remessa à escola onde estuda a criança. Independente da obtenção do presente solicitado, todas receberão uma carta-resposta do Papai Noel.

Em 2010, os Correios receberam 1 milhão e 239 mil cartinhas em todo o país, das quais 566.362 foram adotadas. No Rio Grande do Norte, os números da campanha também são expressivos: o “Papai Noel dos Correios” enviou 12.848 cartas-resposta e entregou 6.208 presentes para crianças potiguares.

A campanha está vinculada a um dos Objetivos do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) - “Educação básica de qualidade para todos” e também a preceitos de Responsabilidade Social Empresarial. A ação é desenvolvida com o objetivo de priorizar a educação, pois lugar de criança é na escola.

A empresa ou repartição que se interessar em adotar as cartinhas das crianças neste Natal pode procurar a agência dos Correios mais próxima ou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação pelos telefones 3220-2472/2405 ou pelo email ascom-rn@correios.com.br.



Fonte:Nominuto.com


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Procon quer suspender vendas do Submarino


São Paulo - A B2W Companhia Global do Varejo, responsável pelas empresas Americanas, Shoptime e Submarino, poderá ter suas vendas suspensas pela Fundação Procon-SP pelo período de 72 horas.
O motivo do bloqueio temporário das vendas é a reincidência na prática de não entregar os produtos aos consumidores. A empresa também deverá pagar multa no valor de R$ 1.744.320,00. Da decisão, 
A decisão em 1º grau foi publicada nesta quinta-feira (10) no Diário Oficial do Estado. Após análise do recurso, que deverá ser apresentado em até 15 dias, se confirmada a decisão do Procon, a empresa poderá ter as atividadesa suspensas pelo período de até 72 horas, não podendo haver comercialização nos sites americanas.com.br, shoptime.com.br e submarino.com.br em todo o Estado de São Paulo.
A B2W teve um aumento de 246% do número de casos relatados à fundação, que passaram de  1.479 atendimentos no segundo semestre de 2010 para 3.635 atendimentos até o primeiro semestre deste ano, segundo dados do Procon.
O site americanas.com havia sido impedido de efetuar novas vendas no Estado do Rio de Janeiro em maio deste ano pelo mesmo motivo. Desta vez, a Americanas.com foi processada por meio de uma ação civil pública realizada pelo Ministério Público do Rio (MP-RJ). Durante o período de bloqueio, a empresa acumulava mais de 30 mil reclamações no site ReclameAqui. Alguns compradores relatavam atrasos de até quatro meses. O Grupo B2W não interrompeu o funcionamento do site e descumpriu a ordem judicial. Com isso, O valor da multa diária saltou de R$ 20 mil para R$ 100 mil.
Serviço
As reclamações sobre os serviços são formalizadas por meio dos postos da Fundação Procon-SP. O atendimento funciona das 7h às 19h, de segunda à sexta-feira, e sábado, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera. Há também os postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC), de segunda à quinta-feira, das 09h às 15h. Orientações podem ser obtidas por telefone no número 151 ou no site do Procon.




Fonte:Infoabril.Com
http://ads.abril.com.br/RealMedia/ads/adstream_lx.ads/infoexame/plantao/779285941/Bottom/AbrilDefault/default/empty.gif/757741746d6b363862534d4141514f47

Nasa cria material que absorve 99,5% da luz


São Paulo- Engenheiros da Nasa produziram um material super negro, capaz de absorver 99,5% da luz visível e do ultravioleta e 98% de infravermelho e infravermelho distante.
O feito é inédito, uma vez que outros materiais com esse nível de perfeição só conseguem absorver os espectros visível e ultravioleta.  Segundo os pesquisadores do Centro de Voos Espaciais Goddard, que desenvolveram a tecnologia, o material poderia auxiliar em diversos experimentos no espaço
A cobertura super negra foi criada com uma fina camada de nanotubos de carbono, ocos tubos feitos de carbono puro 10 mil vezes mais fino do que um fio de cabelo. Eles foram colocados na vertical em diversos substratos usados em experimentos espaciais, como titânio e aço inoxidável.
Hoje, cientistas usam tinta preta para impedir que a luz ricocheteie em superfícies, mas ela absorve apenas 90% da luz. Além disso, nas temperaturas geladas do espaço, a tinta preta não permanece preta , adquirindo uma espécie de brilho prateado.
Com os nanotubos, seria possível calibrar instrumentos que tenham que captar sinais fracos de infravermelho emanando de objetos distantes. Eles também poderiam ser usados em dispositivos que removem calor de instrumentos e o irradia para o espaço. 


Fonte:Infoabril.com

Governadores do Nordeste debatem Pré-sal em reunião da Sudene


Discussão foi puxada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos; Rosalba Ciarlini defendeu a partilha dos royalties.



Embora não estivesse na pauta da primeira reunião da SUDENE, depois da recriação do órgão, a partilha do pré-sal foi um dos principais temas debatidos pelos governadores do nordeste. A discussão foi provocada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Ele disse temer a judicializacao do pré-sal e defendeu entendimento, antes que o assunto tome esse rumo. "Queremos federal ou os governos estaduais", declarou Campos.

O governador de Alagoas, Thomaz Nôno, afirmou que os Estados não podem aceitar a posição de intransigência do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Já Ricardo Coutinho, da Paraíba, vê desinteresse no entendimento e no voto. "Desconfio que tem muita gente querendo a politização", revelou.

Para garantir a distribuição justa dos royalties da camada do pré-sal, a governadora Rosalba Ciarlini propôs que cada governador nordestino mobilize sua bancada para aprovação do projeto da partilha dos royalties do pré-sal.

"Meu Estado é o maior produtor de petróleo em terra, mas acho que a riqueza do pré-sal não pode ser concentrada. É uma riqueza da nacional", argumentou a governadora.

O projeto do Pré-Sal deve ser votado no dia 30. Governadores e prefeitos vão se organizar para uma mobilização nacional, pressionando os parlamentares a aprovar a matéria.


Fonte: Nominuto.com

Professores da USP enviarão carta a Alckmin contra ação policial


O movimento contra a ação da Polícia Militar na Universidade de São Paulo (USP) ganhou apoio do sindicato dos professores. A Associação de Docentes decidiu que é contra a presença da polícia e vai enviar carta ao governador e fazer um seminário com propostas de segurança no campus.
Os professores participarão da manifestação agendada para esta quinta-feira às 15h no Largo São Francisco ao lado do alunos. Esta foi a primeira de oito ações decididas em assembleia realizada na noite de quarta-feira. A segunda foi a pauta de pedidos dos protestos resumidos em três slogans: Democracia na USP; Segurança, sim. PM, não; e Contra a criminalização dos movimentos sociais.
O sindicato vai também solicitar audiência com o reitor João Grandino Rodas para tratar da questão da segurança e “manifestar repúdio à ação da PM no campus” e organizar um debate intitulado “Segurança e Democracia” em conjunto com o Diretório Central dos Estudantes e o sindicato dos funcionários para discutir propostas alternativas a presença policial.

A assembleia votou ainda pela redação de uma carta aberta ao governador Geraldo Alckmin – que declarou apoio a operação da Tropa de Choque contra os invasores da reitoria e que os alunos precisavam de "aula de democracia".

Os professores se comprometeram ainda a acionar mecanismos como Ouvidoria da polícia, discutir a abertura da universidade à população e sua inserção na cidade e somar esforços políticos para que sejam anistiados estudantes, professores e funcionários técnico-administrativos que tenham sido processados ou punidos, por participarem de ações políticas na USP.


Fonte: IG.COM

FMI deve incluir real ao lado de dólar, euro e libra em nova cesta de moedas


Critérios de mudança da cesta, composta por dólar, euro, libra e yen, sai até fim do mês; fundo quer atender economias emergentes



O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai divulgar até o fim deste mês os critérios para a inclusão de novas moedas na cesta que compõe os Direitos Especiais de Saque (SDR, na sigla em inglês), antecipou uma alta fonte do fundo à Agência Estado. Esse é o primeiro passo para que moedas de países como o Brasil e a China façam parte da cesta do SDR, hoje privilégio apenas de Estados Unidos, Japão, zona do euro e Reino Unido. 
"Existe já há algum tempo uma expectativa de que a cesta precisa ser ampliada em algum momento, e as moedas de países emergentes seriam as candidatas mais lógicas a serem incluídas na nova cesta", disse a fonte. "A publicação dos critérios não visa a descartar ou automaticamente incluir essa ou aquela moeda, mas esclarecer os requisitos que uma moeda terá de atender para a sua inclusão." 
O SDR é o ativo de reserva internacional emitido pelo FMI e que foi criado em 1969 para suplementar as reservas oficiais dos países membros e cujo valor reflete uma cesta de moedas composta hoje apenas pelo dólar americano, o iene, a libra esterlina e o euro. Na prática, o SDR é a moeda do FMI. Na cotação de ontem, cada SDR correspondia a US$ 1,56757. 
Com a participação cada vez maior de países emergentes no crescimento da economia mundial, como a China e o Brasil, vem aumentando a pressão para que a cesta do SDR seja ampliada e seu valor reflita também a variação de moedas como o yuan chinês e o real brasileiro. Contra a inclusão dessas moedas emergentes está a visão de alguns diretores do FMI de que ampliar a cesta para incluir moedas que não são totalmente conversíveis poderá reduzir a atratividade do SDR. 
Revisão 
A cesta do SDR tem a sua composição revisada a cada cinco anos. A última revisão, que aconteceu em novembro do ano passado, manteve a composição com as quatro moedas, apenas alterando o peso delas na cesta. O dólar americano teve seu peso reduzido de 44% para 41,9%, enquanto a participação do euro subiu de 34% para 37,4%, a da libra esterlina passou de 11% para 11,3% e a do iene caiu de 11% para 9,4%.
A próxima revisão da cesta do SDR, em tese, aconteceria apenas em 2015, mas essa revisão poderá ocorrer muito antes disso, segundo a fonte do FMI, com a publicação dos novos critérios de composição e a inclusão de novas moedas. "A diretoria do FMI poderá antecipar essa revisão da cesta, assim como fez com a questão das cotas." 
Segundo a avaliação da fonte, a publicação dos critérios para que novas moedas sejam incluídas é uma admissão de que a diretoria do FMI já pôs oficialmente em marcha as discussões para atender à demanda dos países emergentes. Os critérios atuais para a composição da cesta estão inalterados desde o ano de 2000.
"Tem havido discussões há alguns anos no âmbito do G-20 e do FMI para ampliar a cesta do SDR, e esses critérios vão estabelecer como será o processo para essa ampliação", disse a fonte. O anúncio a ser feito em breve não irá listar as moedas que comporão a cesta, mas apenas tornarão claros e explícitos os critérios para tanto, ressaltou a fonte. "Esses critérios darão forma à mecânica do processo pelo qual a decisão futura da diretoria do FMI será baseada", explicou a fonte. 
Composição da cesta 
Na composição atual da cesta, limitada apenas àquelas quatro moedas, o FMI levou em conta apenas dois critérios: o valor das exportações de bens e serviços nos últimos 12 meses que antecederam a data da revisão e o valor das reservas internacionais denominadas naquelas moedas pelos outros países membros do FMI. 
No ano passado, chegou-se a especular, antes da última revisão, que as chamadas moedas commodities, de países grandes exportadores de matérias-primas, seriam incluídas na cesta, em particular o dólar australiano, o dólar neozelandês e o dólar canadense. "Isso porque, até há pouco tempo, as discussões centravam apenas no quão grande, em termos de liquidez, teriam de ser essas moedas para inclusão na cesta, além de variáveis como a participação delas no comércio internacional e quão conversíveis elas teriam de ser", explicou a fonte. 
Além da revisão da cesta, está em curso ainda uma discussão sobre um novo papel que o SDR deveria desempenhar no sistema monetário internacional a exemplo da emissão de bônus pelo FMI denominados em SDR, disse a fonte. "Entre os tópicos, discute-se, por exemplo, se o SDR deveria ter uma participação maior nas reservas internacionais de cada país", explicou. 
Na última reunião do G-20 em Cannes, na França, vários governos de países emergentes discutiram a possibilidade de pedir ao FMI que emita mais SDR como forma de ajudar no socorro à zona do euro, injetando recursos na Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês). Especulou-se durante o encontro do G-20 que o FMI poderia emitir até US$ 250 bilhões e utilizar parte desse valor para fortalecer o EFSF, mas nada de oficial foi decidido a respeito até o momento.


Fonte: IG.Com