quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Nasa cria material que absorve 99,5% da luz


São Paulo- Engenheiros da Nasa produziram um material super negro, capaz de absorver 99,5% da luz visível e do ultravioleta e 98% de infravermelho e infravermelho distante.
O feito é inédito, uma vez que outros materiais com esse nível de perfeição só conseguem absorver os espectros visível e ultravioleta.  Segundo os pesquisadores do Centro de Voos Espaciais Goddard, que desenvolveram a tecnologia, o material poderia auxiliar em diversos experimentos no espaço
A cobertura super negra foi criada com uma fina camada de nanotubos de carbono, ocos tubos feitos de carbono puro 10 mil vezes mais fino do que um fio de cabelo. Eles foram colocados na vertical em diversos substratos usados em experimentos espaciais, como titânio e aço inoxidável.
Hoje, cientistas usam tinta preta para impedir que a luz ricocheteie em superfícies, mas ela absorve apenas 90% da luz. Além disso, nas temperaturas geladas do espaço, a tinta preta não permanece preta , adquirindo uma espécie de brilho prateado.
Com os nanotubos, seria possível calibrar instrumentos que tenham que captar sinais fracos de infravermelho emanando de objetos distantes. Eles também poderiam ser usados em dispositivos que removem calor de instrumentos e o irradia para o espaço. 


Fonte:Infoabril.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário