quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Governadores do Nordeste debatem Pré-sal em reunião da Sudene


Discussão foi puxada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos; Rosalba Ciarlini defendeu a partilha dos royalties.



Embora não estivesse na pauta da primeira reunião da SUDENE, depois da recriação do órgão, a partilha do pré-sal foi um dos principais temas debatidos pelos governadores do nordeste. A discussão foi provocada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Ele disse temer a judicializacao do pré-sal e defendeu entendimento, antes que o assunto tome esse rumo. "Queremos federal ou os governos estaduais", declarou Campos.

O governador de Alagoas, Thomaz Nôno, afirmou que os Estados não podem aceitar a posição de intransigência do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Já Ricardo Coutinho, da Paraíba, vê desinteresse no entendimento e no voto. "Desconfio que tem muita gente querendo a politização", revelou.

Para garantir a distribuição justa dos royalties da camada do pré-sal, a governadora Rosalba Ciarlini propôs que cada governador nordestino mobilize sua bancada para aprovação do projeto da partilha dos royalties do pré-sal.

"Meu Estado é o maior produtor de petróleo em terra, mas acho que a riqueza do pré-sal não pode ser concentrada. É uma riqueza da nacional", argumentou a governadora.

O projeto do Pré-Sal deve ser votado no dia 30. Governadores e prefeitos vão se organizar para uma mobilização nacional, pressionando os parlamentares a aprovar a matéria.


Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário