terça-feira, 8 de novembro de 2011

CRAS INFORMA:

A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA ATRAVÉS DO CRAS E DO GRUPO - TARDE DO SABER! “ Conhecendo e descobrindo valores” informa as datas pontuais que serão tópicos de abordagem com orientações preventivas acerca dos temas:


12 de novembro: Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita

Um dos pilares da campanha é conscientizar a população a respeito das Arritmias Cardíacas e da Morte Súbita, por meio da mobilização cardiologistas de todo o País. Com o evento, a SOBRAC também quer esclarecer órgãos públicos e privados sobre a importância da presença do Desfibrilador Externo Automático (DEA) em locais de grande circulação de pessoas.



Em 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes


Símbolo global do diabetes

A data foi definida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzida no calendário em 1991, como resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo.

Em 2007, a Assembléia-Geral da ONU aprovou a Resolução nº 61/225, considerando o diabetes um problema de saúde pública e conclamando os países a divulgarem esse dia como forma de alerta e os governos a definirem políticas e suporte adequados para os portadores da doença.

Por coincidência, também em 2007, entrou em vigor, no Brasil, a Lei nº 11.347/2006 de autoria do ex-senador José Eduardo Dutra, que dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos, e materiais necessários à sua aplicação, para o tratamento de portadores de diabetes, reforçando, assim, a garantia constitucional do Sistema Único de Saúde (SUS) de atendimento universal e equânime.


A LOGO MUNDIAL

O símbolo global do diabetes é o círculo azul. Criado como parte da campanha mundial de conscientização “Unidos pelo Diabetes”, ele foi adotado em 2007. O círculo simboliza a vida e a saúde, e o azul reflete o céu que une todas as nações. A junção do círculo com a cor azul significa a unidade da comunidade global em resposta à epidemia do diabetes e funciona como um estímulo para a união da luta de controle da doença em todas as nações.

Dia 17 de Novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata

CÂNCER DE PRÓSTATA quer institucionalizar o NOVEMBRO AZUL em alusão ao CÂNCER DE PRÓSTATA, que é o tipo de câncer que mais acomete o HOMEM no Brasil. Assim, o objetivo deste movimento é o mesmo do Outubro rosa: divulgar, esclarecer, sensibilizar e incentivar a população, particularmente os homens na faixa etária acima de 45 anos a realizar os exames de detecção precoce do câncer o qual, sendo diagnosticado na sua fase inicial aumentam muito as chances de sucesso no tratamento.


Novembro Azul contra câncer de próstata

17 DE NOVEMBRO É O DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA, mas os movimentos sociais se estenderão na semana de 13 a 17 do mesmo mês através de inúmeras manifestações em nível mundial.

O Instituto Bauru de Saúde, entidade mantenedora do Instituto do Câncer de Próstata, quer institucionalizar a campanha Novembro Azul em alusão ao câncer de próstata, o segundo tipo que mais acomete o homem no Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a enfermidade está atrás somente do câncer de pele e à frente do câncer que atinge os pulmões. Sua incidência é de 8% em homens com mais de 50 anos, sendo que três quartos do total ocorrem a partir dos 65 anos.

“O objetivo deste movimento é o mesmo do Outubro Rosa, ou seja, divulgar, esclarecer, sensibilizar e incentivar a população, particularmente os homens na faixa etária acima de 45 anos a realizar os exames de detecção precoce do câncer o qual, sendo diagnosticado na sua fase inicial, tem aumento considerável nas chances de sucesso no tratamento”.

18 de novembro Dia Nacional contra o Racismo
20 Dia Nacional da Consciência Negra
23 Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil – Lei nº 11.650de 04/11/2008
25 Dia Nacional de Luta contra a violência contra a mulher
27 Dia Nacional de Combate ao Câncer

Nenhum comentário:

Postar um comentário